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67% dos moradores da Grande Vitória utilizam o transporte coletivo diariamente

domingo, 29 de novembro de 2009


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Futura sobre mobilidade urbana mostra que na Grande Vitória 67% da população utiliza o ônibus como meio de transporte para compromissos diários. Quem lida todos os dias com engarrafamentos na Região Metropolitana de Vitória talvez nem acredite, mas apenas 19% da população utiliza carro particular.

De acordo com o estudo, no município da Serra está a maior parcela de pessoas que utilizam os coletivos (79%) e a menor que anda de carro (8%). Por outro lado, em Vila Velha, apenas 58% utilizam ônibus como principal meio de locomoção, e esse município se destaca também na parcela maior de pessoas que se deslocam a pé (7%), chegando a superar o transporte por motocicletas (6%).

Segundo o Ministério das Cidades, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. A partir desse conceito, fica clara a importância da mobilidade urbana para a qualidade de vida da população e para a competitividade de uma cidade. Avaliando a mobilidade na Grande Vitória, a pesquisa aponta que os maiores problemas citados pelos entrevistados são engarrafamentos (31%), desrespeito às leis de trânsito (24%), acidentes (10%) e excesso de carros (8%).

O investimento prioritário para melhorar o trânsito na Grande Vitória, para 19% dos ouvidos, é a ampliação das vias e pontes existentes, para 12% o aumento do número de ônibus, e para 10% a adoção do sistema de rodízio de carros e o aumento do número de guardas e agentes de trânsito. Contudo, a maior parcela de respostas (14%) dos entrevistados que residem no município de Vitória aponta a implantação de transportes alternativos como prioridade.
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Futebol se tornou inimigo Nº01 do Transporte Público nas principais cidades do Brasil, no Recife o número de vandalismo nos coletivos é preocupante


Os números de ônibus depredados na Região Metropolitana do Recife em dias de jogos de futebol são crescentes e preocupam entidades vinculadas ao transporte público em Pernambuco, além dos operadores - motoristas e cobradores - e passageiros, que terminam sendo os grandes prejudicados. Somente este ano, já foram 1.693 coletivos danificados e um prejuízo de R$ 628 mil durante as 81 partidas que aconteceram na Ilha do Retiro, nos Aflitos e no Arruda até o início de novembro. Dois motivos apontados como causa para tanto vandalismo são a audácia de "marginais travestidos de torcedores", nas palavras do presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto, e a impunidade por parte da Polícia.

A quantidade de peças que sofreram avarias neste ano - 4.315 - já supera a de 2008, que foi de 3.155. No ano passado, 1.443 ônibus foram depredados, representando um prejuízo de R$ 386 mil. "Esses atos não só danificam o patrimônio, como também ameaçam a segurança de outras pessoas. A gente tem os motoristas e cobradores que, muitas vezes, passam por um sistema de absoluto vexame, de ameaça ou até de agressão mesmo, não só verbal, mas física", afirma Dilson Peixoto.

Para tentar conter a ação dos vândalos, o Grande Recife faz um relatório das depredações a fim de mapear as áreas de maior incidência desse tipo de crime. "Criamos um banco de dados e, em cima disso, identificamos os pontos onde ocorrem as depredações, inclusive com os horários, se antes ou depois do jogo", afirma o gerente de fiscalização Mário Sérgio.

O trabalho mostra que, neste ano, até outubro, as vias de maiores registros de depredação de coletivos são a Avenida Agamenon Magalhães (76 casos), Avenida Norte (75), BR-101 Sul (53) e as avenidas Rosa e Silva e Mascarenhas de Moraes, com 50 e 45 casos, respectivamente. Apesar desse mapeamento - compartilhado durante o ano passado com a Polícia Militar e com o Ministério Público de Pernambuco, sem resultado positivo -, o efetivo da polícia e a equipe de fiscalização do próprio Grande Recife não têm conseguido minimizar os atos de vandalismo.

A média de ônibus danificados em 2008, por jogo, foi de 25 veículos, com 55 peças destruídas. No geral, os baderneiros quebram janela, retrovisor, alçapão, luminária, estofamento de banco e parabrisa. "Eles estão prejudicando um patrimônio que serve a eles mesmos, serve à família deles", observa o gerente.

Ele chama atenção também que essa destruição se reflete junto a todos os usuários. "Infelizmente não é possível fazer a reposição de peças imediatamente, então, muitas vezes, esses ônibus não podem rodar no outro dia, prejudicando grande parte da população". Essas ações são definidas pelo presidente do consórcio como "relação esquisita, esquizofrênica, porque, na verdade, é como se o cara estivesse atirando no próprio pé".
Fonte: JC online
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Substituição dos ônibus articulados pelos novos ônibus já provocam as primeiras reclamações em Sorocaba


A frota de ônibus da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) nem foi completamente substituída e já começam a surgir as primeiras reclamações quanto aos ônibus zero quilômetro das empresas contratadas emergencialmente. A maioria dos passageiros está satisfeita e elogia, mas há os que reclamam da substituição dos ônibus articulados pelos comuns, o que estaria provocando superlotação. Também há queixas dos carros com apenas uma porta no meio para o desembarque, fazendo com que quem fica no fundo nas horas de pico não consiga descer no ponto correto. Já os elogios são para os elevadores para embarcar cadeirantes e o silêncio dos veículos novos ao trafegar.
“Prefiro os ônibus velhos, mas articulados, do que os novos, mas pequenos, que ficam muito lotados”, disse na tarde de ontem o vendedor Aguinaldo Serafim, 35 anos, que utiliza a linha 42 - Laranjeiras. Ele embarca no bairro Vitória Régia e declarou que não aprova a mudança que reduziu a quantidade de embarque nos ônibus sem que aumentasse o número de veículos nas linhas. A doméstica Selma Oliveira dos Santos Silva, 47 anos, gostou das mudanças, mas chama a atenção para a dificuldade para descer pelo meio quando o ônibus está lotado.

Ontem mais 45 novos ônibus da TCS foram substituídos por outros zero quilômetro das empresas Rosa, São João, Reunidas e Jundiá. Eles começaram a atender nas linhas 55 - Rodrigo, 53 - Éden, 46 - Paineiras, 42 - Laranjeiras e no transporte especial. Até o momento foram trocados 93 ônibus dos 183 da frota da TCS. No dia 17 já haviam sido substituídos 48 dos atuais 93.
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Tendência é a prorrogação de contrato com a Visate em Caxias


Em 2010, ano em que Caxias comemora um século da passagem do trem, o prefeito José Ivo Sartori (PMDB) e a Câmara de Vereadores terão de decidir o rumo de outro tipo de transporte: o coletivo urbano. São cinco as possibilidades que se apresentam neste momento para o futuro desse tipo de serviço na cidade. E tudo indica que o trilho a seguir será mesmo o da prorrogação do atual contrato com a Viação Santa Tereza (Visate), como sugeriu o Conselho Municipal do Trânsito e Transportes (CMTT) na última terça-feira.

A prorrogação, com inclusão de melhorias, é o primeiro cenário que aparece num relatório montado pela Secretaria Municipal do Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM), a partir das opiniões da comunidade, coletadas em fóruns e seminários realizados neste ano. O que ajuda a sustentar essa hipótese é a explicação do titular da SMTTM, Vinicius Ribeiro. Segundo ele, a licitação que a Visate venceu conta com um prazo de duração do contrato por 10 anos com chance real de prorrogação por mais uma década se a empresa cumprir com as exigências contratuais.
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Rio: Viação São Miguel renova frota de veículos

sábado, 28 de novembro de 2009


Os usuários do transporte coletivo municipal já estão usufruindo dos novos ônibus zero quilômetro adquiridos pela Viação São Miguel, responsável pelas linhas urbanas e intermunicipais da cidade. A empresa conta com 11 coletivos dotados de três portas laterais, sendo uma delas adaptada com elevador para atender aos portadores de necessidades especiais. Os novos coletivos são mais espaçosos e contam ainda com o sistema de circulação de ar.

De acordo com Amauri Natividade, diretor-presidente da Viação São Miguel, os novos coletivos integram o cronograma da empresa no projeto de renovação da frota. A São Miguel opera com ônibus novos, com tempo de fabricação na média de 2,5 anos, o que a deixa no patamar de destaque no cenário regional. “Estamos sempre buscando atender melhor os nossos clientes, por isso investimos em treinamento e temos um cronograma de investimento na renovação da frota que hoje é uma das mais novas de todo o Sul do Estado”, afirma Amauri, ressaltando que os ônibus são equipados com chassis Volkswagen 17230, fabricados em Resende, e carrocerias Marcopolo, fabricadas em Xerém.

Nas ruas, a aceitação dos usuários justifica o investimento da empresa. Muitos passageiros têm dado preferência aos novos coletivos, que estão circulando nos itinerários das linhas 125 (Jardim Primavera-Campos Elíseos), 275 (Jardim Primavera-Paraíso) e 330 (Rodoviária-Engenheiro Passos). “Está aprovado, o conforto é muito importante, ainda mais neste período de tempo quente.

A preocupação com os deficientes também é bacana, a empresa está de parabéns. Tenho mudado meu itinerário somente para vir nesses carros grandões”, brinca a dona de casa Isoldina Paiva, 53 anos, da Cidade Alegria, ex-adepta da linha 280 (Cidade Alegria-Paraíso).
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Ônibus voltam a circular depois de liminar em Sorocaba

Os 29 ônibus, que cobrem 24 linhas estavam proibidos de deixar a garagem desde a manhã de terça-feira, por medida da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que alegando falta de condições da empresa em continuar operando cassou sua permissão.
Embora o órgão estadual tivesse uma relação de empresas indicadas para a substituição das linhas, nenhuma entrou em operação por resistência do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, que exige que toda mão-de -obra da Breda Sorocaba seja absorvida pela nova empresa. A ação judicial, para a retomada das linhas rodoviárias, foi impetrada pela empresa pertencente ao Grupo “René Gomes de Souza”, que também é dono da Transportes Coletivo Sorocaba (TCS).
A liminar expedida pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara de Fazenda Pública, determinou a retomada imediata dos serviços pela Breda Sorocaba por entender que “os usuários estão sendo prejudicados com a interrupção do serviço de transporte de passageiros, como apontado pela imprensa”.
Ainda de acordo com o parecer judicial, a retirada dos ônibus foi considerada como “atitude precipitada, porque as empresas, inicialmente escolhidas em substituição não iniciaram a prestação do serviço e até já foram substituídas por outras, indicando assim a existência de dúvidas quanto aos critérios adotados pela Artesp para a seleção das permissionárias”.
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Passageiros enfrentam calor e superlotação no Metrô Rio e ônibus


Apesar das reclamações e até ameaça de boicote de passageiros, que está marcada para a próxima segunda-feira, dia 30, os cariocas continuam enfrentando problemas nas estações do Metrô do Rio. E a situação pode ser vista também nos ônibus de integração expressa, como a linha 406A (Largo do Machado - Rodoviária). E o usuário que quis reclamar pelo serviço telefônico gratuito de atendimento ao cliente (0800-595-2000), disponibilizado pela Rio Ônibus através de um cartaz dentro do coletivo, informa uma mensagem eletrônica: "o serviço solicitado está temporariamente indisponível".
Usuário do Metrô Rio, o leitor João Vicente registrou, na manhã desta sexta-feira, dia 27, plataformas e trens cheios na Estação Estácio de sá - que faz a ligação das linhas 1 e 2 -, problemas enfrentados por ele e milhares de clientes, que trafegam pelas estações da Tijuca diariamente, no horário considerado de pico.
Do lado de fora, os passageiros que utilizam a integração expressa para a Rodoviária, em Laranjeiras, dizem que, apesar dos motoristas garantirem o funcionamento do ar condicionado, o equipamento parece não dar vazão à quantidade de pessoas, que se aglomeram no pouco espaço fornecido pelo pequeno corredor.
Há poucos meses, a empresa colocou uma frota de coletivos maiores, mas que ainda não suportam a quantidade de usuários que todos os dias formam filas nos pontos ao lado da Estação Largo do Machado.
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Urbs reforça linhas de ônibus para o vestibular da UFPR


A Urbs - Urbanização de Curitiba S/A colocará linhas de ônibus especiais e reforçará outras linhas para atender os candidatos que farão a prova do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em diversos Locais da cidade, neste domingo (29).
Os candidatos devem dar atenção às linhas especiais, que funcionarão apenas durante o período do vestibular, com saídas de pontos estratégicos. São 28 endereços, oito deles novos.

Neste ano, também haverá provas nos colégios estaduais Júlia Wanderley; Presidente Lamenha Lins e Professor Júlio Mesquita; na Fundação de Estudos Sociais do Paraná; no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR; nos campus da Cidade Universitária e João Negrão; na Uniandrade e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Os portões dos locais de aplicação das provas serão fechados às 13h30. Ao todo, 43.064 candidatos farão o vestibular. Confira os aqui os locais de provas, as linhas que atendem e os principais pontos de embarque.
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