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SPTrans altera 19 itinerários neste domingo durante corrida no Ipiranga

quinta-feira, 27 de junho de 2019

A SPTrans informa que 19 linhas terão seus itinerários alterados das 5h às 10h deste domingo, dia 30 de junho, durante a 24ª Corrida de Rua do Bombeiro, no Ipiranga, Zona Sul. Juntas, as linhas transportam cerca de 52 mil passageiros aos domingos.

A corrida envolve o seguinte trecho: Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Pe. Marchetti, Rua Xavier de Almeida, Rua Xavier Curado, Rua Bom Pastor, Rua Leais Paulistanos, Av. D. Pedro I (pista central), contorno, Av. D. Pedro I (pista central), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, (pista da esquerda C/B), Rua dos Patriotas, Pça. do Monumento.

Além dos desvios de itinerários a linha 4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República será operada por veículos a diesel e a bateria.

Confira os desvios:

174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga
Ida: normal até a Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, Av. do Estado, Rua do Manifesto, Rua Tabor, Rua Agostinho Gomes e Rua dos Ituanos.
Volta: sem alteração.

4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República
Sentido Pça. da República: Rua Visc. de Pirajá, Av. Dr. Gentil de Moura, Rua Salvador Simões, Rua Dr. Mário Vicente, Rua Vieira de Almeida, Rua Gama Lobo, Rua Br. de Loreto, Rua Paulo Bregaro, Rua Cel. Diogo, prosseguindo normal. 
Sentido Gentil de Moura: sem alteração.

314J/10 Pq. Sta. Madalena – Pça. Almeida Jr.
314V/10 Vl. Ema – Pça. Almeida Jr.
Ida: normal até a Rua do Manifesto, Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Xavier Curado, Rua José Chimenti, prosseguindo normal.

4491/10 Zoológico – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Av. Dr. Ricardo Jafet, Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. D. Pedro I, (pista local), prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

477A/10 Sacomã – Term. Pinheiros
874T/10 Ipiranga – Lapa  
5107/10 Term. Sacomã – Pça. do Correio
Ida: normal até a Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Silva Bueno, prosseguindo normal.

478P/10 Sacomã – Pompéia até Vl. Romana
Ida: normal até a Av. Ricardo Jafet, Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

477P/10 Ipiranga – Rio Pequeno
Ida: normal até a Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Dr. Ricardo Jafet, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Dr. Ricardo Jafet, Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Silva Bueno, prosseguindo normal.

5108/10 Jd. Celeste – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

5142/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Silva Bueno, Rua José Chimenti, prosseguindo normal.

476G/41 Vl. Industrial – Metrô Ana Rosa
5145/10 Term. Sapopemba – Pça. Almeida Jr.
Ida: normal até a Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Xavier Curado, Rua José Chimenti, prosseguindo normal.

5705/10 Term. Sacomã – Metrô Vergueiro
Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Rua Vasconcelos Drumond, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

5028/10 Conj. Hab. Heliópolis – Metrô Alto do Ipiranga
Sentido Metrô Alto do Ipiranga: normal até a Rua Costa Aguiar, Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento Av. Nazaré, prosseguindo normal.
Sentido Conj. Hab. Heliópolis: sem alteração.

364A/10 Hosp. Ipiranga – Shop. Aricanduva
Ida: normal até a Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Xavier Curado, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua dos Patriotas, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré e Rua Maurício de Castilho.

514T/10 Term. Sacomã - Jd. Itápolis
Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Silva Bueno, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, prosseguindo normal.

476G/10 Jd. Elba – Ibirapuera
Ida: normal até a Rua Tabor, Av. D. Pedro I (pista local), Retorno no IV Comar, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Dr. Ricardo Jafet, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Dr. Ricardo Jafet, Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Dom Luís Lasanha, Rua Clóvis Bueno de Andrade, Rua Moreira e Costa, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Xavier Curado, prosseguindo normal.

Para informações sobre itinerários ligue 156.

Informações: SPTrans


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Em Salvador, Extensão do metrô para a Barra passa por estudos

A primeira fase do estudo de viabilidade para extensão do metrô, por via subterrânea, da Lapa até a Barra deve ser concluída no próximo mês, afirma a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Grace Gomes.

Com o seguimento do projeto, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que acaba de completar cinco anos de operação, ganhará quatro novas estações e pouco mais de quatro quilômetros de trilhos.

“Pelo que avaliamos até o momento, há grande possibilidade de essa extensão ser executada. Após a conclusão dessa etapa, vamos iniciar estudos técnicos de engenharia, com análise mais detalhada da topografia e da demanda concentrada nesse novo trecho”, declara Grace. De acordo com o estudo preliminar, as estações devem ficar nas imediações do estacionamento São Raimundo, Campo Grande, largo da Graça e shopping Barra.

Atualmente, os passageiros do metrô que têm a Barra como destino final precisam completar o trajeto usando ônibus, o que pode ser feito sem gastos adicionais utilizando os cartões de integração da CCR Metrô Bahia, SalvadorCard ou Metropasse.

Moradora de São Cristóvão, Maria Rita Matos, 33 anos, trabalha como doméstica em um apartamento no Campo Grande e logo se animou com a ideia da expansão. “Vai ficar muito melhor, mais rápido”, aposta.

Tempo Ganho de tempo é a principal vantagem apontada por Késsia Batista, 22, auxiliar administrativa que integra o contingente de cerca de 370 mil passageiros que utilizam o sistema metroviário diariamente. “De ônibus eu levava quase duas horas, e agora gasto de 30 a 40 minutos”, conta a jovem, que mora no Imbuí e trabalha no Campo da Pólvora.

No trajeto nem é necessário integrar com ônibus, ela apenas embarca na Linha 2 do metrô (Acesso Norte-Aeroporto) e troca para a Linha 1 (Lapa/Pirajá) na Estação Acesso Norte.

Depois que o metrô chegou à Av. Paralela, em maio de 2017, Késsia passou a frequentar a academia pela manhã, o que possibilita que treine todos os dias.

Com 35 trens operando em horário de pico, a expectativa da CCR Metrô Bahia era de transportar 500 mil passageiros/dia após a conclusão das duas linhas inicialmente projetadas. Vale lembrar que em 11 de junho de 2015 o trecho Acesso Norte-Lapa foi inaugurado. A Linha 1 chegou a Pirajá em dezembro de 2015 e a Linha 2 teve primeiro trecho em operação no final de 2016, chegando ao aeroporto em abril do ano passado.

O gestor de operação e atendimento da concessionária, Leonardo Balbino, acredita que grande parte da população ainda vê o metrô como novidade e não experimentou o modal. “Interessante que quando temos grandes eventos na cidade, como o Carnaval, algumas pessoas utilizam para aquele momento específico e percebemos que logo em seguida acontece um aumento na demanda”, conta.

SISTEMA CHEGARÁ A ÁGUAS CLARAS COM PREVISÃO DE DUAS ESTAÇÕES

Moradora de Cajazeiras 6, Marivalda Nunes Conceição, 55 anos, deve ser beneficiada com a extensão da Linha 1 de Pirajá até Águas Claras. Embora esteja aposentada, ela faz trabalho voluntário na Ribeira e utiliza a integração ônibus-metrô-ônibus quase diariamente. 

De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), as obras dessa expansão terão início ainda este ano.

A superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes, ressalta que a licitação foi concluída e acrescenta que o projeto está passando pelos ajustes técnicos finais para entrar em execução. 

Chamado de Tramo 3 da Linha 1, o trecho terá aproximadamente cinco quilômetros e duas estações, uma em Campinas de Pirajá e outra no acesso para Águas Claras. Grace Gomes explica que, devido à grande densidade populacional da região de Campinas de Pirajá, a estação será implantada no mesmo lado do bairro. 

Isto significa que os trilhos elevados cruzarão a rodovia BR-324, após a saída de Pirajá, e farão esse cruzamento no sentido inverso para a estação final, na altura do encontro dos acessos a Águas Claras e BA-528 (Estrada do Derba) com a BR-324. 

“Nossa expectativa é que o metrô chegue à região junto com a Av. 29 de Março, criando uma nova centralidade em Salvador, já próximo a Simões Filho”, declara a superintendente. Ela lembra que um terminal de ônibus também será construído na área e que a rodoviária da capital baiana será transferida para aquela região.

Grace acredita que a implantação desse complexo de transporte vai atrair mais empreendimentos para a área, ampliando o comércio, a oferta de serviços e ampliando o suporte aos bairros próximos. 

Lauro de Freitas Única ampliação incluída no projeto inicial do Sistema Metroviário, a construção de uma estação às margens da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas (nas proximidades da antiga Insinuante), depende do crescimento do fluxo de passageiros na Estação Aeroporto. 

De acordo com o gestor de operação e atendimento da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino, para iniciar essa extensão é preciso que a Estação Aeroporto atinja uma média de seis mil embarques/hora, em horário de pico, e sustente esse fluxo por seis meses. Até o momento, a média registrada em junho é de 4,5 mil embarques/hora-pico. Atualmente, os horários considerados de pico são de 6h30 às 8h30 e de 16h30 às 19h30. 

Por Jane Fernandes | Fotos: Joá Souza
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No Rio, Cartão eletrônico do BRT passa a ser individual com adoção de nova medida de combate ao calote

terça-feira, 18 de junho de 2019

Com a implantação do novo sistema contra calotes no BRT, os cartões eletrônicos passam a ser individuais, como já ocorre no VLT. Ou seja, cada passageiro terá de ter o seu. Hoje é possível pagar mais de uma passagem utilizando o mesmo cartão.

Mas, quem não for usuário habitual do sistema poderá, ao final da viagem, devolver o cartão na bilheteria e pegar de volta o dinheiro pago por ele. Cada bilhete custa ao usuário R$ 3 Em caso de devolução, a restituição será no valor integral.

Segundo o BRT, a multa contra o calote, no valor de R$170, já está em vigor desde o ano passado. A verificação eletrônica, que começa em dez dias, a contar desta terça-feira, é uma nova ferramenta para auxiliar na repressão a irregularidade.

Quando a medida estiver valendo o passageiro deverá comprovar o pagamento da tarifa por meio da apresentação do cartão eletrônico, para que a fiscalização possa conferir se o mesmo foi validado nas roletas de acesso. A medida é semelhante ao sistema existente no VLT.

Ainda de acordo com o BRT, desde esta segunda-feira, quando o Diário Oficial do município publicou a resolução instituindo a verificação eletrônica, já está valendo a determinação de que todo passageiro deve manter em seu poder, para fins de fiscalização, o cartão usado para entrar no sistema. Nos próximos dez dias será feita uma campanha de esclarecimentos pelos meios de comunicação para anunciar a medida à população. Também serão utilizadas as redes sociais para o mesmo fim.

A verificação do cartão poderá ser feita dentro dos terminais, estações e até ônibus por funcionários do BRT e, principalmente, por guardas municipais, que têm a atribuição de aplicar multas. De acordo com o BRT, A medida soma-se a outras já adotadas para combater a evasão no sistema.

Uma delas foi a Força-Tarefa montada pela Intervenção, com a participação de vários órgãos municipais, que multiplicou por dez a média mensal de multas por calotes, passando de 65 em janeiro para 683 em maio. Outra foi a mudança da forma de fiscalização da Guarda Municipal, que passa a ser mais permanente nas estações com mais alto índice de calotes.

Além disso, foi retirado o beiral e colocado guarda-corpos no módulo parador, sentido Alvorada, da estação Mato Alto, para dificultar o acesso dos caloteiros. A medida é em caráter experimental. O BRT não descarta implantar novas ações para coibir a evasão.

O alto índice de calotes é um dos principais problemas do sistema, inaugurado em 2012. A estimativa é de que cerca de 70 mil passageiros entrem, em média, todos os dias nas estações e terminais sem pagar passagem.

Informações: Extra Globo

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Em Campinas, Rede Temática facilita acesso a hospitais

Campinas possui uma rede temática da Saúde. São 17 linhas do Sistema InterCamp que circulam com placas frontais e laterais identificadas com uma cruz vermelha sobre um fundo branco, simbolizando que os itinerários atendem à rede hospitalar.

Os ônibus trazem, ainda, a lista dos hospitais, em vermelho, nas laterais. A intenção é facilitar a identificação dos itinerários e garantir mais rapidez e agilidade nos deslocamentos.

Dentro da rede temática também há o chamado Linhão da Saúde: a linha 5.02 – Circular / Cento. Essa linha atende cinco unidades hospitalares: Casa de Saúde, Irmãos Penteado, Mário Gatti, Renascença e Vera Cruz.

Linhas da Saúde:

Linha 1.18 - Terminal Ouro Verde
Atendimento: hospitais Álvaro Ribeiro, Vera Cruz, Beneficência Portuguesa, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.

Linha 1.21 - Terminal Ouro Verde
Atendimento: hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.

Linha 1.31 - Terminal Vida Nova
Atendimento: hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.

Linha 1.54 - Terminal Vila União
Atendimento: hospitais Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.

Linha 2.12 - Terminal Itajaí
Atendimento: PS Campo Grande, Hospital Celso Pierro e Maternidade.

Linha 2.13 - Terminal Itajaí
Atendimento: PS Campo Grande, hospitais Celso Pierro, Mário Gatti e Álvaro Ribeiro.

Linha 2.20 - Terminal Campo Grande
Atendimento: hospitais Celso Pierro, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.

Linha 2.64 - Vila Padre Anchieta
Atendimento: PS Padre Anchieta e Maternidade.

Linha 2.66 - Terminal Padre Anchieta / Hospital de Clínicas
Atendimento: PS Padre Anchieta e Hospital de Clínicas da Unicamp.

Linha 3.17 - Jardim São José / Jardim São Marcos
Atendimento: PS São José, hospitais Mário Gatti e Álvaro Ribeiro.

Linha 3.21 - Centro Médico / Bosque das Palmeiras
Atendimento: Centro Médico e Centro Boldrini.

Linha 3.30 - Unicamp
Atendimento: Maternidade.

Linha 3.32 - Terminal Barão Geraldo
Atendimento: Hospital de Clínicas.

Linha 3.57 - PUCC
Atendimento: hospitais Madre Theodora e Irmãos Penteado.

Linha 4.02 - Parque da Figueira I e II
Atendimento: Hospital Samaritano.

Linha 4.99 - Iporanga
Atendimento: Hospital Santa Edwiges.

Linha 5.02 - Circular Centro
Atendimento: hospitais Renascença, Irmãos Penteado, Casa de Saúde, Mário Gatti e Vera Cruz.

Informações: EMDEC


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Em SP, Airport Bus Service tem tarifa promocional até o final de agosto

Até 31 de agosto, o Airport Bus Service da EMTU/SP terá uma tarifa promocional de R$ 39,00 nas três linhas que conectam os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos à capital. O valor cheio da tarifa é de R$ 52,50 e o desconto oferecido é de 25%.

O transporte é feito por ônibus executivos operados pela concessionária Internorte, com poltronas estofadas e reclináveis, sistema wi-fi, tomadas, mesa para laptops, ar-condicionado e toalete, garantindo conforto ao passageiro. O intervalo dos ônibus varia entre 40 minutos e 1 hora, dependendo da linha.

As linhas executivas são:

- 258: Aeroporto de Guarulhos/Aeroporto de Congonhas – Intervalo médio de 40 minutos nos dias úteis;

- 316: Aeroporto de Guarulhos/Circuito de hotéis, passando pela Praça da República - Intervalo médio de 1h nos dias úteis;

- 472: Aeroporto de Guarulhos/Terminal Rodoviário Barra Funda, passando pelo Terminal Rodoviário do Tietê - Intervalo médio de 1h nos dias úteis.

Os serviços operam todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados.As passagens podem ser adquiridas diretamente com o motorista dos ônibus, inclusive com cartões de débito e crédito, ou também nos pontos de venda nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda, além dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Veja os locais exatos no endereço http://www.airportbusservice.com.br/br/linhas/vendas.

Opção econômica - Outra alternativa para chegar ao Aeroporto Internacional é a linha suburbana 257 da EMTU/SP, que parte da Estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô ao custo de R$ 6,45. Opção econômica e confortável, os ônibus contam com ar-condicionado e têm partidas a cada 20 minutos, com tempo médio de percurso de 45 minutos, dependendo do tráfego. A tarifa pode ser paga em dinheiro ou por meio do Cartão BOM diretamente nos ônibus.

Os itinerários e horários dos ônibus para o Aeroporto de Guarulhos podem ser conferidos no endereço: http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/airport-bus-service.fss.

Informações: AbcdoAbc

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Várzea Grande recebe 20 novos ônibus com ar-condicionado

Pela primeira vez ônibus com ar-condicionado circularão pelos bairros de Várzea Grande, na região metropolitana. Nesta segunda-feira (17), 20 novos veículos foram entregues durante uma ação conjunta entre a Prefeitura do município, a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU) e a União Transporte, concessionária responsável pelo serviço. 

Os ônibus atenderam 26 linhas do sistema de transporte coletivo municipal. No total, 90 mil passageiros dependem do serviço no município. 

Atualmente a frota total da União Transporte possui 69 veículos. De acordo com a assessoria do município, todos possuem elevador para cadeirantes e, alguns dos carros, possuem ar-condicionado. 

Outra inovação é o aplicativo de celular e tablets para que os usuários possam acompanhar os horários e itinerários que a empresa executa dentro do planejamento colocado em prática pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O aplicativo é de fácil acesso e pode ser consultado também no site. 

Além de ar-condicionado os ônibus municipais passam a circular também nas cores azul e laranja, seguindo padrão único.

Cada veículo possui capacidade para 80 passageiros, sendo 45 sentados e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que incluem elevador, rampa para cadeirante, deficiente, acento para obesos, gestantes e idosos. São todos equipados com ar-condicionado, wi-fi, câmeras de segurança com reconhecimento facial, monitoramento remoto através de GPS e bilhetagem eletrônica. 

Segundo o presidente da empresa concessionária União Transportes, Rômulo Cesar Botelho, o investimento foi de R$ 9 milhões.

O aplicativo "Meu ônibus MTU", pode ser baixado gratuitamente na Play Store (Android) e Apple Store (iOS). Entre as informações, o programa mostra a previsão do horário em que os ônibus devem passar pelo ponto mais próximo do usuário.

Informações: MidiaNews

                                
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Linha de trólebus será operada por veículos a diesel nesta quinta-feira

A SPTrans informa que a linha de trólebus 2290/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II que atende a Zona Leste será operada por veículos a diesel e a bateria da 0h30 às 4h30 desta quinta-feira, dia 20 de junho. 
A rede de trólebus será desligada para execução de obras na Av. Celso Garcia, entre as ruas Passos e Dr. Costa Valente.

Para informações sobre itinerários ligue 156.

Informações: SPTrans


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Projeto de lei prevê tarifa diferenciada no transporte coletivo

segunda-feira, 17 de junho de 2019

A Prefeitura enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que estabelece cobrança de tarifa diferenciada no transporte coletivo. O texto trata da flexibilização da atual legislação, permitindo que o usuário pague valores diferentes de acordo com o horário das viagens.

Se aprovado, o município poderá fazer testes, em linhas experimentais, dos quais resultará a melhor forma de se aplicar o novo sistema em escala no transporte coletivo da capital.

A medida dá instrumentos para aumentar o estímulo ao uso de ônibus. Uma vez implementada, os usuários poderão escolher as opções que julgam mais convenientes para seus deslocamentos.

Horário de pico
A proposta também tem o potencial de aliviar a pressão da frota nos horários de pico, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia, diminuindo ociosidade da frota.

Fazendo a diferenciação da tarifa no horário entre picos e dentro de prazos estabelecidos (para um dia, uma semana ou um mês de uso), os passageiros poderão ter um leque bem maior de opções ao seu dispor.

Benefícios
Os efeitos positivos para o sistema incluem melhoria da operação do sistema, maior qualidade do serviço (principalmente nos horários de maior demanda) e melhor distribuição do número de passageiros, com maior conforto aos usuários.

Caso a proposta seja aprovada pelos vereadores, os valores a serem aplicados, horários, linhas e a data para início serão definidos por regulamentação específica.

Informações: URBS

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