Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus continuam circulando sem cobradores em Cuiabá

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Usuários de transporte coletivo na Capital continuam sentindo a ausência de uma figura importante nos ônibus que circulam pelos bairros de Cuiabá: o cobrador.
Há duas semanas, a Justiça determinou, entre outras coisas, que as empresas de ônibus disponibilizassem cobradores em todos os veículos, não obrigando os motoristas a acumularem funções.
A Associação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (MTU) foi notificada na última quinta-feira (5) e afirmou que as empresas têm 10 dias para se adequarem às determinações feitas pelo juiz da Vara Especializada de Ação Civil Pública, Luís Aparecido Bertolucci Júnior.
Em Cuiabá, mais de 120 ônibus atuam no sistema coletivo transportando passageiros sem cobradores para receber o dinheiro da passagem, passar o troco e liberar a catraca – tarefas que passaram a ficar sob responsabilidade dos motoristas dos veículos.
Para o Ministério Público Estadual (MPE), que ingressou com a ação, tal acúmulo de funções acaba por interferir na atenção que o ato de dirigir demanda, implicando no risco à segurança dos passageiros.
A assessoria de imprensa da MTU afirmou que as empresas Pantanal Transportes, Expresso Norte Sul e Integração Transportes, citadas na ação, não se posicionaram ainda sobre recorrer da decisão da Justiça e a associação também não irá se posicionar sobre o assunto.

Lei
A retirada dos cobradores das linhas de ônibus atuantes na Capital foi motivada após a Câmara Municipal aprovar a Lei 5.541, de 27 de abril deste ano, que determina a obrigação, após três meses de sua publicação, do uso do cartão eletrônico para o pagamento da tarifa de ônibus convencionais e alimentados do transporte coletivo urbano.
Não informados da lei, os usuários continuaram embarcando nos veículos carregando o valor da passagem em dinheiro, necessitando, assim, que algum funcionário da empresa recebesse a tarifa, tarefa que ficou a cargo dos motoristas.
Adequações
Na decisão, o juiz Bertolucci Júnior determina que a MTU aumente, em pelo menos cinco vezes, o número atual de pontos de vendas e recargas do cartão eletrônico ao portador, para que somente então a lei municipal passe a fazer efeito.
A Associação deverá disponibilizar unidades fixas em todos os bairros da Capital e mantê-las pelo tempo que durar a bilhetagem eletrônica na Capital para que a lei municipal passe a produzir efeitos concretos.
A MTU deverá, ainda, divulgar para a população as medidas ordenadas na liminar, fixando em cartazes nos ônibus em circulação.
As empresas de transporte coletivo deverão adequar toda a frota de ônibus convencionais ao sistema de bilhetagem eletrônica, dando segurança no embarque e desembarque de passageiros, dando ao motorista a função exclusiva de dirigir o veículo.
As concessionárias não poderão se negar a transportar, em qualquer momento, os usuários que não tenham conseguido obter o cartão eletrônico por causa de ausência de pontos de venda ou recarga. Dessa forma, elas deverão disponibilizar um funcionário credenciado – que não seja o motorista - para receber o valor da tarifa em dinheiro e liberar a catraca.
Caso descumpra algumas dessas determinações, a Justiça prevê multa diária de R$ 1 mil, que serão recolhidas para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960