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São Paulo: Integração de linhas garante economia aos usuários de Carapicuíba e Barueri

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A partir deste sábado (19/11), o Governo do Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP, promove a integração  das linhas 450TRO Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte) - Barueri (Alphaville 2), via Osasco (Estação General Miguel Costa Km 21), e 456TRO Barueri (Terminal Municipal) - Osasco (Km 20,5 - Rodovia Raposo Tavares), via Barueri (Alphaville) e Carapicuíba (Centro).

Na integração, os usuários terão desconto no pagamento da tarifa. Antes o usuário tinha que desembolsar R$ 5,90 para utilizar as duas linhas. Agora os moradores dos bairros Jardim Novo Horizonte, Parque Santa Tereza e proximidades, para se deslocar até o centro de Barueri (acesso ao Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaine) terão que desembolsar apenas R$ 3,70 no sentido Barueri e R$ 3,70 no sentido Carapicuíba.

Como fazer a integração
  
Sentido Carapicuíba - Barueri: o usuário embarca na linha 450TRO, paga a tarifa no valor de R$ 2,90, desembarca em qualquer ponto de conexão com a linha 456TRO, em Carapicuíba ou em Barueri, pagando o complemento de R$ 0,80.
Pontos de Acesso Carapicuíba: Av. Governador Mário Covas, Av. Deputado Emílio Carlos, Rua Alzira Di Pietro Polito e Rua Consolação.
Pontos de Acesso Barueri: Av. Piracema, Al. Araguaia, Al. Rio Negro e Al. Tocantins.

Sentido Barueri - Carapicuíba: o usuário embarca na linha 456TRO, paga a tarifa de R$ 3,00 e acessa, em qualquer ponto de conexão com  a linha 450TRO, pagando o complemento de R$ 0,70.
Pontos de Acesso Barueri: Av. Piracema, Al. Araguaia, Al. Rio Negro e Al. Tocantins. 
Pontos de Acesso Carapicuíba: Av. Governador Mário Covas, Av. Deputado Emílio Carlos, Rua Alzira Di Pietro Polito e Rua Consolação.


Fonte: EMTU SP

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Transporte público entre o DF e o entorno é o mais precário do País, diz prefeito

Segundo o prefeito de Planaltina de Goiás, José Olinto Neto, as empresas que fazem o transporte coletivo entre o Distrito Federal e o entorno oferecem o pior e mais precário serviço do Brasil.
“Quando fazemos a viagem até Brasília, encontramos sempre quatro ou cinco ônibus quebrados. E o usuário ainda paga R$ 4,50 pela passagem”, reclamou Olinto Neto.
Para ele, estas empresas também não oferecem ônibus adaptados para cadeirantes.
As declarações foram feitas durante a audiência pública sobre o transporte coletivo no Distrito Federal e no entorno realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
A representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que, segundo as operadoras das linhas, 10% da frota que viaja do entorno do DF até Brasília está adaptada.
“Nós cadastramos os ônibus de acordo com as informações passadas pelas empresas. Mas os órgãos gestores, como os Detrans, precisam fiscalizar”, afirmou.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

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Em São Paulo, Usuários da zona oeste ganham novos ônibus

Os cidadãos da capital paulista, mais precisamente da zona oeste, terão novos ônibus para se locomover. Isso porque a operadora de transporte coletivo Santa Brígida acaba de adquirir 20 modelos K270 de 15 metros e piso da montadora Scania.
Com isso, a capacidade de transporte de passageiros da região será elevada, uma vez que cada ônibus pode transportar 25% a mais do que os modelos convencionais de 12 ou 13 metros.

“A Santa Brígida foi a primeira empresa de São Paulo a adquirir os ônibus de 15 metros da Scania. Com a nova compra, a operadora reafirma a confiança em nossa marca, comprovando a eficiência operacional, durabilidade e o baixo custo de manutenção dos nossos produtos”, conta Eduardo Monteiro, responsável pelas vendas de chassis urbanos do mercado brasileiro da Scania.

Os chassis estão sendo adquiridos para renovar a frota dos primeiros ônibus de 15 metros Scania adquiridos pela empresa em 1991. Um dos diferenciais do modelo K270 é o sistema de ajoelhamento que permite, por meio do controle eletrônico da suspensão, o rebaixamento do veículo até a altura da calçada, facilitando assim o embarque e desembarque de idosos e portadores de necessidades especiais.





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Dilma Rousseff anuncia verba para metrô de Salvador

A visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Salvador nesta sexta-feira para anunciar o aporte de investimentos na área de mobilidade urbana deve movimentar as expectativas da gestão estadual de ampliar os projetos de melhorias para o setor na capital e municípios da Região Metropolitana (RMS).

Ainda não se sabe o volume de recursos que serão garantidos pela chefe de Estado, mas segundo o secretário de Planejamento do Estado, Zezéu Ribeiro o governo tentará sensibilizar a presidente sobre a necessidade de maior atenção a essas demandas, retirando a cidade do atraso no setor de transporte urbano.

Além do anúncio por parte do governo federal, no momento a perspectiva é de que até primeira quinzena de dezembro seja concluído o termo de referência, que conforme o titular define a estruturação e edital com modelo de contrato.

Em seguida, será feita a licitação para definir a empresa ou consórcio que irá construir e operar o sistema de transporte metropolitano entre os municípios de Lauro de Freitas e Salvador. Segundo dados da Seplan, todas as intervenções estão estimadas em cerca de R$ 3 bilhões, integrando um modelo que abrange metrô, ônibus, trem, ciclovias.
 

A expectativa é que as obras tenham início ainda no primeiro semestre de 2012. Segundo o secretário, essa foi a garantia dada pelas empresas participantes do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). “Todas que participaram do estudo se comprometeram, mas sabemos que essa não é uma obra vertical por envolver várias frentes, havendo construções simultâneas”, frisou. 

Zezéu também destaca a tentativa de convencimento da gestão Wagner em mostrar para o governo federal a importância da realização do projeto escolhido. “Nós ficamos co m uma  carga muito grande da herança no transporte coletivo e agora no metrô que não teve sua linha 1 concluída. Essa está sob a responsabilidade da  prefeitura. Isso não depende apenas de tecnologia, mas de gestão e de recursos”, afirmou.

Vale lembrar que para as intervenções já foram comprometidos R$570 milhões, montante, inicialmente aprovado pelo Ministério das Cidades para o uso de BRT, mas que está sendo discutido. No estudo foi também  informado que haveria um custo total de R$ 3 bilhões, sendo R$ 2 bilhões pelo governo federal e os demais pela iniciativa  privada. Conforme o secretário, o projeto é de longo prazo, porque além da linha 1 do metrô tem ainda a linha 2 na Avenida Paralela.





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Em São Luís, Usuários de ônibus reclamam de transporte coletivo

Usuários de ônibus que passam por quatro terminais da integração em São Luís reclamam da deficiência na prestação do serviço. Em abril deste ano, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, determinou a criação de uma linha de ônibus para o corredor da BR-135, com o objetivo de beneficiar milhares de pessoas que moram na área. Mas, pelo visto, a medida não foi suficiente.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes não se pronunciou sobre os problemas mostrados na reportagem.


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Governo de Pernambuco da sinal verde para a construção de 50 km de corredores de ônibus

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Foi dado o sinal verde para a construção dos Corredores exclusivos de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. As vias serão operadas com veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus), ligando as áreas norte ao sul da cidade e ainda a região leste ao oeste da Região Metropolitana do Recife.
No total, serão investidos R$ 151 milhões na construção do Corredor Norte-Sul  e R$ 145 milhões no Corredor Leste-Oeste. As obras fazem parte do pacote de ações para a Copa do Mundo de 2014.

Corredores terão ônibus especiais e com ar-condicionado
LESTE-OESTE - Será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a Avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor passará por 22 estações e atenderá aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101.
Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, será construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá.
NORTE-SUL - O corredor Norte-Sul passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Terá início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. O percurso de 33,2 km vai ter 33 estações interligadas a quatro terminais também integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. Além disso, um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins.  Outro elevado será erguido em Ouro Preto. A obra do Norte-Sul será concluída em 18 meses.


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Em Feira de Santana, Mais 15 ônibus são incorporados ao SIT

Visando oferecer transporte público de qualidade, a Prefeitura de Feira de Santana entregou à população, nesta quarta-feira (16), 15 novos ônibus que passam a incorporar o Sistema Integrado de Transporte (SIT). Destes, 12 têm capacidade para 100 passageiros sentados e em pé, e os três articulados para 120 pessoas.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a aquisição de mais 20 novos veículos para o início do próximo ano. Atualmente 207 ônibus compõem a frota do Município.

“Melhorar o serviço de transporte coletivo de Feira de Santana foi um compromisso do nosso governo e estamos trabalhando para oferecer transporte público com segurança e qualidade à população. Nunca se viu antes uma melhoria substancial da frota de ônibus como atualmente e o nosso objetivo é aumentar o quantitativo de veículos para melhor atender à demanda”, declara o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, os ônibus vão atender bairros com maior demanda de usuários do serviço. “Os ônibus farão linha para os bairros que mais necessitam, como Feira X, George Américo, Conceição, Mangabeira e Aviário. Atualmente, a população conta com mais de 80 ônibus novos, o que representa mais de 50% da frota renovada”, informa.


Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

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Em Uberaba, Usuários se queixam de ônibus sujos

A Associação dos Usuários de Transportes Coletivos de Uberaba (Acobe) fez uma pesquisa em outubro e a maior queixa apontada pelos usuários foi em relação à sujeira nos veículos. Um vídeo feito pela Acobe constatou que em alguns ônibus a higienização apresenta problemas. Diretores da entidade passaram lenços umedecidos pelos bancos, que revelaram a sujeira dos assentos. Já a boa condição de pontos e abrigos para a espera do transporte coletivo foi apontada entre os itens de satisfação. “Perto da minha casa tem três pontos e todos estão em bom estado”, confirmou o aposentado Givaldo Campos. Uberaba tem mais de 400 pontos e coberturas.

Os representantes da Acobe analisaram os ônibus, os pontos, o tempo de circulação e o atendimento dentro dos veículos. O levantamento foi feito em dez ônibus de dez linhas, o que representou 12% da frota e metade das linhas.
Essa foi a segunda pesquisa feita este ano sobre a qualidade dos serviços prestados pelas duas empresas de Uberaba. Após este levantamento, a Acobe informou que fará uma consulta popular para aprofundar as discussões sobre problemas no transporte coletivo.


A Prefeitura de Uberaba não quis comentar os resultados da pesquisa.

Fonte: G1.com.br

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