Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Tarifa do Metrô de Belo Horizonte aumenta para R$ 5,50

quinta-feira, 4 de julho de 2024


O usuário do metrô em Belo Horizonte está pagando mais caro, um reajuste de 3,77%. No ano passado o reajuste foi na mesma data. No dia 1º de julho de 2023, a passagem teve um aumento de 17,78% quando passou de R$ 4,50 para R$ 5,30. O reajuste foi autorizado pelo Governo de Minas por meio de uma resolução da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publicada no dia 27 de junho.

Privatização e expansão
O metrô de BH passou para iniciativa privada há pouco mais de um ano. O Grupo Comporte venceu o leilão do metrô de Belo Horizonte em dezembro de 2022, com uma proposta de R$ 25,7 milhões. O contrato de compra e venda de ações da Veículo de Desestatização MG Investimentos (VDMG), controladora da CBTU-MG, foi em março do ano passado.

O edital de concessão prevê a ampliação da linha 1 em aproximadamente 2,45 km e a construção da estação Novo Eldorado. Além disso, estabelece a construção da linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações, do bairro Nova Suíça ao Barreiro.

Para a realização das obras, o grupo vai receber cerca de R$ 3,2 bilhões de recursos públicos – R$ 2,8 bilhões da União e R$ 440 milhões do estado, provenientes do acordo firmado com a Vale para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. A companhia também vai contar com a receita da tarifa.

O metrô de Belo Horizonte atende, atualmente, uma região limitada na cidade. Inaugurada em 1986, ele se estende por 28,1 quilômetros, 19 estações e apenas uma linha. Para fazer uma comparação, no Rio de Janeiro são duas linhas, 41 estações e 54,4 km de extensão. A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por seis linhas com 104,4 km de extensão e 91 estações.


A única linha de Belo Horizonte atende cerca de 230 mil passageiros diariamente. A linha 2 prometida, do bairro Nova Suíça - região oeste - até a região do Barreiro, terá um total 10,2 km e 7 estações. A previsão da empresa ganhadora da licitação é que essa expansão leve mais dois anos para iniciar, prazo estimado para captação de recursos e resolução de questões burocráticas.

Informações: O Globo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960