A Prefeitura de Curitiba deu início às obras do Anel Viário, que vai melhorar o fluxo do transporte público e do trânsito da cidade. As equipes começaram a trabalhar nesta segunda-feira (7) na reforma das calçadas das ruas Lysímaco Ferreira da Costa, Augusto Severo e Julio Perneta e em obras viárias na Teffé. "Esta é uma obra que vai melhorar o fluxo de veículos, principalmente para o transporte coletivo. O anel viário, que integra as obras da Copa de 2014, trará mais segurança para pedestres e motoristas. É mais uma obra da cidade do futuro ", diz o prefeito Luciano Ducci.
Nesta segunda-feira, as equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão construindo as novas calçadas das ruas Lysímaco Ferreira da Costa (entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha), no Centro Cívico, Augusto Severo (entre a Nicolau Maeder e Barão de Guaraúna), no Alto da Glória, e Julio Perneta (entre a Roberto Barroso e Mamoré), nas Mercês. Na rua Teffé, no Bom Retiro, também está sendo retirado o bloqueio viário e relocadas árvores. Serão plantadas 142 árvores na rua.
Por causa da construção das novas calçadas, estão previstos bloqueios parciais nas ruas em obras, durante o trânsito do maquinário. "O início das obras pelas calçadas diminui o impacto sobre o trânsito da cidade e traz mais segurança aos pedestres", explica o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.
As obras do Anel Viário são feitas pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o governo estadual, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU). Serão investidos R$ 36 milhões nas obras.
Anel Viário - A obra do Anel Viário prevê a revitalização do pavimento, das calçadas e a adequação da sinalização semafórica em 25 quilômetros de um conjunto de ruas que formam um anel ao redor do centro de Curitiba. O objetivo é melhorar a mobilidade e a acessibilidade em toda a região central.
Passando por oito bairros - Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde - o Anel Viário vai ajudar a desafogar o trânsito na área central com deslocamentos mais seguros e contínuos.
Os motoristas poderão até percorrer distâncias maiores, mas os tempos de deslocamentos serão menores e eles encontrarão mais fluidez. No sentido horário, o Anel Viário terá 11,6 quilômetros de ruas e no sentido anti-horário, outros 13 quilômetros.
Entre as ruas que passarão por obras estão a Desembargador Motta e a Brigadeiro Franco, no Batel; a Brasílio Itiberê e a Engenheiros Rebouças, no Rebouças; Lysimaco Ferreira da Costa e Teffé com Roberto Barrozo, no Centro Cívico; Ubaldino do Amaral e Sete de Abril, no Alto da XV.
O anel viário é composto por 23 ruas. No sentido horário, são beneficiadas as ruas Roberto Barrozo, Aristides Teixeira, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Mauá (opção: 21 de abril e 7 de abril até a Ubaldino do Amaral) Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, Omar Sabbag, Engenheiros Rebouças, Brigadeiro Franco, e Tenente João Gomes da Silva.
E no sentido anti-horário, as equipes vão trabalhar nas ruas: Júlio Perneta, Desembargador Motta, Iguaçu (opcional), Buenos Aires, Brasílio Itiberê, Omar Sabbag, Ubaldino do Amaral, 7 de abril, Alberto Bolinger, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Domingos Nascimento, Teffé e João Antoniassi.
Fonte: Paraná Online
0 comentários:
Postar um comentário