Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Trensurb poderá ajustar novamente embarques de ônibus emergenciais na Estação Aeroporto

sábado, 12 de outubro de 2024

O primeiro dia da nova mudança do serviço emergencial da Trensurb, com desembarque na Estação Aeroporto tanto para usuários com destino ao Centro Histórico de Porto Alegre quanto às estações São Pedro e Rodoviária, causou grandes filas e confusão em relação ao local de embarque nos ônibus que prestam o serviço nesta quarta-feira. A estatal metroviária, por sua vez, afirma que já poderá proceder com ajustes pontuais, já que o terminal do Aeroporto divide espaço com ônibus do transporte coletivo da Capital, como as linhas T5 e T11 da Carris, também com filas.


Também desde a manhã desta quarta, os intervalos dos trens reduziram nos horários de pico, de 15 para 12 minutos, aliviando a superlotação visível nas composições. Em um teste, houve diminuição em cerca de dez minutos o trajeto de Novo Hamburgo a Porto Alegre no horário de maior fluxo. “Estamos oferecendo mais espaço e conforto para os usuários”, afirmou o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia. Ele admitiu que a Estação Farrapos, até então utilizada para o transbordo na ida e na volta, tinha problemas de fluxo de passageiros. “Ela não foi pensada para ser uma estação terminal”, salientou.
Havia, na Farrapos, pouco controle das filas propostas, conforme relatado pelos usuários. Na Aeroporto, os relatos são parecidos, embora elas finalizem de maneira relativamente rápida, já que há funcionários da Trensurb auxiliando nos embarques. Porém, o que sobra de espaço na Aeroporto falta de acessibilidade: ao descer na Aeroporto, o trajeto a pé do trem até o ônibus é maior, e pode requerer uma subida de escada, o que não há na Farrapos. Há também pouca demarcação de qual fila vai a qual destino.

“Isso aqui virou uma bagunça. Moro em São Leopoldo e venho a Porto Alegre trabalhar todos os dias. Os intervalos do trem em si estão bons, mas o problema é a demora. Estou saindo de casa umas 7h30min para chegar 9h30min no meu trabalho”, contou a diarista Daniela Barcelos. Também segundo o diretor-presidente, as alterações foram possíveis porque houve um acréscimo de cerca de 50 mil passageiros por dia, a partir da volta do serviço depois das enchentes, quando o trem ia de Novo Hamburgo à Estação Mathias Velho, em Canoas, para 71 mil a 72 mil agora, somado aos avanços técnicos na limpeza de equipamentos e componentes.

Outra mudança também entrou em vigor na quarta: agora, há duas linhas da Operação Trilhos Humanitários que saem da Estação Aeroporto, ambas operadas pela Transcal. Uma delas vai diretamente ao terminal da avenida Júlio de Castilhos, sem paradas, e outra circular com desembarques nas estações São Pedro e Rodoviária. Nos dois casos, as viagens são das 5h20min às 0h10min. Já no sentido contrário, os ônibus da Júlio de Castilhos à Estação Farrapos, ponto de partida até Novo Hamburgo, são das 5h10min às 22h20min, também sem paradas. Quem embarca na São Pedro ou Rodoviária com destino à Farrapos pode fazê-lo das 5h30min às 22h10min.  

Informações: Correio do Povo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960