Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Audiência pública debate o metrô de Salvador na próxima terça

sábado, 24 de abril de 2010


As irregularidades envolvendo a construção do metrô de Salvador continuam suscitando debate. Na próxima terça-feira (27/4) será a vez da Comissão de Meio Ambiente e Planejamento Urbano da Câmara Municipal colocar o assunto em pauta, na audiência pública a ser realizada a partir das 9h, no auditório do edifício Bahia Center, na rua Ruy Barbosa, s/n, Centro.

Segundo a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que integra a Comissão, o objetivo do evento é debater com a população todos os aspectos que envolvem a construção do metrô da capital baiana, que já dura 10 anos e ainda não há previsão de ser inaugurado. “A situação chegou a um ponto vexatório. Salvador virou motivo de piada nacional. Dez anos de construção de um metrô que é o menor do mundo com 6,5 km de extensão e apenas quatro estações. As obras já consumiram cerca de R$ 525 milhões, o que torna o nosso metrô o mais caro do mundo”, afirma a comunista.

Aladilce cita ainda a infinidade de irregularidades e denúncias de desvio de recursos durante a obra. “A Câmara, que é a representante do povo, deve fiscalizar e cobrar transparência no uso correto dos recursos públicos, além de acompanhar uma política pública numa área tão vital, que é área de transporte de massa. Por isso, participar deste debate é tão importante”.

As denúncias de irregularidades no metrô estão sendo investigadas também por uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembléia Legislativa da Bahia. Presidida pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), a CPI deverá apurar o que aconteceu durante todo o período de obras do metrô, incluindo a licitação inicial, de 1999 (durante a gestão de Antônio Imbassahy), até o atual governo de João Henrique (PMDB), que continuou as obras.

Na primeira reunião da Comissão, na semana passada, foram aprovados requerimentos convidando para depor o procurador federal Wladimir Aras, que conduziu o inquérito sobre o Metrô, além da solicitação de cópias dos processos que tramitam na Justiça Federal, no Ministério Público Federal, no Tribunal de Contas da União e na Polícia Federal. O presidente do Consórcio Camargo Correa e Andrade Gutierrez, responsável pelas obras do Metrô de Salvador, também será convidado a depor na CPI.

Fonte: Portal Vermelho

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960