Sinalização pode atrasar 1ª etapa do BRT em Uberaba

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sem citar prazo, prefeito Paulo Piau (PMDB) garantiu em entrevista à Rádio JM - 730kHz prioridade para conclusão da primeira etapa do BRT. O peemedebista havia estabelecido data-limite em setembro para entrega do trecho leste/oeste, mas a necessidade de novo sistema de sinalização eletrônica no trajeto deverá prolongar o término da obra.

Piau lembra que problemas judiciais e técnicos no início do ano atrasaram a construção do terminal oeste, na Univerdecidade. No entanto, ele garante que os entraves foram solucionados e a terraplenagem na área está pronta para começar a concretagem do piso. “Vamos concretar antes das chuvas, pois o local é atingido com as enchentes. Então, o pavimento será concluído para não termos prejuízos na obra”, salienta.


Enquanto isso, a pavimentação do terminal leste, no bairro Manoel Mendes, começou ontem. A concretagem está sendo feita na pista onde correrão os ônibus do sistema. Na semana passada a estrutura metálica que dará suporte à cobertura do terminal foi instalada no local.

Mesmo com recursos escassos, o prefeito assegura que não haverá paralisação no serviço. A obra do terminal leste custará aproximadamente R$4,5 milhões. O valor estava garantido em parcerias com a iniciativa privada que ainda não se concretizaram. Então, o montante está saindo exclusivamente dos cofres da Prefeitura. “Não vamos colocar isso como empecilho. Vamos dar prioridade para que o BRT avance”, pondera.

Piau admite, entretanto, que o gargalo na implantação da primeira etapa do BRT é o novo sistema de sinalização semafórica para a avenida Leopoldino de Oliveira. O prefeito justifica que a adequação é obrigatória tanto para a fluidez do trânsito quanto para a segurança dos pedestres.

PP afirma que contratação de empresa está sendo feita por meio de pregão eletrônico para dar mais agilidade ao processo. No entanto, a concorrência está marcada para o fim de agosto e a vencedora terá prazo de três meses para desenvolver o projeto técnico dos semáforos. Desta forma, será praticamente inviável cumprir a data-limite de inauguração da primeira etapa do BRT em setembro.

Informações: Jornal da Manhã

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960