Desde que a Volvo Bus iniciou a produção
comercial dos ônibus híbridos, há dois anos, a demanda tem aumentado
continuamente. Até o momento, 725 ônibus híbridos foram vendidos em mais de 18
países espalhados por todos os continentes. Os 260 ônibus que já se encontram
circulando regularmente já acumulam uma quilometragem equivalente a 200 voltas
ao redor do Planeta.
“Nossos ônibus híbridos são um enorme sucesso
de vendas. A experiência que nossos clientes têm tido até agora em relação a
consumo de combustível, confiabilidade, impacto ambiental e percepção dos
passageiros excede as nossas expectativas. Estou convencido de que o povo de
Gotemburgo também irá apreciar os seus novos ônibus híbridos", diz Per Carlsson,
presidente da Volvo Bus.
Os ônibus híbridos consomem cerca de 37% menos
combustível que os veículos a diesel padrão, reduzindo substancialmente as
emissões de CO2. Os veículos são também mais silenciosos, aumentando
consideravelmente o conforto do passageiro.
Os ônibus híbridos da Volvo são equipados com
um motor a diesel de pequeno porte e um motor elétrico. A energia gerada quando
os freios de ônibus são acionados é aproveitada, ajudando assim a reduzir
radicalmente o consumo de combustível. Nos pontos de ônibus, o motor diesel é
desativado e o ônibus é impulsionado eletricamente, de forma silenciosa e sem
emissões.
Recentemente, a Volvo Bus entregou mais 25
ônibus híbridos para a cidade de Gotemburgo, na Suécia. A aquisição dos ônibus
marca um passo importante em direção a um sistema de transporte público isento
de combustível fóssil, mais silencioso e menos poluente em Gotemburgo, sede
mundial do Grupo Volvo. "É particularmente gratificante que a nossa cidade
natal, Gotemburgo, tenha optado por investir na melhor alternativa ambiental
disponível no mercado", afirma Carlsson.
Os veículos híbridos de Gotemburgo também serão
abastecidos com biodiesel, o que diminui ainda mais a sua pegada ambiental. Além
disso, a emissão de material particulado e óxidos de nitrogênio é metade da de
um ônibus diesel convencional.[6]
No Brasil, os primeiros 30 ônibus híbridos
começam a circular em Curitiba em setembro. São Paulo também terá uma frota de
50 veículos híbridos incorporada ao transporte urbano da cidade ainda este ano.
Os veículos são os primeiros produzidos pela Volvo no Brasil. A fábrica da
empresa, em Curitiba, é a primeira fora da Europa a produzir chassis híbridos da
marca. “O veículo melhora a qualidade do transporte público, pois além de
reduzir emissões de poluentes é silencioso”, destaca Luis Carlos Pimenta,
presidente da Volvo Bus Latin America.
Fonte: Segs.com.br
0 comentários:
Postar um comentário