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Prefeitura do Rio antecipa e apresenta o novo modelo de licitação do sistema de ônibus da cidade

domingo, 1 de junho de 2025

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram, nesta quarta-feira (28/05), detalhes sobre a antecipação da nova licitação do sistema de ônibus da cidade, originalmente prevista para 2028. A licitação vai ocorrer em quatro fases e começar pela Zona Oeste. Cada fase prevê uma etapa de transição, na qual os operadores atuais perdem a exclusividade, e, ao final, assume um novo operador. A ação faz parte do acordo judicial firmado em 30 de abril entre a Prefeitura, o Ministério Público Estadual e os quatro consórcios responsáveis pela operação das linhas de ônibus no município.

– Este é o ponto de virada mais importante da história da mobilidade na cidade do Rio, talvez até mais importante do que o próprio BRT. Estamos falando de um sistema que opera há 60, 70 anos de forma precária e que agora começa a ser transformado com transporte digno e decente. É uma mudança que não vai acontecer da noite para o dia, mas que já tem um cronograma definido e começará a ser percebida a partir do ano que vem – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A primeira fase vai até abril de 2026, abrangendo as linhas de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste. Em Campo Grande, o número de ônibus que ligam o bairro com as demais regiões da cidade passará de 95 para cerca de 180. Já os ônibus que fazem a ligação local entre os bairros da região terão aumento de 37 para cerca de 200 ônibus. Em Santa Cruz, a frota que realiza os trajetos locais vai aumentar de 67 para cerca de 330 ônibus. As fases seguintes serão organizadas por regiões, priorizando as áreas com o pior desempenho operacional.

O cronograma completo prevê:

Fase 1: até abril/2026 (Campo Grande e Santa Cruz)

Fase 2: novembro/2025 a setembro/2026 (Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador)

Fase 3: abril/2026 a abril/2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte)

Fase 4: novembro/2026 a novembro/2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte)

Fase final: setembro/2027 a agosto/2028 (Zona Sul e linhas das demais regiões com bom índice de avaliação do serviço)

Atualmente, a cidade é atendida por quatro consórcios: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz. O novo modelo prevê a divisão da cidade em 31 lotes — 22 estruturais e 9 locais. Os lotes estruturais atenderão diferentes regiões da cidade, enquanto os lotes locais serão focados em deslocamentos dentro de bairros ou entre bairros vizinhos. A nova configuração busca ampliar a cobertura e tornar a gestão das linhas mais eficiente.

– O BRT foi um caso emblemático de recuperação, mas hoje o sistema de ônibus regular tem um impacto ainda maior na vida da população, com mais de 2 milhões de passageiros por dia. A mudança que estamos promovendo no sistema é estrutural, muito mais ampla e seus efeitos serão percebidos progressivamente. É uma transformação que vai gerar impactos significativos na vida de quem depende do transporte coletivo na cidade — afirmou a secretária Maína Celidonio.

Índice de Qualidade do Transporte (IQT)

A qualidade da operação será medida trimestralmente por meio do Índice de Qualidade do Transporte (IQT). O indicador leva em consideração dados como infrações disciplinares, atendimento, satisfação dos passageiros, idade média da frota, presença de ar-condicionado, regularidade das viagens e operação sem penalidades. Linhas operadas por empresas com IQT inferior a 0,8 perderão o direito de exclusividade, podendo ser transferidas para novos operadores ou geridas diretamente pela Prefeitura.

Novos ônibus

A prefeitura estabeleceu novos parâmetros para a frota. Todos os ônibus deverão ser novos, equipados com ar-condicionado, piso baixo, rampa de acessibilidade, tecnologia sustentável e três portas — uma para embarque frontal e duas para desembarque, no meio e na traseira. Esses veículos passarão a ser considerados bens públicos ao final dos contratos.

Os valores referentes às glosas de subsídio, que somam mais de R$ 100 milhões, serão destinados à compra de novos ônibus que já seguem essas especificações definidas. Esses veículos irão reforçar a frota atual e permanecerão no sistema após o encerramento das concessões.

Melhorias após o primeiro acordo judicial

O primeiro acordo judicial firmado em maio de 2022 entre Prefeitura, Ministério Público Estadual e consórcios operadores resultou na reorganização do sistema de ônibus da cidade do Rio, com pagamento de subsídio por quilômetro, uso de tecnologia para monitoramento e aplicação de glosas.

Desde junho de 2022, houve a inclusão de mil ônibus na frota, ativação ou reativação de 200 linhas, sendo 65 noturnas, e retomada de atendimento em mais 800 pontos de ônibus, especialmente nas áreas periféricas. No mesmo período, o número de viagens planejadas em dias úteis aumentou de 19.162 para 24.537, e a quilometragem programada passou de 821.790 para 1.054.451 quilômetros por dia útil.

Informações: Prefeitura do Rio

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Lei que autoriza transporte de pets em ônibus de Curitiba entra em vigor

A lei 16.496/25, que autoriza o transporte de cães e gatos de pequeno porte nos ônibus da capital, entra em vigor nesta sexta-feira (30/5). A nova legislação permite que tutores possam transportar cães ou gatos com no máximo 12 quilos nos ônibus da capital, mas desde que fora do horário de pico.  O transporte é proibido das 5h às 9h e das 16h às 20h. 

“A nova legislação atende a uma demanda dos passageiros, que há tempos pediam a autorização para o transporte de pets nos ônibus. Foram criadas regras claras para que os tutores possam levar cães e gatos de pequeno porte nos ônibus sem comprometer a organização do transporte coletivo, em horários de menor movimento e com segurança”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

Como funciona
Cada tutor poderá transportar apenas um animal de cada vez, que deve estar acomodado em caixa de transporte apropriada e resistente a seu porte, que garanta a segurança, a higiene e o conforto tanto do pet quanto dos demais passageiros. A caixa deve estar forrada com material absorvente, para evitar o vazamento de dejetos.  

A caixa deverá ter, no máximo, as seguintes medidas, indicadas em local de fácil visualização: 60 centímetros de comprimento, 40 centímetros de largura e 36,5 centímetros de altura. 

Cães e gatos de microporte, isto é, com até 5 quilos, poderão ser transportados em bolsas, sacolas ou mochilas, desde que sejam adequadas ao porte do animal e forradas com material absorvente. A caixa de transporte, bolsa ou mochila não poderá ocupar assento extra, tampouco atrapalhar a circulação dos demais passageiros. 

Em caso de descumprimento das regras, o animal ficará impedido de embarque no transporte coletivo ou será exigido o desembarque do tutor e do animal na próxima parada, segundo o gestor da área de fiscalização da Urbs, Claudinei Moro. Segundo ele, a fiscalização do transporte coletivo vai orientar passageiros e operadores do sistema em caso de dúvidas.

Cães-guia e de assistência
A lei foi sancionada em 31 de março pelo prefeito Eduardo Pimentel após aprovação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) do projeto de autoria do presidente da casa, Tico Kuzma.  A iniciativa, na prática, altera a redação da lei municipal 12.597/2008, que dispõe sobre a organização do sistema de transporte coletivo de Curitiba. 

O embarque de passageiros com cão ou gato de pequeno porte, do qual seja tutor, será incluído entre os direitos dos usuários, elencados no artigo 32. A lei também passa a prever, de forma expressa, o acesso de cães-guia, no caso de passageiros com deficiência visual, e cães de assistência, desde que devidamente cadastrado e identificados. 

Será proibido o transporte de cães violentos, independentemente do porte, e outras espécies de animais que, “por sua ferocidade ou condição de saúde, provoque desconforto ou comprometa a segurança dos usuários", segundo o texto da lei.

Informações: Prefeitura de Curitiba


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Grande Recife, Linhas de ônibus mudam itinerário e passam a fazer integração no Terminal da PE-15


As linhas TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) e Ouro Preto (Jatobá I) passam a fazer integração no Terminal da PE-15, em Olinda, no Grande Recife, a partir do próximo domingo (1º). O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) anunciou a mudança dos itinerários com o novo esquema de transporte.

TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
O novo trajeto, sentido Paulista/Recife, da linha 1977-TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) sai da rodovia PE-15, entra no Terminal Integrado e segue para a Avenida Agamenon Magalhães. Na sequência, o coletivo acessa a via local da Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao Hospital da Restauração, e passa pela via local oeste da avenida, via norte da Praça do Derby, Rua Jenner de Souza, Avenida Dr. Severino Pinheiro. Em seguida, pega o retorno na Praça Prof. Ageu Magalhães, Rua Jenner de Souza, Praça do Derby (via central), Avenida Gov. Carlos De Lima Cavalcanti e Avenida Conde da Boa Vista.

Saindo do Centro do Recife, a linha deixa a Rua da Aurora, passa pelas ruas do Riachuelo e do Hospício, acessa a Avenida Cruz Cabugá e segue para a PE-15. A mudança amplia o percurso para as paradas 180078, na Rua do Riachuelo, por trás da Faculdade de Direito, e 180087, na Rua do Hospício, em frente ao Parque 13 de Maio.

Contudo, com a alteração do itinerário, a linha TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) deixa de atender às paradas 180285, na Rua da Aurora, e 180090, na Rua João Lira.

OURO PRETO/TI PE-15
As mudanças na linha 1921-Ouro Preto (Jatobá I) começam pelo nome. O ônibus passa a se chamar Ouro Preto/TI PE-15 e também começa a oferecer acesso ao sistema integrado através do cartão VEM.

O novo itinerário, sentido Ouro Preto/TI PE-15, começa na Avenida Argentina Castelo Branco e segue pelas ruas Açaí, Baobá, retorna à Rua Açaí, pega a Puma, Peixe Agulha, Quati e Esquilo. Em seguida, o ônibus roda na PE-015 (via de tráfego misto), pega o retorno sob o elevado de Ouro Preto, volta à PE-015 (via de tráfego misto) e entra no TI PE-15.

No sentido contrário, a linha deixa o TI PE-15 em direção às Ruas Esquilo, Quati, Peixe Agulha, Puma, Açaí, Baobá, Açaí e retorna a partir da Avenida Argentina Castelo Branco.

Para manter a opção aos passageiros com destino direto ao Centro do Recife, a linha 1926-Ouro Preto (JATOBÁ II) passa a operar todos os dias e contará com o aumento da frota.

Para mais informações, usuários podem entrar em contato com o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) através da Central de Atendimento ao Cliente, das 6h às 18h, pelo telefone 0800 081 0158 ou no WhatsApp 99488-3999. Demandas também pode ser enviadas, em segunda instância, à Ouvidoria pelo e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5544/5633.

Informações: Leia Já

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Governo de Minas anuncia construção e reforma de terminais de ônibus metropolitanos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) apresentou, nesta quinta-feira (29/5), o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, recuperação, modernização, manutenção e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.

A iniciativa inclui a construção de nove novas estruturas e a requalificação de outros dois terminais existentes. O lançamento foi feito com a abertura da consulta pública até o dia 28/6.

O projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano. Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outros dois terminais estão sendo construídos pelos próprios municípios, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. É o caso do terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, e o terminal de Santa Luzia, que conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente. A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato. O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre de 2025. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

Terminais

A estrutura dos terminais proporciona acesso direto, de embarque e desembarque, às linhas do Move da Região Metropolitana de Belo Horizonte, funcionando como pontos de convergência e permitindo que linhas de ônibus alimentadoras se conectem a linhas troncais (principais). No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.

Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita com cobertura integral nas áreas de circulação dos terminais, sem exigência de cadastro prévio, facilitando o acesso à informação e a integração digital dos usuários. Toda a infraestrutura será adequada às normas técnicas de acessibilidade, incluindo piso tátil, sinalização em braile, rampas, elevadores e dispositivos de comunicação em português e inglês, promovendo inclusão de todos os usuários.

Todos os terminais deverão dispor de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário e o estímulo ao uso de modais sustentáveis. A concessionária também deverá disponibilizar, a título gratuito, espaços para a venda de produtos agrícolas e artesanais por pequenos produtores e feirantes, bem como para a realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem estar.

Consulta e audiências

A consulta é uma das oportunidades para que a população possa enviar sugestões, contribuições e questionamentos sobre o projeto. A documentação completa, bem como o regulamento de participação estão disponíveis no site da Seinfra. As manifestações poderão ser feitas pelo formulário e encaminhadas para o e-mail terminais@infraestrutura.mg.gov.br.

Ainda estão previstas cinco audiências públicas para apresentação e esclarecimentos sobre o projeto, entre 23/5 e 1/7. As datas, horários e os locais das sessões serão divulgadas em breve.

Informações: Agencia de Minas

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Metrô do Recife com infiltração e passageiros usando guarda-chuvas dentro do trem

Um vídeo que circulou nas redes sociais, nessa sexta-feira (30), expôs uma cena inusitada e preocupante no metrô da capital pernambucana. Gravações feitas por passageiros durante um momento de chuvas mostram infiltrações no teto de um vagão do ramal Recife-Cajueiro Seco, forçando os usuários a abrirem guarda-chuvas dentro da composição para se protegerem dos pingos de água.

As imagens, que rapidamente viralizaram, geraram forte comoção e críticas ao estado do sistema de transporte. A situação flagrada no vídeo é apontada como mais um reflexo dos crônicos problemas estruturais que assolam o metrô recifense. Além do evidente desconforto, os usuários relatam atrasos, superlotação e sensação de insegurança.

O estudante Luiz Felipe, 19 anos, que utiliza o metrô diariamente para ir à faculdade e ao trabalho, exemplificou o descontentamento.

“Não me sinto seguro andando no metrô, não vejo seguranças ou policiais. Além disso, como a Linha Sul é antiga, os vagões não possuem ar-condicionado, o que gera ainda mais desconforto”, relatou. Felipe ainda questionou o valor da tarifa, afirmando que o preço não condiz com o serviço prestado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), gestora do sistema.

Procurada pela reportagem do LeiaJá para se manifestar sobre o ocorrido, a CBTU informou que não tinha conhecimento da infiltração específica registrada no vídeo da última sexta-feira (30).


“Os passageiros podem entrar em contato por meio de ligação para o Metrô Denúncia, no número 39728778, e precisam informar o número do trem para que a retirada para reparo seja providenciada”, informou a assessoria.

Informações: Leia Já

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Caçapava recebe mais ônibus novos com Wi-Fi e ar-condicionado


A partir desta segunda-feira, os moradores de Caçapava poderão contar com mais conforto e tecnologia no transporte público. Três novos ônibus passam a integrar a frota municipal, sendo todos equipados com Wi-Fi gratuito e dois deles com ar-condicionado, uma novidade muito aguardada pela população.

A chegada dos veículos faz parte do processo de renovação da frota da cidade, que vem sendo implementado gradualmente. Segundo a administração municipal, o objetivo é modernizar 100% dos ônibus em circulação, garantindo mais qualidade, acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte coletivo.

Os novos ônibus já começam a circular em linhas estratégicas da cidade nesta segunda-feira.

Informações: Prefeitura de Caçapava

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A partir desta segunda-feira empresa Viação Santa Clara assume o transporte público em Campo Bom

Os usuários do transporte coletivo na cidade de Campo Bom, no Vale do Sinos, devem ficar atentos a partir do início desta semana. É que já na próxima segunda-feira, a empresa Viação Santa Clara Ltda. (Visac-RS) assume o transporte público no município em substituição à Stadbus Transportes Ltda. O contrato acontece na modalidade emergencial, com validade de seis meses – 180 dias.

Inicialmente serão disponibilizados nove ônibus, na cor amarela, padrão da empresa, sendo oito operantes e um reserva. Os motoristas da antiga operadora que desejaram permanecer, foram recontratados pela Visac-RS. Inclusive, segundo informou a empresa, os mesmos já foram submetidos a testes práticos na semana passada, uma exigência da nova operadora, e estão aptos a assumirem as funções.

Esta será a terceira operação da Viação Santa Clara em solo gaúcho. Em abril de 2024, a empresa assumiu o transporte público na cidade de Novo Hamburgo e, desde setembro do ano passado, opera na cidade de Esteio.

A prefeitura de Campo Bom informa que todas as linhas e horários continuam os mesmos. Até a troca dos cartões de passagem, os usuários seguem utilizando os vales-transportes e cartões fornecidos pela antiga operadora (Stadtbus). Para mais informações, o contato é diretamente com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por meio do telefone (51) 3598-6262.

Informações: Correio do Povo

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No DF, Linha do Zebrinha em Arniqueira terá mais horários e ampliação de trajeto

A linha 959.2, que é feita por ônibus Zebrinhas, vai ter o trajeto ampliado e o reforço de horários a partir desta segunda-feira (2/6). O serviço terá o percurso estendido em Arniqueira, passando a atender os Conjuntos 4, 5 e 6, indo até o Mirante e a Mansão Imperial. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) faz as mudanças após solicitação dos passageiros da região.

A 959.2 terá a ampliação de 10 horários, sendo 5 em dias úteis, passando de 32 para 37 saídas, e 5 aos sábados, indo de 18 para 23 viagens, adequando a oferta de viagens à demanda da linha.

A linha terá 5 novos horários de segunda a sexta; e outros 5 aos sábados | Foto: Divulgação/Semob-DF
“A ampliação do itinerário e dos horários da linha 959.2 é uma resposta direta às demandas dos passageiros de Arniqueira. Nosso objetivo é garantir mais conforto e acessibilidade aos moradores, especialmente nos conjuntos que antes tinham menos cobertura do transporte público”, esclarece o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

A linha 959.2 faz trajeto circular entre o Terminal de Taguatinga Sul indo até Taguatinga Centro (via Pistão Sul), passando por Arniqueira. A tarifa é R$ 2,70 e a operação é feita pela Viação Marechal.

A partir desta segunda-feira (2/6)

⇒ 959.2 – Taguatinga Sul / Arniqueira (EPVP – CJ 4, 6 e 6) / Taguatinga Centro (Pistão Sul)
 - Alteração de itinerário
 - Ampliação da oferta de viagens.

⇒ Dia útil
Horários (Terminal de Taguatinga Sul): 5h30, 6h18, 6h42, 7h06, 7h30, 7h54, 8h18, 8h42, 9h06, 9h30, 9h54, 10h18, 10h42, 11h06, 11h30, 11h54, 12h18, 12h42, 13h06, 13h30, 13h54, 14h18, 14h42, 15h06, 15h30, 15h54, 16h18, 16h42, 17h30, 17h54, 18h18, 19h06, 19h30, 19h54, 20h18, 20h42 e 21h06

⇒ Sábado
Horários (Terminal de Taguatinga Sul): 5h40, 6h20, 7h, 7h40, 8h20, 9h, 9h40, 10h20, 11h, 11h40, 12h20, 13h, 13h40, 14h20, 15h, 15h40, 16h20, 17h, 17h40, 18h20, 19h, 19h40 e 20h20

⇒ Tarifa: R$ 2,70
Empresa: Marechal

*Com informações da Semob-DF

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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