Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Bilhete Eletrônico será implantado nos ônibus de Atibaia

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Prefeitura de Atibaia está realizando a implantação do bilhete eletrônico do transporte coletivo. O lançamento do Programa Vai Legal, que será realizado no dia 11 de julho, às 10h, no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, irá beneficiar primeiramente os idosos, com idade igual ou superior a 65 anos. No segundo momento, serão distribuídos cartões para os portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas.
A utilização do bilhete eletrônico será fundamental para a agilidade no embarque de passageiros. Além disso, este benefício ajudará a Prefeitura a gerir a demanda de passageiros em cada linha de ônibus do município.
“A Prefeitura terá a possibilidade de otimizar o transporte coletivo rural e urbano de Atibaia com dados mais precisos sobre o fluxo de passageiros, além de identificar novas demandas e redistribuir o número de viagens nas linhas existentes para a busca de melhoria contínua da oferta do serviço de transporte coletivo à população”, esclarece a secretária de Transportes e Trânsito, Cláudia Nogueira.
Para o prefeito em exercício,  Ricardo dos Santos Antonio, a implantação do bilhete eletrônico é uma grande conquista para Atibaia. “Vamos modernizar o sistema de transporte coletivo e, com isso, ter um controle maior na gestão dos serviços”, disse.
A entrega dos bilhetes eletrônicos para os idosos será realizada a partir do dia 12 de julho, no Fórum Cidadania, localizado à Avenida Nove de Julho, 185 – Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h. Para a retirada do bilhete os beneficiários devem apresentar o RG. A emissão do primeiro bilhete eletrônico é gratuita.


Atenção ao cronograma para a entrega dos cartões dos idosos que obedecerá a ordem de convocação por nome:
1ª SEMANA (12/07 A 15/07) – iniciais A, B, C, D, E
2ª SEMANA (18/07 a 22/07) – iniciais F, G, H, I, J, K, L
3ª SEMANA (25/07 a 29/07) – iniciais M, N, O
4ª SEMANA (01º/08 a 05/08) – iniciais P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z

Tire suas principais dúvidas

O que é o Vai Legal?
É um bilhete eletrônico, parecido com um cartão magnético de banco. Ele permitirá a passagem pela catraca com mais agilidade no embarque. Para aqueles que têm gratuidade da passagem – idosos, portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas – e também para os estudantes que têm passe escolar, o bilhete eletrônico será identificado por uma foto. Ele é pessoal e intransferível nesses casos.

Como o Vai Legal vai melhorar o transporte coletivo?
Os bilhetes eletrônicos são importantes para a gestão do sistema de transporte coletivo na cidade, por isso a Prefeitura insistiu tanto nesta questão. Com a implantação total do sistema, a Prefeitura terá um melhor controle do fluxo de passageiros, para planejamento de linhas e horários.

Como será a distribuição dos bilhetes?
A Prefeitura realizou um cadastramento de todas as pessoas que têm gratuidade no sistema - idosos, portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas - inclusive com fotos para confecção dos bilhetes. Para que a distribuição seja feita de forma tranquila, os bilhetes serão entregues por ordem alfabética, em local e horários previamente divulgados. Os primeiros a serem beneficiados, ainda no mês de julho, serão os idosos, e, em agosto, os portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas.

Para quem paga passagem na catraca, o que vai mudar?
Neste primeiro momento nada. Mas, a proposta é que cada usuário tenha o seu bilhete eletrônico, para “carregá-lo” com a quantidade de passagens que desejar. Funciona como “créditos” de celular; o usuário poderá carregar o bilhete com as passagens da semana, do mês, ou quantas desejar. De posse do Vai Legal com “créditos”, esse usuário não precisará levar o dinheiro para a passagem, facilitando seu embarque nos ônibus, bastando aproximar o bilhete eletrônico da catraca para liberar a passagem. No futuro, o sistema de bilhete eletrônico permitirá a implantação do bilhete único, que possibilitará ao usuário fazer mais de uma viagem com uma mesma passagem.




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960