Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Mais 171 linhas de ônibus do transporte público coletivo deixam de aceitar pagamento em dinheiro nesta segunda-feira (14), por determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Desta vez, 54 linhas da Piracicabana, 30 da Pioneira, 46 da Urbi, 17 da Marechal e outras 24 da BsBus entraram no programa Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus.

Com isso, 433 linhas das 933 do sistema passam a aceitar o pagamento somente por cartões bancários (débito ou crédito) e de transporte (Mobilidade e Vale-Transporte) e por bilhete avulso (QR Code). Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.

“Com a adesão dessas 171 linhas ao programa, em 46% do sistema passa-se a ter acesso somente por meios eletrônicos. Atualmente, mais de 87% dos embarques já estão sendo feitos por esses meios, e a previsão é que, até o final do ano, todas as linhas sejam contempladas no programa”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

O sistema de pagamento de passagens totalmente eletrônico está sendo implantado de forma gradual desde 1º de julho, quando 52 linhas deixaram de aceitar pagamento em espécie; em 15 de agosto foram 99; e em 12 de setembro outras 111. A medida visa modernizar o sistema de transporte, além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços.

Para recarregar, bem como solicitar um cartão de bilhetagem, os usuários dispõem de mais de 140 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie e cartões de débito. Todos os endereços podem ser vistos no site do BRB Mobilidade. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

Os passageiros que não possuem cartão ou preferem pagar as passagens em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso, que é comercializado nas rodoviárias, estações do BRT, pontos de recarga do Cartão Mobilidade e em diversos pontos de parada de maior movimento.

Balanço

Atualmente, mais de 87% dos usuários do sistema de transporte público coletivo do DF utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens. O pagamento em espécie, que antes do início da implantação do programa correspondia a quase 30% do total, representa cerca de 11% dos acessos.

De acordo com dados do sistema de bilhetagem eletrônica, 46,6% dos acessos nos ônibus do DF são pagos com Cartão Mobilidade, 33,3% por meio de Vale-Transporte, e 8,2% com uso de cartões bancários. Além disso, o bilhete avulso corresponde a menos de 1% das passagens (QR Code). O Cartão Mobilidade, que é o meio preferido dos usuários, ultrapassou a casa de 600 mil unidades emitidas. E o bilhete avulso, lançado em 13 de agosto, conta com apenas 3.065 unidades emitidas.

Informações: Agência Brasília

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SPTrans altera pontos finais de linhas em Santo Amaro a partir de sábado, 19


A SPTrans informa que, a partir de sábado (19), quatro linhas terão seus pontos finais transferidos da Rua Amador Bueno e das praças Floriano Peixoto e Salim Farah Maluf para as ruas Amador Bueno e Cerqueira César, em Santo Amaro, na Zona Sul da cidade.

Confira a nova localização dos pontos finais:

6039/10 Valo Velho – Sto. Amaro
Ponto final:  Rua Amador Bueno, 61.

6041/10 Jd. Jangadeiro – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Amador Bueno, 33
Ida: normal até a Rua Barão do Rio Branco, Rua Amador Bueno.
Volta: Rua Amador Bueno, Pça. Floriano Peixoto, prosseguindo normal.

6042/10 Jd. Três Estrelas – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Cerqueira César, lado oposto ao nº 60
Ida: normal até a Pça. Salim Farah Maluf, Rua Cerqueira César.
Volta: Rua Cerqueira César, Rua Vera Cruz, Av. Mário Lopes Leão, Pça. Salim Farah Maluf, prosseguindo normal.

6045/10 Valo Velho – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Cerqueira César, lado oposto ao nº 102
Ida: normal até a Rua Tte. Cel. Carlos Silva Araújo, Rua Cerqueira César.
Volta: Rua Cerqueira César, Rua Cel. Luiz Barroso, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Região Metropolitana de Goiânia ganha 132 novos ônibus

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Mais 132 novos ônibus foram entregues para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia nesta segunda-feira (14/10). A apresentação dos veículos foi realizada no estacionamento do Estádio Serra Dourada, com a presença do governador Ronaldo Caiado.

A nova remessa finaliza o primeiro lote para renovação da frota de ônibus, totalizando 200 novos veículos dentro do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Em agosto, foram destinados outros 68 ônibus ao Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.

“Veículos com esse padrão de qualidade e conforto voltam a dar dignidade para as pessoas que usam o transporte público. São frutos de um trabalho de longo prazo, estruturado desde o começo da gestão”, afirmou ele, lembrando que todos os veículos são equipados com ar-condicionado.

O investimento totalizou R$ 230 milhões, compartilhado entre Governo do Estado, municípios e concessionárias. Até o final de 2025, o número de novos veículos incorporados à Nova RMTC chegará a 400. Os ônibus devem atender quase 90 mil pessoas diariamente.
“É importante a nossa parceria com esses prefeitos que têm a mesma sensibilidade pelo transporte público. Do contrário, teríamos um colapso”, destacou Caiado, ao mencionar a decisão de manter o custo da passagem congelado em R$ 4,30 desde 2019.

“A frota toda tem ar-condicionado e vai trazer muito mais conforto para o cidadão. Cerca de 10% é elétrica e o restante no padrão Euro 6, com baixa emissão de carbono”, reforçou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. “Vamos acrescentar 300 ônibus, serão 30% a mais de ônibus em circulação”, acrescentou ele, citando que a reformulação inclui linhas novas, integração entre terminais e uso de novas tecnologias na bilhetagem.


Parte do Novo Plano Operacional da RMTC, a ação é resultado de estudos de demanda, origens e destinos que viabilizaram melhorias na quantidade e tipologia da frota.

“É um projeto audacioso, que o Governo e as prefeituras da Região Metropolitana estão aplicando. Não só uma nova frota, mas novos abrigos de ônibus, novos terminais, novas estações”, destacou o presidente Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa. A Rede abrange Goiânia e mais 18 municípios.

A nova frota foi pensada também para facilitar aos usuários a identificação das linhas. Os ônibus serão classificados por cores: verde, veículo do sistema BRT – Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera); azul, linha alimentadora (REC e RIS); e cinza, rede estrutural dos corredores (RLC e RRG). Os detalhes foram conferidos pelo governador Ronaldo Caiado, que vistoriou o interior dos veículos, ao lado do vice-governador Daniel Vilela e outras autoridades.

Informações: Governo de Goiás

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Vagões do VLT de Cuiabá começam a ser transferidos para a Bahia


Após ficarem guardados por uma década em um terreno próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começarão a ser transferidos para a Bahia a partir desta terça-feira, 15 de outubro. A transferência será realizada pelo Governo da Bahia e pelo Consórcio VLT, conforme estipulado no acordo de venda dos vagões, que foi intermediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho deste ano.

Os 40 vagões foram negociados pelo valor de R$ 793,7 milhões, divididos em quatro parcelas anuais, corrigidas pela inflação. Os recursos vão ressarcir os cofres do Estado de Mato Grosso e devem ser usados para custear as obras de implantação do Sistema BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês), bem como a compra dos veículos.

Informações: Estado de Mato Grosso

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Ônibus elétrico da Ankai começa a ser testado em Recife

sábado, 12 de outubro de 2024

As mudanças climáticas têm impactos consideráveis na infraestrutura do sistema de transportes e mobilidade urbana. A queima promovida por combustíveis fósseis é responsável pela emissão de gases poluentes prejudiciais à saúde. Com objetivo de repensar o padrão de mobilidade no setor de transportes de passageiros, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, começaram a testar, em caráter experimental e temporário, um ônibus elétrico que fará itinerário Marco Zero/Praça do Derby, nos dias úteis, e no final de semana, Cais de Santa Rita a Olinda.

A iniciativa, que vai ficar em operação até o dia 03 de novembro, é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte, que oferecem um serviço opcional com micro-ônibus totalmente elétrico que comporta 35 pessoas, 20 sentadas e cerca de 15 em pé. A tarifa é de R$5,15, equivalente ao serviço opcional mais barato em curso na Região Metropolitana do Recife – RMR. Estudantes e gratuidades poderão conhecer o serviço opcional pagando a tarifa cheia, porém, continuarão contando com os outros serviços disponíveis no centro do Recife.

Já o percurso Recife e Olinda, o micro-ônibus custará R$7,70 por passageiro, aceitando pagamento com Vem Comum. O teste está sendo viável pela parceria entre Grande Recife Consórcio, Ankai do Brasil e Consórcio Conorte.

A ação faz parte dos esforços do governo estadual em busca de alternativas sustentáveis aos veículos a Diesel. O CTM já testou ônibus movidos a GNV e está em fase avançada de homologação e também pretende testar outras alternativas em breve, sempre buscando o ganho ambiental de maneira sustentável.

Segundo Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos na cidade. “Nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores na mobilidade urbana da RMR, garantindo uma fonte de energia mais limpa, promovendo um ambiente urbano mais sustentável”.

O Secretário de Turismo do Governo de Pernambuco, Paulo Nery, afirmou que “a Secretaria está buscando impulsionar o turismo em todo o Estado, detectando as carências para pôr em prática uma verdadeira transformação na experiência do visitante e do cidadão pernambucano, no que se refere ao acesso a todo o nosso potencial turístico”.

ITINERÁRIO MARCO ZERO- DERBY
Dias úteis

Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador Pedro II, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campêlo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista, Rua Don Bosco, Avenida Governador Agamenom Magalhães (Via Local), Rua Amauri de Medeiros, Rua Jener de Souza, Rua Henrique Dias, Avenida Governador Agamenon Magalhães (Via Local), Avenida Governado Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, Avenida Martins de Barros, PE-09, Terminal Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Cais da Alfândega, Avenida Alfredo Lisboa.

ITINERÁRIO CAIS DE SANTA RITA NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ A OLINDA
Fins de semana (sábados e domingos):

Sentido Recife- Olinda
Cais de Santa Rita, Av Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Cais do Apolo, Av Militar, Ponte do Limoeiro, Av Norte, Praça General Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá, Av. Olinda, Av Sigismundo Gonçalves, Praça do Carmo.

Sentido Olinda- Recife
Praça do Carmo, Av Sigismundo Gonçalves, Av Presidente Kennedy, Tv do Pisa, Av Olinda, Av Agamenon Magalhães, Av. Cruz Cabugá, Praça General Abreu e Lima, Av Norte, Ponte do Limoeiro, Av Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador, Rua Siqueira Campos, Av Dantas Barreto, Av Nossa Senhora do Carmo, Av Martins de Barros, Cais de Santa Rita.

Informações: GRCT

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Trensurb poderá ajustar novamente embarques de ônibus emergenciais na Estação Aeroporto

O primeiro dia da nova mudança do serviço emergencial da Trensurb, com desembarque na Estação Aeroporto tanto para usuários com destino ao Centro Histórico de Porto Alegre quanto às estações São Pedro e Rodoviária, causou grandes filas e confusão em relação ao local de embarque nos ônibus que prestam o serviço nesta quarta-feira. A estatal metroviária, por sua vez, afirma que já poderá proceder com ajustes pontuais, já que o terminal do Aeroporto divide espaço com ônibus do transporte coletivo da Capital, como as linhas T5 e T11 da Carris, também com filas.


Também desde a manhã desta quarta, os intervalos dos trens reduziram nos horários de pico, de 15 para 12 minutos, aliviando a superlotação visível nas composições. Em um teste, houve diminuição em cerca de dez minutos o trajeto de Novo Hamburgo a Porto Alegre no horário de maior fluxo. “Estamos oferecendo mais espaço e conforto para os usuários”, afirmou o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia. Ele admitiu que a Estação Farrapos, até então utilizada para o transbordo na ida e na volta, tinha problemas de fluxo de passageiros. “Ela não foi pensada para ser uma estação terminal”, salientou.
Havia, na Farrapos, pouco controle das filas propostas, conforme relatado pelos usuários. Na Aeroporto, os relatos são parecidos, embora elas finalizem de maneira relativamente rápida, já que há funcionários da Trensurb auxiliando nos embarques. Porém, o que sobra de espaço na Aeroporto falta de acessibilidade: ao descer na Aeroporto, o trajeto a pé do trem até o ônibus é maior, e pode requerer uma subida de escada, o que não há na Farrapos. Há também pouca demarcação de qual fila vai a qual destino.

“Isso aqui virou uma bagunça. Moro em São Leopoldo e venho a Porto Alegre trabalhar todos os dias. Os intervalos do trem em si estão bons, mas o problema é a demora. Estou saindo de casa umas 7h30min para chegar 9h30min no meu trabalho”, contou a diarista Daniela Barcelos. Também segundo o diretor-presidente, as alterações foram possíveis porque houve um acréscimo de cerca de 50 mil passageiros por dia, a partir da volta do serviço depois das enchentes, quando o trem ia de Novo Hamburgo à Estação Mathias Velho, em Canoas, para 71 mil a 72 mil agora, somado aos avanços técnicos na limpeza de equipamentos e componentes.

Outra mudança também entrou em vigor na quarta: agora, há duas linhas da Operação Trilhos Humanitários que saem da Estação Aeroporto, ambas operadas pela Transcal. Uma delas vai diretamente ao terminal da avenida Júlio de Castilhos, sem paradas, e outra circular com desembarques nas estações São Pedro e Rodoviária. Nos dois casos, as viagens são das 5h20min às 0h10min. Já no sentido contrário, os ônibus da Júlio de Castilhos à Estação Farrapos, ponto de partida até Novo Hamburgo, são das 5h10min às 22h20min, também sem paradas. Quem embarca na São Pedro ou Rodoviária com destino à Farrapos pode fazê-lo das 5h30min às 22h10min.  

Informações: Correio do Povo

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Em Campinas, Linha 173 opera com novos horários, a partir desta segunda (14/10)

A linha 173 (Jardim São Vicente / Parque Itália) circulará com novos horários de operação em dias úteis, a partir desta segunda-feira, 14 de outubro. As mudanças ocorrem após monitoramento da operação realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 


Do Jardim São Vicente (rua Pedro Azevedo), a primeira partida será às 4h50 e a última às 23h20, em dias úteis. Do Parque Itália (rua Madre Mariana de Jesus de Souza Leite), a primeira partida será às 5h12 e a última às 23h20. Com a reprogramação, os intervalos foram reduzidos nos entrepicos de 35 para 30 minutos (diurno) e de 70 para 60 minutos (noturno). Os novos horários de operação podem ser consultados no site da Emdec. 

A 173 liga os bairros Jardim São Vicente e Parque Itália, passando pela região central. Em setembro, cerca de 1,7 mil passageiros (passagens pela catraca) utilizaram a linha em dias úteis.  

Consulte sua linha  
Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar os novos horários de partida no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.  

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.  

Informações: EMDEC

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Prefeitura de Pouso Alegre moderniza a frota com 19 novos ônibus


Na manhã da terça-feira (8), a Prefeitura de Pouso Alegre, em parceria com a Expresso Planalto, realizou uma coletiva de imprensa para anunciar uma série de melhorias no transporte coletivo da cidade, que atende diariamente cerca de 30 mil passageiros. As iniciativas visam não apenas modernizar a frota, mas também tornar o sistema mais acessível e eficiente para todos os usuários.

Frota renovada e sustentável
Uma das principais novidades apresentadas são 19 novos ônibus, sendo 15 de renovação de frota e quatro acréscimos de frota. Deste total, oito já chegaram, sendo seis de renovação e dois de ampliação. 

Com essa nova aquisição, a frota total chegará a 70 veículos até o mês de dezembro, aumentando a capacidade de atendimento, principalmente nos horários de pico e reduzindo a poluição ambiental, já que esses veículos emitem 80% menos poluentes em comparação aos modelos anteriores. Essa renovação beneficiará diretamente bairros das regiões: da Faisqueira, São João, São Cristóvão e Parque Real, dentre novos polos que demandam o atendimento do serviço de transporte coletivo municipal. 
Tarifa Social e aumento de passageiros
Desde a implementação da tarifa social, com valores acessíveis de R$ 3,00 para a tarifa urbana e R$ 4,90 para a rural (R$ 4,00 com desconto para compra antecipada), a cidade registrou um aumento de 27% no número de passageiros. Atualmente, Pouso Alegre transporta uma média de 690 mil usuários mensalmente, com a expectativa de ultrapassar 750 mil em breve.
Novas estruturas e tecnologia
Além da frota, outras melhorias já foram realizadas, incluindo a instalação de cerca de 20 novos abrigos de ônibus na região central, com a previsão de mais 60 abrigos para o restante dos bairros.

Outra inovação significativa foi a atualização do aplicativo "Cittamob", que permite aos usuários acompanhar em tempo real a localização dos veículos, contribuindo para a modernização do transporte.
Futuras inovações
Para o futuro, a Prefeitura anunciou a criação de uma nova Central de Atendimento ao Cliente, que contará com painéis de previsibilidade que informarão em tempo real quanto tempo falta para a chegada do ônibus. Além disso, em 2025, será implementado um novo sistema de bilhetagem, que permitirá a compra de passagens por meio de aplicativos e até mesmo pelo WhatsApp, oferecendo maior comodidade aos usuários.
Inclusão e acessibilidade
Um aspecto importante das melhorias é a gratuidade no transporte coletivo para pessoas  portadoras de necessidades especiais e seus acompanhantes, desde que cadastrados no Programa Do Passe Livre do Governo Federal. Em 2024, até agosto, a média mensal de passageiros mensais beneficiados passou de 6 mil, com um subsídio acima de R$300.000,00, evidenciando o compromisso da cidade com a inclusão social.

Informações: Prefeitura de Pouso Alegre

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