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Ônibus de Blumenau inicia a 4ª fase do sistema de integração fora dos terminais

domingo, 23 de abril de 2023

Dando continuidade à implantação gradativa da Bilhetagem Temporal, a partir do dia 24 de abril o Transporte Coletivo de Blumenau inicia a quarta fase do sistema de integração fora dos Terminais Urbanos. Serão mais 19 linhas de ônibus inclusas na possibilidade de bilhetagem fora dos terminais com diversas opções de conexão em outras localidades da cidade.

Atualmente o sistema registra uma média de 200 integrações diárias sendo feitas pelos passageiros. Com as novas opções esse número deve crescer, pois com a quarta fase serão 35 linhas ativas de forma temporal, totalizando 99 opções de conexões entre si.

O benefício, que já impacta positivamente no tempo de deslocamento dos usuários, também estará disponível, a partir de segunda, nas regiões que compreendem o Ristow, o Loteamento Girassol, as ruas Hermann Kratz, Franz Mueller, Bernardo Reiter, o bairro Passo Manso, a divisa de Indaial, Rua Felipe Bauler, Badenfurt, Salto do Norte, Testo do Salto, Concórdia e Divinópolis.

Utilizando o sistema de integração fora dos terminais, o passageiro ganha uma economia de tempo que varia de 30 minutos, fora dos horários de pico, para até 1h nos horários em que o trânsito tem grande fluxo. 

É importante lembrar que para fazer a integração é necessário o uso do cartão do Transporte Coletivo, como: vale transporte, vale estudante e passe fácil. 

Como funciona:
Com o serviço, o usuário do transporte coletivo pode descer em um ponto fora dos Terminais Urbanos e embarcar em outra linha pré-determinada para seguir viagem ao seu destino com mais agilidade e sem a necessidade de desconto em uma segunda passagem.

O serviço funciona apenas com as matrizes de integração pré-definidas, com linhas específicas. Além disso, cada linha tem um tempo determinado entre 20, 30, 45 e 60 minutos para a realização da operação, levando em conta o horário em que o cartão foi utilizado no primeiro ônibus.

A integração é válida de segunda a sexta-feira e sempre de ônibus para ônibus. O limite de integrações temporais é de duas vezes ao dia, com até dois ônibus de linhas diferentes. 

Confira as linhas e regiões atendidas pela primeira, segunda e terceira fase do sistema que já funciona em Blumenau:

- Transporte Coletivo inicia sistema de bilhetagem temporal na segunda-feira (4)
- Transporte Coletivo de Blumenau inicia 2ª fase da integração temporal em agosto
- Transporte Público inicia 3ª fase da integração temporal na segunda-feira (5)

Confira abaixo as linhas da quarta fase, disponíveis para integração a partir do dia 24 de abril:

Troncal 32 - Água Verde
Sentido Velha/Fonte, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Cooper Água Verde e Rua General Osório, na altura do número 1.930 - próximo da Rua Alberto Stein.
Com integração válida para a linha 903 – Eça de Queiroz no sentido Proeb/bairro.

Linha 903 - Eça de Queiroz
Sentido Bairro/Proeb, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Cooper Água Verde e Rua General Osório, na altura do número 1.930 - próximo da Rua Alberto Stein.
Com integração válida para a linha 32 – Água Verde no sentido Fonte/Velha.

Linha 124 - Felipe Bauler
Sentido Felipe Bauler/Badenfurt, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua Henrique Weise, BR-470, do Complexo do Badenfurt, do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Santa Clara Veículos e da empresa Loghaus.
Com integração válida para a linha 320 – Interbairros III - Via Badenfurt no sentido Aterro/Velha.

Linhas 151 - Testo Salto / 153 - Salto do Norte / 154 - Divisa Indaial
Sentido Bairro/Aterro, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua Henrique Weise, BR-470, do Complexo do Badenfurt, do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Santa Clara Veículos e da empresa Loghaus.
Com integração válida para a linha 320 – Interbairros III - Via Badenfurt no sentido Aterro/Velha.

Linha 320 - Interbairros III - Via Badenfurt
Sentido Velha/Aterro, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua Henrique Weise, BR-470, do Complexo do Badenfurt, do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Santa Clara Veículos e da empresa Loghaus.
Com integração válida para a linha 124 - Felipe Bauler no sentido Badenfurt/Felipe Bauler e as linhas 151 - Testo Salto, 153 - Salto do Norte, 154 - Divisa de Indaial no sentido Aterro/Bairro.

Linhas 301 - Girassol, 302 - Ristow, 303 - Franz Muller e 305 - Hermann Kratz
Sentido Bairro/Terminal Velha, com integração em até 60 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua Henrique Weise, BR-470, do Complexo do Badenfurt, do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Santa Clara Veículos e da empresa Loghaus.
Com integração válida para a linha 124 - Felipe Bauler no sentido Badenfurt/Felipe Bauler e as linhas 151 - Testo Salto, 153 - Salto do Norte, 154 - Divisa de Indaial no sentido Aterro/Bairro.

Linha 308 - Bernardo Reiter
Sentido Terminal Velha/Terminal Água Verde, com integração em até 45 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua Henrique Weise, BR-470, do Complexo do Badenfurt, do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Santa Clara Veículos e da empresa Loghaus.
Com integração válida para a linha 124 - Felipe Bauler no sentido Badenfurt/Felipe Bauler e as linhas 151 - Testo Salto, 153 - Salto do Norte, 154 - Divisa de Indaial no sentido Aterro/Bairro.

Linha 704 - Passo Manso
Sentido Terminal Proeb/Terminal Água Verde, com integração em até 45 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua Henrique Weise, BR-470, do Complexo do Badenfurt, do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Santa Clara Veículos e da empresa Loghaus.
Com integração válida para a linha 124 - Felipe Bauler no sentido Badenfurt/Felipe Bauler e as linhas 151 - Testo Salto, 153 - Salto do Norte, 154 - Divisa de Indaial no sentido Aterro/Bairro.

Linhas 902 - Loteamento Primavera e 905 - Leite Trevo
Sentido Bairro/Terminal Água Verde, com integração em até 45 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua Henrique Weise, BR-470, do Complexo do Badenfurt, do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Santa Clara Veículos e da empresa Loghaus.
Com integração válida para a linha 124 - Felipe Bauler no sentido Badenfurt/Felipe Bauler e as linhas 151 - Testo Salto, 153 - Salto do Norte, 154 - Divisa de Indaial no sentido Aterro/Bairro.

Linha 707 - Concórdia
Sentido Bairro/Proeb, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua João Pessoa, número 2.870 - próximo à região Corema e à igreja Cristo Rei.
Com integração válida para as linhas troncais 30 - Via Governador Jorge Lacerda e 31 - Via Rua dos Caçadores no sentido Fonte/Velha e para a linha 901 - Divinópolis no sentido Proeb/Água Verde.

Linha 901 - Divinópolis
Sentido Água Verde/Proeb, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua João Pessoa, número 2.870 - próximo à região Corema e à igreja Cristo Rei.
Com integração válida para a linha troncal 31 - Via Rua dos Caçadores no sentido Fonte/Velha e a linha 707 - Concórdia no sentido Proeb/Bairro.

Troncal 30 - Via Governador Jorge Lacerda
Sentido Velha/Fonte, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua João Pessoa, número 2.870 - próximo à região Corema e à igreja Cristo Rei.
Com integração válida para a linha troncal 707 - Concórdia no sentido Proeb/Bairro.

Troncal 31 - Via Rua dos Caçadores
Sentido Velha/Fonte, com integração em até 30 minutos nos seguintes pontos:
- Região da Rua João Pessoa, número 2.870 - próximo à região Corema e à igreja Cristo Rei.
Com integração válida para a linha troncal 707 - Concórdia no sentido Proeb/Bairro e para a linha 901 - Divinópolis no sentido Proeb/Água Verde.

Informações: Prefeitura de Blumenau
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Scania e Compagás ampliam testes com ônibus a gás

A Scania foi a primeira marca a oferecer caminhões a gás em larga escala no Brasil, em 2019. Agora, a fabricante se uniu à Compagás para ampliar a participação de mercado desse tipo de produto. Conforme as duas companhias, biometano é um alternativa mais limpa ao diesel no setor de transportes. Desse modo, objetivo da parceria com a Companhia Paranaense de Gás, a Compagás é justamente desenvolver novas soluções tanto para caminhões quanto ônibus.

Nesse sentido, uma das ações foi a primeira operação com ônibus a gás natural no sistema de transporte coletivo de Curitiba. Durante todo o mês de março, o veículo atuou no transporte de passageiros entre a capital paranaense e São José dos Pinhais, na região metropolitana. Segundo a Scania, o trajeto tem mais de 280 quilômetros.

Scania apoia projeto de mobilidade urbana
A ação faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso de gás natural. Além da Scania e da Compagas, a iniciativa tem apoio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP). Assim como do governo do Estado.
Depois disso, a Scania e a Compagás iniciaram uma ação similar com a Prefeitura de Curitiba. Portanto, a idéia é demonstrar o funcionamento do ônibus a GNV. Bem como avaliar indicadores de eficiência, sobretudo a redução nas emissões de poluentes. No futuro, a meta é integrar esse tipo de veículo na frota que compõe o transporte público do Paraná.

Melhor para a economia
Além disso, a parceria busca mostrar que a substituição de veículos movidos a diesel por gás natural, ou biometano, é boa também para a economia. Afinal, quanto maior for a frota movida a gás, menor será a dependência do diesel, cujos preços oscilam muito no mercado externo.

Portanto, a Scania informa que há redução do custo operacional. Em breve, o projeto será ampliado. A meta é demonstra o ônibus a gás em operações reais de transporte nos municípios de Londrina e Ponta Grossa.

Informações: Estradão Estadão
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Passageiro que usar o BRT ganhará mais uma integração com o Bilhete Único Carioca

quarta-feira, 19 de abril de 2023

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), informa que, a partir desta quarta-feira (19/4), o passageiro que andar de BRT poderá fazer até três viagens com o valor de uma única passagem (R$ 4,30) pelo uso do Bilhete Único Carioca (BUC). Ou seja, será permitido ao usuário fazer mais uma integração desde que o BRT seja um dos modais utilizados no itinerário, conforme medida  publicada em 29 de março em decreto do Diário Oficial.

Antes dessa novidade, só era possível fazer duas viagens pelo preço de uma passagem, de acordo com as regras de interação do BUC.

– O processo de requalificação do sistema BRT permitiu que a Prefeitura adotasse essa medida tão necessária, ainda mais em uma cidade grande como o Rio. Agora, com o BRT voltando a funcionar com mais fluidez, os passageiros que precisam fazer mais de uma integração vão deixar de gastar com a terceira viagem, o que é bom para o bolso – disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.
Todos os modais regulados pela Prefeitura que operem com validadores do Bilhete Único Carioca podem ser utilizados nas outras duas viagens, como ônibus convencionais, vans e VLT. Não importa a ordem das integrações, desde que o BRT seja um dos meios de transporte utilizados. O período para fazer as integrações será de três horas a partir do momento em que o passageiro usar o cartão no primeiro validador.

Requalificação do Sistema BRT

A Prefeitura  comprou no ano passado 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Até o fim deste mês, serão 291 veículos já entregues. Os corredores Transolímpica, Transcarioca e o Lote Zero (trecho entre os Terminais Jardim Oceânico e Alvorada) já estão operando 100% com ônibus novos.

A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano.

85% das estações do sistema BRT já foram reformadas

Das 125 estações do sistema BRT, 108 já foram reformadas. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.  Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.

Informações: Prefeitura do Rio
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Ônibus movido a gás natural entra em teste em Curitiba


Os curitibanos que embarcam na linha Cabral/Portão encontram agora um dos doze ônibus da frota 100% movido a gás natural. A linha foi escolhida para o teste que começa nesta segunda-feira (17), com duração de trinta dias. O itinerário é de 26 km, com dez mil passageiros em dias úteis.

O gestor da área de tecnologia em transporte, Celso Lucio, destaca que o teste pode ser levado para outras linhas da capital paranaense.

Segundo a Compagas (Companhia Paranaense de Gás), o gás natural é menos poluente que combustíveis líquidos por ter uma queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa.

 Em comparação aos veículos movidos à diesel, o ônibus a gás natural pode emitir até 20% menos CO2. Veículos do transporte coletivo e de cargas já usam GNV em cidades como Madri (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia).

Informações: Band News
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Linha da EMTU que liga São Bernardo do Campo ao Terminal Sacomã ganha mais 17 viagens

Desde o início da operação desta segunda-feira (17), a linha 431 que liga São Bernardo do Campo (Jardim Las Palmas) a São Paulo (Terminal Sacomã), operada pela concessionária Next Mobilidade, dispõe de mais 17 partidas nos dias úteis.

Cerca de 3.400 passageiros que se deslocam diariamente entre os municípios serão beneficiados com menores intervalos entre as viagens. A reprogramação foi definida com base nos acompanhamentos diários realizados pelo setor de fiscalização da EMTU, juntamente com informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real.

Informações adicionais sobre os novos horários das linhas podem ser obtidas no site ou no aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android.
Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Informações: EMTU
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Prefeitura de Manaus reinaugura T2 com inovações tecnológicas que reforçarão a segurança no transporte público

Como parte do pacote de modernização do sistema de transporte público da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugura nesta segunda-feira, 17/4, às 18h30, o novo Terminal de Integração da Cachoeirinha, o T2, zona Sul da cidade, e com inovação tecnológica.

O local, além de ter sido totalmente revitalizado, passa a contar com um sistema moderno de reconhecimento facial que contribuirá para uma maior segurança dos usuários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo.

Acompanhando os últimos detalhes para a entrega, o prefeito de Manaus esteve, neste domingo, 16/4, no Centro de Controle Operacional (CCO) do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), localizado na avenida Darcy Vargas, Chapada, zona Centro-Sul, onde viu de perto o funcionamento do sistema de monitoramento.
David Almeida explicou que esse avanço será lançado no Terminal da Cachoeirinha e será ampliado, nos próximos meses, para todos os terminais da cidade.

“Nós vamos fazer o monitoramento e o acompanhamento de todos os passos que serão dados dentro dos terminais. Estamos acompanhando de perto o funcionamento do sistema e amanhã (segunda-feira) faremos a entrega do T2. Vamos levar esse sistema para os demais terminais e também esse monitoramento e acompanhamento para dentro dos ônibus. Nós vamos utilizar inteligência artificial para dar mais segurança aos nossos usuários”, enfatizou Almeida.

Inovação na segurança

Por intermédio do novo sistema de monitoramento, as câmeras ligadas ao CCO conseguem identificar todos os usuários que utilizarem os terminais de ônibus, bem como armas de fogo que estejam portando. Todos os dados são armazenados e podem ser utilizados futuramente, conforme a necessidade, por exemplo, de uma investigação, em casos de atos de violência, como um assalto.

O chefe do Executivo municipal também ressaltou que a mesma tecnologia será utilizada nos ônibus que circulam pela capital. Por recomendação do prefeito David Almeida, atualmente cerca de 60% da frota já conta com câmeras instaladas e a expectativa é que todos os veículos disponham do sistema de monitoramento a partir do segundo semestre deste ano.

Mais novidades

Outra inovação que será lançada pela atual gestão municipal é a instalação de televisores nos ônibus que atendem as linhas expressas. Essa tecnologia irá promover uma maior interatividade entre prefeitura e a população.

“Este é um teste que estamos fazendo, a colocação de monitores nos ônibus que fazem as linhas centrais, aquela linha expressa. Não vamos colocar dentro dos menores, os alimentadores, mas sim nos ônibus maiores. Isso proporcionará mais informações, maior conforto, aumentando a interação entre o usuário e a prefeitura”, destacou o prefeito de Manaus.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Transerp inicia conscientização sobre faixas exclusivas de ônibus na avenida Saudade e rua São Paulo

Com a inauguração dos novos corredores da região Norte, a Transerp iniciou nesta segunda-feira, dia 17 de abril, a fase de conscientização sobre as faixas exclusivas de ônibus recém-implantadas ao longo da avenida Saudade e rua São Paulo, no bairro Campos Elíseos. A fiscalização quanto ao respeito a esses dispositivos viários será iniciada no dia 2 de maio.

Os ônibus que passam por essas vias utilizam as faixas de rolagem da direita, passando a fazer parada junto às estações de embarque/desembarque. 

As faixas exclusivas dessas vias da zona Norte integram o corredor de ônibus da avenida Saudade, pelo programa Ribeirão Mobilidade.     

Permissões para uso da faixa exclusiva

• A partir de agora, nestas duas vias da região Norte, os veículos particulares poderão utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.
• Na avenida Saudade, onde a via passa a se tornar mão dupla, no trecho a partir da avenida Coronel Quito Junqueira em direção aos bairros da zona Norte, os condutores poderão realizar conversões somente à direita, onde tiver sinalização com a permissão. 

• Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Ainda, também é permitido trafegar veículos como do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência.

• Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Licitação do transporte de Piracicaba tem vencedora definida


A Prefeitura de Piracicaba publicou nesta segunda-feira (17), em Diário Oficial, a empresa vencedora da licitação do transporte público.

É a Rápido Sumaré, que venceu a concorrência de outras duas empresas na última etapa do processo, em andamento há cerca de um ano e quatro meses.

A classificação final foi divulgada após a abertura dos últimos envelopes, na semana passada, e aprovação da Comissão Permanente de Abertura e Julgamento de Licitações.

Agora, as empresas perdedoras têm até cinco dias úteis para apresentação de recursos.

Caso não haja manifestações, o contrato com a Rápido Sumaré, que propôs tarifa de R$ 4,77, será homologado.
O edital prevê a execução dos serviços por cinco anos e o critério de escolha da empresa foi a que ofereceu a menor tarifa.

O valor estimado do investimento anual é de R$ 110.807.577,08.

Atualmente, a tarifa integral – cobrada em bilheterias e dentro do ônibus – custa R$ 5,60. Já quem tem o cartão do transporte municipal paga R$ 4,90.

Finalizado o processo licitatório, a prefeitura e a empresa vencedora do certame assinam o contrato e é emitida a ordem de serviço, que determina o prazo para início da operação.

Informações: CBN Campinas
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