Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Manaus inicia teste em semáforo que priorizará ônibus, ambulâncias e veículos de emergência atrasados

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Em mais um investimento na tecnologia em benefício dos usuários do transporte público da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou os testes em equipamentos de semáforos inteligentes que irão reconhecer ônibus em atraso, que ganharão prioridade em cruzamentos das vias da cidade. Também terão prioridade as ambulâncias e outros veículos de emergência em atendimento.

Nesta semana, a empresa responsável pela instalação dos semáforos ganhou acesso ao sistema monitorado pelas empresas de ônibus, que alerta para casos de veículos em viagens em atraso.

O chefe da Divisão de Sinalização Semafórica do IMMU, Miguel Carlos Júnior, explicou que as câmeras de monitoramento dos semáforos inteligentes irão identificar os ônibus do transporte público que estejam com viagens atrasadas, por meio das placas dos veículos, e priorizar a passagem destes nos cruzamentos.

“Na prática, onde houver os semáforos inteligentes, os ônibus que estejam atrasados terão passagem priorizada nas avenidas da cidade. Por meio da placa dos veículos, o Sistema Inteligente de Monitoramento (SIM) irá deixar o fluxo de veículos seguir para a passagem destes veículos em atraso, assim como as ambulâncias e outros veículos de emergência em atendimento”, frisou.
O chefe da Divisão explicou ainda que o objetivo é priorizar a saída dos ônibus nos semáforos antes do tráfego em geral, nos locais onde os coletivos precisam cruzar a pista de um extremo para o outro, saindo da faixa exclusiva localizada à esquerda para a faixa de tráfego à direita.

“Os corredores têm um sistema coordenado de semáforos, com o uso de novas tecnologias embarcadas, como a implantação de ‘tags’, permitirá que os ônibus tenham prioridade, com a abertura de verde para os veículos das linhas troncais, implicando na redução dos tempos de viagem. Além de atender os veículos em geral, os semáforos também irão beneficiar os usuários do sistema de transporte público”, frisou.

Informações: Sinetram

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960