A Scania foi a primeira marca a oferecer caminhões a gás em larga escala no Brasil, em 2019. Agora, a fabricante se uniu à Compagás para ampliar a participação de mercado desse tipo de produto. Conforme as duas companhias, biometano é um alternativa mais limpa ao diesel no setor de transportes. Desse modo, objetivo da parceria com a Companhia Paranaense de Gás, a Compagás é justamente desenvolver novas soluções tanto para caminhões quanto ônibus.
Nesse sentido, uma das ações foi a primeira operação com ônibus a gás natural no sistema de transporte coletivo de Curitiba. Durante todo o mês de março, o veículo atuou no transporte de passageiros entre a capital paranaense e São José dos Pinhais, na região metropolitana. Segundo a Scania, o trajeto tem mais de 280 quilômetros.
Scania apoia projeto de mobilidade urbana
A ação faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso de gás natural. Além da Scania e da Compagas, a iniciativa tem apoio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP). Assim como do governo do Estado.
Depois disso, a Scania e a Compagás iniciaram uma ação similar com a Prefeitura de Curitiba. Portanto, a idéia é demonstrar o funcionamento do ônibus a GNV. Bem como avaliar indicadores de eficiência, sobretudo a redução nas emissões de poluentes. No futuro, a meta é integrar esse tipo de veículo na frota que compõe o transporte público do Paraná.
Melhor para a economia
Além disso, a parceria busca mostrar que a substituição de veículos movidos a diesel por gás natural, ou biometano, é boa também para a economia. Afinal, quanto maior for a frota movida a gás, menor será a dependência do diesel, cujos preços oscilam muito no mercado externo.
Portanto, a Scania informa que há redução do custo operacional. Em breve, o projeto será ampliado. A meta é demonstra o ônibus a gás em operações reais de transporte nos municípios de Londrina e Ponta Grossa.
Informações: Estradão Estadão
0 comentários:
Postar um comentário