A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Sudecap), informa que desde o dia 1º de dezembro, a Avenida Santos Dumont, entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, está reaberta para o tráfego dos ônibus do transporte coletivo. Com a mudança, algumas linhas tiveram o itinerário alterado e os pontos na Avenida Santos Dumont foram reativados.
Somente os ônibus poderão circular nesse trecho liberado da Avenida Santos Dumont. Será permitido o trânsito local de veículos particulares nesses quarteirões, para acesso às garagens e estacionamentos. A liberação faz parte do cronograma de obras do BRT na Área Central, que está sendo executada pela Sudecap.
TRÁFEGO DE VEÍCULOS:
- A Avenida Santos Dumont, entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, será reaberta para o tráfego dos ônibus do transporte coletivo.
- Para os veículos que circulam pela Rua Rio de Janeiro não é permitido o atravessamento da Avenida Santos Dumont, já que as faixas de trânsito da avenida, próximas ao canteiro central estão interditadas.
- Nos quarteirões da Rua Rio de Janeiro, entre a Rua Guaicurus e Avenida Santos Dumont e entre Rua dos Caetés e Avenida Santos Dumont, será permitido somente trânsito local.
- No cruzamento da Rua Espírito Santo com a Avenida Santos Dumont, o trânsito será normalizado. Na fase de obras, estava operando apenas em meia pista.
TRANSPORTE COLETIVO
Trinta e oito linhas de ônibus (32 linhas gerenciadas pela BHTRANS e 6 pelo DER/MG) terão seus itinerários e/ou pontos de embarque e desembarque modificados em função da liberação da Avenida Santos do Dumont.
Confira a tabela das alterações das linhas
Cartazes foram afixados nos pontos de embarque e desembarque e no interior dos ônibus, para informar os usuários sobre as alterações.
Monitores da BHTRANS irão distribuir 50 mil informativos para orientação aos passageiros, pedestres, motoristas, comerciantes e operadores do transporte coletivo na região.
BRT - TRANSPORTE RÁPIDO POR ÔNIBUS
O BRT, Transporte Rápido por Ônibus, é um meio de transporte de alta capacidade, mais rápido e eficiente. Inicialmente, o BRT em Belo Horizonte irá circular em dois corredores exclusivos – avenidas Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho e Avenida Cristiano Machado – e será integrado à Área Central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont, onde serão implantadas seis modernas estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros. Nessas duas avenidas, o tráfego será exclusivo para o BRT, porém serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e para o acesso do trânsito local.
Nessa primeira fase, o pavimento asfáltico da Avenida Santos Dumont foi substituído por concreto armado, adequando toda a infraestrutura da drenagem e de serviços públicos, de forma que a via possa suportar os novos veículos articulados de grande porte do BRT, que irão proporcionar um transporte mais rápido e seguro. Através da implantação do BRT na Área Central, o novo sistema de transporte dos corredores será integrado no hipercentro, melhorando a mobilidade urbana na Capital, priorizando o transporte coletivo e garantindo, assim, uma cidade melhor e mais sustentável.
Clique para ampliar |
Informações: BHTrans
0 comentários:
Postar um comentário