Os deficientes visuais de Niterói poderão, em breve, identificar as linhas de ônibus através de um equipamento especial que será montado nos pontos da cidade. O projeto piloto, que vai começar pela linha circular 49, da Viação Ingá, será lançado nesta segunda-feria no Restaurante Olimpo.
Segundo estatística divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários (Setrerj), cerca de dois mil deficientes audiovisuais usam o sistema de transporte coletivo em Niterói.
O projeto vai começar com quatro equipamentos que serão instados, para testes, nos pontos de ônibus da Linha 49, que circula por bairros das Zonas Sul e Norte de Niterói. Os aparelhos serão usados por pessoas que possuem cegueira total ou parcial.
Em dezembro de 2010, 16,2 mil cientes com visão parcial usaram os ônibus de Niterói. Muitos são de outros municípios. o Projeto será conduzido pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Cidadania (SMAC) de Niterói e os recursos para a execução foram liberados pelo Setrerj e pela Fetranspor.
Fonte: O Globo
0 comentários:
Postar um comentário