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Seis estações do BRT Transcarioca têm horários ampliados na Zona Oeste

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Passageiros que utilizam as linhas do BRT Transcarioca na Zona Oeste do Rio devem ficar atentos aos novos horários do sistema viário em seis estações, que foram inauguradas há nove dias. Como mostrou o RJTV desta segunda-feira (4), o horário foi ampliado e os ônibus começaram a parar mais cedo nas estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Paulo da Portela, todas da linha Alvorada-Madureira. Os coletivos, que antes passavam entre as 10h e 15h, agora circulam entre 9h e 16h.

Além da linha Alvorada-Madureira, outros eixos tem horários diferentes. A linha Galeão-Alvorada, semi direta, funciona 24 horas por dia, assim como a Linha Tanque – Alvorada, que para em todas as estações. A linha expressa entre o Terminal Alvorada e o Tanque começa a circular às 5h e vai ate as 23h, de segunda-feira a sábado.

Apesar do tempo de viagem ter melhorado, a organização do trânsito chama a atenção. A equipe de reportagem flagrou a imprudência dos motoristas e pedestres com relação à pista exclusiva do BRT.

Imagens mostraram uma moto que avançou o sinal e cruzou as pistas exclusivas na Praça Seca. O Guarda Municipal tenta, fala, gesticula e alerta sobre o perigo, mas pouco consegue inibir as infrações. Uma funcionária do BRT ainda grita no megafone sobre a importância de atravessas na faixa de pedestres, mas, mesmo assim, distraídos e apressados se arriscam.

Por outro lado, alguns pedestre reclamam do tempo do sinal na Rua Cândido Benício para atravessas uma das pistas. O sinal verde, como visto pela equipe de reportagem, só dura 16 segundos até piscar o sinal de atenção.

Informações: G1 Rio

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Brasileiro anda cada vez menos de ônibus, diz associação de transportes

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Balanço divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) contabiliza que, em 2013, 175 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus nas nove capitais mais populosas do país (Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo). Ou seja: 560 mil passagens deixaram de ser vendidas a cada dia, na comparação com o ano anterior.

Isso corresponde a uma redução de 1,4% no número de passageiros transportados, entre 2013 e 2012. Esse percentual sobe para 30% se o recorte for entre 1995 e 2013. De acordo com a NTU, essa queda se deve, principalmente, à migração das pessoas para os transportes individuais motorizados e ao alto custo do diesel, repassado ao valor da tarifa.

Na opinião do presidente da NTU, Otávio Cunha, não é a má qualidade do transporte público o que tem resultado nessa diminuição da demanda por ônibus – e na consequente migração das pessoas para os automóveis. “É a baixa demanda o que tem resultado na má qualidade do transporte público”, garante.

A baixa qualidade do transporte tem, segundo ele, suas explicações. “Em primeiro lugar, faltou ao governo federal o estabelecimento de políticas públicas de transportes. Falta inteligência para pensar o transporte e também investimento e capacitação profissional”, disse ele.

O resultado dessa falta de políticas públicas para o setor, acrescenta o presidente da NTU, “é a queda da velocidade operacional, o aumento do custo dos insumos e a competição com transporte individual. [Nesse cenário,] a velocidade média das viagens caiu em 50% nos últimos dez anos, passando de 25 quilômetros por hora (km/h) para 12 km/h”, completou.

Segundo o diretor administrativo da NTU, “as pessoas colocam o empresário como vilão por tentar aumentar a tarifa, mas nós tentamos aumentar a tarifa apenas para manter o mesmo nível do transporte público. As empresas fazem o que podem na gestão interna. O que acontece é que a crise está muito mais motivada pela falta de políticas públicas”.

Apesar da crítica, a diretoria da NTU avalia que os recentes investimentos feitos em infraestrutura para mobilidade já começam a apresentar resultados.

“Os corredores [exclusivos para transporte público] recentes darão melhorias significativas ao transporte. A partir de 2016 veremos resultados muito significativos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte já têm demonstrado aceitação [por parte da população]. Esses corredores obrigarão [a construção de] novos corredores que vão atrair mais demandas. Todas cidades que migraram para esse tipo de política já colheram resultados, e os investimentos feitos reverterão a situação atual”, argumentou Cunha.

Cunha citou uma pesquisa do Datafolha relativa às reivindicações feitas pela população durante o período de manifestações. “Segundo essa pesquisa, 53,7% querem melhorias no transporte público e 40,5% querem a redução da tarifa. Isso demonstra a importância que esse serviço tem para a população”.

A fim de melhorar a qualidade do transporte público, de forma a atrair mais passageiros, a NTU apresentou oito propostas. Em geral, defendendo subsídios para que a tarifa não seja paga em sua totalidade pelo usuário.

Entre os pontos defendem a priorização do transporte coletivo nas vias; a elaboração de planos diretores, planos de mobilidade urbana por todos municípios, e de uma política de mobilidade. Ressaltam a importância de haver participação de representantes da sociedade civil organizada, bem como de conselhos municipais nessas discussões, a fim de definir qual é o serviço esperado e os valores de tarifa e de subsídios a serem pagos.

De acordo com a NTU, os subsídios ao serviço poderia ser pago por meio de fundo com recursos dos combustíveis, distribuídos aos municípios de forma proporcional à população. Outro ponto defendido pela entidade é a implantação de redes de transporte modernas, integradas, multimodais, racionais e de alto desempenho.

Informações: Agência Brasil

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Linha 4 do metrô do Rio inaugura estação interativa que mostra futuros terminais

Uma estação interativa com recursos tecnológicos foi inaugurada nesta sexta-feiira (1º) pelo Consórcio Linha 4 do metrô, na Fundação Planetário, na Gávea, zona sul do Rio. O espaço permite ao visitante conhecer os futuros terminais de passageiros e túneis da Linha 4 do Metrô no trecho entre a Barra da Tijuca, na zona oeste, e a Gávea. A estação armazena imagens em 3D, maquete das obras, tela interativa, além de imagens que mostram cada etapa da obra. A visita é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

A estação virtual vai mostrar o método de escavação e cada etapa do processo construtivo entre a Barra e a Gávea, em uma linha de tempo feita com registros fotográficos de como ocorrem as detonações controladas em rocha para a abertura dos túneis; a construção das plataformas; acessos de passageiros; instalação dos trilhos. O projeto foi montado que o usuário possa entender e acompanhar as obras que acontecem em baixo da terra.

De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola, essa aproximação com a população também é importante para prestar contas sobre os recursos que estão sendo usados na obra. "A estação interativa serve também para que a população tenha conhecimento sobre a tecnologia que está sendo empregada, os recursos que estão sendo empregados e a seriedade com que a obra está sendo feita", disse, acrescentando que o projeto de levar o metrô até a Barra da Tijuca era um sonho antigo da população e é um projeto que saiu do papel e está evoluindo.

Espíndola disse ainda que "a obra ficará pronta até o primeiro semestre de 2016, cumprindo um compromisso do governo do Estado do Rio de Janeiro com os jogos Olímpicos".

O subsecretário de projetos especiais da Casa Civil, Rodrigo Vieira, disse que falta apenas 1,5 quilômetro (km) para finalizar a etapa em rocha. "Já fizemos 9,5 km de túnel escavado e estamos muito focados em entregar essa obra para operação da cidade toda. Isso vai mudar a mobilidade da cidade do Rio de Janeiro, vai unir a zona oeste à zona sul e vai mudar o padrão de deslocamento. A gente sabe que vai mudar também o padrão de qualidade de vida da população", explicou.

Em maio deste ano, houve um acidente na obra da construção da Linha 4 que provocou um assentamento de solo e a abertura de duas crateras entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo. Segundo o consórcio, "em nenhum momento a população ou as edificações estiveram em risco. A situação está normalizada e o serviço de tratamento do solo está sendo feito para devolver a compressão ao subsolo das ruas afetadas".

Na última segunda-feira (29) o promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), José Alexandre Maximino Mota, participou de um debate na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj), sobre os impactos causados pela obra nos imóveis na zona sul do Rio de Janeiro devido ao acidente nas obras da Linha 4 do metrô.

Informações: DCI

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Grande Recife: Linha BRT Camaragibe (centro) tem aumento de frota na operação

domingo, 3 de agosto de 2014

A partir desta segunda-feira (4) os usuários da linha do Via Livre 2450 – Camaragibe (Centro) terão mais viagens de BRT durante a operação.

Devido ao aumento da demanda de passageiros do novo modal, dois veículos de BRT serão acrescentados a linha 2450 que sai do Terminal Integrado de Camaragibe e segue até o centro da cidade. Ao todo, serão 20 BRTs realizando 124 viagens por dia com intervalo de cerca de 5 minutos entre um veículo e outro.

O modal circula na linha de domingo a domingo das 4h às 22h.Os usuários podem realizar embarque e desembarque nas sete estações de BRT do corredor Leste/Oeste: Capibaribe, BR-101, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Abolição, Derby e Guararapes.

Informações: GRCT

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No Rio, Primeiro dia do BRS em Botafogo com 170 carros multados

Começou a funcionar neste sábado (2), o corredor exclusivo para ônibus, o BRS, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. E só neste primeiro dia de operação, fiscais da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio, guardas municipais e Polícia Militar aplicaram 170 multas a táxis, caminhões e carros. Vinte e oito ônibus também foram autuados porque não indicavam em quais pontos deveriam parar, segundo a Secretaria Municipal de Transportes.

O novo BRS tem três quilômetros de extensão. Ele começa na esquina com Rua Humaitá e vai até a Praia de Botafogo, com 13 pontos de parada. Carros, motos, caminhões e táxis sem passageiros estão proibidos de circular por essa faixa das 6h às 21h nos dias úteis e das 6h às 14h aos sábados.

Entre as 170 multas estão infrações como desobediência às ordens dos agentes que operavam o BRS no local, parada em local proibido, carga e descarga na área do corredor, estacionar nos pontos e trafegar em local permitido apenas aos ônibus.

O BRS Voluntários da Pátria vai ordenar 39 linhas que circulam pela Rua Voluntários da Pátria e mais 33 que passam somente pela Praia de Botafogo. O objetivo dos corredores expressos é aumentar o conforto e eficiência do sistema, reorganizando o trânsito e o transporte público, além de reduzir o tempo de viagem dos usuários.

O próximo BRS a ser inaugurado será o da Rua São Clemente no dia 9 de agosto.

Informações: G1 Rio

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Porto Alegre: Faixa de ônibus da avenida Brasil começa a funcionar nesta segunda-feira

A partir das 9h desta segunda-feira (4), inicia a operação da faixa exclusiva de ônibus da avenida Brasil, na zona Norte de Porto Alegre. O espaço tem por objetivo a circulação de transporte coletivo. A faixa interligará duas grandes avenidas que possuem correrdores de ônibus, Farrapos e Benjamin Constant.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, seguirá o início das operações. Agentes e funcionários da EPTC entregaram material informativo em pontos de parada, comércio e residências da região, para orientar sobre a mudança na circulação do transporte público.

A faixa exclusiva estará localizada no lado esquerdo da via, a partir da av. Pernambuco. A via terá 750 metros de extensão, cor azul e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. Será proibido aos condutores parar ou estacionar no trecho. O acesso às garagens dos prédios e comércio será permitido.

Como ficará o trânsito na avenida Brasil:
- Uma faixa exclusiva aos ônibus, do lado esquerdo e sem pontos de parada
- Duas faixas de tráfego misto, no centro e lado direito
- Proibido aos veículos particulares trafegar, parar e estacionar na faixa exclusiva
- Sobrepor a faixa para acessar garagens ou realizar conversões nas vias será permitido
- Os condutores que transitarem na faixa exclusiva cometem uma infração grave, segundo o Código de Trânsito, de cinco pontos na carteira e multa R$ 127,69

As dez linhas que seguirão circulando fora do corredor:
314.2 – PUC/Restinga/III Perimetral; 314.3 – Restinga/PUC/III Perimetral; 613 – Elisabeth; M21 – Corujão Baltazar/Assis Brasil; M31 – Corujão Assis Brasil/Baltazar; T2; T2A; T5; TR60 – Assis Brasil; TR62 – Baltazar

Informações: Jornal do Comércio


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Tarifa de ônibus sobe para R$ 3,20 a partir de 9 de agosto em Sorocaba

O transporte coletivo urbano de Sorocaba (SP) terá uma nova tarifa a partir do dia 9 de agosto, quando o valor do passe social irá passar de R$ 2,95 para R$ 3,20 - reajuste de 8,47%. Já o vale transporte passa de R$ 3,15 para R$ 3,35 - reajuste de 6,35%; e o passe de estudante não terá alterações no valor, sendo mantido em R$ 1,50. Os novos valores foram anunciados na tarde desta quinta-feira (31), durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da prefeitura, com a presença do prefeito Antônio Carlos Pannunzio e o presidente da Urbes - Trânsito e Transporte, Renato Gianolla.

De acordo com Pannunzio, um estudo foi realizado antes de definirem o reajuste da tarifa e nele foi considerado o aumento dos custos operacionais do transporte coletivo urbano, como o aumento do salário e benefícios concedidos à respectiva categoria profissional e, ainda, a reposição da variação de preços de insumos básicos que compõem os mencionados custos. "Ouvimos vários segmentos da socidade e percebemos que só tínhamos duas saídas: subir o subsídio do transporte, o que acarretaria diretamente em cortar o orçamento em outras áreas, ou aumentar o preço da tarifa", explica o prefeito.

Além disso, durante os estudos para o reajuste da tarifa, de acordo com Pannunzio, também foi considerada a renovação de 48 veículos da frota do transporte coletivo e a inclusão de mais dois veículos para o transporte especial. "O aumento da tarifa não agrada ninguém, eu tenho a função de manter outros setores funcionando, como o da saúde e da educação, por exemplo, e a interpretação do aumento foi necessária", enfatizou o prefeito durante coletiva.

Pannunzio também frisou que a administração municipal precisou assumir dois hospitais neste ano, o Vera Cruz e a Santa Casa, custos adicionais que não estavam no orçamento previsto para o ano de 2014 e também foram considerados durante os estudos para saber se haveria ou não o reajuste na tarifa. "Por isso eu peço a compreensão da população. Se aumentasse muito o subsídio do transporte, que já é de R$ 30 milhões por ano e teremos que aumentar em cerca de R$ 4 milhões, ia acabar causando impacto nos outros setores", finaliza.

Os usuários do transporte coletivo de Sorocaba têm até o dia 8 de agosto para adquirirem passes aos preços atuais, nos diversos pontos da cidade. O presidente da Urbes, Renato Gianolla, frisa que o valor adquirido até essa data terá validade de 90 dias e o desconto da passagem, neste período, será da tarifa antiga, mesmo com o aumento já em vigor. Aos domingos, a tarifa irá continuar sendo a mesma para quem possui o cartão social, benefício concedido pelo programa "Domingão a R$ 1", em vigor, sem alterações, desde 2007.

Natália de Oliveira
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

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Faixa de pedestres elevada é instalada em Porto Alegre

Uma nova faixa de pedestres mais alta que o nível da rua está em fase de testes na Zona Norte de Porto Alegre. É a chamada lombo-faixa, criada para obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade, diminuindo assim o número de atropelamentos. Ela foi instalada na frente de uma escola na Avenida Lydia Moschetti, no Bairro Rubem Berta.

“O objetivo é valorizar o pedestre, fazendo com que ele tenha realmente um espaço no seu nível para atravessar a rua normalmente. Neste caso, o automóvel tem que mudar de atitude, porque ele estará entrando em uma faixa que é de exclusividade do pedestre, então é uma mudança de cultura a faixa elevada”, explica a diretora da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Maria Cristina Ladeira.

Só este ano 22 pessoas morreram atropeladas em porto alegre. Apesar de estar em fase de testes, a prefeitura diz que já tem alguns pontos em estudo para a ampliação dentro da cidade. A nova faixa só pode ser implementada em vias com menos de 40 km/h. Por isso, a EPTC deve ser instalada perto de escolas e hospitais.

Informações: G1 RS


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