Uma nova faixa de pedestres mais alta que o nível da rua está em fase de testes na Zona Norte de Porto Alegre. É a chamada lombo-faixa, criada para obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade, diminuindo assim o número de atropelamentos. Ela foi instalada na frente de uma escola na Avenida Lydia Moschetti, no Bairro Rubem Berta.
“O objetivo é valorizar o pedestre, fazendo com que ele tenha realmente um espaço no seu nível para atravessar a rua normalmente. Neste caso, o automóvel tem que mudar de atitude, porque ele estará entrando em uma faixa que é de exclusividade do pedestre, então é uma mudança de cultura a faixa elevada”, explica a diretora da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Maria Cristina Ladeira.
Só este ano 22 pessoas morreram atropeladas em porto alegre. Apesar de estar em fase de testes, a prefeitura diz que já tem alguns pontos em estudo para a ampliação dentro da cidade. A nova faixa só pode ser implementada em vias com menos de 40 km/h. Por isso, a EPTC deve ser instalada perto de escolas e hospitais.
Informações: G1 RS
0 comentários:
Postar um comentário