Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

João Pessoa vai ter VLT e mais 4 corredores para ônibus articulados

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para tentar resolver os problemas provocados pelo trânsito na cidade de João Pessoa, a Prefeitura elaborou o Plano de Mobilidade Urbana, que já foi apresentado ao Ministério das Cidades e prevê a aplicação de quase 200 milhões de reais. O plano foi apresentado aos vereadores durante uma sessão especial na Câmara de Municipal nesta quinta-feira (dia 16), pelo superintendente de Transporte e Trânsito da Capital, Nilton Pereira de Andrade.

Ele explicou aos vereadores que a prioridade a rede de transporte público, criando espaços e vias exclusivas para os ônibus. Nilton Pereira informou que o plano prevê a construção de quatro grandes corredores, um na Avenida Cruz das Armas, outro na Avenida Dom Pedro II, na Avenida Dois de Fevereiro e o outro na avenida Epitácio Pessoa.

Na região do Centro da cidade, a intenção é construir um Terminal de Integração intermodal ao lado do Terminal Rodoviário de João Pessoa, no bairro do Varadouro, para atender as linhas urbanas, intermunicipais e o sistema ferroviário, que passaria a usar um tipo de veículo ferroviário identificado VLT (Veículo leve sobre trilhos).

O plano prevê a criação de quatro corredores com vias exclusivas para os ônibus, cujos modelos seriam articulados e cada corredor teria um terminal de integração de apoio. O dirigente da Sttrans revelou que também é previsto a adoção de programas de estimulo a bicicleta inclusive com a abertura de ciclo vias.

Nilton Pereira disse que acredita que na hora em que o sistema de transporte for mais ágil e eficiente as pessoas vão passar a usar o transporte público e deixar o carro em casa. O plano propõe a construção de um viaduto na BR 230, nas proximidades do Estádio Almeidão, para facilitar o acesso entre o bairro do Cristo Redentor, o conjunto Ernesto Geisel e outras regiões da cidade.

Ele informou que o projeto se encontra em Brasília esperando aprovação junto ao ministério e depois que for aprovado, a intenção da prefeitura é começar a implantar o sistema imediatamente.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960