Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BRT extinguirá mais de 210 linhas de ônibus em BH

domingo, 9 de junho de 2013

Pelo menos 213 linhas de ônibus de Belo Horizonte deixarão de existir com a implementação do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus). Os 937 coletivos, que hoje passam pelas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos em direção ao Hipercentro, terão os itinerários adaptados. Passageiros acostumados a apenas um embarque vão enfrentar baldeações.
Carlos Rhienck/Hoje em Dia
A proposta é reformular o sistema de ônibus, com integrações. O resultado seria proporcionar maior fluidez aos coletivos, com ganhos de até 35 minutos no tempo das viagens. O projeto de transição do sistema convencional para o BRT começará em 1º de janeiro, segundo o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas.


As mudanças afetariam cerca de 700 mil passageiros nas duas avenidas. Inicialmente, nem todos os 200 ônibus do BRT irão operar. A transição levará 90 dias, divididos em nove etapas.

Mudanças

Segundo Célio Freitas, um grande trabalho de divulgação será feito para os passageiros, mas espera-se desinformação nos primeiros momentos. Linhas que ligam bairros, com passagem pelo Centro, serão alteradas. Os usuários se direcionarão às estações principais para, então, embarcar em outros coletivos para o destino final.

“No entanto, nem todas as linhas ficarão restritas ao corredor central do BRT. Alguns coletivos circularão nas pistas exclusivas e também entrarão dentro dos bairros”, observou o diretor. Para esses trajetos, serão usados ônibus especiais – menores dos que os articulados –, de 13 metros de comprimento e portas nos dois lados.

O sistema irá funcionar entre 5 horas e 24 horas. Durante a madrugada, coletivos convencionais farão o transporte pela pista mista. Ao iniciar as operações, apenas coletivos com portas à esquerda poderão circular pela pista central.

Táxis

Táxis também serão proibidos de transitar pelos corredores e serão instalados radares de avanço de faixas, semelhantes aos da avenida Nossa Senhora do Carmo.

Para especialistas em trânsito, a baldeação é comum em outros países, além de ser necessária e benéfica, pois racionaliza o sistema. “Aproveitamos as experiências de outras cidades para minimizar os erros. Porém, falhas acontecerão”, disse, quinta-feira (6), o prefeito Marcio Lacerda, durante o III Congresso de Melhores Práticas SIBRT na América Latina, no Ouro Minas Palace Hotel.

Por Danilo Emerich
Informações: Hoje em Dia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960