Depois da paralisação por reajuste e melhorias no setor, que durou 24 horas, os funcionários da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) voltaram aos trabalhos nesta terça-feira na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Mesmo dia em que começam a circular os trens, em operação experimental, nas duas novas estações, Rio dos Sinos e Santo Afonso, das 10 às 16h.
As novas estações - do total de cinco - fazem parte da expansão da linha do Trensurb que ligará a capital gaúcha até Novo Hamburgo. Os usuários poderão embarcar, somente nessas duas estações, sem cobrança de tarifa. Durante a semana será definida a data de inauguração plena do sistema e o início da operação comercial.
Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 km. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso levará 46 minutos e, inicialmente, devem ser agregados mais 6 mil usuários diários. No total, o Trensurb transporta, diariamente, 170 mil pessoas.
Mais três estações
A expansão a Novo Hamburgo prevê, ainda, mais 4,4 km de Linha 1, atingindo 43,1 km de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. Todo o trecho é estruturado em via elevada e comportará mais três estações - Industrial, Fenac e Novo Hamburgo -, que devem estar prontas até o fim de 2012.
O Consórcio Nova Via - constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T'Trans - é o responsável pela execução da obra. O total do projeto é orçado em R$ 939,6 milhões.
Novos horários e intervalos
A nova estratégia operacional da empresa prevê a utilização de três carrosséis no horário de pico da manhã e dois no pico da tarde. O carrossel é, basicamente, o percurso de ida e volta do trem. Anteriormente, a Trensurb contava com dois carrosséis nos horários de pico: um entre a Estação Mercado e a Estação São Leopoldo, o outro entre Mercado e a Estação Sapucaia.
O novo serviço contará, no horário de pico da manhã, com um carrossel entre as estações Mercado e Santo Afonso, a manutenção do carrossel entre Mercado e Sapucaia e, nos momentos de maior fluxo, um terceiro carrossel, com intervalo de apenas 3 minutos, entre as estações Mercado e Mathias Velho.
No horário de pico da tarde, serão utilizados os carrosséis entre as estações Mercado e Santo Afonso e entre as estações Mercado e Sapucaia. Dessa forma, é possível adequar o intervalo de trens conforme a demanda, fazendo com que os trechos com maior número de usuários tenham mais veículos à disposição.
Fonte: Terra
0 comentários:
Postar um comentário