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Bilhetagem eletrônica: conheça as opções para compra de passagem do transporte coletivo de Aracaju

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O pagamento de passagem de ônibus através da bilhetagem eletrônica foi implementado no sistema de transporte público da capital e região metropolitana desde 2007. A modalidade de pagamento agiliza o embarque, reduz a circulação de dinheiro nos ônibus e consequentemente, os assaltos. 


Após 15 anos de implementação da bilhetagem eletrônica, a modalidade de pagamento pré-pago tem uma aceitação positiva por parte dos usuários do transporte público. Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do AracajuCard, gestora da bilhetagem eletrônica no transporte coletivo, apontam que, atualmente, apenas 10% dos passageiros do sistema utilizam dinheiro para pagar passagem.

"A bilhetagem eletrônica é a melhor opção para o transporte público e é aprovada pela população. Em fevereiro deste ano, tínhamos cerca de 30% das passagens sendo pagas em dinheiro. Em setembro, esse número é de apenas 10%, o que demonstra que uma parcela muito pequena da população ainda usa dinheiro para fazer o pagamento da passagem. Parcela esta que também já está se adequando, gradativamente, ao uso do transporte somente com a bilhetagem eletrônica, por isso, estamos sempre buscando novas alternativas para facilitar ainda mais o deslocamento dos usuários. O objetivo é estar sempre melhorando o serviço ofertado à população", destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles. 

Compra de passagem 

Os usuários podem fazer a recarga de seus cartões pré-pagos nos postos de Autoatendimento (ATM’s) localizados nos terminais de integração da Atalaia, DIA, Campus e Mercado, no Shopping Prêmio, Aracaju Parque Shopping, Ceac da Rua do Turista, Fundat (Calçadão da João Pessoa), Galeria Center 13, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit). Nesses locais o pagamento das passagens pode ser feito no cartão de crédito, débito e pix, além do pagamento em dinheiro. 

Também é possível fazer a compra de passagem nos 32 pontos comerciais e com os 120 agentes de vendas do Aracaju Card espalhados nos principais pontos da capital e região metropolitana. O pagamento das passagens deve ser feito em dinheiro.

Nos pontos de venda localizados nas farmácias do Trabalhador, a compra pode ser feita em dinheiro ou pix. No site do AracajuCard (https://aracajucard.com.br) é possível fazer a compra online e pagar via boleto bancário.

Outra possibilidade para compra de passagem é pelo aplicativo Recarga Pay, que está disponível para os sistemas Android e IOS, e aceita o pagamento por pix, cartão de crédito e débito, e ainda gera cashback. 

"É possível fazer a compra da passagem com dinheiro, pix, boleto, cartão de crédito e débito. São vários opções. O usuário escolhe o local de compra e a modalidade de pagamento que mais lhe convém. O cartão pré-pago é distribuídos gratuitamente em todos os pontos de venda, nos ATMs, nos terminais de integração e pelos agentes comerciais, para facilitar o acesso de todos ao transporte público", explica o diretor do AracajuCard, Carlos Amâncio.

Modalidades de vendas

Dentre as modalidades de venda de passagem, atualmente a mais utilizada pelos usuários do sistema, segundo dados do AracajuCard, é a compra feita nos agentes comerciais (66,1%), seguido pelos ATM's (18,4%), aplicativo Recarga Pay (10,9%) e demais pontos de vendas (4,6%).

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Em Belém, Concluída a escavação do primeiro dos quatro túneis do BRT Metropolitano

Foi concluída nesta terça-feira (20) a escavação integral de um dos quatro túneis do BRT Metropolitano. Os túneis, também denominados Passagens Inferiores (PI), serão exclusivos para os ônibus do sistema BRT. Dois deles darão acesso ao Terminal de Integração de Ananindeua - na altura do KM-07 -, e os demais ao Terminal de Integração de Marituba, passando a entrada da Alça Viária. A previsão é que os quatro sejam concluídos nos próximos quatro meses.


“Com a conclusão da escavação invertida na PI de número 1, quer dizer que já temos uma condição de acesso de dentro do Terminal de Ananindeua para a BR-316. Ontem (20) foi concluída a etapa, e agora vamos partir para as obras de acabamento: laje inferior, revestimentos das estacas secantes e a parte de drenagem”, explicou o diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), engenheiro Eduardo Ribeiro. Os trabalhos nos outros três túneis, mais um em Ananindeua e dois em Marituba, prosseguem em ritmo acelerado.
De acordo com o titular do Núcleo, “as PIs serão os túneis de acesso dos ônibus do BRT Metropolitano que trafegarão nas canaletas centrais da BR-316, direto para os terminais, sem interferir com o fluxo da BR”. Ainda segundo Eduardo Ribeiro, os túneis variam de 100 a 160 metros de extensão, com 5,5 metros de altura.

Para essa construção, que faz parte do conjunto de obras executado dentro do projeto de restruturação dos primeiros 10,8 quilômetros da BR-316, a metodologia aplicada é inédita na região, segundo o NGTM, e reduz os impactos no dia a dia da população. “Aqui foi aplicada uma estrutura de túneis com estacas secantes e lajes de cobertura, para depois ser feita a escavação invertida. Uma obra executada sem desvio de tráfego ou fechamento da BR, o que provocaria uma descontinuidade de fluxo de veículos na rodovia, lembrando que a BR é a principal via de acesso a Belém, por onde trafegam cerca de 80 mil veículos por dia”, acrescentou o engenheiro.

Frentes de trabalho
O cronograma de obras do BRT Metropolitano prossegue em outras frentes, como fundações das passarelas para pedestres; avanço na construção do corredor do BRT Metropolitano no canteiro central da rodovia, entre o KM-04 e KM-09; continuidade da construção do viaduto de Ananindeua; lançamentos de drenagem; atividades nos terminais de integração (Ananindeua e Marituba) e obras de acabamento no Centro de Controle Operacional (CCO).

O NGTM, responsável pelos trabalhos na rodovia, orienta ainda os motoristas a seguirem por algumas vias alternativas para minimizar os transtornos, apresentando as seguintes sugestões: Entrada na capital - acessar a Avenida Independência, Avenida Centenário e Avenida Pedro Álvares Cabral ou a Rodovia Mário Covas e avenidas Augusto Montenegro ou João Paulo II; saída da capital - Avenida João Paulo II e BR-316 ou avenida João Paulo II, Mário Covas, Independência e BR-316.

Informações: O Liberal
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Prefeitura de Goiânia anuncia compra de créditos pelo WhatsApp e pagamento por Pix no transporte coletivo

Os passageiros do transporte coletivo de 19 municípios da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) poderão comprar, a partir desta quinta-feira (22/09), créditos pelo WhatsApp, e realizar pagamento por Pix para o Bilhete Único. A novidade foi anunciada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), e visa proporcionar mais conforto no acesso do serviço, conveniência e segurança na operação do sistema para o usuário.


Na coletiva, que ocorreu no Paço Municipal, o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, explicou que o mote da campanha é “Passe um Pix com Zap!”, e destacou que o serviço é pautado pela agilidade e a facilidade ao usuário ao fazer uma recarga. “Quem utiliza o transporte não vai mais precisar enfrentar filas, e de onde estiver pode fazer a recarga. É simples, é fácil, é zap!”, pontuou.

Tarcísio explicou que, a partir do contato, com um oi ou olá, pelo número de WhatsApp 55 62 3110 8938, os clientes da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) poderão adquirir seus créditos para o Bilhete Único, e ainda fazer o pagamento por Pix.
“Ao acessar o serviço pelo WhatsApp, o usuário deverá informar o seu CPF. Em seguida, é preciso informar o valor que deseja recarregar no cartão. O sistema vai gerar um código que deve ser copiado para efetuar o pagamento na instituição financeira do usuário, via Pix”, explicou.

“É importante esclarecer que os créditos adquiridos por meio da plataforma são liberados para recarga somente após a confirmação do pagamento”, disse, acrescentando que no momento da aquisição de créditos, será informado o saldo do cartão. “É válido ressaltar que o saldo informado não é calculado em tempo real, mas, sim, o último saldo registrado nos sistemas da RMTC”.

Para baixar os créditos adquiridos, basta que o usuário aproxime o seu cartão de um dos validadores instalados no interior dos ônibus ou nos acessos dos terminais de integração e estações da RMTC. Assim, os créditos serão baixados automaticamente no cartão.

Perguntas e respostas sobre compra de créditos pelo WhatsApp e pagamento por Pix no transporte coletivo

1 – Este serviço está disponível para qual cartão Sitpass?
Este serviço está disponível para os clientes do Bilhete Único.

2 – Como eu faço para adquirir créditos pelo WhatsApp?

Você deve acessar o serviço pelo WhatsApp (62) 3110 – 8938;
Informar o seu CPF;
Escolher o cartão para recarga;
Informar o valor que você deseja recarregar em seu cartão;
Copiar o código Pix de pagamento gerado pelo sistema;
Acessar o seu banco e realizar o pagamento, via Pix, do código gerado pelo sistema.
3 – Em quanto tempo, após o pagamento, os créditos serão disponibilizados para recarga no cartão?
Em até 20 minutos, após a confirmação do pagamento, os créditos serão disponibilizados para recarga no cartão.

4 – Após o pagamento, o que devo fazer para baixar os créditos no cartão?
Basta aproximar o cartão em um dos validadores instalados no interior dos ônibus ou nos acessos dos terminais de integração e estações da RMTC que os créditos serão baixados automaticamente no cartão.

5 – Existe valor mínimo para compra de créditos pelo WhatsApp?
Não existe valor mínimo para compra de créditos pelo WhatsApp.

6 – Existe cobrança de taxa para uso deste serviço?
Não. Este serviço é totalmente gratuito.

7 – No momento da aquisição de créditos, como faço para saber o saldo do meu cartão?
No momento da aquisição de créditos, o saldo será informado. É válido lembrar que o saldo informado não é calculado em tempo real, mas, sim, o último saldo registrado no sistema de bilhetagem eletrônica.

Informações: Secom
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População aprova os novos veículos do Transporte Coletivo de Rio Grande


“Eu utilizo essa linha todos os dias, e posso dizer que o conforto que os novos ônibus oferecem para nós, passageiros, é excelente. Há muito tempo que não tínhamos veículos tão bons assim na cidade, isso melhora muito o atendimento a população”. É assim que a professora Carmem Gonçalves, de 62 anos descreve a experiência de utilizar um dos quatro novos carros do transporte públicos que estão circulando em Rio Grande.

Assim como a professora Carmem, a população riograndina já pode desfrutar dos novos ônibus que integram o Sistema de Transporte Coletivo da cidade. Apresentados na última sexta-feira, os quatro veículos 0km são equipados com letreiros digitais na parte superior frontal e na lateral, sistema de ventilação interno, além de um moderno e reforçado elevador para atender a população que utiliza esse serviço, oferecendo maior qualidade, conforto e segurança.
Para a funcionária do Restaurante Universitário 1, Angélica Domingues, de 52 anos, os novos ônibus vão oferecer maior conforto para queles que utilizam o sistema diariamente. “Eu utilizo a linha Furg Vila Maria todos os dias para me deslocar do Centro até a Universidade, e poder fazer esse percurso em um veículo novo garante mais conforto e qualidade aos passageiros.”

Mais veículos 0km

De acordo com a empresa Transpessoal, que opera as linhas da cidade, a expectativa é receber no mês de outubro mais três veículos, sendo dois urbanos e um seletivo. Além de outros três coletivos no mês de dezembro.

A demora na chegada de novos ônibus é causada pela falta de matéria-prima para fabricação, o que faz com que a fabricante atrase as entregas, como explica o secretário de mobilidade, acessibilidade e segurança Anderson Castro. “Tudo o que estava disponível no mercado foi comprado. O problema é que as fábricas não têm ônibus para vender. A empresa que opera o sistema já nos garantiu que, se encontrarem veículos disponíveis para compra, vão acelerar esse processo de renovação da frota”.

Canal direto com a secretaria

Você tem algum elogio, sugestão ou reclamação sobre o transporte público? Ligue para o número 3233-8431 ou para o 156, e fale direto com o Núcleo de Transportes do município.

Informações: Prefeitura de Rio Grande
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Porto Alegre vai receber R$ 25 milhões do Governo Federal para o transporte


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou nesta sexta-feira, 23, que Porto Alegre está entre os 573 municípios aprovados e irá receber R$ 25 milhões. O auxílio está previsto na Emenda Constitucional 123/2022 para custear a gratuidade dos idosos acima de 65 anos no transporte coletivo. A previsão de transferência dos valores, segundo a União, é no dia 30 de setembro.

Segundo dados do Datasus, a capital gaúcha possui mais de 220 mil habitantes com mais de 65 anos. O montante anunciado é abaixo dos R$ 70 milhões previstos inicialmente.

“Esse valor nos auxiliará a subsidiar o transporte. Inicialmente prevíamos aportar em torno de R$ 100 milhões para todo o sistema em 2022. Com o aumento do diesel de mais de 30% desde o início do ano, esse crédito irá nos ajudar a não passar dessa previsão, já que o subsídio é suportado pelo tesouro”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Na Grande Vitória, Ônibus elétricos do Sistema Transcol chegam na próxima semana

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Mais quatro ônibus estarão circulando pelas ruas da Grande Vitória em breve, operando no sistema Transcol. Os veículos têm como diferencial o fato de serem 100% elétricos. A apresentação dos mesmos está prevista para terça-feira (27).

Uma cerimônia será realizada para a apresentação dos primeiros veículos elétricos e sustentáveis. O evento acontece no Parque da Cidade da Serra.

Durante a participação do governador Renato Casagrande na sabatina promovida pela Rede Vitória, na noite desta terça-feira (20), ele afirmou que os veículos começarão a operar em outubro em linhas já existentes no sistema.

"Chegam dois na semana que vem e outros dois no início de outubro. A operação começa só no próximo mês, por conta da parte burocrática dos veículos", afirmou.

A chegada dos ônibus elétricos foi anunciada no fim de 2021 e a previsão era de que a operação tivesse início no primeiro semestre deste ano. 

De acordo com a montadora Caio, as empresas Expresso Santa Paula, Nova Transportes, Serramar e Unimar foram as primeiras do Estado a adquirirem unidades do eMillennium, modelo desenvolvido especificamente para chassis com propulsão elétrica.

No total são quatro unidades, uma para cada empresa, produzidas para a Expresso Santa Paula, Nova Transportes, Serramar e Unimar, que atuam no transporte coletivo de passageiros no Espírito Santo. Todas as empresas possuem linhas troncais que abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória.

Modelos eMillennium
Os ônibus de modelo eMillennium possuem chassi Mercedes-Benz O500U, com piso baixo. Acomodam 32 passageiros sentados e possuem sistema de ar condicionado com filtro antipólen, que evita passar para o ambiente interno do ônibus partículas de poeira, fungos e bactérias.

As poltronas dos passageiros são revestidas com material de fácil limpeza e manutenção. O amplo salão interno conta com catraca eletromecânica, e validador eletrônico, além de preparação para a instalação de microcâmeras, monitor, sistema GPS e Wi-fi.

As unidades possuem poltronas reservadas, espaço para cadeirantes e rampas móveis, que proporcionam 100% de acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

Itinerários eletrônicos estão posicionados em diferentes pontos da carroceria para que os passageiros possam ter maior visibilidade das informações.

Informações: R7
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Em teste, ônibus elétrico em Curitiba é aprovado pelos passageiros do transporte coletivo

Os usuários do transporte coletivo aprovaram o ônibus elétrico que começou a ser testado em linhas comuns nesta segunda-feira (19/9) em Curitiba. O veículo, que está em demonstração no município, vai circular cada dia em uma linha diferente até sexta-feira (23/9). Nesta segunda (19/9), foi a vez da linha 801 Campina do Siqueira/Batel.


“Parecia que eu estava no céu. Não tem barulho e é bem estável”, diz a aposentada Celene Tulio, que geralmente utiliza a linha Campina do Siqueira/Batel para ir ao médico.

“Tomara que esse ônibus fique em linha, é muito melhor do que os demais”, avaliou a aposentada Dinacir Alves Ferreira, que desembarcou no Terminal Campina do Siqueira com a neta. “Não dá para comparar”, elogiou.

A demonstração do veículo, fabricado pela chinesa Higer, faz parte dos eventos que celebram a mobilidade sustentável na capital em setembro, incluindo o Dia Mundial sem Carro, nesta quinta (22/9).
Jeferson Henrique, atendente de telemarketing, estava ansioso para embarcar no ônibus. “Vim aqui porque vi que teria esse teste hoje e me programei. Gosto de observar o ônibus, a nova tecnologia”, disse.

Para o aposentado João Aguiar, era a segunda vez no ônibus elétrico. No último sábado, ele embarcou no Parque Barigui, onde o veículo estava em demonstração com um trajeto especial até o Terminal Campina do Siqueira. “Vim passear mais um pouco, distrair a mente. É tão bom que esse ônibus poderia ir até Guaratuba”, brincou, entusiasmado.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e está na agenda do município para os próximos anos, quando a frota fará a migração para essa matriz energética.

“Estamos iniciando o processo para a matriz elétrica, não poluente, e essa demonstração é importante para que possamos testar o modelo no transporte coletivo. Ainda neste ano iniciaremos os testes técnicos que servirão de base para as diretrizes do edital de compra dos veículos”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs)

Leci Branco, motorista há oito anos no transporte coletivo, diz que a experiência de dirigir o novo veículo é maravilhosa. “É uma nova tecnologia, que exige atenção, mas que traz muito conforto para o usuário”, afirma ela, que passou por um treinamento de dois dias, com mais 33 motoristas, para poder conduzir o veículo elétrico.

Programação
Para quem quer conhecer a tecnologia, é preciso ficar atento às linhas que vão testar o modelo. Nesta terça-feira (20/9), será a vez da linha 380 Detran/Vicente Machado. Na quarta-feira (21/9), ele pode ser conferido na 617 Jardim Ludovica; na quinta-feira (22/9), na 654 Campo Alegre (22/9); e na sexta-feira (23/9), na 826 Campo Comprido/CIC.

O ônibus circulará nas linhas no período das 6h às 20h, em uma tabela especial, entre os horários dos demais veículos. Confira aqui os horários. 

O modelo padron Higer Azure A12 BR, com 12,2 metros, tem capacidade para transportar 78 pessoas, segundo a fabricante. A autonomia, de 270 quilômetros, é garantida por meio das 12 baterias do veículo, que serão recarregadas no período noturno, na estação montada na empresa Redentor, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O tempo máximo de recarga é de quatro horas.

O ônibus ainda está equipado com sistema de regeneração, que consiste em recarregar as baterias durante a circulação diária nas linhas, a partir do sistema de frenagem do veículo.

O ônibus da Higer foi equipado com sistema de bilhetagem eletrônica do município e vai funcionar como os demais veículos dessas linhas, com pagamento da passagem exclusivamente por cartão transporte, débito e crédito.

As linhas foram escolhidas por cobrirem várias regiões da cidade, com boa estrutura viária, e ainda terem acesso a terminais, possibilitando que mais pessoas possam conhecer a nova tecnologia. Juntas, as cinco linhas transportam, em média, 16,5 mil pessoas em dias úteis.

Informações: URBS
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Ônibus de São Paulo alugados para BRT do Rio dão pane no primeiro dia de circulação

Na segunda-feira (19), pelo menos dois ônibus que haviam sido incorporados como reforço ao BRT do Rio de Janeiro deram pane. Este seria o primeiro dia de circulação dos veículos, que foram utilizados no serviço Rock Express, montado para o festival Rock in Rio.

Um dos ônibus parou na rua Domingos Lopes, em Madureira, zona Norte do Rio e o outro na Praça Seca, zona Oeste. Os carros, que fazem parte dos 38 coletivos trazidos de São Paulo através de uma medida provisória e emergencial, foram recolhidos para manutenção.

A medida emergencial tem o objetivo de reforçar a operação dos BRTs nos horários de maior circulação e possibilitou a reativação dos chamados “diretões” que ligam Madureira a Alvorada e Penha a Alvorada. Ela é válida por seis meses até a chegada dos 291 ônibus comprados pela Prefeitura do Rio.

Em nota enviada à imprensa, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (MOBI-Rio) informou que “os dois ônibus que apresentaram problemas tiveram a manutenção acionada imediatamente e o transbordo dos passageiros foi realizado minutos depois”.

Além disso, o texto também afirma que os 38 veículos entraram em operação nesta segunda-feira (19) e realizaram, já no primeiro dia, 80 viagens nos serviços Penha-Alvorada e Madureira-Alvorada, transportando 4,5 mil pessoas só na parte da manhã. No Terminal Alvorada, os "diretões" estão saindo da Plataforma D46 (Madureira) e D50 (Penha).

Informações: BdF Rio de Janeiro
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