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Cartão BOM é aceito em mais três estações da CPTM

sábado, 17 de agosto de 2013

A partir dessa sexta-feira, 16, o cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) está sendo aceito em mais três estações da CPTM: Botujuru e Várzea Paulista da Linha 7 Rubi, e Brás Cubas da Linha 11 Coral.

Ao todo, serão 119 estações do sistema metroferroviário que aceitarão o BOM. A previsão é que até o final deste ano, todas as 153 estações do Metrô e da CPTM adiram o cartão, o que beneficiará 500 mil pessoas por dia. O cartão já é usado para o pagamento da tarifa em todas as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU/SP.

Do Portal do Governo do Estado

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No Recife, Linhas 861- Santa Casa/Joana Bezerra e 825-Jardim Brasil/Joana Bezerra sofrem mudanças

Os usuários de ônibus da Zona Norte da cidade devem ficar atentos as alterações de duas linhas que circulam pela região. Com o início da operação do Terminal Integrado de Xambá, a 861-Santa Casa/Joana Bezerra, será substituída pela 861-TI Xambá/Joana Bezerra. Com isso, os ônibus passam a fazer novos itinerários. 

A linha 861 - TI Xambá/Joana Bezerra sairá do TI em direção a Av. Presidente Kennedy e seguirá direto pela Av. Agamenon Magalhães, até o TI Joana Bezerra, deixando de passar pelas seguintes localidades: Avenida Antônio da Costa Azevedo, Avenida Correia de Brito, Estrada de Belém, Largo da Encruzilhada, Avenida João de Barros, Avenida Conselheiro Portela e Rua 48. 

Para atender a essas localidades, a linha 825-Jardim Brasil/Joana Bezerra terá acréscimo na frota e fará um total de 121 viagens dividas em dois percursos: Via Rua Odorico Mendes e o outro Via Rua 48. Os trajetos serão indicados nos veículos. É importante que os passageiros fiquem atentos porque essa linha, a partir das 15h22, também atenderá a Rua Recife, em Jardim Brasil. 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Blog Meu Transporte

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Em SP, Velocidade na faixa exclusiva de ônibus começa a superar a de carros

A Prefeitura de São Paulo comemora os primeiros resultados da implantação de novos corredores de ônibus na cidade onde circula a maior frota de carros do país. A velocidade média do transporte coletivo aumentou e, para ganhar tempo, as pessoas estão começando a optar pelo ônibus.

Fim do expediente. Francielli se prepara para ir para casa. Ela tem carro, mas deixou na garagem. “De carro eu levaria uma hora, uma hora e pouco com o trânsito atual. Aí desisti do carro. Resolvi trocar mesmo pela praticidade, pela economia de tempo”, declara Francielli Abreu, jornalista.

O Bom Dia Brasil acompanhou a Francielli. A parada fica pertinho. Não demora para o ônibus chegar. “Demorou três minutinhos. Hoje veio até que rápido”, diz ela.
No começo, a viagem é por ruas dentro do bairro. Só depois, no corredor: uma faixa à esquerda preparada exclusivamente para o tráfego de ônibus e táxis.

Em São Paulo, são dez corredores, em um total de quase 120 quilômetros de extensão. Quando entra em um trecho, a velocidade começa a subir. Sem carros na frente, o motorista do coletivo consegue acelerar um pouco mais.
“É melhor estar dentro do ônibus do que dentro do carro”, diz uma pasageira.
Depois de meia hora de viagem, chegamos ao ponto de descida da Francielli. “Bom, a gente levou 32 minutos. Um pouco mais do que o normal, mas está dentro do esperado”, constata.

A velocidade média do ônibus nos corredores é de 13 km/h, de acordo com a Secretaria de Transportes do Município de São Paulo. Ainda bem abaixo da meta que é de 25 km/h. Mas já há trajetos que são percorridos de forma mais rápida: onde existem as faixas exclusivas para ônibus, implantadas recentemente.

Em uma das principais vias da capital paulista, a 23 de Maio, a velocidade média dos ônibus atingiu 27,5 km/h, segundo levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego, mais que o dobro do que costumava ser quando não tinha a faixa exclusiva. Só na capital paulista circulam hoje 5,4 milhões de veículos em São Paulo contra 15 mil ônibus do Sistema Público que registram, diariamente, quase 9,8 milhões embarques diários em ônibus.

Dez milhões de embarques. Nas vias onde há corredor ou faixa, a vantagem é dos grandões. Por isso, tem paulistano que começou a mudar de estratégia pra se deslocar pela cidade, como fez a Francielli.

Em uma pesquisa realizada em maio, 57% dos entrevistados disseram ter desistido do carro como principal meio de transporte nos últimos dois anos. A maioria deles optou pelo ônibus.
Foi o que dona Elizabete fez. “A opção é vir de ônibus, é melhor. O carro demora mais tempo. É melhor vir de busão mesmo”, diz Elizabete Jesus Pereira, doméstica.
Afinal, assim como a Francielli, todos querem ter mais tempo para aproveitar a vida: “Eu tenho tempo para fazer outras coisas, ficar com a minha cachorra, com a minha família, com o meu marido, aí eu resolvo ir de ônibus mesmo assim”, comemora.

Agora, falta melhorar também as condições para quem embarca nessa. “É muito cheio, demora muito para passar, é muito sujo”, diz outra passageira.

A prefeitura tem como meta a implantação de 150 quilômetros de novos corredores até 2016, mais do que dobrando a quilometragem existente hoje.

Por Michelle Barros
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Ônibus do sistema BRT é apresentando em Aracaju

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito João Alves Filho (DEM), apresentou um ônibus do sistema BRT [Bus Rapid Transport], que deve entrar em circulação no próximo ano, mas para isso é preciso a realização de obras de infra-estrutura em cinco avenidas da cidade.

"Hoje o BRT comprovou ser o transporte mais eficiente em termos de custo benefício. Hoje são 166 cidades importantes do mundo que já o utilizam com sucesso", explicou o prefeito.

O modelo apresentado em Aracaju é um protótipo dos que já circulam em outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba com capacidade para levar 160 passageiros. "Ele tem uma largura bem maior que o ônibus tradicional, a altura interna é bem mais alta. Então ele permite uma circulação interna muito mais cômoda para os passageiros. Muita gente vai deixar o carro em casa e vai usar esse conforto", explicou Victor Moning, representante da empresa fabricante.

O secretário de comunicação, Carlos Batalha destacou que o projeto é macro. “Ele faz parte de um projeto de mobilidade urbana. Ele vai atender a um circuito determinado. Já foi feita a licitação do projeto básico. Estamos preparando agora todo o projeto estrutural”, explicou.

Entre locais apontados como corredor para o BRT na capital estão as avenidas: São Paulo, Coelho Campos, Tancredo Neves, Adélia Franco e Hermes Fontes.

Informações: G1 Sergipe

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Tatuzão de obras da linha 4 do Metrô Rio começa a ser transportado

O equipamento conhecido como Tatuzão, que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô Rio terminou de ser pré-montado na Leopoldina, na Região Central da cidade, e começou a ser levado na madrugada desta quinta-feira (15) para o túnel no subsolo, ao lado da Estação General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, onde está sendo montado para iniciar a escavação.

O transporte do equipamento será feito em 92 viagens, em rotas especiais e durante a madrugada, para minimizar o impacto no trânsito. As peças saem da Leopoldina já na ordem de montagem.

Segundo a assessoria da empresa responsável pelas obras, este é o maior Tatuzão da América Latina e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil. Com 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, a máquina escava de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados anteriormente no Rio de Janeiro.

A Linha 4 do Metrô ligará a Barra da Tijuca à Ipanema e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia. A previsão é que cerca de 2 mil veículos não circulem mais nas ruas por hora/pico.

Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.

O passageiro poderá seguir sem baldeação do Jardim Oceânico, na Barra, à Estação Uruguai, na Tijuca. O trajeto Barra-Ipanema será feito em 15 minutos e o Barra-Tijuca em 50 minutos

Informações: G1 Rio de Janeiro

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Sinalização pode atrasar 1ª etapa do BRT em Uberaba

Sem citar prazo, prefeito Paulo Piau (PMDB) garantiu em entrevista à Rádio JM - 730kHz prioridade para conclusão da primeira etapa do BRT. O peemedebista havia estabelecido data-limite em setembro para entrega do trecho leste/oeste, mas a necessidade de novo sistema de sinalização eletrônica no trajeto deverá prolongar o término da obra.

Piau lembra que problemas judiciais e técnicos no início do ano atrasaram a construção do terminal oeste, na Univerdecidade. No entanto, ele garante que os entraves foram solucionados e a terraplenagem na área está pronta para começar a concretagem do piso. “Vamos concretar antes das chuvas, pois o local é atingido com as enchentes. Então, o pavimento será concluído para não termos prejuízos na obra”, salienta.


Enquanto isso, a pavimentação do terminal leste, no bairro Manoel Mendes, começou ontem. A concretagem está sendo feita na pista onde correrão os ônibus do sistema. Na semana passada a estrutura metálica que dará suporte à cobertura do terminal foi instalada no local.

Mesmo com recursos escassos, o prefeito assegura que não haverá paralisação no serviço. A obra do terminal leste custará aproximadamente R$4,5 milhões. O valor estava garantido em parcerias com a iniciativa privada que ainda não se concretizaram. Então, o montante está saindo exclusivamente dos cofres da Prefeitura. “Não vamos colocar isso como empecilho. Vamos dar prioridade para que o BRT avance”, pondera.

Piau admite, entretanto, que o gargalo na implantação da primeira etapa do BRT é o novo sistema de sinalização semafórica para a avenida Leopoldino de Oliveira. O prefeito justifica que a adequação é obrigatória tanto para a fluidez do trânsito quanto para a segurança dos pedestres.

PP afirma que contratação de empresa está sendo feita por meio de pregão eletrônico para dar mais agilidade ao processo. No entanto, a concorrência está marcada para o fim de agosto e a vencedora terá prazo de três meses para desenvolver o projeto técnico dos semáforos. Desta forma, será praticamente inviável cumprir a data-limite de inauguração da primeira etapa do BRT em setembro.

Informações: Jornal da Manhã
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Em SP, Falha em trem e chuva provocam transtornos no Metrô

Uma falha em uma composição provocou acúmulo de passageiros nas estações da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira. Segundo a assessoria da empresa, o trem teve um problema no fechamento de uma das portas na estação Luz, às 8h. Por causa da pane, os passageiros tiveram que desembarcar e composição foi recolhida.

Além da falha, passageiros que utilizam as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás encontraram maiores intervalos entre as composições por causa da velocidade reduzida dos trens, provocada pela chuva que atingia as áreas descobertas do sistema metroviário da cidade.

Às 10h15, apenas as linhas 1-Azul e 4-Amarela operavam normalmente, segundo o Metrô.

Informações: Portal Terra


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Em Olinda, Terminal Integrado de Xambá começa a funcionar no sábado

Foi inaugurado nesta quinta-feira (15) o Terminal Integrado do Xambá, na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. O novo terminal começa a funcionar no sábado (17) e vai contar com 19 linhas de ônibus.

O novo terminal conta com 16 plataformas de embarque e três de desembarque. Todas as linhas vão operar com passagem a R$ 2,15, inclusive as que o ligam aos terminais de Joana Bezerra, Afogados e Rio Doce, além das linhas que vão circular pelo subúrbio ou seguir para o Centro do Recife.


Uma das preocupações da população é o corredor exclusivo de ônibus que passa a funcionar na Avenida Presidente Kennedy. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, admitiu que a via tem problemas, mas afirmou que a gestão municipal vai trabalhar para minimizá-los. “Toda a Região Metropolitana do Recife tem graves problemas de trânsito, são muitos carros na rua. A [avenida] Kennedy é uma avenida estreita, historicamente com buracos e lama. Tudo o que for necessário mudar, nós faremos”, garantiu o prefeito.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, explica que o governo do estado vai atuar junto da prefeitura nos próximos dias para sinalizar a via. “Vão ter que ser fechados alguns giros na Presidente Kennedy para que o corredor [de ônibus] possa funcionar. Vão ser colocados alguns blocos de concreto para inviabilizar o giro a fim de priorizar a circulação dos ônibus. São ajustes de detalhes, de refinamento, que são fáceis de ser realizados”, afirma Cabral.

Possíveis ajustes estruturais não foram descartados pelo secretário. “Em um primeiro momento, nós vamos analisar em conjunto com a prefeitura de Olinda. Estamos trabalhando de forma sintonizada, vamos acompanhar de perto. Havendo necessidade de algum ajuste e adequação àquilo que já foi implantando, o governo do estado será parceiro para que a gente possa executar essa adequação, mas o foco é o transporte público”, apontou Cabral.

O prefeito de Olinda afirmou que agentes de trânsito serão colocados para orientar os motoristas na avenida diante das mudanças, mas apontou que é necessária também uma conscientização maior da população. “Não é possível que as pessoas para ir a uma loja estacionem na via e deixem o carro trancando uma faixa, a [Avenida Presidente] Kennedy não comporta mais isso”, destacou Calheiros.

Confira abaixo as novas linhas que vão circular pelo terminal:

Alimentadoras 
831 - Aguazinha/TI Xambá 
841 - Nova Olinda (R. Jacira)/TI Xambá 
842 - Águas Compridas/TI Xambá 
843 - Alto da Bondade/TI Xambá 
844 - Santa Casa/TI Xambá 
847 - Alto Nova Olinda/TI Xambá 
852 - Caixa D’água/TI Xambá 
893 - Alto da Conquista/TI Xambá 
892 - Alto do Cajueiro/TI Xambá 
894 - Alto da Sucupira (Cór. do Abacaxi)/TI Xambá 
895 - Alto do Sol Nascente/TI Xambá 

Perimetrais 
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra 
870 - TI Xambá/Afogados 

Circulares 
881 - TI Xambá/Rio Doce (G. Vargas) 
882 - TI Xambá/Rio doce (C.L.Cavalcanti) 
883 - TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) 
810 - TI Xambá/Encruzilhada 

Troncais 
820 - TI Xambá (Cabugá) 
860 - TI Xambá (Príncipe) 
Com Informações do G1 PE
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