Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Mais 171 linhas de ônibus do transporte público coletivo deixam de aceitar pagamento em dinheiro nesta segunda-feira (14), por determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Desta vez, 54 linhas da Piracicabana, 30 da Pioneira, 46 da Urbi, 17 da Marechal e outras 24 da BsBus entraram no programa Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus.

Com isso, 433 linhas das 933 do sistema passam a aceitar o pagamento somente por cartões bancários (débito ou crédito) e de transporte (Mobilidade e Vale-Transporte) e por bilhete avulso (QR Code). Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.

“Com a adesão dessas 171 linhas ao programa, em 46% do sistema passa-se a ter acesso somente por meios eletrônicos. Atualmente, mais de 87% dos embarques já estão sendo feitos por esses meios, e a previsão é que, até o final do ano, todas as linhas sejam contempladas no programa”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

O sistema de pagamento de passagens totalmente eletrônico está sendo implantado de forma gradual desde 1º de julho, quando 52 linhas deixaram de aceitar pagamento em espécie; em 15 de agosto foram 99; e em 12 de setembro outras 111. A medida visa modernizar o sistema de transporte, além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços.

Para recarregar, bem como solicitar um cartão de bilhetagem, os usuários dispõem de mais de 140 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie e cartões de débito. Todos os endereços podem ser vistos no site do BRB Mobilidade. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

Os passageiros que não possuem cartão ou preferem pagar as passagens em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso, que é comercializado nas rodoviárias, estações do BRT, pontos de recarga do Cartão Mobilidade e em diversos pontos de parada de maior movimento.

Balanço

Atualmente, mais de 87% dos usuários do sistema de transporte público coletivo do DF utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens. O pagamento em espécie, que antes do início da implantação do programa correspondia a quase 30% do total, representa cerca de 11% dos acessos.

De acordo com dados do sistema de bilhetagem eletrônica, 46,6% dos acessos nos ônibus do DF são pagos com Cartão Mobilidade, 33,3% por meio de Vale-Transporte, e 8,2% com uso de cartões bancários. Além disso, o bilhete avulso corresponde a menos de 1% das passagens (QR Code). O Cartão Mobilidade, que é o meio preferido dos usuários, ultrapassou a casa de 600 mil unidades emitidas. E o bilhete avulso, lançado em 13 de agosto, conta com apenas 3.065 unidades emitidas.

Informações: Agência Brasília

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960