Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

ViaQuatro e ViaMobilidade lançam app para facilitar acesso de passageiros aos bicicletários

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Utilizar o bicicletário das estações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás ficou mais fácil para os passageiros. A ViaQuatro e a ViaMobilidade lançaram, nesta quinta-feira, 11 de julho, o Bicicletário Digital, um app que auxilia na consulta de espaços disponíveis nas 13 estações que dispõem de bicicletário. São mais de 1,1 mil espaços para ciclistas deixarem sua bike com segurança e, agora, ainda mais agilidade.

Usar o app é fácil. Basta baixá-lo na Play Store (para Android) ou Apple Store (para iOS) e realizar um pré-cadastro. A partir do preenchimento do formulário, o passageiro pode ir à Sala de Supervisão Operacional (SSO) da estação escolhida com sua bicicleta e apresentar um documento com foto para a retirada de um lacre. Com esse lacre, ele poderá transitar em todos os bicicletários das linhas 4-Amarela e 5-Lilás. É necessário também utilizar corrente e cadeado próprio, para mais segurança.

“A tecnologia é a nossa principal ferramenta para desburocratizar processos e facilitar a vida de nossos passageiros. Apostamos no app como uma forma de encorajar o uso de espaços seguros para guardar bicicletas, incentivando o uso desse meio de transporte que não só ajuda o meio ambiente, mas também colabora com a saúde das pessoas”, explica Antonio Marcio, diretor responsável pela ViaQuatro e ViaMobilidade.

O app está inicialmente em fase de testes e deve receber novos recursos e facilidades no futuro.


Regras de uso de bicicletas nos trens e bicicletários

O embarque de bicicletas nas estações é permitido de segunda a sexta-feira entre 10h e 16h, e das 21h até o fechamento do sistema, sempre nos últimos vagões dos trens. Sábados, domingos e feriados não há restrições de horário. Dentro do trem, o ciclista deve manter-se afastado das portas, a fim de não impedir seu fechamento ou obstruir a entrada e saída dos passageiros.

Já nos bicicletários, após a reserva de espaço, o ciclista deve estar atento para deixar sua bicicleta presa com corrente e cadeado próprio. O tempo máximo de permanência no espaço é de quatro dias. Após esse período, a bike será retirada e guardada pela ViaQuatro/ViaMobilidade por até 60 dias. Caso isso aconteça, será necessário um agendamento prévio para retirada por meio da Central de Atendimento no número 0800 770 7100.

Estações com bicicletários

Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás existem 13 estações com bicicletários, totalizando 1.188 vagas disponíveis.

Você encontra bicicletários na Linha 4-Amarela nas estações Vila Sônia (92 vagas), São Paulo-Morumbi (80 vagas), Fradique Coutinho (86 vagas) e Butantã (149 vagas). A estação Pinheiros (117 vagas) está prevista para fim de julho.

Já na Linha 5-Lilás, há bicicletários nas estações Alto da Boa Vista (100 vagas), Borba Gato (84 vagas), Brooklin (30 vagas), Campo Belo (144 vagas), Eucaliptos (92 vagas), Moema (68 vagas), AACD-Servidor (36 vagas), Hospital São Paulo (30 vagas) e Santa Cruz (80 vagas).

Mais informações estão disponíveis na Central de Atendimento, no número 0800 770 7100, ou no “Fale Conosco” do site das concessionárias.

Informações: ViaQuatro

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960