Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
Quem costuma pegar a linha 220 (Terminal Campo Grande) vai poder testar o ônibus elétrico da frota, que começa a operar na próxima terça-fei...
-
O projeto para concessão e construção da Fase 1 da Linha 16-Violeta, que ligará Aricanduva a Oscar Freire em 30 minutos, foi aceito, nesta t...
-
Entrou em operação nesta segunda-feira, em período de testes por 30 dias, um novo ônibus 100% elétrico, desenvolvido pela empresa chinesa An...
-
A Volvo Bus celebra a venda de 90 chassis de ônibus B320R para a operadora Auto Viação Marechal que atua no transporte público do Distrito F...
-
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, vai começar a primeira fase de operação do novo T...
-
A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Transportes, publicou nesta sexta-feira (27) um decreto que determina a g...
-
A frota de três linhas gerenciadas pela EMTU (Empresas Metropolitana de Transportes Urbanos) foi reforçada neste mês com a inclusão de 15 no...
-
O Metrô do Distrito Federal tem projeto para aumentar a oferta de trens nos horários de pico nos dias úteis e ampliar a capacidade de transp...
-
Os munícipes de Taboão da Serra que utilizam o transporte coletivo já contam com uma novidade na Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga B...
-
O transporte de passageiros será gratuito no dia das eleições em João Pessoa. O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte Cole...
- Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil
- Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada
- Metrô de SP completa 50 anos com malha ainda insuficiente
- Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Em Mauá, Estação de transferência do bairro do Jardim Zaíra, vai começar a operar dia 23
sábado, 18 de junho de 2011Postado por Meu Transporte às 10:38 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em São Paulo, Governo deve implantar Bilhete Único Metropolitano até o fim do ano
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Aparecido explicou que, com ele, o usuário usa o mesmo cartão no Metrô, nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e nos ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).
- Vai ser utilizada a estrutura viária já existente. O que estamos finalizando é a questão da tecnologia e o formato jurídico, para que a gente possa fazer a integração com os municípios até o final deste ano.
De acordo com Aparecido, a primeira etapa da implantação do bilhete será feita até julho para integrar os três meios. Depois, eles serão levados para os transportes municipais de cada cidade que tiver interesse.
- A decisão das prefeituras é espontânea, mas quase todos os prefeitos já me disseram que vão aderir ao programa.
A afirmação foi feita durante a sanção da lei, no Palácio dos Bandeirantes, na região do Morumbi, zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta. O novo sistema vai criar um Conselho de Desenvolvimento formado pelos 39 prefeitos das cidades da Grande São Paulo e por representantes do Estado.
Além disso, o novo plano divide a região metropolitana em cinco sub-regiões: norte, leste, sudeste, sudoeste, oeste e município de São Paulo e institui, em cada região, representantes da sociedade civil e políticos.
Segundo o governo, será feito um fundo de desenvolvimento para financiar planos, projetos e programas de interesse da região metropolitana de SP.
Para o governador Geraldo Alckmim, a prioridade da lei que organiza a região metropolitana é a mobilidade urbana.
- O desafio é a mobilidade urbana, com planejamento. É preciso ter várias cidades dentro de uma cidade, juntando Metrô, trem, ônibus e rodoanel. Vamos chegar nos 39 municípios.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 08:34 1 comentários
Marcadores: São Paulo
Salvador: BRT elétrico depois se transforma em metrô
Estão previstas 26 estações e 126 pontos de acesso a ciclistas e pedestres, além de 152 bicicletários, onde bicicletas poderão ser guardadas ou alugadas para rodar dentro do sistema. O custo do projeto é de R$ 2,6 bilhões, sem incluir os veículos (ônibus e trem), que ficariam a cargo da iniciativa privada que vencesse a concessão do sistema.
Este é um dos sete projetos apresentados para atender ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que visa a implantação de um sistema de transportes para a capital baiana. As propostas estão sendo analisadas pelo governo do estado, que deverá se manifestar sobre o sistema a ser implantado no próximo dia 20. A partir da definição, será aberta licitação onde todos concorrem em igualdade de condições.
Passageiros
A progressão no modal de transporte de BRT (Trânsito Rápido por Ônibus, na sigla em inglês) para o metrô em monovia é sugerida entre os anos de 2022 e 2028, quando a demanda por transporte público na Avenida Paralela se aproxima dos 40 mil passageiros na hora de pico durante a manhã.
O motivo pelo qual o sistema proposto começa operando com ônibus BRT elétrico é porque a demanda de passageiros em 2014 não seria suficiente para um modal de alta capacidade, como o metrô, segundo explica o sócio-diretor da Prado Valladares, Lourenço Valladares.
A empresa projeta que em 2014 o novo sistema receberia 13 mil passageiros na hora de pico, apesar de haver uma demanda existente de 20 mil passageiros naquele trecho. “A diferença é porque a adesão a um novo sistema nunca se dá de forma imediata”, explica Valladares.
Os sistemas de metrô são indicados para um grande número de passageiros, pois, quando o sistema fica ocioso, os custos de operação aumentam. Porém, um sistema BRT possui uma capacidade máxima de 40 mil passageiros na hora de pico, o que, calcula a Prado Valladares, ocorreria por volta de 2030. Em 2039, seriam 51 mil passageiros.
Já uma linha de metrô em monovia tem capacidade máxima de 60 mil passageiros nas horas de pico. O projeto propõe que, quando houver a progressão, sejam feitas duas
linhas de metrô monovia, com a possibilidade de implantação de uma terceira.
Entenda a proposta da Prado Valladares
Orçamento: R$ 2,6 bilhões
Gestão Parceria Público- -Privada (PPP) patrocinada
Subsídio anual: R$ 38 milhões (2014)
Tempo médio embarcado: 19,5 minutos
Capacidade máxima: 60 mil passageiros por hora
Paradas: 26 estações e 126 pontos de acesso a ciclovias e passarelas
Trajeto: 41 km
Tarifa Integrada: R$ 2,50
Fonte: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 08:34 0 comentários
Novos ônibus para corredores do Rio
Ônibus terão piso baixo, suspensão pneumática e motor traseiro | Foto: Divulgação
O objetivo da Secretaria Municipal de Transporte é que o tradicional modelo de ônibus deixe de circular, já que é considerado desconfortável para passageiros e motoristas.
Postado por Meu Transporte às 08:33 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
João Pessoa vai ter VLT e mais 4 corredores para ônibus articulados
Postado por Meu Transporte às 08:30 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraíba, VLT
Especialistas elogiam medida sobre o uso de ônibus híbridos em Curitiba, mas alertam sobre custos
Postado por Meu Transporte às 08:30 0 comentários
Marcadores: Paraná
Prefeitura de Olinda continua recapeando principais corredores da cidade
Postado por Meu Transporte às 08:29 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
São Paulo: Corredor de ônibus metropolitano Itapevi-Butantã sai do papel
Foto: Corredor de Diadema |
Postado por Meu Transporte às 08:29 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo