Com a implantação do novo sistema contra calotes no BRT, os cartões eletrônicos passam a ser individuais, como já ocorre no VLT. Ou seja, cada passageiro terá de ter o seu. Hoje é possível pagar mais de uma passagem utilizando o mesmo cartão.
Mas, quem não for usuário habitual do sistema poderá, ao final da viagem, devolver o cartão na bilheteria e pegar de volta o dinheiro pago por ele. Cada bilhete custa ao usuário R$ 3 Em caso de devolução, a restituição será no valor integral.
Segundo o BRT, a multa contra o calote, no valor de R$170, já está em vigor desde o ano passado. A verificação eletrônica, que começa em dez dias, a contar desta terça-feira, é uma nova ferramenta para auxiliar na repressão a irregularidade.
Quando a medida estiver valendo o passageiro deverá comprovar o pagamento da tarifa por meio da apresentação do cartão eletrônico, para que a fiscalização possa conferir se o mesmo foi validado nas roletas de acesso. A medida é semelhante ao sistema existente no VLT.
Ainda de acordo com o BRT, desde esta segunda-feira, quando o Diário Oficial do município publicou a resolução instituindo a verificação eletrônica, já está valendo a determinação de que todo passageiro deve manter em seu poder, para fins de fiscalização, o cartão usado para entrar no sistema. Nos próximos dez dias será feita uma campanha de esclarecimentos pelos meios de comunicação para anunciar a medida à população. Também serão utilizadas as redes sociais para o mesmo fim.
A verificação do cartão poderá ser feita dentro dos terminais, estações e até ônibus por funcionários do BRT e, principalmente, por guardas municipais, que têm a atribuição de aplicar multas. De acordo com o BRT, A medida soma-se a outras já adotadas para combater a evasão no sistema.
Uma delas foi a Força-Tarefa montada pela Intervenção, com a participação de vários órgãos municipais, que multiplicou por dez a média mensal de multas por calotes, passando de 65 em janeiro para 683 em maio. Outra foi a mudança da forma de fiscalização da Guarda Municipal, que passa a ser mais permanente nas estações com mais alto índice de calotes.
Além disso, foi retirado o beiral e colocado guarda-corpos no módulo parador, sentido Alvorada, da estação Mato Alto, para dificultar o acesso dos caloteiros. A medida é em caráter experimental. O BRT não descarta implantar novas ações para coibir a evasão.
O alto índice de calotes é um dos principais problemas do sistema, inaugurado em 2012. A estimativa é de que cerca de 70 mil passageiros entrem, em média, todos os dias nas estações e terminais sem pagar passagem.
Informações: Extra Globo
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