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Como emitir o Bilhete Único em SP: veja passo a passo e onde fazer

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Uma facilidade para os paulistanos que dependem do transporte público, o Bilhete Único é um cartão que facilita o acesso nas principais locomoções de São Paulo, como o uso dos ônibus da SPTrans, trens do Metrô, CPTM, Via Mobilidade e ViaQuatro. 

A possibilidade de embarcar em até quatro ônibus durante o período de três horas e fazer a integração ônibus-metrô e ônibus-trem faz com que o Bilhete Único seja muito utilizado, além da economia no bolso do cidadão. Se você ainda não tem o seu, saiba como emitir o Bilhete Único e quanto custa o serviço.

O que precisa para emitir o Bilhete Único?
Para emitir o Bilhete Único, todo o processo, inicialmente, é feito online, pelo site do SPTrans. Veja o passo a passo completo para solicitar o seu: 

Entre no site da SPTrans; 
Faça o seu cadastro ou acesse com o login e senha se já for usuário; 
Preencha o formulário de requerimento do Bilhete Único para novos usuários; 
Escolha o posto de atendimento mais próximo de você para emissão; 
Compareça ao local seguindo as instruções da SPTrans para a retirada do documento. 
É importante lembrar que só é possível emitir um Bilhete Único por CPF, e o cartão vem personalizado com o seu nome, CPF e o número do Bilhete. Aqui, você pode conferir a Lista de Postos da SPTrans para a retirada do cartão. 

Quanto custa a primeira via do Bilhete Único?
A boa notícia é que o custo da primeira via do Bilhete Único é gratuito, e não há valor mínimo para a recarga inicial. Já a segunda via do Bilhete Único tem o custo de 7 tarifas de ônibus vigentes, que devem ser pagas em dinheiro. 

Como pedir a segunda via do Bilhete Único pela internet?
A SPTrans indica que o usuário compareça diretamente a uma unidade de atendimento para a emissão do novo cartão. 

Para isso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento 156 para quem é da Capital ou no telefone 0800 011 0156 e fazer o cancelamento do Bilhete que foi perdido, roubado ou extraviado. 

Com o cartão bloqueado, o cidadão pode se dirigir diretamente até um Posto de Atendimento da SPTrans com um documento oficial com foto e fazer a solicitação da segunda via do Bilhete Único. 

No posto, será cobrado o valor de 7 tarifas de ônibus, pagos em dinheiro, para a emissão do novo cartão. 

Em quais terminais fazem Bilhete Único?
Diversos terminais espalhados pela cidade de São Paulo fazem a emissão do cartão do Bilhete Único, seja ele a primeira ou segunda via. Veja a lista completa: 

Estação Água Espraiada;
Posto Metrô Jabaquara;
Posto Santana;
Terminal A E Carvalho;
Terminal Aricanduva;
Terminal Bandeira;
Terminal Campo Limpo;
Terminal Capelinha;
Terminal Cidade Tiradentes;
Terminal Grajaú;
Terminal Guarapiranga;
Terminal Lapa;
Terminal Pinheiros;
Terminal Pirituba;
Terminal Pq. Dom Pedro;
Terminal Sacomã;
Terminal Santo Amaro;
Terminal São Miguel;
Terminal Sapopemba;
Terminal V. Carrão;
Terminal V. Nova Cachoeirinha;
Terminal V. Prudente;
Terminal Varginha.

Informações: Exame

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Prefeitura de Blumenau moderniza frota de ônibus para melhorar Transporte Coletivo

A Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), autorizou a renovação antecipada de 30 veículos da frota de ônibus da cidade. A ação, conduzida pela BluMob, começará na segunda quinzena de setembro e visa a substituição de 97 veículos até 2025, conforme estipulado no contrato de concessão. Este processo inclui a troca de ônibus pesados, leves e micro-ônibus, após oito anos de operação.

A modernização tem como objetivo aprimorar o sistema de transporte coletivo, proporcionando maior segurança e conforto aos passageiros. Lairto Leite, diretor de transportes, destaca que os novos ônibus fazem parte da frota pesada, equipados com chassis Mercedes-Benz OF-1721, carroceria Caio Apache VIP e motor Euro 6, o mais avançado em controle de emissão de poluentes. “Os novos motores oferecem melhor desempenho, maior durabilidade e menor emissão de gases do efeito estufa, trazendo benefícios significativos para a comunidade em termos de sustentabilidade e conforto”, afirmou Lairto Leite.

Para cumprir o cronograma de entrega, diversas etapas serão realizadas, incluindo aquisição, fabricação, logística, instalação de câmeras de segurança, bilhetagem eletrônica e sistema de rastreamento por GPS, que permitirá aos passageiros acompanhar o horário dos ônibus em tempo real, evitando esperas desnecessárias.

A renovação antecipada representará uma melhoria significativa no transporte coletivo, contribuindo para a redução da poluição do ar e reafirmando o compromisso da administração municipal com a modernização contínua do serviço. “A troca dos veículos não impactará a tarifa, pois já estava prevista no edital de concessão”, reforça Lúcio Beckhauser, secretário da SMTT.

O prefeito Mário Hildebrandt explica a importância dessa renovação da frota de ônibus. “É um passo importante para garantir um transporte público mais eficiente, sustentável e com a qualidade que o usuário merece ter. Estamos investindo no futuro de Blumenau e assegurando que nossas famílias tenham acesso a um bom serviço, seguro e ecologicamente responsável”, destaca o prefeito.

Informações: Prefeitura de Blumenau

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Linhas de ônibus têm mudanças para atender a Lapa e os terminais Deodoro e Gentileza na madrugada; confira

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) anunciou a mudança no trajeto de dezenas de linhas de ônibus do Rio, que começaram a valer na segunda-feira, 1º de julho. O maior número de alterações abrange a extensão dos percursos até a região da Lapa, além dos terminais Deodoro e Gentileza, durante o fim da noite e a madrugada. A medida visa, por exemplo, a integração com o serviço 24 horas do BRT, que passou a funcionar no fim de junho.

Ao todo, 21 linhas do chamado Serviço Noturno (SN) — que roda entre 23h e 4h — sofrerão alterações em suas rotas. Algumas das que vão até a Candelária, por exemplo, passam a retornar pela Praça Mauá, percorrendo a Avenida Rio Branco, passando pelo Castelo até acessar a Lapa, para então seguir seus trajetos até bairros das Zonas Norte e Oeste nesse período.

Algumas das mudanças também incluem a mudança dos pontos finais: o SN309 (que até então fazia o trajeto entre o Terminal Alvorada e a Central do Brasil), passa a ir até o Terminal Gentileza. Já o SN624, que fazia o percurso entre Mariópolis e a Praça da Bandeira, passa a ir até a Praça da República, no Centro, também atendendo a Lapa e o Terminal Gentileza.

As alterações foram comunicadas em audiências públicas realizadas no início de junho. Nas reuniões, Maxwell dos Santos Simões, coordenador técnico das regionais da SMTR, afirmou que a ideia é "aumentar a oferta de transportes por ônibus com foco no acesso à cultura e nos trabalhadores que atendem nesses estabelecimentos", conforme ata publicada no Diário Oficial da última sexta-feira.

Questões de segurança pública não influenciaram nas decisões, informa a pasta. "A motivação foi buscar áreas de maior demanda, como a Lapa, e comodidade no atendimento aos terminais de BRT", observa a secretaria.

O intervalo dessas linhas que circularão na madrugada será de uma hora. Já o número de passageiros atendidos será apurado após a implementação das mudanças, informa a SMTR.

— Ainda será necessário tempo para entendermos os reflexos das mudanças, mas toda ação que tenha como objetivo trazer mais conforto e segurança à população e ainda facilite seu retorno do trabalho para casa é sempre bem-vinda pelo setor — diz Fernando Blower, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), que trata como "fundamental", para a vida dos funcionários e a viabilidade econômica dos negócios, a circulação dos ônibus durante a noite.

O diretor do Sindicato dos Garçons, Barman e Maître do Estado do Rio (Sigabam), Antônio Anjo, vê as mudanças como uma forma de facilitar a rotina dos profissionais do setor. Essas alterações também são vistas por ele como uma forma de aumentar a segurança das pessoas, com mais opções e, consequentemente, menos tempo na rua:

— Devido à natureza da atividade, saímos um pouco mais tarde. Quando o último cliente sai, a gente ainda tem que esperar meia hora para poder organizar tudo e sair do trabalho. Na madrugada, às vezes tem pouca oferta de ônibus e a gente fica muito tempo exposto.

Confira as mudanças
Serviços noturnos que passam a atender a Lapa:

SN298 Acari - Castelo
SN324 Ribeira - Candelária
SN328 Bananal - Candelária
SN355 Madureira - Praça Tiradentes
SN363 Vila Valqueire - Candelária
SN368 Riocentro - Candelária
SN388 Santa Cruz - Candelária
SN393 Bangu - Candelária
SN397 Campo Grande - Candelária
SN399 Pavuna - Passeio
SN415 Usina - Leblon
SN457 Abolição - Copacabana
SN624 Mariópolis - Praça da República

Serviços noturnos que passam a atender o Terminal Gentileza (e a fazer parada nas plataformas):

SN209 Candelária - Caju
SN265 Marechal Hermes - Castelo
SN298 Acari - Castelo
SN309 Terminal Alvorada - Terminal Gentileza
SN353 Gardênia Azul - Terminal Gentileza
SN474 Méier - Copacabana
SN624 Mariópolis - Praça da República

Serviços noturnos que passam a atender o Terminal Deodoro (e a fazer parada nas plataformas):

SN388 Santa Cruz - Candelária
SN393 Bangu - Candelária
SN397 Terminal Campo Grande - Candelária
SN731 Campo Grande - Marechal Hermes
SN779 Pavuna - Madureira
SN790 Campo Grande - Cascadura

Alterações em linhas regulares

Diferentemente dos casos acima, em que a mudança vale para o período da noite e madrugada, também há alterações em linhas regulares, que passaram a valer nesta segunda-feira. A linha 785, que até então fazia ponto final em Coelho Neto, foi estendida até Marechal Hermes. Já a 855 e a 883, que até então encerravam suas viagens em Bangu, passam a operar até o Terminal Deodoro.

Confira mudanças em linhas regulares para atender o Transbrasil:

785 Cascadura - Marechal Hermes (via Coelho Neto e BRT Jardim Guadalupe)
855 Magarça - Terminal Deodoro (via Estrada do Monteiro, Shopping Bangu e Vila Militar)
883 Mato Alto - Terminal Deodoro (via Estrada da Cachamorra, Shopping Bangu e Vila Militar)
922 Tubiacanga - Fundão (via Estrada das Canárias)

Também há alterações para atender a mais passageiros da Transoeste. Confira abaixo:

834 Terminal Campo Grande - Cabuçu de Baixo (via Alhambra e Comari)
836 Campo Grande - Rio da Prata (via Estrada dos Caboclos)
837 Terminal Campo Grande - Conjunto da Marinha (via Estrada do Moinho)

Informações: O Globo

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Licitação do transporte público da Grande Aracaju é marco histórico para a região metropolitana

Está disponível no portal da Prefeitura de Aracaju o edital de licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju, aprovado no último dia 28 de maio, por unanimidade, pelos prefeitos dos municípios de Aracaju, de Nossa Senhora do Socorro, de São Cristóvão e da Barra dos Coqueiros, além do Governo do Estado que, juntos, formam o Consórcio Metropolitano. A publicação do documento marca o início de um processo licitatório histórico, que deve atrair empresas nacionais interessadas em operar na região.

A proposta inicial do edital foi desenvolvida com ampla participação popular, por meio de uma consulta pública online, disponibilizada no portal da Prefeitura de Aracaju e que contou com mais de 500 colaborações de diversos setores da sociedade. Todas as sugestões foram rigorosamente analisadas e respondidas por técnicos da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), contratada pela Prefeitura de Aracaju para a elaboração dos estudos que resultaram na proposta inicial do edital, o qual prevê que a frota de 473 ônibus, dividida em dois lotes, terá idade máxima de cinco anos e meio e será gradualmente equipada com ar-condicionado.

Sem as intervenções planejadas e agora expressas no edital, o custo da passagem subiria para R$ 8,12. No entanto, com a garantia de um subsídio anual de R$ 126 milhões pagos pelos quatro municípios envolvidos, o valor da tarifa será reduzido para R$ 5 a partir de janeiro de 2025. Esse subsídio será rateado proporcionalmente entre os municípios, sendo 61% de responsabilidade de Aracaju, 26% de Nossa Senhora do Socorro, 12% de São Cristóvão e 5% da Barra dos Coqueiros.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que preside o Consórcio, classifica a licitação como “marco histórico” para a região metropolitana. “Graças a essa iniciativa, vamos passar a ter um transporte público de qualidade para a população, com ônibus novos, com ar-condicionado e que atenderá as demandas do povo. Esse é o resultado da somação de esforços das prefeituras e do Governo do Estado, que estão trabalhando para garantir mais conforto e segurança para essa região que utiliza diariamente o transporte público”, afirmou.

O diretor-executivo do Consórcio Metropolitano e superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, declarou que o edital, que será publicado no dia de hoje, no Diário Oficial e em jornais de grande circulação do país, significa um marco histórico e de extrema relevância, representando mais um compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com Aracaju e a região metropolitana.

"Eu volto um pouco no tempo para dizer que esse trabalho começou lá em 2017, com a requalificação de pavimentos, a introdução de faixas exclusivas e corredores de transportes, a requalificação dos terminais de ônibus, a qualidade do transporte, abrigos de ônibus, a constituição do Consórcio pelos prefeitos, a contratação da ANTP, que foi fundamental no processo de construção deste edital, a contribuição de servidores das quatro cidades e governo do Estado", afirmou.

Telles mencionou ainda que a consulta pública foi extremamente exitosa, recebendo 550 contribuições de diversas naturezas, cujos resultados e respostas estavam disponíveis online para todos. "Com base nessa consulta, o edital foi revisado, ajustado e algumas demandas da população dos quatro municípios foram atendidas. Agora, o edital tem uma previsão legal de 25 dias úteis para ter a cessão e a ampla concorrência nacional. Vamos aguardar esse prazo para sabermos as empresas vencedoras", frisou.

Atualmente, o transporte público da região metropolitana de Aracaju atende diariamente 170 mil usuários, totalizando 3,5 milhões de passageiros ao mês. A expectativa é que as melhorias propostas elevem a qualidade do serviço, trazendo benefícios diretos para a população.

Transparência

Na busca por transparência e participação da sociedade, o prefeito Edvaldo adotou uma atitude inovadora: entregou a proposta inicial do edital de licitação do Transporte Público pessoalmente a órgãos fiscalizadores, incluindo o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), a Câmara Municipal de Aracaju, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

A entrega do edital para análise dos Poderes e órgãos de fiscalização e controle não foi uma determinação ou exigência jurídica, mas sim uma iniciativa espontânea do gestor da capital, no intuito de ampliar a transparência do processo licitatório.

Essa ação espontânea, amplamente elogiada e reconhecida pelos chefes dos Poderes, evidencia um compromisso inequívoco da Prefeitura de Aracaju com a isenção e a lisura desse processo histórico não apenas para Aracaju, mas para toda a região metropolitana.  

Além de levar o edital aos chefes dos Poderes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Procuradoria-Geral do Município, também entregou cópia da proposta inicial à seccional sergipana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE).

Informações: SMTT

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Tarifa do Metrô de Belo Horizonte aumenta para R$ 5,50


O usuário do metrô em Belo Horizonte está pagando mais caro, um reajuste de 3,77%. No ano passado o reajuste foi na mesma data. No dia 1º de julho de 2023, a passagem teve um aumento de 17,78% quando passou de R$ 4,50 para R$ 5,30. O reajuste foi autorizado pelo Governo de Minas por meio de uma resolução da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publicada no dia 27 de junho.

Privatização e expansão
O metrô de BH passou para iniciativa privada há pouco mais de um ano. O Grupo Comporte venceu o leilão do metrô de Belo Horizonte em dezembro de 2022, com uma proposta de R$ 25,7 milhões. O contrato de compra e venda de ações da Veículo de Desestatização MG Investimentos (VDMG), controladora da CBTU-MG, foi em março do ano passado.

O edital de concessão prevê a ampliação da linha 1 em aproximadamente 2,45 km e a construção da estação Novo Eldorado. Além disso, estabelece a construção da linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações, do bairro Nova Suíça ao Barreiro.

Para a realização das obras, o grupo vai receber cerca de R$ 3,2 bilhões de recursos públicos – R$ 2,8 bilhões da União e R$ 440 milhões do estado, provenientes do acordo firmado com a Vale para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. A companhia também vai contar com a receita da tarifa.

O metrô de Belo Horizonte atende, atualmente, uma região limitada na cidade. Inaugurada em 1986, ele se estende por 28,1 quilômetros, 19 estações e apenas uma linha. Para fazer uma comparação, no Rio de Janeiro são duas linhas, 41 estações e 54,4 km de extensão. A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por seis linhas com 104,4 km de extensão e 91 estações.


A única linha de Belo Horizonte atende cerca de 230 mil passageiros diariamente. A linha 2 prometida, do bairro Nova Suíça - região oeste - até a região do Barreiro, terá um total 10,2 km e 7 estações. A previsão da empresa ganhadora da licitação é que essa expansão leve mais dois anos para iniciar, prazo estimado para captação de recursos e resolução de questões burocráticas.

Informações: O Globo

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Governo Federal anuncia investimento de R$ 136 milhões no Metrô do Recife

O Metrô do Recife vai receber um investimento de R$ 136 milhões do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo ministro Cidades, Jader Filho, nesta terça-feira (2) durante a cerimônia de entrega dos habitacionais Vila Brasil I e Vila Brasil II, na Ilha de Joana Bezerra, bairro de São José, no Recife. 

O anúncio vem após a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) apresentar ao Ministério das Cidades um plano para resolver os problemas estruturais do transporte ferroviário. Agora, o Metrô do Recife foi incluído no PAC, o que garante um investimento de R$ 136 milhões para a primeira etapa do projeto, que seria de R$ 252 milhões.

O plano desenvolvido pela CBTU é dividido em quatro pilares a serem efetivados em quatro anos e exige um investimento de R$ 1,7 bilhão. O projeto prevê a renovação de trilhos, dormentes e recuperação da via, modernização de subestações de energia, melhoria de cobertas das estações, modernização do sistema de sonorização, além da aquisição de máquinas especiais para manutenção da via.

A princípio, seria necessário o valor de R$ 900 milhões para aquisição da nova frota que substituirá a antiga. Até o início do ano, a Companhia só possuía a garantia de um investimento de R$ 30 milhões.

Informações: Diário de Pernambuco

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Prefeitura de João Pessoa entrega novo Terminal de Integração da Lagoa

quarta-feira, 3 de julho de 2024

O prefeito Cícero Lucena inaugurou, nesta quarta-feira (3), o novo Terminal de Integração de Passageiros do Parque Solon de Lucena (Lagoa), no Centro de João Pessoa. O equipamento, que ganhou uma nova plataforma metálica, assentos, pistas recapeadas e drenagem das vias, é fruto de uma parceria público privada, entre a Prefeitura de João Pessoa e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Passageiros (Sintur-JP).

Durante solenidade, com a presença de concessionários do transporte coletivo e parlamentares da Capital, Cícero Lucena destacou o olhar da gestão municipal, diante do crescimento da cidade e o consequente aumento da demanda pelo transporte público, enfrentar e dar solução para uma necessidade antiga da população. O prefeito também destacou mais uma parceria com o Sintur-JP, a exemplo do que já ocorre na renovação da frota dos ônibus, além da melhoria na malha viária que ocorre por meio do maior programa de pavimentação e asfalto da história de João Pessoa.
“Estamos entregando um equipamento que vai proporcionar, não só a proteção no período de chuva e de sol, mas um local para a pessoa esperar sentada, mas, principalmente, agilizar o procedimento de embarque e desembarque, no sentido de que isso possa melhorar e trazer cada vez mais conforto. Somado a outras ações que a Prefeitura está fazendo, de recuperação por onde passa todo o transporte coletivo, da pavimentação, a questão de pontos de ônibus espalhados por toda a cidade de João Pessoa”, afirmou o prefeito.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), por dia, em média, 180 mil pessoas usam o transporte público em João Pessoa. Destes, cerca de 120 mil circulam pela Lagoa, e o Terminal recebe 67 linhas de ônibus, que agora estarão distribuídas de forma equilibrada nas quatro plataformas para distribuir melhor o fluxo. “O novo Terminal da Lagoa já entra em operação imediatamente, depois de ser entregue antes do prazo, para dar mais conforto e segurança à população de João Pessoa”, afirmou o superintendente da Mobilidade Urbana, Expedito Leite.

O que mudou – A área coberta foi ampliada de 209 metros quadrados (m²) para 640 m². Foram instalados também bancos em alvenaria, totalizando 64 metros lineares deste tipo de equipamento, por quatro pontos distintos entre as plataformas de embarque e desembarque.

Isaac Júnior Moreira, diretor Institucional do Sintur-JP, destacou a celeridade da intervenção, que estava prevista para ser entregue em 60 dias mas foi antecipada para 40 dias. “Mais conforto para a população que utiliza o transporte coletivo de João Pessoa e fruto dessa parceria com a Prefeitura. Nós nem calculamos o investimento em Real, tamanha a satisfação do nosso cliente, do nosso passageiro, que está ganhando conforto, que está ganhando comodidade”, afirmou.

Entre os usuários o novo terminal foi aprovado. A comerciante Ana Raquel da Silva disse que faz quase 10 anos que embarca e desembarca na Lagoa e nunca viu o equipamento receber esse olhar. “Ficou muito bom, ficou mais confortável e seguro. Aqui, todo dia, era um sofrimento, que eu acredito que agora vai ser diferente”, projetou.

Veja a distribuição das linhas do novo Terminal da Lagoa:

Plataforma 1 – 003, 202, 203, 204, 207, 208, 229, 301, 302, 303, 304, 5210, T003

Plataforma 2 – 102, 108, 110, 118, 120, 401, 402, 701, 702, 2300, 3200, 5120

Plataforma 3 – 500, 507, 508, 509, 510, 517, 518, 520, 521, 522, 527, 530, 600, 601, 1500, 1510, 1519, E155, E550, E600

Plataforma 4 – 101, 103, 104, 105, 106, 107, 109, 115, 116, 123, 522, 502, 503, 504, 506, 602, 604, 1001, 5100, 5110, E551, T002

Terceira frota mais nova do Nordeste – Nesse planejamento para a melhoria da mobilidade urbana e do transporte coletivo, João Pessoa já teve, só nos últimos anos, a renovação de 110 ônibus novos, elevando a qualidade para a terceira mais nova do Nordeste. O ‘Geladinho’ é uma opção de ônibus mais confortável, com ar condicionado, internet e outros acessórios. O prefeito ainda adiantou que João Pessoa venceu edital para ganhar 60 ônibus elétricos, numa política comprometida com o meio ambiente.

Informações: Prefeitura de João Pessoa

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BRT de Sorocaba produz mais eletricidade do que precisa

No ano passado as placas fotovoltaicas do BRT de Sorocaba produziram 227.478 Kwh de energia solar. Essa quantidade foi suficiente para abastecer as atividades do modal e ainda doar eletricidade para a população da cidade.

“O total que doamos ao sistema de energia da cidade pôde abastecer cerca de 160 casas com quatro moradores durante um ano”, afirma Renato Andere, presidente do BRT de Sorocaba. A energia solar excedente é disponibilizada para a rede do município e distribuída para os moradores pela companhia de energia local.

O uso de placas fotovoltaicas

As placas fotovoltaicas do BRT de Sorocaba estão instaladas nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga, além de 22 estações distribuídas nos corredores Itavuvu e Ipanema. De acordo com Andere, a quantidade de placas já é suficiente para manter a operação do modal e, no momento, não é necessário expansão.

“Temos uma estrutura robusta, inteligente, sustentável e de alta performance”, informa o diretor. A infraestrutura do BRT de Sorocaba foi pensada desde o seu planejamento para captar o máximo possível de energia solar.

“O Sol é o nosso combustível”
A iluminação de toda a infraestrutura e os equipamentos eletrônicos que controlam o sistema utilizam a energia solar produzida nas estações. No entanto, a produção ainda está condicionada a questões ambientais. “O Sol é o nosso combustível e dependemos da presença dele para termos 100% da performance desejada”, esclarece Andere.

Apesar de produzir mais energia do que a necessária para a operação, a administração do BRT de Sorocaba revela que o sistema é apenas 90% autônomo. “Dependemos do ‘comportamento’ da natureza, e isso é algo que não temos o controle, já notamos diferenças de um mês para outro conforme a mudança do clima e suas variações”, ressalta o diretor do modal.

O BRT de Sorocaba

Em maio deste ano o BRT de Sorocaba finalizou suas obras e inaugurou o corredor estrutural oeste. Atualmente, sistema de transporte possui 24 linhas, três terminais, um miniterminal, 128 pontos de parada e transporta cerca de 2 milhões de pessoas por mês.

Com o uso de corredores exclusivos para ônibus e pontos de entrada na mesma altura do veículo, o sistema garante mais rapidez no transporte de passageiros. O objetivo da prefeitura da cidade era tornar os ônibus da cidade mais velozes, seguros e previsíveis para a população.

Por fim, os veículos que transitam pelo sistema BRT do município contam com capacidade para 160 passageiros e oferecem Wi-Fi gratuito e ar-condicionado.

Informações: Estadão

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