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Em São Paulo, SPTrans altera pontos das linhas 917M/10, 917M/31 e 975A/10 na Av. Dr. Arnaldo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A SPTrans informa que as linhas 917M/10 e 917M/31, denominadas Morro Grande – Metrô Ana Rosa, e 975A/10 Vila Brasilândia – Metrô Ana Rosa passarão a atender à Parada 2 – Teodoro Sampaio da Av. Dr. Arnaldo, deixando de parar na Parada 1 – Major Natanael.

A Parada 1 deve ser atendida pelas linhas que têm como destino as Ruas Cardeal Arcoverde e Cardoso de Almeida, e a Parada 2 as linhas com destino à Av. Prof. Alfonso Bovero e Rua Heitor Penteado.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e pontos:

Parada 1 – Major Natanael

175P/10 Edu Chaves - Ana Rosa
177H/10 Metrô Santana - Butantã - USP
669A/41 Term. Sto. Amaro – Hospital das Clínicas
701A/10 Pq. Edu Chaves - Metrô Vila Madalena
701U/10 Jaçanã - Butantã - USP
702U/21 Pinheiros - Term. Pq. D. Pedro II
714C/10 Cohab Educandário - Lgo. da Pólvora
719P/10 Pinheiros - Metrô Armênia
719R/10 Rio Pequeno - Metrô Barra Funda
7228/10 Pinheiros - Pça. Ramos de Azevedo
7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo
724A/10 Cidade Universitária - Aclimação
7566/10 Rio Pequeno – Term. Princesa Isabel
875H/10 Terminal  Lapa - Metrô Vila Mariana
875P/10 Metrô Barra Funda - Metrô Ana Rosa
917M/10 Morro Grande - Metrô Ana Rosa
917M/31 Morro Grande - Metrô Ana Rosa
975A/10 Vila Brasilândia - Metrô Ana Rosa

Parada 2 – Teodoro Sampaio

178L/10 Lauzane Paulista - Hospital das Clínicas
178L/24 Lauzane Paulista - Hospital das Clínicas
478P/10 Sacomã - Pompeia
478P/31 Sacomã - Pompeia
7267/10 Apiacás – Pça. Ramos de Azevedo
7272/10 Mercado da Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
7281/10 Lapa - Pça. Ramos de Azevedo
7282/10 Pq. Continental - Pça. Ramos de Azevedo
775N/10 Rio Pequeno - Metrô Vila Mariana
874C/10 Pq. Continental - Metrô Vila Mariana
917H/10 Terminal Pirituba - Metrô Vila Mariana



Informações da SPTrans

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Obras do metrô de BH terão início em 2012

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) afirmou, em entrevista concedida a um telejornal local, nesta segunda-feira, que as obras de expansão da linha do metrô na capital terão início já no ano que vem. “É importante destacar que Belo Horizonte vai receber 10% do total da verba do PAC da Copa e do PAC Mobilidade. Isso é uma vitória para nós”, destacou. Dos R$ 30 bilhões destinados para a infraestrutura no país, BH vai receber R$ 3,16 bi, anunciados pela presidente Dilma Rousseff na semana passada.

“As linhas dois e três terão início daqui a um ano e devem acabar em até quatro ou cinco anos. É um projeto para a cidade de BH e para a Região Metropolitana”, disse Lacerda. Segundo o prefeito, os investimentos no Boulevard Arrudas, na Via 710 (Andradas/Cristiano Machado) e nos BRTs (Antônio Carlos/ Pedro I e Cristiano Machado) são da ordem de R$ 1,5 bilhão. Além disso, a BHTrans tem o plano de Mobilidade Urbana.



Fonte: Estado de Minas


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No Rio, Corredor da Alameda está sem manutenção

Um ano e meio após sua inauguração, o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, no Fonseca, precisa de manutenção. Os equipamentos instalados nas plataformas são danificados ou destruídos por vândalos sem que haja fiscalização ou manutenção. Nas plataformas, adesivos com informações sobre linhas e itinerários colados nos abrigos e nos totens informativos foram arrancados, e não houve, até hoje, reposição. Em alguns desses pontos, as chapas de metal com informações em braile também foram retiradas.

Segundo acordo firmado em 2007, caberia ao governo estadual a construção do corredor, orçado em R$ 6,9 milhões. A prefeitura de Niterói, por sua vez, é a responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos urbanos.

Mas, na prática, a realidade é outra. Os equipamentos das plataformas estão em más condições de uso. Os piores casos são os das estações Bairro Chic, João Brasil e Nossa Senhora das Mercês, onde alguns adesivos foram completamente removidos. Nesta última, um dos abrigos chegou a ser retirado do local e até hoje não foi substituído. Nas estações Horto, Riodades Brasil e Getulinho, a situação não é tão ruim, e os adesivos com informações foram removidos apenas parcialmente.

A prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) acrescentou que está verificando o estado de conservação do Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura. O levantamento servirá para definir ações de remodelação que serão promovidas nas plataformas e nas pistas, com o objetivo de proporcionar melhorias para o conforto e a segurança dos usuários do Corredor Viário. A prefeitura não informou em que fase está o trabalho nem quando será concluído.


Fonte: O Globo

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EMTU SP abre inscrições para 70 vagas de estágio

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP está disponibilizando 70 vagas de estágio, por meio de “Seleção Pública para Estágio Curricular” que será aplicada pelo Centro de Desenvolvimento Profissional – CEDEP, na cidade de São Paulo.

São 34 vagas e a substituição de 36 para alunos do nível superior e médio técnico de diversas áreas como administração, secretariado, engenharia, arquitetura, direito, entre outras.

As inscrições ocorrem até 16 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pela Internet no endereço eletrônico www.cedep.org.br. O valor da inscrição é de R$ 15 (quinze reais).

As informações sobre a data, horário e locais das provas objetivas, com questões relacionadas às matérias de língua portuguesa, matemática, informática e atualidades, serão publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo e divulgadas no site www.cedep.org.br a partir do dia 3 de novembro.

Para os estagiários do ensino superior, o valor da Bolsa Auxílio será de R$ 6,25 por hora estagiada. Para os de educação profissional de nível e médio técnico, R$ 5,25 por hora estagiada. Os benefícios incluem cartão refeição, cartão alimentação, vale-transporte, se necessário, assistência médica opcional, recesso remunerado, seguro de acidentes pessoais e gratuidade nas linhas de ônibus do Sistema Regular Metropolitano.


Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

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Empresas de ônibus podem parar caso não haja acordo com a Transalvador

A direção do Sindicato dos Rodoviários e a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) reuniram-se nesta segunda-feira (19), na sede do órgão, após dois dias de manifestações da categoria, que ocasionou piora nos engarrafamentos da cidade, e discutiram o suposto excesso de multas aplicadas pelo órgão aos rodoviários, que tem os valores descontados do salário pelas empresas de ônibus.

De acordo com informações passada pelo presidente da Transalvador, Marcos Flores, a reunião ocorreu normalmente, mas nenhuma solução foi apresentada, já que muitas reivindicações são de ordem trabalhista e novas reuniões foram marcadas. Nesta sexta-feira (23), os rodoviários se reúnem com os fiscais da Transalvador para falar das multas, agentes e fiscalizações em geral. Já na próxima terça-feira (27), a categoria se reúne com representantes do Sindicado das Empresas de Transportes Públicos do Estado da Bahia (Seteps), para discutirem assuntos dessa competência.

As empresas de ônibus não vão realizar qualquer manifestação até novas providências serem tomadas. “Vamos dar uma trégua até a próxima reunião. Se na sexta não tiver solução, vamos parar as 18 empresas nas garagens de madrugada. Mas vamos avisar com antecedência para que a população não saia de casa”, diz o diretor financeiro do sindicato. 

Fonte: Atatu Online

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Curitiba: Empresas de transporte coletivo propõem criação do "Interterminais"

As empresas de transporte coletivo de Curitiba estão propondo a criação do "Interterminais", para reforçar o transporte entre os terminais dos eixos principais: Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Portão e Campina do Siqueira.
Além disso, as empresas sugerem a construção de mais trechos de faixas exclusivas, inicialmente na continuidade da canaleta da Rua Alferes Poli e no acesso ao terminal do Guadalupe, pela Rua Conselheiro Laurindo. A ideia é facilitar a movimentação de pedestres, ônibus e veículos e melhorar a fluidez no trânsito.
Foto: Luizz 27 (Term. do Cabral)
Estas e outras propostas fazem parte de um estudo realizado por um grupo técnico e o consórcio CWBBUS (assessoria técnica dos consórcios), denominado "Projeto 24 Meses".
O estudo foi um item exigido pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) no contrato que as empresas de ônibus coletivo assinaram durante a nova licitação ocorrida no ano passado. Os consórcios que ganharam a licitação para operar no município foram: Transbus, Pioneiro e Pontual.
"A ideia é fazer um melhor aproveitamento da infraestrutura já instalada para ônibus no município", explica o engenheiro de transportes, Alan Cannell, um dos integrantes do grupo de estudo.
De acordo com o engenheiro, o estudo será um novo marco no transporte coletivo da cidade e apresentará soluções baratas e simples com o objetivo de aumentar a velocidade média e a eficiência do sistema.
O estudo já foi entregue ao presidente da Urbs, Marcos Isfer. A Urbs está avaliando as propostas das empresas e colocará em prática as de resultado viável para o município.
Com relação às canaletas de ônibus, a Urbs já tem alguns projetos para o transporte coletivo em vários pontos da cidade. "O projeto das empresas de ônibus coletivo é um avanço para a cidade", disse a Urbs por meio de sua assessoria de imprensa.

Informações do Paraná Online

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Em Palmas, Justiça acata pedido de liminar e suspende o reajuste

A juíza da 3ª Vara das Fazendas e dos Registros Públicos, Ana Paula Toribio, acatou o pedido de liminar na ação popular para suspender o aumento da tarifa do transporte coletivo de Palmas até o julgamento final do processo. A decisão foi publicada no sistema eletrônico da justiça estadual.

No despacho, a juíza decidiu por manter o valor da tarifa em R$2,20. “Analiso, nesta decisão, tão somente o pedido liminar de suspensão do aumento da referida tarifa, para que seja mantido, até decisão final, o seu valor atual de R$2,20 (dois reais e vinte centavos)” diz trecho da decisão.

Participação
A ação popular com pedido de liminar que questiona ao aumento da tarifa foi mobilizada pelo deputado estadual Marcelo Lelis (PV), juntamente com classes representativas da sociedade. A ação foi protocolada na justiça no dia 23 de agosto. Aproximadamente de 16 mil assinaturas dos palmenses foram coletadas para fortalecer a ação.
Na análise, a juíza levou em consideração a porcentagem do aumento aplicado à tarifa, “ou seja, se de fato o aumento representa a realidade dos gastos das empresas concessionárias ou se foi abusivo e, portanto, causará prejuízo aos usuários do serviço”.

Superficial
Dentre as argumentações, a juíza Ana Paula Toribio sustenta que não houve estudo técnico aprofundado que justificasse o aumento. “Emerge da prova dos autos que o município não realizou o estudo técnico (sua própria planilha) de forma detalhada e imprescindível para a conclusão do aumento das tarifas em epígrafe, agindo, assim em desacordo com o art. 101, da lei Municipal n.º 1173/2003” consta.
Além disso, a juíza questiona também que o relatório final da comissão responsável pela análise da revisão da tarifa do transporte coletivo de Palmas acolhe as pretensões do Sindicato dos Empresários dos Transportes Coletivos Urbanos (Seturb) e que não houve justificativa técnica para isso. O não cumprimento da decisão prevê multa diária no valor de R$10.000,00.



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Em Ribeirão Preto, Transerp esclarece exigências para licitação do transporte público

A Transerp realizou neta terça-feira (19) uma audiência pública para discutir mudanças no transporte coletivo da cidade. Foram esclarecidas as exigências e obrigações para as empresas de interessadas em prestar o serviço em Ribeirão Preto. Desde 1984 a Prefeitura não abre licitação para o transporte público.

O edital de licitação deve ser publicado a partir do dia 10 de outubro. De acordo com a direção da Transerp, deverá vencer a empresa que apresentar proposta com o menor reajuste para a tarifa. A previsão é de investir R$ 143 mi em melhorias, sendo 60% desse valor só para renovar e aumentar a frota.

A prefeitura deve arcar com parte do custo, mas o valor do subsídio ainda não foi definido. “Nós queremos aumentar o mínimo possível a atual tarifa. Então nós estamos compondo esse custo com possível subsidio público”, explica o superintendente da Transerp, Willian Latuf.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte, Luís Gustavo Viana, as melhorias exigem um reajuste nos preços cobrados atualmente. “Você aumentando a frota e tendo investimento na parte de corredores, infraestrutura, lógico que você tem um aumento de tarifa, se não essa conta não fecha. Agora precisamos saber qual o valor desse subsidio”, diz.

Quem ganhar terá prazo de dois anos para atingir metas projetadas pela prefeitura. Entre elas estão à construção de dois terminais centrais e oito terminais menores - nos bairros - instalação de corredores de ônibus, criação de centrais de atendimento e ampliação da frota - com carros novos e mais modernos.

Um dos responsáveis pelo estudo sobre a qualidade do transporte coletivo na cidade Arlindo Fernandes, diz que o projeto, que dará origem a licitação, levou em conta o quanto deverá aumentar a procura pelo serviço nos próximos anos. “Nós fizemos uma projeção de demanda que leva em conta um crescimento da demanda de ônibus compatível com o crescimento futuro da população de Ribeirão Preto. Agora a população tem que corresponder, tem que andar, tem que se deslocar, tem que sentir que o transporte melhorou de fato”, relata.

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