Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Frota adaptada em Fortaleza supera média nacional

quinta-feira, 2 de abril de 2009


De 2004 a 2009, o número de ônibus adaptados para portadores de deficiência passou de 23 carros para 92. O número é pequeno mas atinge um crescimento de 300%


Em pouco mais de quatro anos, o número de ônibus adaptados para portadores de deficiência quadruplicou. Em 2004, eram 23 carros com elevadores. Hoje, existem 92. O número ainda é pequeno, considerando a frota de 1.800 ônibus na Capital. Mas, com o crescimento, Fortaleza fica com 5,1% de frota adaptada, percentual acima da média nacional: 4,5%. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o número vai continuar crescendo à medida que a frota for se renovando. Os dados foram expostos ontem, um ano após a implantação da gratuidade do transporte público para o portador de deficiência. Durante entrevista coletiva realizada na Etufor, a coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Compedef), Nadja Pinho, e o assistente técnico da Etufor, Flávio Arruda, ambos cadeirantes, discutiram conquistas e desafios da mobilidade. Para ter acesso ao cartão de gratuidade, o portador de deficiência precisa estar fora do mercado formal, ser beneficiário do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou estar inserido no Cadastro Único.
READ MORE - Frota adaptada em Fortaleza supera média nacional

Uberaba - MG: Usuário reclama dos motoristas de ônibus do transporte coletivo


Motoristas do transporte coletivo de Uberaba continuam na mira dos usuários e suas ações despertam novas críticas, também de pedestres.

Depois de enfrentar uma série de disparos de parte da população uberabense, contra a demora dos ônibus para chegar aos pontos e aos destinos previstos, agora a Transmil encara o descontentamento dos usuários com os condutores de seus veículos.

Para o usuário Ismael Borges, um dos principais problemas é o desrespeito dos motoristas dos ônibus às leis de trânsito. “Eles não obedecem as preferências e andam como se fossem donos das ruas”, protesta. “E o pior: costumam parar os coletivos no meio da rua, e ainda abusam da velocidade quando estão andando”, completa.

Ismael lembra que é preciso lembrar estes funcionários que eles lidam, diariamente e constantemente, com seres humanos. “Os empresários do setor deveriam fazê-los passar por processos de conscientização dos seus direitos e deveres, pois, da forma como agem, deixam margens para que interpretamos que eles são, na maioria, sem preparo para trabalhar nessa área”, reivindica.

Ainda conforme o usuário, é necessária uma reciclagem profunda nesse setor, para que todos que dependem dos coletivos para se locomoverem, e os pedestres, tenham melhores serviços, menos aborrecimentos e caia a quantidade de registros de acidentes, atropelamentos e reclamações referentes ao serviço.









READ MORE - Uberaba - MG: Usuário reclama dos motoristas de ônibus do transporte coletivo

Recife: Especialistas discutem soluções para problemas do trânsito na RMR


No cruzamento entre a Avenida Caxangá, a Real da Torre e a Benfica, na Madalena, zona Oeste do Recife, uma situação se repete diariamente: o engarrafamento. Esse ponto concentra os veículos que vêm da Rua Carlos Gomes, da Caxangá e da Real da Torre.

Além disso, o espaço para a circulação de carros foi reduzido com a criação de uma faixa exclusiva para ônibus, como parte da sobras do Corredor Leste-Oeste. Os motoristas reclamam, pedem soluções. Mas para o secretário de Serviços Públicos do Recife, José Humberto, o problema só tende a piorar.

“O trânsito aqui já foi muito pior do que está hoje e será ainda pior no futuro”, afirmou em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (27). “Evidentemente o poder público deve proporcionar melhorias, fazer intervenções urbanísticas, mas também é preciso que as pessoas se conscientizem da importância de priorizar o transporte público”.

O arquiteto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) César Cavalcanti, especialista no tema, concorda com o secretário. “O modelo de carro individual desperdiça o espaço urbano e é incompatível com a cidade”, explicou.

“Temos que garantir a melhor circulação do transporte coletivo e dar possibilidades para que as pessoas caminhem a pé, usem bicicletas. É preciso ampliar as alternativas de transporte da população”.
READ MORE - Recife: Especialistas discutem soluções para problemas do trânsito na RMR

Ribeirão Preto - SP: Ônibus ganham mais usuários


O total de passageiros no transporte público de Ribeirão Preto cresceu 8,3% em quatro anos e passou de 54,3 milhões em 2003 para 58,8 milhões em 2007, segundo o último levantamento do Ministério das Cidades e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

De acordo com superintendente da ANTP, Marcos Bicalho, o aumento no número de viagens de ônibus urbanos é uma tendência nacional. “Nos últimos anos, assim como ocorreu em Ribeirão, todo o País registrou um crescimento significativo na quantidade de usuários de transporte coletivo”, disse.

O levantamento da ANTP, com informações de 41 cidade brasileiras com mais de 500 mil habitantes, mostra que na capital São Paulo o aumento no fluxo de passageiros foi de 13,7% em quatro anos. Em 2003, foram registradas 1,6 milhão de viagens de ônibus. No ano de 2007, foram 1,8 milhão.


Segundo Bicalho, o principal motivo para a alta no fluxo de usuários do transporte coletivo foi a boa movimentação econômica dos últimos anos, antes da crise financeira internacional. “Em um bom momento da economia tudo melhora, a frota em geral aumenta e os passageiros de ônibus também, pois são mais pessoas que trabalham e se deslocam”, disse.Porém, de acordo com o superintendente, a crise internacional deve desacelerar a utilização do transporte coletivo. “Como houve um aumento nos anos anteriores, agora, a tendência é que haja uma queda no número de usuários”, disse.
READ MORE - Ribeirão Preto - SP: Ônibus ganham mais usuários

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960