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Em Natal, CBTU implementa novos horários de viagens

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Em mais uma ação voltada à expansão e melhoria do transporte sobre trilhos no Rio Grande do Norte, a Superintendência de Trens Urbanos de Natal implementa, desde o 1º de julho, 05 novas viagens em sua grade horária, ligando a capital à zona norte da região metropolitana.

Há alguns meses, 03 viagens extras foram implementadas de forma experimental, para suprir a crescente demanda. Deram tão certo que mais 02 serão incorporadas à grade horária do sistema.

Além das novas viagens, os horários foram ajustados de maneira a permitir que os usuários consigam chegar ao centro de Natal mais cedo, antes dos horários de início de expediente e das aulas, assim como facilitar o retorno, após a saída do trabalho/escola.

De acordo com Leonardo Diniz, Superintendente da CBTU, o estímulo à expansão dos trens urbanos da Grande Natal é meta permanente de sua gestão. “Com essas ações, além de 05 novas viagens, foi possível aumentar de 07 para 13 o número de integrações entre as linhas Norte e Sul. Com uma única passagem, o usuário poderá ir de Ceará-Mirim a Parnamirim ou vice-versa”, complementou o superintendente.

Confira abaixo os novos horários e a grade horária completa:

  - Pela manhã, os usuários contarão com novas viagens partindo às 05h05 e às 06h36 de Ceará-Mirim, com destino a Natal;

  - No turno da tarde, mais uma viagem partindo de Natal às 14h43 com destino a Nova Natal e outra às 15h16 de Nova Natal para Natal;

  - Ao início da noite, às 18h35, mais uma partindo de Natal com destino a Ceará-Mirim.

Informações: CBTU

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Em Curitiba, Crédito de transporte será vendido por aplicativo

terça-feira, 2 de julho de 2019

O prefeito Rafael Greca anunciou nesta segunda-feira (1/7) a ampliação dos meios de venda de créditos para o transporte coletivo da capital. Trata-se do primeiro efeito prático para os usuários do processo de modernização do sistema, possível com a aprovação da bilhetagem eletrônica.

Greca se reuniu com representantes de três empresas já credenciadas para carregamento por meio de seus aplicativos: Recarga Pay, Mercado Pago e Qiwi. O credenciamento continua aberto até 2021, de forma que outras companhias possam vir a trabalhar neste setor, ampliando a oferta para os usuários.

“As empresas foram credenciadas e nos ajudarão a modernizar o processo de bilhetagem automática de Curitiba, facilitando a compra de créditos do sistema de transporte da cidade”, disse o prefeito. 

A venda efetiva para os usuários depende de ajustes operacionais das companhias e deve ocorrer nas próximas semanas. Os demais meios – no site da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e nas mais de 30 bancas credenciadas – continuarão funcionamento normalmente.

“Com o início das operações, os serviços oferecidos pelas empresas irão se somar aos pontos de venda que temos hoje”, explicou Greca. 

Outras melhorias
Com a regulação estabelecida para bilhetagem eletrônica, a Urbs já está trabalhando para viabilizar aimplantação de outras melhorias, como a instalação de totens para compra de passagens (com modelos de compra para uso diário ou semanal, por exemplo), na inserção da compra pelo aplicativo da Prefeitura, na tarifa diferenciada por horários, entre outros benefícios.

De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a ampliação da rede de venda e carregamento de valores em cartão transporte facilita a vida dos usuários e deve reduzir significativamente a circulação de dinheiro nos ônibus, estações-tubo e terminais.

“Além de proporcionar conforto aos nossos passageiros, que poderão recarregar seu cartão transporte a partir do celular e do cartão de crédito, teremos mais segurança em todo o sistema”, disse Maia Neto.

A concorrência entre as prestadoras de serviço é vantajosa para os usuários. Um exemplo é que uma das três empresas que começarão a trabalhar no setor não cobrará nenhuma taxa pela comercialização dos créditos.

Segundo Maia Neto, o anúncio desta segunda-feira é mais um passo importante no processo de recuperação e modernização do transporte coletivo da capital, que inclui a ampla renovação da frota de ônibus, a reintegração com a Região Metropolitana, mudanças na gestão administrativa  – além da bilhetagem eletrônica, fundamental para mudanças em todo o sistema.

Informações: Urbs

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Tarifa do Metrô do Recife terá novo aumento domingo

O segundo aumento do reajuste escalonado do Metrô do Recife entra em vigor a partir deste domingo (7). Até 2020, o bilhete sofrerá aumento de 150%, que ocorrerá de forma gradual. O reajuste foi autorizado pela Justiça Federal e é maior do que o índice pedido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), de 87,5%. De domingo a 7 de setembro, o preço será de R$ 2,60, isto é, R$ 0,50 a mais do que os R$ 2,10 cobrados atualmente.

Quando o aumento foi anunciado, em abril deste ano, a empresa informou que o serviço podia parar de funcionar em julho por falta de recursos. De acordo com o superintendente da CBTU, Leonardo Villar Beltrão, porém, o transporte por metrô está garantido durante este mês. Segundo ele, o governo federal liberou o orçamento de julho para que a companhia continue operando na capital pernambucana. "Estamos fazendo um esforço para viabilizar o orçamento e, apesar do contingenciamento, o governo federal demonstrou interesse em manter o sistema em funcionamento. Acreditamos que as verbas serão liberadas aos poucos e esperamos garantir o orçamento de todo o ano", afirmou.

O sistema de trens urbanos da capital pernambucana transporta cerca de 400 mil passageiros por dia. São três linhas, sendo duas eletrificadas (Centro e Sul) e uma operada por composições diesel, somando 71 quilômetros de trilhos. Conta com 37 estações e passa pelas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.

Aumento

Os valores da passagem do metrô foram reajustados segundo um escalonamento. A passagem do metrô do Recife, que custava R$ 1,60 até 4 de maio deste ano, foi reajustada para R$ 2,10 em 5 de maio e permanece neste valor até este sábado (6). De domingo (7) a 7 de setembro, o preço será de R$ 2,60. A tarifa custará R$ 3 entre 8 de setembro e 2 de novembro, R$ 3,40 de 3 de novembro a 4 de janeiro do próximo ano, R$ 3,70 entre 5 de janeiro e 6 de março de 2020 e R$ 4 a partir de 7 de março de 2020 - representando um aumento de 150% em relação ao preço do início do ano. Eventuais aumentos posteriores a última data do reajuste ainda não foram definidos.

Durante reunião realizada em abril deste ano no Foro de Justiça Federal em Belo Horizonte, foram definidos os novos preços da tarifa dos metrôs do Recife, da capital mineira, João Pessoa, Maceió e Natal. No dia 22 de abril, o Tribunal Regional Federal - 1ª Região (TRF1) havia autorizado o aumento das tarifas dos metrôs administrados pela CBTU, derrubando uma decisão de 14 de maio de 2018, que obrigava a companhia a suspender os reajustes que haviam sido definidos para valer a partir de 11 de maio daquele ano. Num acordo homologado pela Justiça Federal, a CBTU se comprometeu a repassar R$ 2 milhões para projetos de mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade.

Informações: DIÁRIO DE PERNAMBUCO


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Em Campo Grande, Novos ônibus não terão ar-condicionado

Após ganhar tempo com a multa contratual de R$ 2,6 milhões por manter ônibus vencidos nas ruas, o Consórcio Guaicurus, que opera o transporte coletivo urbano em Campo Grande, já avisou que os 55 novos veículos comprados para repor os velhos só devem chegar em dezembro, bem depois do fim do prazo de 90 dias que ganharam da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) para escapar de uma multa.

E, ao contrário da expectativa criada nas eleições municipais de 2016, nenhum dos novos ônibus terá ar-condicionado. A informação é do presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende.

Do total de 558 ônibus em Campo Grande, apenas 14 são equipados com o equipamento que reduz a temperatura e ajuda os passageiros a contornarem a demora, lotação e falta de qualidade dos ônibus.

Em ronda que flagrou quase metade da frota parada até mesmo nos horários de maior movimento, a reportagem identificou muitos dos 14 ônibus com ar-condicionado parados. “Naturalmente como todo ônibus, todos eles rodam hora mais, hora menos. Não tem uma determinação que faz com que o com o ar-condicionado rode sem parar”, confirmou João Rezende.

“Nós estamos obrigatoriamente contratados com a prefeitura e no contrato, não tem previsão de ônibus com ar-condicionado. Com ar custa mais caro, consome mais combustível e não resolve o problema do transporte urbano”, resume.

Servidores acham muito difícil que a multa, mesmo com o prazo descumprido, chegue a ser aplicada, e a Agetran já admitiu que a cobrança seria reavaliada após vencido o prazo, que termina em setembro. Os órgão municipais ligados à gestão e fiscalização do serviço estão implicados em denúncias de omissão para favorecer o Consórcio Guaicurus.

Com denúncias sobre os ônibus vencidos desde o começo de 2017, e mesmo com vários flagrantes de ônibus velhos nas ruas pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, a Agereg só notificou os empresários sobre o descumprimento contratual mais de dois anos depois.

O presidente do Consórcio Guaicurus afirmou em entrevista que ‘não está nem aí para os flagrantes e jogou a culpa por quase a metade da frota ficar parada para a Agetran‘. O órgão municipal confirmou as declarações e ainda defendeu as empresas.

No episódio da notificação por causa dos ônibus vencidos, mais uma demonstração de muita paciência por parte da administração municipal para com os donos das empresas. Após o lançamento da multa, a Agereg suspendeu a cobrança porque recebeu um papel do Consórcio dizendo que já tinha comprado 55 ônibus.

A fabricante, no entanto, desmentiu o suposto documento e disse que a compra estava conversada, mas não finalizada. Na sequência, a Marcopolo voltou atrás e, para proteger o cliente, disse que tinha cometido apenas um ‘desencontro de informação’ na hora de responder.

A frota do Consórcio Guaicurus apresenta diversos problemas estruturais, como ônibus velhos rodando pela cidade, inúmeros casos de atrasos e lentidão, apesar de cobrar uma das tarifas mais caras do país para cidades de porte semelhante e ter isenção do ISSQN aprovada anualmente pela Câmara de Campo Grande.

CPI dos Ônibus e inquéritos no MPMS
Os vereadores de Campo Grande receberam uma proposta de abertura da CPI dos Ônibus, mas apenas cinco assinaram e a maioria é contra investigar o Consórcio Guaicurus e a atuação dos órgãos municipais envolvidos.

Até o momento, os parlamentares que aceitam investigar as suspeitas sobre o contrato de transporte coletivo na Câmara Municipal de Campo Grande são Vinicius Siqueira (DEM), André Salineiro (PSDB), Cida Amaral (PROS), Dr. Loester (MDB) e Dr. Lívio Viana (PSDB).

Enquanto isso, o MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) informa que possui ao menos cinco procedimentos em andamento sobre o contrato de concessão dos ônibus em Campo Grande. Uma das investigações apura porque a Agereg teria liberado o Consórcio Guaicurus até de pagar multas de trânsito emitidas pela Agetran.

Informações: Midiamax


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Greve no Metrô-DF completa dois meses

A greve de servidores do Metrô do Distrito Federal completa dois meses nesta segunda-feira (1º) e, até o momento, não tem previsão para chegar ao fim. Até a última atualização, o julgamento do dissídio ainda não tinha data marcada para ocorrer.

Enquanto trabalhadores e empresa não chegam a um acordo, as perdas se acumulam. De acordo com a Companhia do Metropolitano, que administra o serviço, o prejuízo causado pela paralisação entre 2 de maio e 27 de junho já chegava a R$ 6,8 milhões. No mês passado, as perdas acumuladas eram de R$ 3,8 milhões.

Desde o início da greve, o serviço funciona em horário reduzido, com 18 dos 24 trens circulando em horário de pico. Com a oferta menor de vagões, o metrô diz que transportou 1,5 milhão de usuários a menos do que o esperado para os dois meses.

Com a greve, as estações ficam abertas de segunda a sábado das 5h30 às 23h30 e, no domingo, de 7h às 19h. Apenas 30% dos trens circulam na maior parte do dia. Em horários de pico, o quantitativo sobe para 75%.

Confira os horários considerados de pico:

Segunda a sexta, das 6h às 8h45 e das 16h45 às 19h30: 18 trens
Sábado: das 6h às 9h45 e das 17h às 19h15: quatro ou cinco trens
Domingo: das 7h às 19h: três trens

Benefícios garantidos
Sem prazo para o impasse chegar ao fim, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) determinou que o Metrô-DF mantenha o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com os servidores.

Informações: G1 DF


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Em Campinas, Tarifa de ônibus passa a custar R$ 4,95 no próximo domingo

segunda-feira, 1 de julho de 2019

A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou nesta segunda-feira (1) no Diário Oficial do município o aumento de 5,31% na tarifa de ônibus do transporte público da cidade. O valor passa dos atuais R$ 4,70 para R$ 4,95 a partir do próximo domingo (7).

O último reajuste ocorreu em 6 de janeiro de 2018, e este ano a administração municipal havia prometido não reajustar a cobrança até junho. A promessa foi cumprida, mas a alta chama a atenção por superar a inflação do ano passado, que foi de 3,75%. O Banco Central estima índice de 3,6% para este ano.

No decreto, a justificativa da prefeitura é que a passagem "terá um reajuste abaixo do índice inflacionário do período", e considera que a inflação no intervalo "de janeiro de 2018 a maio de 2019 foi de 6,05%".

Veja a evolução na alta da tarifa de ônibus em Campinas
jan/2015 - passou de R$ 3,30 para R$ 3,50 (6,06%)
jan/2016 - subiu de R$ 3,50 para R$ 3,80 (8,57%)
jan/2017 - foi de R$ 3,80 para R$ 4,50 (18,42%)
jan/2018 - alta de R$ 4,50 para R$ 4,70 (4,44%)
jul/2019 - alta de R$ 4,70 para R$ 4,95 (5,31%)

O anúncio feito em março de que a tarifa não seria alterada no primeiro semestre - considerando que nos últimos quatro anos o reajuste ocorreu em janeiro - veio acompanhado da explicação de que os janeiro e fevereiro estavam dentro da expectativa prevista de custo e receitas, informou o secretário de Transportes da cidade, Carlos José Barreiro.

Outras justificativas para o aumento

Ainda para justificar o aumento na tarifa, o decreto também considera:

  • que o aumento do diesel no mesmo período (janeiro de 2018 a maio de 2019) foi de 10,09%;
  • que o aumento de salários dos trabalhadores do transporte coletivo foi de 7,1%;
  • a necessidade de manutenção do equilíbrio econômico e financeiro do sistema de transporte público coletivo de Campinas.


Como ficam os bilhetes
De acordo com o texto do decreto, o valor de R$ 4,95 será aplicado para o crédito do tíquete QR Code, crédito de Bilhete Único Vale Transporte. Os operadores do Sistema Intercamp ficam obrigados a conceder desconto de R$ 0,40 aos usuários do Bilhete Único Comum.

Os valores a serem descontados dos créditos monetários dos cartões eletrônicos de Bilhete Único, adquiridos a partir de 7 de julho são:

crédito de Bilhete Único Comum: R$ 4,55 (reajuste de 5,81%)
crédito do Cartão Especial: R$ 4,95
crédito de Bilhete Único Escolar: R$ 1,82
crédito de Bilhete Único Universitário: R$ 2,28

Na segunda integração realizada pelo usuário no Sistema de Bilhetagem Eletrônica serão descontados os seguintes valores:

crédito de Bilhete Único Comum: R$ 0,40 (quarenta centavos);
crédito de Bilhete Único Vale Transporte: R$ 0,40 (quarenta centavos).
Não haverá cobrança de integração tarifária temporal para: crédito de Bilhete Único Escolar e crédito de Bilhete Único Universitário

Quem carregar até dia 6 mantém valor antigo
O decreto garante que "para os valores monetários adquiridos em data anterior à estabelecida no art. 1º deste Decreto (7 de julho) serão descontados os valores das tarifas vigentes na data de sua aquisição", ou seja R$ 4,70.

A Prefeitura ressalta que o chamado Linhão de Saúde/ Circular Centro (identificada pelo número 502) passa a ter tarifa de R$ 3 para o Bilhete Único Comum, de R$ 1,20 para o passe estudante e de R$ 1,50 para o passe universitário.

Informações: G1 Campinas


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Curitiba: Tarifa diferenciada é incluída em proposta na Câmara

No dia 7 de junho, a Prefeitura de Curitiba protocolou no Legislativo projeto que cria as condições jurídicas para o transporte coletivo ter tarifas diferenciadas conforme a linha de ônibus, o horário e os pontos de embarque e desembarque. A proposta, em análise pela Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), precisará tramitar pelas comissões temáticas antes de ser votada pelos vereadores .

O que fez o vereador Bruno Pessuti (PSD), por ter uma iniciativa de teor semelhante, foi incorporar a ela, por meio de um substitutivo geral, a proposta do Executivo. Aguardando votação em plenário desde maio de 2017, o projeto do vereador tratava originalmente do bilhete temporal. Ao apresentar o substitutivo no dia 18, diz Pessuti, ele colocou sua proposição como uma alternativa de tramitação da proposta na CMC.

Anteriormente o parlamentar queria incluir na lei 12.597/2008, que regulamenta o transporte coletivo, a previsão legal para que outras formas de cobrança pelo ônibus fossem possíveis: “a tarifa poderá ser única, variável, exclusiva ou temporal, independentemente do valor da tarifa técnica calculada”.

Informações: Jornale


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Google Maps começa a mostrar se ônibus, trens e metrô estão lotados

domingo, 30 de junho de 2019

O Google Maps começa a mostrar, a partir desta quinta-feira (27), uma estimativa de ônibus, trens e metrôs que podem estar lotados. O aplicativo para Android e iPhone (iOS) também passa a mostrar horários em que ônibus vão passar nos pontos de parada, além de exibir trânsito em tempo real e eventuais cálculos de atraso e mudanças na duração da viagem.

As novidades chegam para quase 200 cidades em todo o mundo. No Brasil, o acompanhamento de ônibus em tempo real chega em breve em Brasília, Recife e Salvador. Já o alerta que mostra se o transporte está cheio aparece primeiro para usuários no Rio de Janeiro e em São Paulo — a capital paulista, segundo o Google, tem três das 10 linhas de transporte mais lotadas do mundo.

Previsão de lotação
A estimativa de horários em que o transporte está lotado é histórico fornecido por usuários. A informação aparece ao pesquisar um trajeto de transporte público no celular, no campo de detalhes entre uma estação e outra. É possível saber, por exemplo, se o trem que vem a seguir pode ter lugar vago para sentar.

Os dados que alimentam o sistema começaram a ser coletados pelo Google em outubro de 2018. Ao sair de uma viagem de ônibus, trem ou metrô, algumas pessoas podem ter visto um alerta no aplicativo perguntando como foi a viagem e pedindo para indicar se o veículo estava com lotação completa. Segundo o Google, as informações foram analisadas de forma anônima.

Com base nas respostas, a empresa criou um ranking de linhas de transportes mais lotadas. Entre as 10 primeiras, três estão em São Paulo: 11 Coral em segundo lugar, 8 Diamante em quarto e 9 Esmeralda em oitavo. Completam a lista três linhas em Buenos Aires, duas em Tóquio, uma Paris e uma Nova Iorque.

Trajeto de ônibus
O tráfego em tempo real para ônibus promete ser útil especialmente em cidades que não têm painéis informativos nas ruas com dados ao vivo de empresas de transporte locais. O usuário poderá ver se o ônibus chegará atrasado e qual o possível tempo de atraso, além de eventuais impactos no tempo de trajeto.

O mapa também mostra locais de congestionamento de forma similar ao trajeto de carro, permitindo que o usuário decida se vale a pena ir ao ponto de ônibus em determinado horário.

Informações: TechTudo


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