Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Ciclovias reduzem número de acidentes e vítimas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

As ações da prefeitura para melhorar as condições de segurança e circulação dos ciclistas proporcionaram a redução de vítimas fatais. Foram seis em 2010 contra dez no ano anterior, ou seja uma queda de 40%. Nesse mesmo período o número de vítimas com ferimentos leves caiu 15% e o de vítimas com problemas graves, 16%.

O levantamento, realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), com base em boletins de ocorrência da Polícia Militar, também apontou diminuição de acidentes com bicicletas: de 443 para 370.

A ampliação da malha cicloviária, hoje com 21 quilômetros, contribuiu decisivamente para a diminuição das ocorrências. “Como o ciclista tem pouca proteção, separá-lo do trânsito garante mais segurança”, disse o presidente da CET, Rogerio Crantschaninov.

Locais de grande movimentação, como as avenidas da praia, Francisco Glicério, Afonso Pena, Martins Fontes e Cláudio Luiz da Costa/Waldemar Leão contam com o equipamento. As obras avançam nas avenidas Ana Costa e Pinheiro Machado, onde também haverá ciclovias.

Desde 2007, quando a CET, Guarda Municipal e Polícia Militar iniciaram as blitze para coibir abusos no trânsito, milhares de ciclistas receberam orientações e mais de 800 tiveram as bicicletas apreendidas por desrespeitar as regras de trânsito. Para reavê-las, os proprietários têm duas opções: pagar taxa de R$25,00 ou participar de curso gratuito na empresa.

Paraciclos
Para incentivar o uso de bicicletas, a CET está instalando paraciclos em vários pontos da cidade. São estruturas abertas para estacionamento das bikes, afixadas no leito carroçável ou nas calçadas. São mais de 400 vagas distribuídas em 40 locais.

 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960