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Justiça exige frota mínima em caso de greve de ônibus em Florianópolis

domingo, 9 de junho de 2013

O Tribunal Regional do Trabalho estabeleceu manutenção de frota mínima de ônibus caso seja deflagrada greve do transporte coletivo em Florianópolis (confira os horário abaixo). A Justiça determinou multa diária de R$ 100 mil se a determinação não for respeitada.

A decisão foi tomada a partir de uma ação do Ministério Público do Trabalho e atinge os sindicatos que representa empresários e os motoristas e cobradores. O desembargador Gilmar Cavalieri considerou que em paralisações anteriores houve transtorno a população por causa do não cumprimento da frota mínima.


A decisão também estipula que sejam garantidas condições de segurança dos trabalhadore e dos ônibus usados para cumprir a determinação. As empresas devem convocar nominalmente os empregados em número suficiente para a operação das linhas.

Índices

Horários de pico - 100% 

Das 5h30min as 8h - 50% 

Das 17h30min as 20h- 50%

Informações: Diário Catarinense
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Prefeitura de Goiânia anuncia bilhete único que permite ao usuário fazer até três viagens pagando o valor de uma passagem

O prefeito Paulo Garcia  (PT) anunciou nesta sexta-feira (7) a implantação do programa "Ganha Tempo".

A partir da próximo segunda-feira (10) os cartões de acesso aos ônibus passam a funcionar com o novo sistema, que permite ao usuário fazer até três viagens pagando o valor de uma passagem, durante um período de 2h30. 

O novo método de utilização dos cartões funcionará em toda região metropolitana da capital. As mudanças prevêem mais qualidade de vida para quem usa o transporte coletivo. Primeiro porque o passageiro vai ter um ganho de tempo de viagem, já que poderá optar pelas linhas de ônibus que desejar sem ter que passar por terminais de integração para evitar o pagamento de uma segunda tarifa.


O usuário escolherá a rota mais conveniente para fazer o trajeto mais curto até o destino. Com isso, os terminais que hoje estão lotados tendem a se esvaziar, porque o passageiro que utiliza o local só para a integração vai ter os cerca de seis mil pontos de ônibus para embarcar sem o pagamento de uma nova tarifa.

A solicitação dos novos cartões do programa é gratuita e pode ser feita nos mais de 400 pontos de venda e recarga do sitpass, bastando informar o CPF e o RG. Os cartões já utilizados pelos 570 mil usuários já cadastrados, como Cartão Fácil, Passe Escolar e Cartão de Integração, serão incluídos automaticamente no sistema sem necessidade de troca.

Informações: Diário da Manhã
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Prefeitura de Fortaleza anuncia Plano de Mobilidade Urbana para Copa das Confederações

A Prefeitura de Fortaleza apresentou, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (5/6), o Plano de Mobilidade Urbana para a Copa das Confederações FIFA 2013, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho. Também foi feito detalhamento sobre o andamento das obras que envolvem a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo FIFA 2014.

De acordo com o Plano, as áreas no entorno do estádio Castelão terão circulação restrita ao transporte público. O efetivo operacional da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) identificará as vias restritas à circulação comum, bem como a permissão e proibição de estacionamentos em áreas do entorno.

Por sua vez, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ficará responsável pela disponibilização de oito linhas especiais para transportar os torcedores até a Arena Castelão nos dias de jogos da Copa das Confederações. A operação foi montada pensando na agilidade do serviço e na comodidade da população, que não terá que se preocupar com estacionamento e com custos, pois o transporte será gratuito para quem tiver o ingresso das partidas.


O acesso aos ônibus especiais se dará em cinco bolsões de estacionamento, onde a população poderá deixar o carro: Universidade de Fortaleza, Shopping Via Sul, Centro Administrativo do Cambeba, Supermercado Extra (Antônio Bezerra) e Shopping Parangaba (R. Germano Frank, próximo ao terminal da Parangaba).

Desses locais, partirão as linhas expressas até a Arena Castelão, sem paradas no meio do caminho. Essa medida irá garantir a circulação dos coletivos, que poderão fazer diversas viagens até que toda a demanda de público seja atendida. Serão disponibilizados 250 ônibus somente para o deslocamento bolsões > Arena Castelão.

Além dos ônibus que sairão dos bolsões de estacionamento, também sairão linhas especiais do Aeroporto Internacional de Fortaleza, da estação de metrô da Parangaba e dos pontos de paradas da Av. Abolição (a partir da Av. Barão de Studart). Todos os pontos de embarque e desembarque estarão identificados e contarão com a presença de fiscais da Etufor para ajudar com informações.

Na chegada ao estádio, os coletivos farão o desembarque dos passageiros por três avenidas: Av. Paulino Rocha, Av. Alberto Craveiro e Av. Dedé Brasil. Os torcedores deverão realizar o embarque de volta nos mesmos locais onde desembarcaram e deverão ficar atentos ao nome das linhas para que retornem ao lugar de onde partiram. No retorno aos bolsões de estacionamento, as únicas mudanças serão nas linhas Unifor/Arena Castelão e Via Sul/Arena Castelão, que serão unificadas para atender a demanda dos bolsões da Av. Washington Soares. Desta forma, no percurso de volta passará a circular a linha Unifor/Via Sul/Arena Castelão.

Participaram da coletiva de imprensa o secretário Extraordinário da Copa de Fortaleza, Domingos Neto, o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, o gerente de Transporte do Comitê Organizador Local da FIFA em Fortaleza, Paulo Rodrigues, o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, e o presidente da Etufor, Rogério Pinheiro.

Obras da Copa
O secretário municipal extraordinário da Copa, Domingos Neto, apresentou o avanço das obras de mobilidade urbana. O compromisso firmado a ser concluído até a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 é a construção da rotatória que dá acesso à Arena Castelão e o trecho da Avenida Alberto Craveiro, que vai da Ponte do Riacho Martinho ao estádio.

Até maio de 2014, será concluída a construção do túnel da Avenida Paulino Rocha que será ligada à avenida Dedé Brasil, e ainda os canteiros centrais e a padronização das calçadas em todas as vias. Os serviços executados até junho deste ano foram alargamento da via e da ponte, pavimentação, drenagem. Atualmente, estão concluídos 82% da Avenida Alberto Craveiro, 78% da Avenida Paulino Rocha.

Segundo Domingos Neto, as obras mais complexas já foram concluídas e atualmente somente a pavimentação está pendente na Alberto Craveiro e na rotatória. As desapropriações (128 na Alberto Craveiro e 37 na Paulino Rocha) e as interferências da Embratel, Oi, Coelce e Cagece, que eram o maior entrave para o andamento da obra, foram resolvidas pela atual gestão.

Números

Ônibus (bolsões > Arena Casteão): 250
Ônibus (Fan Fest): 25
Bolsões: 5 - Universidade de Fortaleza, Shopping Via Sul, Centro Administrativo do Cambeba, Supermercado Extra (Antônio Bezerra) e Shopping Parangaba (R. Germano Frank, próximo ao terminal da Parangaba). Serão disponibilizadas 15 mil vagas de estacionamento gratuito nos bolsões.
Pontos de paradas das linhas especiais: 3 - Aeroporto Internacional de Fortaleza, da estação de metrô da Parangaba e dos pontos de paradas da Av. Abolição (a partir da Av. Barão de Studart)
Fiscais de trânsito da Etufor: 120 (espalhados pelos bolsões, paradas e Praia de Iracema)

Informações: Pref. de Fortaleza
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BRT extinguirá mais de 210 linhas de ônibus em BH

Pelo menos 213 linhas de ônibus de Belo Horizonte deixarão de existir com a implementação do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus). Os 937 coletivos, que hoje passam pelas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos em direção ao Hipercentro, terão os itinerários adaptados. Passageiros acostumados a apenas um embarque vão enfrentar baldeações.
Carlos Rhienck/Hoje em Dia
A proposta é reformular o sistema de ônibus, com integrações. O resultado seria proporcionar maior fluidez aos coletivos, com ganhos de até 35 minutos no tempo das viagens. O projeto de transição do sistema convencional para o BRT começará em 1º de janeiro, segundo o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas.


As mudanças afetariam cerca de 700 mil passageiros nas duas avenidas. Inicialmente, nem todos os 200 ônibus do BRT irão operar. A transição levará 90 dias, divididos em nove etapas.

Mudanças

Segundo Célio Freitas, um grande trabalho de divulgação será feito para os passageiros, mas espera-se desinformação nos primeiros momentos. Linhas que ligam bairros, com passagem pelo Centro, serão alteradas. Os usuários se direcionarão às estações principais para, então, embarcar em outros coletivos para o destino final.

“No entanto, nem todas as linhas ficarão restritas ao corredor central do BRT. Alguns coletivos circularão nas pistas exclusivas e também entrarão dentro dos bairros”, observou o diretor. Para esses trajetos, serão usados ônibus especiais – menores dos que os articulados –, de 13 metros de comprimento e portas nos dois lados.

O sistema irá funcionar entre 5 horas e 24 horas. Durante a madrugada, coletivos convencionais farão o transporte pela pista mista. Ao iniciar as operações, apenas coletivos com portas à esquerda poderão circular pela pista central.

Táxis

Táxis também serão proibidos de transitar pelos corredores e serão instalados radares de avanço de faixas, semelhantes aos da avenida Nossa Senhora do Carmo.

Para especialistas em trânsito, a baldeação é comum em outros países, além de ser necessária e benéfica, pois racionaliza o sistema. “Aproveitamos as experiências de outras cidades para minimizar os erros. Porém, falhas acontecerão”, disse, quinta-feira (6), o prefeito Marcio Lacerda, durante o III Congresso de Melhores Práticas SIBRT na América Latina, no Ouro Minas Palace Hotel.

Por Danilo Emerich
Informações: Hoje em Dia
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Governo de Pernambuco apresenta plano de Mobilidade Urbana para a Copa das Confederações

O Governo do Estado de Pernambuco apresentou durante entrevista coletiva, na manhã de quarta-feira (05/06), na sede da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o Plano de Mobilidade Urbana para a Copa das Confederações. No encontro com os jornalistas estavam presentes o Secretário Extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, a Secretária Executiva da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna entre outras autoridades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Companhia de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU) e Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT).  

O objetivo do Plano de Mobilidade para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 é fazer com que a torcida priorize a utilização de ônibus e metrô para chegar e retornar da Arena Pernambuco. "O plano mantém as diretrizes básicas do jogo-teste do dia 22, entre Náutico e Sporting de Portugal, que é estimular o uso do metrô como principal transporte público de acesso à Arena Pernambuco", afirmou o secretário Extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

O principal diferencial nesta nova fase será a gratuidade do torcedor ao embarcar nas 10 estações do circuito da Copa. Para isso, basta apresentar o ingresso. O torcedor também tem a opção de embarcar em uma das linhas de ônibus com integração ao metrô. Neste caso, o usuário deverá pagar uma das duas tarifas praticadas: R$ 2,25 (tarifa anel A) e R$ 3,45 (tarifa anel B). Os terminais funcionarão até quatro horas após o término do jogo. Após esse horário, o desembarque do metrô será exclusivamente na Estação Recife.


Na ida até ao estádio, os torcedores devem seguir até a Estação Cosme e Damião, de onde sairão ônibus circulares — também gratuitos — até o estádio. Ao final do jogo, o público também voltará nesses ônibus gratuitos, que deixarão as pessoas na Estação Cosme e Damião, localizada a 2,5 km do estádio.

Expresso da Copa: Além da gratuidade do metrô mediante apresentação do ingresso do jogo do dia em questão (Espanha x Uruguai, em 16 de junho; Itália x Japão, no próximo dia 19; e Uruguai e Taiti, no dia 23 deste mês), o Plano de Mobilidade conta com outra novidade para os torcedores: o Expresso da Copa.

Serão três linhas: uma do Shopping Recife até a Estação Antônio Falcão, outra do Shopping RioMar até a Estação Recife e outra do Shopping Guararapes até a Estação Cajueiro Seco. O serviço começa a funcionar 4 horas antes do início do jog. A tarifa é única (ida e volta) custa R$ 5,00, devendo ser paga na ida.

Tíquetes do estacionamento já em campo – Como apenas os veículos credenciados terão passagem nos Pontos de Verificação Veicular (PVVs), não é recomendável ir de carro até a Arena Pernambuco nos dias de jogos. Não será permitido estacionar na BR-408, bem como no perímetro de 3 km da Arena, sob pena de multa e reboque do veículo. No entanto, o torcedor pode fazer de carro parte do trajeto até a estação de metrô de sua conveniência. Próximo às estações de metrô Aeroporto, Shopping, Recife, TIP e Joana Bezerra, também haverá estacionamentos pagos, onde o público poderá deixar o seu carro. Como há limite de vagas, o ideal é chegar ao local com antecedência.

O estacionamento mais próximo à Arena Pernambuco é o do Parqtel, vizinho ao TIP. O custo para estacionar no local será de R$ 40,00. De lá, ônibus circulares levarão os torcedores até a Arena, gratuitamente. Os tíquetes para o estacionamento do Parqtel serão vendidos antecipadamente no site www.nepark.com.br. Com relação à acessibilidade, no estacionamento do Parqtel e no Terminal Cosme e Damião, haverá vans do Projeto PE Conduz, do Governo do Estado, à disposição para transportar torcedores com mobilidade reduzida, deficientes físicos e idosos até a Arena Pernambuco.

Informações: Governo de Pernambuco

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Bilhete Único em Santo André fará 350 mil viagens por mês

O Bilhete Único Andreense, apresentado ontem pelo prefeito Carlos Grana (PT), deverá ser usado, inicialmente, em 350 mil viagens por mês. Isso equivale a cerca de 7% do total de passageiros do sistema municipal de transporte de Santo André. O cartão eletrônico começará a ser aceito nas catracas a partir de segunda-feira.

O petista avalia que a demanda irá crescer conforme a população for se acostumando com o sistema. “Serão feitos diversos ajustes ainda neste ano, mas, no primeiro momento, ainda não estão previstas alterações em linhas.”

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, informa que a SATrans – gestora do transporte municipal – irá contratar empresa para fazer pesquisa de origem e destino na cidade. Os resultados desse estudo irão apontar a necessidade de modificações nos 48 itinerários, que hoje são feitos por 404 veículos. A previsão é de que as primeiras mudanças comecem a entrar em prática no começo do ano que vem.

“A tendência é criarmos linhas circulares e acabarmos com as que cruzam a cidade como um todo. Como a integração será gratuita, não será mais necessária a existência de itinerários tão longos”, comenta Paulinho. Outro objetivo da Pasta é diminuir a sobreposição de trajetos. “Temos 380 ônibus municipais que vão para o Centro todos os dias, sendo o dobro disso de linhas intermunicipais. Isso representa cerca de 800 coletivos que vão para a região central diariamente. Não tem como falar de mobilidade se não mudarmos isso.”


O cadastramento de usuários do Bilhete Único começa na segunda-feira. Pessoas enquadradas na categoria especial, como idosos e deficientes, devem fazer o requerimento no saguão do Teatro Municipal, no Centro, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. Para passageiros comuns – sem nenhum tipo de benefício – a adesão deve ser feita na Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), cuja sede fica no estacionamento do Grand Plaza Shopping, na Avenida Industrial. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para estudantes, o cadastramento será feito em agosto. No caso de vale-transporte, os cartões serão enviados para as empresas, que devem fazer a redistribuição aos funcionários.

COMO FUNCIONA

Com o Bilhete Único, o passageiro poderá fazer até três viagens em ônibus municipais com o pagamento de apenas uma passagem. O período de integração gratuita será de uma hora e meia em dias úteis e duas horas aos fins de semana e feriados. Para que a conexão seja feita sem custos adicionais, todos os coletivos utilizados precisam estar no mesmo sentido. Ou seja, se o passageiro embarcar no Terminal da Vila Luzita em direção ao Centro e no meio do caminho subir em coletivo sentido bairro, será debitada outra passagem, mesmo que o segundo embarque seja feito dentro do período determinado.

Inicialmente, o único ponto de recarga será na Aesa. A Prefeitura pretende criar, em breve, outros postos pela cidade. Não haverá carga máxima. No entanto, será necessário carregar valor mínimo correspondente a cinco passagens.

Urban Pass será aceito até o fim do ano, garante diretor da SATrans

Mesmo com a implantação gradual do Bilhete Único a partir de segunda-feira, o Urban Pass – tíquete eletrônico vigente – continuará sendo aceito até o fim do ano. A garantia foi dada pelo diretor da SATrans, Leandro Petrin. “A ideia é que continue valendo até que todos os cartões tenham sido trocados, para não causar nenhum prejuízo e transtorno aos usuários”, explica.

Durante o período de transição, diz Petrin, também será possível fazer conexões gratuitas com o Urban Pass. Usuários do antigo cartão beneficiados com algum tipo de gratuidade serão chamados para as trocas gradativamente, conforme o mês de aniversário.

Passageiros do Bilhete Único Especial, como idosos e deficientes, ou estudantes terão de cadastrar a impressão digital. A biometria evitará que demais pessoas utilizem a gratuidade ou a meia passagem de forma indevida. “A diminuição de fraudes melhora o sistema como um todo”, comenta Petrin. 

Por Fábio Munhoz 
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Projeto libera cães e gatos nos ônibus de São Paulo

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprovou projeto de lei que libera o transporte de cães e gatos domésticos de até 10 quilos nos ônibus coletivos de São Paulo. Hoje apenas o “cão-guia”, utilizado para auxiliar deficientes visuais, pode entrar nos ônibus e nos vagões do Metrô.

De autoria do governista e líder evangélico David Soares (PSD), a proposta prevê que o passageiro apresente a carteira de vacinação do animal, que deve estar em dia. O cão ou gato será transportado em uma caixa que não deve ter “dejetos, água e alimentos”, igual à usada nas viagens de avião nos aeroportos.

O projeto deve entrar na pauta de votação a partir de terça-feira (11). “A iniciativa beneficia principalmente a população de baixa renda que, muitas vezes, não tem condições financeiras de custear o transporte até o posto de vacinação ou mesmo ao veterinário”, argumenta Soares.

A CCJ do Legislativo avaliou que a proposta tem fundamento jurídico. “A Constituição Federal atribuiu ao Município competência para organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local”, diz o parecer pela legalidade da nova regra emitido pela CCJ.

Informações: Estadão


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Plano prevê 100km de ciclovias em Campinas

O Plano Cicloviário de Campinas, apresentado nesta terça-feira (4) pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), prevê a construção de 100 km de ciclovias na cidade até 2016. 

A primeira intervenção será transformar a ciclofaixa Norte-Sul/Taquaral em uma ciclovia permanente, passando pelo canteiro central da avenida. O investimento neste trajeto será de R$ 2,5 milhões, mas a economia em relação ao custo das ciclofaixas da Norte-Sul e Ouro Verde será de R$ 450 mil por ano.
Foto: Gustavo Tilio/Especial para AAN
Além da obra, o plano prevê transferir a gestão e domínio do solo usado no sistema de trânsito e transporte da Serviços Técnicos Gerais (Setec) para a Emdec, que irá comercializar os espaços publicitários como fonte de receita.


O mobiliário urbano reivindicado pela Emdec para comercialização de espaços publicitários inclui ruas, terminais e pontos de ônibus, estações de transferência e sinaleiros. Para que haja a transferência de gestão do solo será necessária uma mudança legislativa. 

“Vamos precisar de investimentos e pretendemos ter o apoio da Câmara para alterar a legislação atual”, afirma o secretário de Transportes, Sérgio Benassi. “A Setec está distante da tratativa de lida diária desse trecho e do transporte. Enquanto isso, vivemos um drama diário e estamos precisando fortemente desse recurso”.

A medida vai permitir que a Emdec faça Parceria Pública Privada (PPP) com investidores para construção das ciclovias. “A implantação e manutenção da qualidade das ciclovias será feita por quem ganhar a licitação, pelos parceiros econômicos e com recursos da propaganda. Nós vamos dividir os custos do investimento”, explicou. Além disso, o recurso arrecadado será, futuramente, aproveitado como fonte de receita para financiamentos e investimentos no setor de transporte.

Informações: Correio Popular
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