Uma pesquisa realizada pelo Instituto Futura sobre mobilidade urbana mostra que na Grande Vitória 67% da população utiliza o ônibus como meio de transporte para compromissos diários. Quem lida todos os dias com engarrafamentos na Região Metropolitana de Vitória talvez nem acredite, mas apenas 19% da população utiliza carro particular.
De acordo com o estudo, no município da Serra está a maior parcela de pessoas que utilizam os coletivos (79%) e a menor que anda de carro (8%). Por outro lado, em Vila Velha, apenas 58% utilizam ônibus como principal meio de locomoção, e esse município se destaca também na parcela maior de pessoas que se deslocam a pé (7%), chegando a superar o transporte por motocicletas (6%).
Segundo o Ministério das Cidades, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. A partir desse conceito, fica clara a importância da mobilidade urbana para a qualidade de vida da população e para a competitividade de uma cidade. Avaliando a mobilidade na Grande Vitória, a pesquisa aponta que os maiores problemas citados pelos entrevistados são engarrafamentos (31%), desrespeito às leis de trânsito (24%), acidentes (10%) e excesso de carros (8%).
O investimento prioritário para melhorar o trânsito na Grande Vitória, para 19% dos ouvidos, é a ampliação das vias e pontes existentes, para 12% o aumento do número de ônibus, e para 10% a adoção do sistema de rodízio de carros e o aumento do número de guardas e agentes de trânsito. Contudo, a maior parcela de respostas (14%) dos entrevistados que residem no município de Vitória aponta a implantação de transportes alternativos como prioridade.
0 comentários:
Postar um comentário