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Curitiba dá novo passo para a compra de mais ônibus elétricos e construção de eletroterminais

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Nas próximas duas semanas, Curitiba recebe missões de avaliação do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão. Representantes do órgão estrangeiro vêm à cidade para validar a aprovação do financiamento pela Comissão de Financiamentos Externos (Confiex), do governo federal, obtido em setembro do ano passado. O empréstimo de €$ 100 milhões será usado para a compra de 84 ônibus elétricos, construção de dois eletroterminais e a instalação de painéis de energia fotovoltaica em 27 equipamentos públicos. Em contrapartida, estão previstos investimentos de €$ 25 milhões pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC).
Curitiba recebe missão de banco alemão para financiamento do projeto Carbono Neutro. Na foto, Thiago Marquardt, da Urbs, e a Christiane Kunze, consultora do KfW. Curitiba, 21/01/2025. FOTO: Divulgação

Com o sinal verde para a nova contratação, o município agora faz o detalhamento do projeto Curitiba Carbono Neutro para os executivos do banco. O trabalho é feito pelo time do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“Nossos desafios não são triviais e exigem decisões complexas, que impactam diferentes áreas da administração e de políticas públicas. Mas temos uma rede de cooperação técnica que vai nos ajudar a alcançar objetivos ambiciosos no enfrentamento de mudanças climáticas, especialmente na mobilidade e na eficiência energética, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, avalia Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.

A primeira parte da missão é conduzida pela consultora do KfW Bankengruppe Christiane Kunze. Ela é responsável por elaborar a documentação básica que dá aos executivos o panorama geral do projeto, bem como a estrutura institucional da prefeitura para a gestão do contrato e a execução das obras e aquisições. Para isso, até a próxima sexta, dia 24, Christiane vai passar por uma imersão com equipes multidisciplinares da Prefeitura. 

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Metrô de Salvador supera 117 milhões de usuários em 2024 e bate recorde

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) bateu seu recorde de circulação em 2024. Durante todo o ano, a concessionária CCR Metrô Bahia e a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) contabilizaram a entrada de 117.533.257 passageiros no modal soteropolitano, somando as linhas 1 e 2.

O número superou em mais de 10 milhões o recorde anterior de circulação, registrado em 2019, antes da pandemia de Covid-19, quando 107.431.208 usuários adentraram no metrô de Salvador. O crescimento também foi considerável na comparação com 2023, quando 101.684.054 pessoas usaram o SMSL.

Apesar disso, a CTB avalia que o recorde obtido em 2024 não representa a recuperação total do sistema metroviário após o impacto sofrido durante a pandemia de Covid. Em 2020 e em 2021, a doença fez despencar o número de passageiros do metrô de Salvador, para 62 milhões e 72 milhões, respectivamente, como resultado da diminuição da demanda pelo transporte público.

Após a Covid, houve um aumento da procura pelo transporte via aplicativo, além da consolidação do trabalho remoto como uma opção comum. Diante disso, a presidente da CTB, Ana Claudia Nascimento, afirma que os números ficaram abaixo do que era projetado para 2024 antes do período pandêmico.

"Comemoramos o alcance de um recorde de passageiros no SMSL em 2024, mas a recuperação completa da demanda prevista ainda não foi atingida. Esse fenômeno se deve a mudanças nos hábitos da população no período pós-pandemia, como o aumento do uso de aplicativos de transporte, além do impacto do desemprego e do trabalho remoto, que reduziram o volume de deslocamentos diários”, analisou Ana Claudia, com exclusividade para o Portal A TARDE.

A perspectiva, tanto da CTB quanto da concessionária, é que o número de passageiros em circulação no sistema metroviário siga aumentando em 2025, especialmente devido à chegada e à consolidação das novas estações de metrô, instaladas no miolo de Salvador: Campinas e Águas Claras.

Informações: A Tarde

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Em Curitiba, Linha Verde ganha mais duas linhas de ônibus; veja os itinerários

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

A população ganha mais duas linhas de ônibus que vão circular na Linha Verde. Com a entrega da estação-tubo Atuba, no mês passado, no trecho norte, a Urbanização de Curitiba (Urbs) colocou em operação, a partir deste sábado (18/1), as linhas alimentadoras 238 - Atuba/Sta Cândida e 345 - B. Alto/Atuba.
Linha Verde ganha mais duas linhas de ônibus neste sábado.. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A linha 238-Atuba/Sta Cândida vai atender 3,5 mil pessoas por dia, com trajeto de 7,1 quilômetros (ida e volta). Já a linha 345 - B. Alto/Atuba vai percorrer 14,4 km (ida e volta) e atender 813 passageiros/dia útil. Mais informações AQUI.

Com a implantação destas duas linhas, a 341 - B. Alto/Sta Cândida será desativada.

“A conclusão das obras da Linha Verde abriu a oportunidade para que novas linhas de ônibus possam atender a população que circula na região”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Atuba/Sta Cândida
A linha 238 - Atuba/Sta Cândida realizará itinerário circular, sentido Estação Atuba, pela Av. Mal. Mascarenhas de Moraes e ruas Roaldo Brun e Bernardo Bubniak, com parada para embarque e desembarque pelas portas 11 e 12 da Estação Atuba. 

No sentido Santa Cândida, a parada é pelas portas 14 e 15. A linha segue em sentido ao Terminal Santa Cândida, pelas ruas Pintor Ricardo Krieger, Roaldo Brun, Pery Sotto Maior Bittencourt, Ângelo Greca e Av. Mal. Mascarenhas de Moraes.

B. Alto/Atuba
A linha 345 - B. Alto/Atuba tem itinerário sentido Estação Atuba pelas ruas Alceu Chichorro, Alberico Flores Bueno, Albino Kaminski, Japurá, Marcílio Dias, Rio Guaíba, Henrique Correia, Arthur Ramos, Rio Guaporé, Alberico Flores Bueno, Rio Pelotas, Joaquim da Costa Ribeiro, Rio Juruá, Estrada da Graciosa, Rodovia BR-116, Alcindo Fanaya, Antônio de Cristo. Parada para embarque e desembarque pelas portas 11 e 12 da Estação Atuba. 

No sentido Bairro Alto, parada para embarque e desembarque nas portas 14 e 15, seguindo pelas ruas Antônio de Cristo, Alcindo Fanaya, Rodovia BR-116, Rodovia BR-476, Estrada da Graciosa, Rio Juruá, Joaquim da Costa Ribeiro, Rio Pelotas, Alberico Flores Bueno, Rio Guaporé, Arthur Ramos, Henrique Correia, Rio Guaíba, Marcílio Dias, Japurá, Albino Kaminski, Alberico Flores Bueno e Alceu Chichorro. 

Outras linhas
Desde dezembro, outras sete linhas passaram a fazer conexões na estação-tubo Atuba. A principal delas é o Ligeirão 350 - Expresso Linha Verde (Atuba/Pinheirinho), que percorre 38 quilômetros (ida e volta) e beneficia 16,1 mil passageiros/dia. 

Também passaram a fazer conexão na Estação Atuba as linhas alimentadoras 222 - Esperança e 341 - B.Alto/Sta Cândida e as metropolitanas B05 - Guaraituba/Cabral (Linha Direta), B42 - Guaraituba/Atuba (Via Terminal Maracanã), 031 - Quatro Barras/Atuba e S02 - Roça Grande/Linha Verde (Atuba).

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Blumenau faz ajustes em nove linhas do transporte coletivo

Nove linhas do transporte coletivo de Blumenau terão alterações nos horários ou em trajetos a partir de segunda-feira, dia 20. Conforme a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), as mudanças foram realizadas para atender demandas da comunidade.

Uma das alterações acontece na Linha 300, que terá o trajeto prolongado no horário das 19h11 durante os dias úteis. Até então, a linha saia do Terminal da Velha, passando pelo Terminal da Água Verde e finalizando a viagem no Terminal do Aterro. A partir de segunda-feira, o ônibus seguirá até o Terminal da Fortaleza após o Terminal do Aterro, passando pela Rua Siderópolis durante o trajeto. 

As demais mudanças estão relacionadas aos horários de oito linhas (confira abaixo). As tabelas de horários podem ser consultadas no site (blumob.com.br), no aplicativo da BluMob e nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Alterações de horários

Linha 80: das 22h02 para 22h03 (dias úteis) – Terminal Aterro/Pedro Zimmermann/Terminal Itoupava;
Linha 109: das 22h10 para 22h12 (dias úteis) – Terminal Itoupava/Por Sol/Terminal Aterro;
Linha 155: das 3h50 para 3h45 (dias úteis) – Terminal Aterro/Badenfurt/Ilha do Salto/Terminal Aterro;
Linha 305: Das 20h45 para 20h50 (dias úteis) – Terminal Velha/Rua H. Kratz /F. Muller (E. Wehmuth)/Terminal Velha;
Linha 509: das 3h50 para 3h45 (dias úteis) – O. Burger/Zendron/Terminal Fonte;
Linha 509: Das 4h06 para 4h01 (dias úteis) – Terminal Fonte/Zendron/Terminal Fonte;
Linha 605: das 4h38 para 4h40 (dias úteis) – Terminal Fortaleza/Rodoviária/H. Hosang/Terminal Proeb;
Linha 617: da 17h27 para 17h32 (dias úteis) – Terminal Fortaleza/Via Expressa/São João/2 de Setembro/25 de Julho/Terminal Fortaleza;
Linha 802: das 13h50 para 13h52 (dias úteis) – Terminal Itoupava/Margem Esquerda/Terminal Itoupava.

Ampliação do trajeto

Linha 300 – alteração percurso das 19h11 (dias úteis) – Terminal Velha/Terminal Água Verde/Terminal Aterro/Rua Siderópolis/Terminal Fortaleza

Informações: Prefeitura de Blumenau

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Metrô de Salvador será ampliado com recursos do novo PAC

No dia 9 de janeiro o governo da Bahia assinou um Termo de Compromisso com o Ministério das Cidades para ampliação do metrô de Salvador com recursos do Novo PAC. Por meio da parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e a União, representada pela Caixa Econômica Federal, o Sistema Metroviário Lauro Freitas crescerá 1,2 quilômetros (km) no sentido sul da cidade. 

Conforme a publicação feita no Diário Oficial do governo, a expansão do metrô de Salvador custará R$ 1.518.586.194,68. Desse valor, R$ 28.944.175,93 virão do Novo PAC, que é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Além disso, o Termo de Compromisso prevê que não haverá contrapartida financeira à União.

A princípio, a expansão será de 1,2 km a partir da estação Lapa, no sentido sul de Salvador. Ou seja, a nova via do metrô, que será totalmente subterrânea, vai conectar o bairro Piedade aos bairros Campo Grande, Garcia e Vitória. Não há informações sobre a quantidade de estações que serão construídas.

Também não foram divulgadas previsões para o início das obras ou lançamento do edital.

Cresce número de usuários
Conforme a empresa que administra o metrô de Salvador, a CCR Mobilidade, o modal apresentou crescimento no número de usuários em dezembro de 2024. Portanto, mais pessoas utilizaram o meio de transporte coletivo. Segundo a CCR Mobilidade, o metrô da capital baiana teve crescimento de 17,4% comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Informações: Estadão

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Em SP, Começam as intervenções na Av. Alcântara Machado para implantação do BRT Radial Leste

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), dará início nesta segunda-feira (20) às intervenções viárias na Av. Alcântara Machado, na Zona Leste da cidade. As ações são necessárias para o avanço das obras do BRT Radial Leste.

Os trabalhos estão localizados entre as ruas da Figueira e Wandenkolk para que o novo corredor possa ser entregue em 2026.

Desvios no trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Avenida Alcântara Machado, que será interditada parcialmente no sentido centro, entre as ruas Wandenkolk e da Figueira, na Mooca, zona central da cidade, a partir de segunda-feira (20), para mais uma etapa das obras do BRT Radial Leste I

Interdições - Avenida Alcântara Machado, sentido centro, duas faixas da esquerda, entre as ruas Wandenkolk e da Figueira.

Alternativas - O fluxo de trânsito será canalizado para as faixas da direita.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Parada de ônibus provisória
A partir de segunda-feira (20), o ponto de parada localizado na Avenida Alcântara Machado n.º 35 - lateral, próximo à Rua da Figueira, com atendimento à esquerda, será remanejado temporariamente para a mesma via, no nº 91- lateral, com atendimento à direita, no Brás, região central da cidade, devido ao início das obras do BRT Radial Leste – Fase I. As linhas de ônibus que trafegam pela região não terão seus itinerários alterados.

Novo BRT Radial Leste
O novo corredor de ônibus se estenderá do Parque Dom Pedro II, na região central, até a Estação Penha do Metrô, na Rua Professor Miguel Russiano, Zona Leste da Capital. A expectativa é que até 400 mil passageiros utilizem o BRT todos os dias, reduzindo o tempo de viagem entre o centro e a Zona Leste em até 50%.

Com um investimento de R$ 385,9 milhões e 9,8 km de extensão, a nova via exclusiva para ônibus permitirá mais agilidade nos trajetos, além de ampliar a capacidade de usuários transportados.

O novo corredor terá faixas exclusivas à esquerda em pavimento rígido, mais durável e adequado para o tráfego pesado de ônibus. Serão implantadas faixas de ultrapassagem nas paradas, passeios acessíveis, melhorias no sistema de iluminação, paisagismo e semáforos inteligentes, que aumentarão a velocidade operacional. Para melhorar a segurança e a estética urbana, as redes de energia elétrica e de telecomunicações serão enterradas.

Ao longo de toda a extensão do BRT será implantada uma ciclovia equipada com totens de segurança. Esses totens terão botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema de comunicação direta com as estações e a Central de Controle, permitindo acionamento imediato em caso de emergência. Além disso, haverá a implantação da faixa azul, garantindo maior segurança para motociclistas que utilizam as vias da região.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo 

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Em Campinas, Usuários do Terminal Campo Grande ganham novo acesso

Os usuários do Terminal BRT Campo Grande contarão com mais uma opção de acesso ao espaço, a partir da quarta-feira, 22 de janeiro. Localizada no sentido bairro-centro da avenida John Boyd Dunlop, a entrada lateral servirá principalmente ao fluxo de pessoas gerado pela unidade educacional CEI Campo Grande (Espaço do Amanhã). Nada muda na operação das linhas que atendem ao terminal.

Para garantir que a circulação dos pedestres seja realizada com segurança, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reativa a travessia semaforizada, acionada por botoeiras, na altura do acesso ao terminal. Os equipamentos serão religados na próxima terça-feira, 21 de janeiro, a partir das 11h.

A partir da liberação, agentes da mobilidade urbana e educadores vão orientar usuários no entorno do terminal e da unidade de ensino sobre a correta utilização das travessias. 

Equipes próprias da Emdec já trabalham nos ajustes necessários para promover a abertura do novo acesso com segurança: instalação de portão, proteção lateral e gradis.

As catracas eletrônicas instaladas no novo acesso vão receber validadores. Os usuários deverão utilizar Bilhete Único ou QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. As recargas ou compras de créditos devem ser realizadas no posto de atendimento ao público da Transurc, que fica no sentido centro-bairro.

Terminal Campo Grande

O Terminal BRT Campo Grande foi ativado em outubro de 2022, quando recebeu toda a operação do antigo terminal, que foi desativado. O espaço atual tem área total de 30 mil metros quadrados. Conta com acessibilidade (rampas, corrimões e piso tátil), iluminação em LED, bancos, plataformas padrão BRT e BRS integradas, guichê de atendimento e Central de Controle Operacional (CCO).

Atualmente, são 23 linhas do transporte público coletivo atendidas: 123, 200, 201, 202, 203, 204, 205, 206, 207, 208, 209, 210, 211, 212, 213, 214, 215, 216, 217, 218, 220, BRT20 e BRT21. Juntas, elas transportaram, no último mês de novembro, mais de 36 mil passageiros em dias úteis. 

Informações: Prefeitura de Campinas

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Marcopolo acrescenta hidrogênio à sua oferta global de ônibus

A Marcopolo mantém um robusto planejamento de retomada dos negócios no exterior e um importante pilar dessa estratégia está na oferta de veículos quem tenham algum tipo de propulsão alternativa à combustão. Afora a oferta de veículos a diesel, biodiesel e elétricos plug-in, a empresa também espera vender ônibus com chassis equipados com célula de hidrogênio.

De acordo com Andre Armaganijan, diretor de mercado externo e futuro CEO da companhia, os veículos eletrificados representam uma boa oportunidade de prospectar novos negócios no exterior, sobretudo em países que sejam signatários de algum tipo de meta de redução de emissões de CO2. 

Marcopolo fez parceria por hidrogênio
Um deles é a Austrália, onde a Marcopolo fechou parceria com a empresa Wrightbus para desenvolvimento de um ônibus elétrico com geração da energia por hidrogênio. A expectativa da encarroçadora é de produzir este tipo de veículo movidospor célula de combustível naquele país a partir de 2023.

“Não seremos um fabricante de chassis elétricos no futuro. Nosso modelo de negócio está baseado em parcerias com outros fornecedores tradicionais que possam nos ajudar a atender às demandas dos clientes em termos de descarbonização”, disse Armaganijan.

Ainda que para o mercado brasileiro a empresa considera ofertar um modelo elétrico que ainda está em desenvolvimento, o seu grande foco em termos de eletrificação está nos mercados vizinhos na América Latina, sobretudo Colômbia e Chile. Segundo os cálculos da empresa, é possível que até o final do ano entrem em circulação no continente 400 ônibus elétricos.

Resultados
A Marcopolo, no primeiro trimestre, exportou 369 veículos montados no Brasil e produziu 371 ônibus nas demais fábricas mantidas no exterior. O volume representou 27% da produção total da companhia no período. Em termos de receita, as exportações injetaram R$ 370 milhões no caixa, cerca de 39% do faturamento total no janeiro-março.

Informações: Automotive Business

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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