Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Governador do Piauí conhece o VLT de Sobral, no Ceará

sábado, 8 de dezembro de 2012

O governador Cid Gomes apresentou nesta sexta-feira (07) ao governador do Piauí, Wilson Martins, as instalações do VLT de Sobral, na Região Norte do Estado. Ao lado do prefeito daquele município, Veveu Arruda, e do presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, o Governador explicou o funcionamento do equipamento e a sua funcionalidade para a melhoria da mobilidade urbana nas cidades de médio porte. 

"Muitos trabalhadores têm quase uma terceira jornada de trabalho, entre sair de casa pro emprego e depois do trabalho pra casa. É importante que a gente tenha transporte coletivo feito de forma rápida, e o VLT é uma grande alternativa para isso, principalmente nas médias cidades. Em Fortaleza nós estamos implantando duas linhas de metrô e tem também um VLT e uma linha de trem urbano, mas nas médias cidades essa é uma alternativa mais viável. A presidenta Dilma Rousseff  tem extimulado isso, tem liberado recursos, incentivado os Estados e municípios que apresentem projetos nessa linha e o governador do Piauí, nosso conmpanheiro Wilson Martins, vai fazer um investimento lá", explicou Cid Gomes.
Após a visita ao VLT, o governador do Piauí e Cid Gomes visitaram o Hospital Regional Norte - que será inaugurado em janeiro próximo -  e a escola de ensino profissional Lisia Pimentel.


A obra tem investimento de R$ 70 milhões. O aquipamento vai  transportar 5.000 pessoas por dia em cinco composições. Serão, ao todo, 64 viagens ligando diversos bairros da cidade em 12,1 quilômetros de ferrovias. A execução das obras chegou a 20% em novembro. Os recursos são do Governo do Estado (R$ 50 milhões) e União (R$ 21,6 milhões), por meio da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).

O Metrô de Sobral, que está sendo construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), terá dois ramais e onze estações. O sistema de VLT de Sobral terá dois ramais que irão passar pelas principais concentrações populacionais da cidade. Os dois ramais formam dois “U” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. Um dos ramais já existe e possui 6,4 quilômetros de extensão. Este ramal irá compartilhar a linha de cargas e que, hoje, é administrada pela Transnordestina Logística. O segundo ramal será implantado ligando Grendene à Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções.

O Metrô de Sobral é mais uma iniciativa do Governo do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado e de estruturar as cidades de médio porte, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade de vida da população destes municípios. O empreendimento terá um investimento total de R$ 70,1 milhões.

O VLT faz parte de um conjunto de cinco composições fabricadas pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O Governo do Ceará investiu na compra dos equipamentos cerca de R$ 22,4 milhões. Cada VLT é formado por dois carros, tem movimentação bidirecional e capacidade de transporte de 358 passageiros.

O que é um VLT

O VLT é um Veículo Leve sobre Trilho com capacidade para 230 passageiros. As composições medem 29 metros de comprimento e alcançam uma velocidade máxima operacional de 60 km/h. Os VLTs que serão utilizados em Sobral estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, em Barbalha. Ao todo, serão fabricados cinco veículos automotrizes, com motorização diesel, tração hidráulica, movimentação bidirecional, duas cabines de comando e ar condicionado.

Informações: Governo do Ceará

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Em Curitiba, Vestibular da UFPR terá reforço de ônibus

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Por causa da realização da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), neste domingo (9), e na segunda-feira (10), a Urbs Urbanização de Curitiba S/A, empresa que administra o sistema de transporte coletivo, elaborou a relação de linhas de ônibus que estarão à disposição dos estudantes, facilitando deslocamentos a partir do centro da cidade ou de terminais de bairros.

Os locais de prova no domingo (9) e segunda-feira (10), são os seguintes: Colégio Estadual Júlia Wanderley; Colégio Estadual Paulo Leminski; Colégio Estadual Presidente Lamenha Lins; Colégio Estadual Professor Elias Abrão; Colégio Estadual Xavier da Silva; Faculdade Padre João Bagozzi; Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC Campus Curitiba; Universidade Federal do Paraná (UFPR) respectivamente, no Centro Politécnico, Reitoria e Hospital de Clínicas (região central) e setores de Ciências da Saúde e Ciências Aplicas, no Jardim Botânico.

Confira os locais das provas, as linhas de ônibus disponíveis e os locais de parada

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ Rua Imaculada Conceição, 1.155 Prado Velho
Transporte
  Bom Retiro/PUC; Raquel Prado/PUC Rua José Loureiro (entre alameda Doutor Muricy e rua Desembargador Westphalen);
  Linha Direta (Ligeirinho) Curitiba/Fazenda Rio Grande estações-tubo Carlos Gomes (rua Lourenço Pinto, entre a rua André de Barros e a avenida Visconde de Guarapuava); Rodoferroviária; Paiol; PUC; Terminal Fazenda Rio Grande.
  Linha Interbairros I  – como a linha é circular, permite embarques em pontos diversos da cidade.
  Linha Direta (Ligeirinho) Aeroporto estações-tubo Centro Cívico, Prefeitura, Círculo Militar, Rodoferroviária, Paiol. PUC, Salgado Filho, Aeroporto Afonso Pena.
  Cabral/Portão Terminais Cabral e Portão.


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FACULDADE BAGOZZI Rua Caetano Marchesini, 952 Portão 
 Transporte 
  Nossa Senhora da Luz Praça Rui Barbosa;
  Linha Interbairros V  – Terminais Fazendinha, Portão, Oficinas;
  Araucária/Portão Terminais Portão e Araucária;
  Curitiba/Araucária (linha troncal) Terminal Araucária e alameda Doutor Muricy (no trecho entre a rua André de Barros e a avenida Visconde de Guarapuava).

COLÉGIO ESTADUAL JÚLIA WANDERLEY Avenida Vicente Machado, 1.643 Batel 
 Transporte
  Detran/Vicente Machado; Itupava/Hospital Militar embarques na praça Zacarias.
  Linha Interbairros I circular, com paradas para embarques em diversos pontos da cidade.

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI -   Avenida Coronel Augusto de Almeida Garret, 135 Tarumã 
 Transporte
  Tarumã Praça Carlos Gomes;
  Linha Direta (Ligeirinho) Bairro Alto/Santa Felicidade Praça Tiradentes. Terminais Bairro Alto e Santa Felicidade.
  Detran/Vicente Machado praças Tiradentes e Santos Andrade;
  Linha Interbairros II Terminais Cabral, Capão da Imbuia, Campina do Siqueira, Capão Raso, Hauer.
  Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2 – Terminais Cabral, Capão da Imbuia, Portão, Campina do Siqueira, Capão Raso, Hauer.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) Centro Politécnico Jardim das Américas Setores: Ciências da Terra, Exata e Química.
 Transporte
  Linha Direta Especial Centro Politécnico a partir das 10h, com saídas do tubo Círculo Militar às 10h; 10h18; 18h36; 10h54; 11h12; 11h30; 11h48; 12h06; 12h24; 12h42 e 13h. Após às 13h, ônibus serão liberados pela fiscalização da Urbs no Centro Politécnico e sedes da UFPR no Jardim Botânico para retorno ao centro.
Petrópolis; Santa Bárbara Praça Rui Barbosa;
  Estudantes Passeio Público;
  Linha Direta (Ligeirinho) Inter II Terminais Campina do Siqueira, Capão Raso, Capão da Imbuia, Cabral.
  Linha Direta Centro Politécnico embarque na estação-tubo do Largo Bittencourt, defronte ao Círculo Militar, sentido centro/bairro saída dos ônibus pela rua Tibagi.
  Linha Interbairros II Terminais Campina do Siqueira, Portão, Capão Raso, Hauer, Capão da Imbuia, Cabral.
  Linha Interbairros V Terminais Fazendinha, Portão, Oficinas.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) Agrárias Rua dos Funcionários Juvevê 
 Transporte
   Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2; Terminais Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Capão Raso, Portão e Campina do Siqueira;
   Linha Interbairros II – Terminais Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Capão Raso, Portão e Campina do Siqueira;
   Juvevê/Água Verde Avenida Marechal Floriano (entre as ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro), ou na face sul da praça Tiradentes.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ  (UFPR) Botânico - (Setor de Ciências de Saúde; Setor de Ciências de Saúde Didático II; Setor de Ciências Sociais Aplicadas) – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 Jardim Botânico 
Transporte
  Linha Direta Especial Centro Politécnico a partir das 10h, com saídas do tubo Círculo Militar às 10h; 10h18; 18h36; 10h54; 11h12; 11h30; 11h48; 12h06; 12h24; 12h42 e 13h. Após às 13h, ônibus serão liberados pela fiscalização da Urbs no Centro Politécnico e sedes da UFPR no Jardim Botânico para retorno ao centro.

Linha Direta (Ligeirinho) Centenário Rua Marechal Deodoro (entre as ruas Mariano Torres e Tibagi) e Terminal Centenário;
Petrópolis; Santa Bárbara Praça Rui Barbosa;
Solitude Praça Carlos Gomes;
Cabral/Portão Terminais Cabral e Portão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ REITORIA  (UFPR) -  Rua General Carneiro, 460 Centro 
Transporte
Candidatos dispõem de inúmeras linhas convencionais que passam defronte à Reitoria, na rua XV de Novembro, ou nos fundos, quando sobem a rua Amintas de Barros, ou ainda de linhas que param nas praças próximas (Santos Andrade, Tiradentes).

COLÉGIO ESTADUAL XAVIER DA SILVA Avenida Silva Jardim, 613 Rebouças
 Transporte
Expresso Santa Cândida/Capão Raso desembarcar preferencialmente na estação-tubo da praça Eufrásio Correia e caminhar cerca de duas quadras até a escola embarques também nos terminais Central (rua Presidente Faria, ao lado do Correio Velho); Santa Cândida; Boa Vista; Cabral; Portão e Capão Raso;
Expresso Pinhais/Rui Barbosa praça Rui Barbosa e terminais Capão da Imbuia e Pinhais. Desembarcar preferencialmente na estação-tubo da praça Eufrásio Correia e caminhar cerca de duas quadras até a escola
Expresso Centenário/Campo Comprido – desembarcar preferencialmente na estação-tubo da praça Eufrásio Correia e caminhar cerca de duas quadras até a escola embarques também nos terminais Capão da Imbuia, Oficinas, Centenário, Campo Comprido, Campina do Siqueira e, no centro, na praça Rui Barbosa (sentido Centenário).
Expresso Pinheirinho embarques nos terminais Portão, Capão  Raso e Pinheirinho. No centro, o Terminal Rui Barbosa é o mais próximo para se alcançar o endereço da escola.
Expresso Boqueirão Praça Carlos Gomes, ou terminais Boqueirão, Carmo e Hauer. Quem procede do bairro, tem como ponto de desembarque mais próximo da escola a estação-tubo UTFPR (antigo Cefet), que fica na avenida Marechal Floriano, a poucos metros da esquina com a avenida Sete de Setembro.

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE LAMENHA LINS Rua Lamenha Lins, 2.185 Rebouças
 Transporte
Linha Interabairros I A linha, circular, permite embarques em pontos variados da cidade;
Jardim Mercês/Guanabara Rua José Loureiro (ponto fica no trecho entre a alameda Doutor Muricy e a rua Desembargador Westphalen);
Linha Interbairros V Terminais Fazendinha, Portão, Oficinas;
Cabral/Portão Terminais Cabral e Portão;
Alferes Poli; Lindóia; Dom Ático; Vila Cubas; Vila Rex; Novo Mundo praça Rui Barbosa.

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ELIAS ABRAHÃO Avenida Senador Souza Naves, 1.221 Alto da Rua XV
 Transporte
  Cabral/Portão Terminais Cabral e Portão;
  Cajuru Praça Carlos Gomes;
  Palotinos Praça Rui Barbosa.

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Linha Turismo de Curitiba funcionará às segundas

A partir do dia 3 de dezembro, os ônibus double decker da Linha Turismo, que normalmente atendem apenas de terça-feira a domingo, também circularão às segundas-feiras, até a época do Carnaval, em fevereiro. Os ônibus de dois andares completam quatro anos de serviço, e foram colocados em operação em 15 de novembro de 2008.

Além de os turistas e visitantes desfrutarem do serviço durante toda a semana, os ônibus, que normalmente rodam das 9h às 17h00, com saídas regulares a cada 30 minutos defronte à Catedral Metropolitana, na praça Tiradentes, a partir do dia 3 iniciam o serviço às 8h45, realizando as duas últimas viagens às 17h30 e 17h45.

Linha Turismo,  mantida pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) e operada pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte público, de janeiro a meados de novembro já transportou 537.476 passageiros no circuito que percorre 25 pontos de interesse turístico em cerca de duas horas e meia.

Durante todo o ano, o maior movimento foi registrado no mês de janeiro, durante as férias de verão, quando 96.459 pessoas conheceram os principais pontos turísticos de Curitiba do alto dos double deckers com capacidade para até 55 passageiros por viagem. O segundo maior movimento anual foi registrado nas férias de julho, quando os embarques somaram 65.329. 

A passagem, que dá direito a quatro reembarques durante o percurso, custa R$ 27,00.  Assim, quem faz o passeio, pode desembarcar até quatro vezes, percorrer demoradamente o ponto turístico de interesse, embarcando novamente em um dos ônibus que passam em média a cada 30 minutos pelos respectivos locais, entregando ao cobrador uma das passagens. Na parte superior da carroceria, os ônibus dispõem de uma cobertura de lona, removível, usada em dias de clima instável, permitindo passeios sem risco.

De 1º a 18 de novembro, o movimento na linha gerenciada pela Urbs foi de 40.494 turistas. Em virtude de dois feriados – Finados, dia 2, e Proclamação da República, dia 15, os embarques foram, respectivamente, de 3.879 e 7.042 pessoas nos ônibus.
Percurso – Os ônibus da Linha Turismo passam, além da região central, em mais 11 bairros da cidade, durante o percurso que privilegia a passagem por 25 diferentes pontos de interesse. 

Saindo do centro, no sentido anti-horário, os ônibus percorrem os bairros Prado Velho; Jardim Botânico;Centro Cívico; Vista Alegre; Pilarzinho; São Lourenço; Taboão, Santa Felicidade, Mercês e São Francisco, retornando à praça central ao fim do circuito.
Para melhor orientar o turista, a Urbs  informa o primeiro e último horário de passagem em cada um dos pontos descritos abaixo. Esses horários são os das tabelas normais, não incluindo a saída extra, pela manhã, às 8h45, nem as saídas com reforço, à tarde, às 17h45 e 18h.

Preço da passagem: R$ 27,00

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Saída das ciclovias das calçadas em Sorocaba, gera polêmica

O prefeito Vitor Lippi (PSDB) afirmou que vai entrar com uma Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADIN) para garantir o veto ao projeto de lei, de autoria de Marinho Marte (PPS), que proíbe a criação ciclovias sobre calçadas.
Foto Reprodução TV TEM
Para o prefeito, cabe a a Urbes – Trânsito e Transportes a discussão de instalar e utilizar as ciclovias. "A decisão do Executivo tem base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dá poderes ao órgão municipal para regulamentar os espaços e áreas de circulação para ciclistas dentro de seu plano de mobilidade. Portanto, a propositura, além de inconstitucional, contém vício de iniciativa, pois adentra à competência do Poder Executivo".

O veto do prefeito foi derrubado, na sessão desta quinta-feira (6), com 12 votos favoráveis e cinco contrários. 

Proibição - A proposta aponta que a Prefeitura de Sorocaba fica proibida de criar ciclovias no lugar de calçadas. A medida recebeu uma emenda, do vereador José Francisco Martinez (PSDB). Com isso, fica estabelecido que, nas avenidas cuja largura do canteiro central comporte a ciclovia, fica proibida a pintura das calçadas.

O poder executivo deverá, em 90 dias, adequar as ciclovias que foram feitas sobre as calçadas.

Adequação - O presidente da Urbes - Transito e Transporte, Renato Gianolla, disse existe a possibilidade de haver algumas alterações, mas ele garante que é possível conciliar ciclovia e calçada. 

Sorocaba tem mais de 80 quilômetros de ciclovia. A quantidade garante para o município o título de segunda maior ciclovia do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.

Informações: Jornal Ipanema

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No Grande Recife, Corredor Leste-Oeste será prolongado até a Av. Doutor Belmino Correia, em Camaragibe

A chegada do Corredor Leste-Oeste a Camaragibe, prevista para o início do ano, promete transformar a cara do Centro da cidade metropolitana. O corredor exclusivo de ônibus, que começa na Praça do Derby, área central do Recife, e segue pela Avenida Caxangá, será prolongado até a Avenida Doutor Belmino Correia (PE-05). A principal via de Camaragibe ganhará cinco estações elevadas de embarque e desembarque de passageiros. Como a obra foi idealizada para facilitar o percurso entre a capital e a Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, haverá ligação entre a quinta estação do corredor na Belmino Correia com o Ramal da Cidade da Copa, importante acesso para os jogos do mundial.

Para viabilizar a obra, será necessário desapropriar 86 imóveis localizados à margem da avenida, no sentido Camaragibe–Recife. É para esse lado que a avenida será alargada para a construção do corredor. A Procuradoria-Geral do Estado ficou encarregada das negociações com os proprietários das edificações. A maioria funciona com atividade comercial. “Já tivemos a primeira reunião com os donos dos imóveis para explicar o projeto e o funcionamento do processo de desapropriação. Agora, estamos preparando os laudos, que devem ficar prontos em dezembro. Depois disso, haverá uma apresentação mais detalhada e vamos negociar os valores com os proprietários”, afirma o procurador-geral do Estado, Thiago Norões.

As 22 estações de ônibus do Corredor Leste-Oeste, incluindo as cinco que ficarão em Camaragibe, foram pensadas para o modelo BRT (Bus Rapid Transit). Serão fechadas, climatizadas e elevadas para facilitar o transbordo e com serviço de pagamento antecipado das passagens.

A Belmino Correia tem quatro faixas: duas no sentido Recife, duas no sentido São Lourenço da Mata. “Durante o período de obras, acho que vai ficar complicado. O desmantelo que está na Caxangá vai chegar a Camaragibe. Mas quando o serviço for concluído, acredito que a cidade vai mudar para melhor”, opina a técnica em enfermagem Kátia Regina de Castro, usuária de ônibus. “A Caxangá está muito travada por causa das obras. Antes, levava 25 minutos entre o Centro de Camaragibe e o Hospital Getúlio Vargas (Cordeiro, Zona Oeste do Recife). Agora, a viagem demora até 1h30”, relata.

A expectativa é maior para quem tem comércio no lado da via que vai sofrer mais impacto das obras, por causa do alargamento. “A gente ainda não sabe o valor das desapropriações. Já vieram medir a loja, mas as informações ainda são pouco claras. É um prejuízo grande para a gente porque foram anos investindo na loja. Tenho medo de não conseguir encontrar um espaço tão bom quanto esse com o preço que o Estado vai oferecer”, pondera o comerciante Luciano Miranda de Andrade, que vai se desfazer da loja de autopeças que tem na avenida para dar espaço ao Corredor Leste-Oeste.

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Em BH, Tráfego na Av. Santos Dumont está liberado para os ônibus

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Sudecap), informa que desde o dia 1º de dezembro, a Avenida Santos Dumont, entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, está reaberta para o tráfego dos ônibus do transporte coletivo. Com a mudança, algumas linhas tiveram o itinerário alterado e os pontos na Avenida Santos Dumont foram reativados.

Somente os ônibus poderão circular nesse trecho liberado da Avenida Santos Dumont. Será permitido o trânsito local de veículos particulares nesses quarteirões, para acesso às garagens e estacionamentos. A liberação faz parte do cronograma de obras do BRT na Área Central, que está sendo executada pela Sudecap.

TRÁFEGO DE VEÍCULOS:

- A Avenida Santos Dumont, entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, será reaberta para o tráfego dos ônibus do transporte coletivo.

- Para os veículos que circulam pela Rua Rio de Janeiro não é permitido o atravessamento da Avenida Santos Dumont, já que as faixas de trânsito da avenida, próximas ao canteiro central estão interditadas.

- Nos quarteirões da Rua Rio de Janeiro, entre a Rua Guaicurus e Avenida Santos Dumont e entre Rua dos Caetés e Avenida Santos Dumont, será permitido somente trânsito local.

- No cruzamento da Rua Espírito Santo  com a Avenida Santos Dumont, o trânsito será normalizado. Na fase de obras, estava operando apenas em meia pista.

TRANSPORTE COLETIVO

Trinta e oito linhas de ônibus (32 linhas gerenciadas pela BHTRANS e 6 pelo DER/MG) terão seus itinerários e/ou pontos de embarque e desembarque modificados em função da liberação da Avenida Santos do Dumont.

 Confira a tabela das alterações das linhas

Cartazes foram afixados nos pontos de embarque e desembarque e no interior dos ônibus, para informar os usuários sobre as alterações.

Monitores da BHTRANS irão distribuir 50 mil informativos para orientação aos passageiros, pedestres, motoristas, comerciantes e operadores do transporte coletivo na região.

BRT - TRANSPORTE RÁPIDO POR ÔNIBUS

O BRT, Transporte Rápido por Ônibus, é um meio de transporte de alta capacidade, mais rápido e eficiente. Inicialmente, o BRT em Belo Horizonte irá circular em dois corredores exclusivos – avenidas Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho e Avenida Cristiano Machado – e será integrado à Área Central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont, onde serão implantadas seis modernas estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros. Nessas duas avenidas, o tráfego será exclusivo para o BRT, porém serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e para o acesso do trânsito local.

Nessa primeira fase, o pavimento asfáltico da Avenida Santos Dumont foi substituído por concreto armado, adequando toda a infraestrutura da drenagem e de serviços públicos, de forma que a via possa suportar os novos veículos articulados de grande porte do BRT, que irão proporcionar um transporte mais rápido e seguro. Através da implantação do BRT na Área Central, o novo sistema de transporte dos corredores será integrado no hipercentro, melhorando a mobilidade urbana na Capital, priorizando o transporte coletivo e garantindo, assim, uma cidade melhor e mais sustentável.
Clique para ampliar
Informações: BHTrans

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Porto Alegre: EPTC divulga plano de mobilidade para abertura da Arena do Grêmio

Em razão da inauguração da Arena do Grêmio, no sábado, 8 de dezembro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou um esquema especial de trânsito e transporte. Nesse dia, a abertura dos portões será às 16h, o início do show às 20h, e o início do jogo Grêmio x Hamburgo às 22h30min, com previsão de 60 mil pessoas no evento. A EPTC terá a participação de 150 agentes, sendo 70 nas imediações do estádio. 

Confira o esquema especial para o dia:

Rotas de acesso para veículos:

Centro / zonas Leste e Sul / Arena: Voluntários da Pátria até a Arena; ou via Farrapos e AJ Renner; ou Castelo Branco, Sertório e Voluntários da Pátria;

Zona Sul / Leste / Arena: outra opção é utilizar a 3ª Perimetral, Viaduto Leonel Brizola, Dona Teodora e AJ Renner;

Zona Norte / Arena: Sertório, Dona Margarida, Farrapos e AJ Renner ou Assis Brasil, Sertório, Dona Margarida, Farrapos e AJ Renner; ou Assis Brasil, Cairú, Farrapos e AJ Renner; ou Sertório, Dona Masrgarida, Edu Chaves, Viaduto Leonel Brizola, Dona Teodora e AJ Renner; ou Assis Brasil, Souza Reis, Edu Chaves, Viaduto Leonel Brizola, Dona Teodora e AJ Renner;

Guaíba / Arena: opção é utilizar a Sertório, Farrapos e AJ Renner;

Canoas, Vale dos Sinos  / Arena: opções pela BR 116, Farrapos e AJ Renner, ou Guilherme Schell, Ernesto Neugebauer e José Pedro Boesel;

Litoral, via Freway. Não existe acesso direto da Freeway (BR 290) para a Arena. Os motoristas devem utilizar a saída para o aeroporto, BR 116, Farrapos, AJ Renner; o não uso deste acesso obrigará o retorno via Castelo Branco (Centro) / Voluntários da Pátria, até a Arena;

Usuários do Trensurb: descer na parada Anchieta (cerca de 1,5 quilômetro até a Arena, aproximadamente 10 minutos de caminhada);

Transporte

Táxi: Desembarque e posterior embarque após o espetáculo serão realizados em torno do anel viário de contorno da Arena ou no ponto de táxi instalado na av. Frederico Mentz;

Ônibus fretado: Estacionamento na pista norte da rua José Pedro Boéssio. A pista estará interditada para o tráfego dos demais veículos;

Ônibus - Duas linhas de ônibus especiais levarão os usuários de ônibus até o evento – 1) T2: a linha T2 terá seu itinerário modificado (T2 Arena) e frequência de viagens ampliadas para melhorar o atendimento dos usuários. Para a chegada ao estádio ela terá seu final modificado a partir das 16h, entrando no bairro Humaitá para permitir o desembarque nas proximidades da rótula das avenidas AJ Renner e José Pedro Boéssio. Após o jogo serão utilizados 35 veículos, em sua maioria articulados, com saída da AJ Renner com Felício Lemeizek;
  
Futebol arena - Esta linha, com início às 16h, irá operar com 12 carros a partir do Mercado Público, via Farrapos e AJ Renner. Para a saída serão utilizados 40 veículos, das proximidades da AJ Renner com Felício Lemeizek;

Linhas regulares de ônibus que atendem o bairro Humaitá:

701 - Vila Farrapos/Voluntários (exceto domingos)
Terminal no centro é no CPC (Camelódromo)
Terminal bairro na Estação Anchieta Trensurb
Linha vai e volta via Frederico Mentz/Voluntários da Pátria.

703 - Vila Farrapos
Terminal no centro é no PopCenter  (Centro Popular de Compras)
Terminal bairro rótula da A. J. Renner/Leopoldo Brentano
Linha vai ao centro via A. J. Renner/Frederico Mentz/Voluntários da Pátria.
Retorna ao bairro via Voluntários/Farrapos/Frederico Mentz/A. J. Renner.

704 - Humaitá
Terminal no centro é no PopCenter  (Centro Popular de Compras)
Terminal bairro na Estação Anchieta Trensurb
Linha vai ao centro via Palmira Gobbi/A. J. Renner/Farrapos.
Retorna ao bairro via Farrapos/A. J. Renner/Palmira Gobbi.

704.1 - Humaitá/A. J. Renner/Dona Teodora
Derivada da 704, com pequena diferença que atende trecho da Av. Ernesto Neugebauer entre Dona Teodora e av. Amynthas Jacques de Moraes.

T2A.1 - Transversal 2/A. J. Renner
Linhas derivada da T2, com horários de escola. Somente 13 horários em dias úteis.

B55 - Protásio/Humaitá
Linha interbairros, ligando o Humaitá ao bairro Mário Quintana via A. J. Renner/Farrapos/Terminal Cairú/Benjamin Constant/Assis Brasil/Protásio Alves/Manoel Elias.

B25 - Arroio Feijó/Humaitá
Linha interbairros, ligando o Humaitá à Av. Bernardino Silveira Pastoriza, na divisa com Alvorada, via Frederico Mentz/A. J. Renner/Farrapos/Terminal Cairú/Benjamin Constant/Assis Brasil.


Lotação Humaitá - 7 de Setembro (Centro), Farrapos, AJ Renner  (12 veículos);

Pedestres - deslocamento pela Palmira Gobbi, José Pedro Boésio, Voluntários da Pátria e Leopoldo Brentano, como principais opções;

Orientação aos torcedores

Os ingressos para os estacionamentos da Arena (E1 e E2) não estarão disponíveis para a venda no dia da inauguração. Devem ser adquiridos com antecedência, junto com os ingressos para o jogo. Os adesivos de acesso aos estacionamentos (E1 e E2) deverão ser fixados nos veículos para permitir o acesso às áreas restritas; não será permitido estacionamento na Freeway.

Informações: EPTC
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Região Metropolitanda do Recife precisa de mais linhas de Metrô e VLT

Quem da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife não sonha com um Metrô ou um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para ir ao trabalho, escola, lazer entre outros. Depois que o Metrorec inaugurou a Linha Sul, onde hoje já é um sucesso para quem usa devido a uma maior agilidade e eficiência, a população de bairros da zona norte do Recife e cidades vizinhas da capital pernambucana como Olinda e Paulista por exemplo, bem que poderiam ser contempladas com a implantação do metrô.

Segundo o Metrorec, existe sim projetos para essas áreas e o que falta é vontade política, na qual os investimentos recentes vem todos sendo implantados nos BRT’s a serem implantados nestas localidades. Por isso o Blog Meu Transporte solicitou ao Metrorec quais estudos e projetos estão sendo realizados para melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana do Recife.

1 – Existe algum estudo para ampliação da rede de Metrô na RMR?
Sim. Após a inauguração da Linha Sul e com a conclusão do PDTU, começamos a estudar novos traçados para ampliação da malha ferroviária.
É notório que a Região Metropolitana do Recife vem enfrentando graves problemas de deslocamentos e pensando em melhorar a vida da população um grupo do Metrô do Recife começou a estudar novos meios de deslocamentos com o intuito de desafogar o trânsito do Recife. Por exemplo:

Para São Lourenço foi idealizado um trajeto seguindo o prolongamento que parte de Camaragibe. Partindo de Recife com um metrô de superfície, pela Av. Caxangá, chegando até Aldeia com integração na estação Camaragibe, sendo esta linha implantada quando for comprovada a necessidade de um equipamento mais eficiente, em substituição ao BRT.
Outro traçado sugerido é partindo de Cajueiro Seco até N. Sra. do Ó, atendendo algumas comunidades que ainda não foram beneficiadas, já que existe previsão de adensamento nesta região, como a comunidade de Olho D’Água,  Cidade Garapú, seguindo por Suape até a praia de N. Sra. do Ó.

Foi pensada também uma linha para desafogar o trânsito na região do Recife Antigo, com um VLT de superfície de piso baixo saindo de Largo da Paz até a Praça do Carmo em Olinda. O objetivo desta linha é trazer para o sistema de transporte público os usuários de automóveis, criando alternativa de mobilidade confortável, onde muitos desses usuários podem deixar seu carro nas estações, que poderão ser providas de amplos estacionamentos.

Para atender à população de Paulista e visando melhorar a mobilidade dessa região, já que estão previstos alguns investimentos nessa região, que ocasionarão um maior adensamento populacional, o grupo sugere uma linha de metrô elevado partindo da estação Joana Bezerra seguindo até o município de Paulista, em Arthur Lundgren.
Como chegou tão perto, o grupo seguiu até Igarassu, saindo de C. Seco, com uma linha de metrô elevada tendo com o propósito de desafogar o trânsito na BR 101 que está travado nos horários de pico e vale, então foi criada esta linha que segue pela comunidade do Ibura, Dois Rios, integrando na estação Barro, já existente, prosseguindo pela Ceasa, Engenho do Meio, Cidade Universitária, passando por Dois Irmãos, integrando no Terminal da Macaxeira, e continuando pelo canteiro central da BR, atendendo também às comunidades de Paratibe, Caetés, Abreu e Lima, Cruz de Rebouças até chegar à estação final Igarassu, com a perspectiva de um prolongamento até a cidade de Goiana, através de um VLT.

Pensando em desafogar o trânsito da região dos Aflitos, Graças, Casa Forte, foi feito um traçado através de equipamento de Metrô subterrâneo, partindo de Parque Amorim (Nova Linha de Arthur Lundgren) até a estação Dois Irmão s (Nova Linha Norte Sul Igarassu/C. Seco).

Ainda existe a linha Cruz Cabugá/Macaxeira, que atenderá a população do Espinheiro, Tamarineira, Casa Amarela, saindo da estação Cruz Cabugá(Nova linha Largo da Paz/Olinda).

E para atender aos empreendimentos que estão surgindo em consequência do evento da Copa do Mundo, que adensará esta região, será construída mais uma estação, Sucupira, no trecho Diesel em operação com destino à Cidade da Copa.

Com todas estas linhas devidamente inauguradas e com o sistema de ônibus e a navegação dos rios Capibaribe e Beberibe se terá um Recife melhor, onde a população conseguirá se deslocar com  qualidade. Assim este grupo de trabalho do Metrô do Recife que se dedica ao estudo da melhoria da mobilidade na cidade do Recife, denomina este projeto de “A cidade que eu quero”.

2 – O que falta em Pernambuco para aumentar ainda mais novas linhas de Metrô?
Este trabalho foi apresentado a algumas pessoas que possam levá-lo a uma instância superior, com o intuito de sensibilizar as esferas governamentais. O grupo aguarda decisão para continuação dos estudos de acordo com as prioridades elencadas.

Precisamos do apoio da população para mostrar aos dirigentes (políticos) o que a população precisa, ou seja, de um transporte de massa com alta capacidade de deslocamento.

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