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Em Palmas, Prefeitura define tarifa do transporte coletivo em R$ 2

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, anunciou neste sábado, 1º, que a partir de terça-feira, 4 de fevereiro, a tarifa do transporte coletivo da Capital custará R$ 2,00. O novo valor valerá para o restante do mês de fevereiro. Para adequação das catracas, na próxima segunda-feira, 3, não haverá cobrança de tarifa, outra medida também anunciada pelo prefeito. A implementação da tarifa com valor a R$ 2 será publicada no Diário Oficial do Município de segunda-feira, 3.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos explicou que esse valor, abaixo do que vinha sendo cobrado antes da implementação da gratuidade, se justifica, pois mesmo com as medidas adotadas, em que mais ônibus passaram por manutenção e voltaram a circular, o serviço ainda encontra-se na fase de transição. O prefeito também destacou que, já no primeiro mês da nova gestão, foi iniciado o processo para que o transporte público seja concedido à iniciativa privada. “Fornecedores ficaram mais de três meses sem receber e isso inviabiliza seus negócios e também cria obstáculos para que possamos atender a população com a qualidade que precisa e merece. Então, todo nosso esforço e atenção tem sido para resolver essas questões e entregar para o cidadão um serviço que irá melhorando gradativamente até a concessão e a chegada de uma nova frota”, disse.

“Ajustar o valor da tarifa para dois reais nos permite continuar mantendo uma melhoria, investir na segurança para o usuário, ter um número suficiente de ônibus rodando e reduzindo atrasos. Pegamos essa frota com muitos veículos sem condições de uso e tivemos que investir muito na manutenção deles. É uma transição que vai nos permitir caminhar para um final feliz naquilo que nos comprometemos, ter ônibus zero km. É uma escada que estamos subindo em direção da qualidade mobilidade urbana em Palmas”, complementou o Eduardo Siqueira Campos.

Edital encaminhado

A atual gestão da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) reafirmou ter recebido o sistema de transporte público de Palmas em estado caótico. E reforçou que trabalha diariamente para manter os serviços até a implantação do novo modelo de transporte público, cujo edital de licitação para concessão encontra-se em fase final de elaboração.[


A Prefeitura de Palmas mantém a gratuidade nos finais de semana e feriados para todos os usuários do transporte coletivo.

Informações: Prefeitura de Palmas

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SPTrans altera itinerários de linhas temporariamente na região do Tremembé a partir de quinta-feira, 6


A SPTrans informa que, a partir de quinta-feira (6), oito linhas terão seus itinerários alterados devido à interferência viária na Av. Antonelo da Messina, entre as ruas Mário Centofanti e Benedito Henrique, no Sítio Piqueri,  na região do Tremembé, Zona Norte da cidade. 

Confira as alterações:

1771/10 Jd Fontális - Metrô Santana
Ida: normal até a Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Imbiras, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1772/10 Jd Filhos da Terra - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Rua Manuel Vieira da Luz, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Cel. Sezefredo Fagundes, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Manuel Vieira da Luz, prosseguindo normal.

2028/10 Vl. Ayrosa - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av Antônio César Neto, prosseguindo normal, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Antônio Cesar Neto, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

2029/10 Jd Fontális - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Imbiras, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1788/10 Jd Fontális - Metrô Santana
2105/10 Jd Filhos da Terra - Lgo. da Concórdia
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av Ce. Sezefredo Fagundes, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Cel. Sezefredo Fagundes, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Manuel Vieira da Luz, prosseguindo normal.

179X/10 Jd Fontális - Metrô Barra Funda
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av. Paulo Lincoln do Valle Pontin, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1703/10 Jd Fontális - Shop Center Norte
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av. Paulo Lincoln do Valle Pontin, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Atenção 

Sentido Centro
Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Av Antonelo da Messina, 98 e 200 terão como opção a parada da Av. Mª Amália L. Azevedo.

Sentido Bairro
Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Av. Antonelo da Messina, 339 e 575 terão como opção a parada da Rua Jordão Camargo de Oliveira. 

Informações: SPTrans

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Em Niterói, Duas novas estações do corredor de ônibus são entregues

A Prefeitura de Niterói inaugurou, neste sábado (1), as duas primeiras estações do corredor de ônibus da Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro da cidade. As estações ficam entre a Avenida Feliciano Sodré e a rua Saldanha Marinho. A implantação dos dois espaços inicia mais uma fase das obras de revitalização da orla do Centro de Niterói. As estações substituem antigos pontos de ônibus na Avenida Visconde do Rio Branco. Os coletivos que paravam nos antigos pontos agora utilizam as estações no canteiro central.

O secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura, Renato Barandier, destacou que a Avenida Visconde do Rio Branco é estratégica para a mobilidade no centro.

“A entrega dessas duas estações representa a primeira etapa do novo corredor de ônibus da Visconde do Rio Branco, que faz parte do projeto de revitalização da orla de Niterói. Porta de entrada da cidade às margens da Baía de Guanabara, a Visconde do Rio Branco é um corredor estratégico de mobilidade da cidade. A avenida integra o Terminal João Goulart e a Estação das Barcas com o restante da cidade. As duas estações representam a primeira etapa. Haverá ainda a entrega de outras duas estações de integração com o Terminal João Goulart e a conclusão da ampliação do novo Terminal Sul, que será entregue em breve compondo esse novo corredor”, explicou Renato Barandier.

O despachante Márcio Pessaian Braga, 46 anos, aprovou as novas estações. “Ficou melhor o acesso, muito bom para os passageiros. Ficou bem confortável. Trabalho como despachante e facilitou muito essa melhoria”, afirmou.  

Neide Soutos-López, 72 anos, também elogiou a obra. “Estou achando tudo muito bonito mesmo. Muito linda essa obra que está sendo feita no Centro de Niterói. Tudo muito organizado. Bom mesmo”, acrescentou. 

Informações: Prefeitura de Niterói

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Em Cuiabá, Consórcio BRT aponta prejuízos de R$ 35 milhões devido a impasses no projeto

As empresas integrantes do Consórcio Construtor BRT Cuiabá anunciaram que os prejuízos financeiros acumulados até o momento já chegam a R$ 35 milhões. A justificativa seria em razão de impasses e mudanças ao longo da execução da obra. Segundo nota divulgada pelo grupo, fatores externos como problemas no anteprojeto, alterações frequentes no traçado e disputas políticas entre Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá impactaram significativamente o cronograma e os custos da obra.

O consórcio informou que está há mais de quinze dias em negociações com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (SINFRA) para buscar uma solução viável e juridicamente segura para a execução do projeto que liga Várzea Grande a Cuiabá. Na sexta-feira (31.01), o Governo do Estado informou que nesta segunda-feira (03.02) irá anunciar uma decisão definitiva sobre o contrato com o Consórcio BRT.

As empresas afirmam que, até janeiro de 2024, estiveram impedidas de executar quase 85% das obras. “Não há mágica possível para entrega dentro do prazo estabelecido originalmente se, até janeiro de 2024, o consórcio esteve impossibilitado de executar quase 85% das obras por conta de uma verdadeira guerra política entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro. Esse fato foi resolvido na Justiça a partir da liberação das obras em 28 de janeiro de 2024”.

Entre os principais entraves, segundo as empresas, estão alterações nos projetos das estações, do Centro de Controle Operacional (CCO) e do terminal de Várzea Grande, além da demora na emissão da licença para o trecho de Coxipó, que só foi concedida no início de 2025, mais de dois anos após o início do contrato.

O consórcio informou que busca um acordo equilibrado para evitar novos impasses que possam resultar em mais atrasos e aumentos de custos para todas as partes envolvidas. “Desde o início do processo, a solução negociada é de conhecimento do próprio governador Mauro Mendes, que ressaltou em recente entrevista a importância de buscar uma alternativa responsável para não onerar ainda mais o Estado e prejudicar a população. E é este bom senso que o Consórcio vem trabalhando nas dezenas de reuniões que estão ocorrendo na Sinfra”.

Rompimento do contrato

Na quinta-feira (30.10), durante vistoria nas obras do BRT em Cuiabá, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, sugeriu que o governador Mauro Mendes (União) rescinda o acordo com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá e realize uma nova contratação emergencial para garantir a conclusão das obras.

“Nós demos autorização para o Governo do Estado fazer o BRT e, imediatamente, o Governo fez a parte dele e começou a obra, mas ela não anda. Nossa orientação é firmar um contrato emergencial e trazer uma empresa com prazo para iniciar e concluir os trabalhos”, afirmou o presidente.

Com valor de R$ 468 milhões, o Contrato nº 052/2022 foi firmado em 2022 pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá. Em 2024, com a assinatura do primeiro termo aditivo, houve um acréscimo de R$ 1,29 milhão, elevando o total para R$ 469 milhões.

De acordo com dados do sistema Geo-Obras do TCE-MT, até agora, apenas 18,51% do total contratado foi executado, o que corresponde a R$ 86,8 milhões. Com o atraso na entrega do modal, Sérgio Ricardo alertou que a tendência é de aumento no custo da execução. Sendo assim, não há motivos para a manutenção do acordo.

Informações: pnb Online

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Grande Vitória: Ônibus emitem apenas 0,8% dos gases de efeito estufa

Número faz parte da pesquisa “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano”, realizada pela NTU. De olho no desenvolvimento sustentável, empresas operadoras do Transcol investem em tecnologias que auxiliam na redução de gases poluentes

Você sabia que os ônibus são responsáveis por apenas 0,8% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil? É o que aponta a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em um estudo realizado com base em informações do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases (SEEG, 2023), do Observatório do Clima.

Esse índice pode parecer pouco, mas é o suficiente para que o setor de transporte público esteja investindo pesado em tecnologias mais limpas e sustentáveis. E é aqui que entra a revolução verde que está tomando conta da frota de ônibus no Sistema Transcol!

Com os investimentos em renovação da frota, a chegada dos ônibus Euro 6 marca um novo capítulo na história do transporte coletivo. Esses modelos são campeões de eficiência, com a capacidade de reduzir até 80% das emissões de poluentes em comparação aos veículos convencionais.

Ao todo, já são 275 ônibus Euro 6 em operação no Sistema Transcol, a maior parte deles adquiridos em 2024. São ônibus que, além de mais verdes, oferecem um desempenho mais econômico e um conforto extra para os passageiros.

Número faz parte da pesquisa "Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano", realizada pela NTU. De olho no desenvolvimento sustentável, empresas operadoras do Transcol investem em tecnologias que auxiliam na redução de gases poluentes.

Desenvolvimento sustentável
Esse movimento não é só sobre reduzir poluentes. É sobre garantir um futuro mais saudável para todos, com um transporte público mais moderno e eficiente.

No fim das contas, ao investir em tecnologias como o Euro 6, as empresas operadoras do Transcol estão não apenas cuidando do meio ambiente, mas também garantindo que as viagens sejam mais limpas e confortáveis para quem depende do sistema.

Só para se ter uma ideia, desde 2019, os consórcios operadores, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram os investimentos no Sistema Transcol, com a modernização e ampliação da frota. Com isso, já são 900 novos ônibus entregues, ou seja, uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos. E mais: além de motorização sustentável, todos os novos ônibus possuem ar-condicionado, wi-fi, elevador para acessibilidade de cadeirantes e câmeras de videomonitoramento.

Entra nesse pacote, ainda, a entrega de um veículo híbrido, isto é, que utiliza diesel e gás como combustível. O modelo é mais sustentável que os convencionais e está em uso no Transcol para teste de desempenho.

A pesquisa
A pesquisa “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano” aborda o processo de renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano no Brasil e discute os caminhos possíveis para a descarbonização do transporte público.

O estudo detalha uma série de informações sobre transição energética, particularmente em relação à poluição veicular e ao aquecimento global, e o estágio atual de desenvolvimento e utilização de tecnologias que compõem as rotas da descarbonização da frota.

“A atuação do setor na modernização da frota nas últimas décadas já vem rendendo inúmeros avanços, principalmente na adequação ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece restrições crescentes dos limites máximos de emissões estabelecidos para veículos no país”, destaca matéria sobre o estudo publicada no site da NTU.

No Brasil, o Euro 6 também é conhecido como a oitava fase do Proconve, criado em 1986, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Atualmente, a frota de ônibus urbanos dos principais sistemas de transporte do Brasil é composta, na sua maior parte, por veículos que estão na fase 7 do Proconve, sendo que muitas capitais já utilizam veículos da fase 8, restringindo ainda mais a emissão de gases poluentes. Desta forma, o ônibus consolida-se como uma alternativa de transporte não poluente, ficando bem à frente dos carros e motos.

Informações: GV Bus

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Prefeitura de Salvador entrega 40 novos ônibus com ar-condicionado

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

A nova frota de veículos climatizados com 40 ônibus, sendo 15 para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) e 25 para o BRT, foi entregue nesta quinta-feira, 30, pelo prefeito Bruno Reis, e pelo secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, durante a solenidade no Jardim de Alah.

Os veículos destinados ao STCO vão atender às linhas de Paripe-Cocisa, no Subúrbio da cidade. Já os BRTs vão integrar a linha B5, indo da Estação Rodoviária atá a Lapa.

“Esses 40 já vão rodar imediatamente nesses sistemas. Infelizmente, o transporte público, em especial o de ônibus, sofre a maior crise da sua história, por diversas razões. Mas estou trabalhando, também, para a gente achar os caminhos para renovar a frota. Esse, sem sombra de dúvidas, é o maior desafio que eu tenho e nunca escondi isso de ninguém. Além disso, mais outros 74 ônibus chegarão à cidade para o sistema convencional e para o BRT até o final do mês de fevereiro. Com isso, a gente chegará a 42% da frota de ônibus em Salvador com ar-condicionado”, destacou Bruno Reis.

No atual momento, o Sistema de Transporte Coletivo possui aproximadamente 1,8 mil veículos, enquanto o BRT conta com 108 após a recente aquisição.

Foi anunciado pelo prefeito que a Prefeitura deve assinar financiamentos para investir ainda mais neste segmento, com um valor de R$264 milhões com o BNDES para a compra de 300 ônibus, e outro de quase R$500 milhões com o Banco Mundial para a aquisição de 90 ônibus elétricos.

“Ou seja, a Prefeitura vai aportar no sistema quase R$800 milhões na compra de novos ônibus. Além disso, este ano, as concessionárias deverão fazer a aquisição de mais 190 ônibus para o STCO, conforme prevê a obrigação contratual. Meu compromisso é que 100% da frota de ônibus de Salvador esteja renovada até 2028”, pontuou Bruno Reis.

O secretário de Mobildade, Fabrizzio Muller, ressaltou que a entrega reforça o compromisso da gestão com uma renovação da frota. “Essa é uma entrega importantíssima, que demonstra claramente que a Prefeitura está com objetivos claros de melhorar o transporte público da cidade, transporte esse que vive um momento de muita dificuldade no Brasil. Isso não é segredo para ninguém. A pandemia trouxe consequências que agravaram o transporte, mas temos feito a nossa parte, buscando a renovação da frota”, disse o secretário.

Informações: A Tarde

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Prefeitura inaugura ciclopassarela Jornalista Erika Sallum para conexão a pé e de bicicleta entre Pinheiros e Butantã

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (30) a ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, estrutura que conecta os distritos de Pinheiros e Butantã, na Zona Oeste da cidade. A nova passagem oferece uma travessia segura e eficiente para ciclistas e pedestres sobre o Rio Pinheiros, as Vias Marginais e a Linha 9 – Esmeralda da CPTM, beneficiando cerca de 166 mil pessoas diariamente. Com investimento de R$ 46 milhões, provenientes da Operação Urbana Faria Lima, as obras foram iniciadas em dezembro de 2023 e representam um avanço significativo na mobilidade ativa da região. 

“Nós temos muitas coisas para fazer com relação à questão da mobilidade para os ciclistas, mas iniciamos o primeiro mês do ano dando um grande passo com essa grande obra, uma obra importante”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “É um momento importante de entrega da ciclopassarela, mas, também, de poder homenagear a Erika, que desenvolvia um trabalho muito relevante”, completou Nunes, exaltando as ações que a cicloativista, falecida em 2021, em decorrência de um câncer, realizava em prol do uso da bicicleta. 

O fotógrafo Caio Guatelli, companheiro de Erika, conta que o projeto era uma demanda muito antiga dos ciclistas. “Essa obra foi projetada há muitos anos, há décadas, e se não fossem os cicloativistas, as forças populares e toda a movimentação social que, por fim, teve o apoio dessa Prefeitura, a gente não teria a possibilidade de cruzar esse rio com segurança e oferecendo maior mobilidade para quem quer circular pela cidade que é símbolo de desenvolvimento para o país e que faz todas as outras cidades repetirem esses bons feitos”, disse.

Estrategicamente localizada entre as pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb, importantes vias na região, a ciclopassarela visa promover uma mobilidade limpa, incentivando o uso de transportes sustentáveis, contribuindo para a redução do tráfego e da poluição na cidade.

O empreendimento conta com uma ciclovia bidirecional, passeio para pedestres e acessos seguros por meio de rampas e escadas integradas. A estrutura conecta-se à ciclovia da Marginal Pinheiros e à rede cicloviária dos dois bairros, ampliando as opções de deslocamento sustentável. 

Usuário da nova ciclopassarela, o engenheiro de software André Skeete, 28 anos, conta que o espaço será muito útil para os moradores da região. “Vou ganhar mais tempo no deslocamento, além de ser um incentivo para que a gente possa se exercitar”. 

Com uma área total de 3.470 m² e extensão completa de travessia de aproximadamente 685 metros, a estrutura está posicionada a aproximadamente 8 metros de altura em relação à Marginal Pinheiros. 

O projeto também incluiu melhorias na ciclovia existente na Marginal Pinheiros, a reurbanização da Praça Oliveira Penteado, no Butantã, e a implantação de uma pista de skate recreativa no lado de Pinheiros, proporcionando mais lazer à população.

No total, a estrutura da ciclopassarela soma cerca de 220 toneladas distribuídas em quatro treliças de aço CA-50, fornecido pela siderúrgica Vallourec. Para garantir uma estrutura sólida e duradoura, foram utilizados 3.100 m³ de concreto e 147 estacas, reforçando o compromisso com a qualidade do projeto.
“A gente sente uma felicidade muito grande em poder estar entregando equipamentos cada vez melhores para que a gente tenha uma cidade mais humana, integrada, com maior mobilidade e, principalmente, que a gente consiga atingir uma das grandes metas da cidade que é a melhoria da sustentabilidade”, apontou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.

O equipamento também recebeu iluminação convencional em sua extensão e iluminação de destaque na cor branca nas laterais da Ponte Eusébio Matoso, evidenciando a estrutura metálica. Os serviços foram realizados pela Concessionária ILUMINA SP e acompanhados pela SP-REGULA. Foram instalados 78 projetores de 50 Watts em LED para o realce

Com essa nova entrega, São Paulo avança na ampliação da mobilidade ativa, oferecendo uma opção de deslocamento mais seguro, acessível e sustentável.

Expansão da Malha Cicloviária

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em conjunto com a entrega dessa importante estrutura (ciclopassarela), concluíram a implantação de mais duas conexões, somando mais 975 metros de vias para bicicletas na região de Pinheiros e Butantã. Com as conexões e a passarela para bicicletas, os ciclistas passam a ter todo o percurso entre o Butantã e o Centro (ou do Centro ao Butantã) atendido por estruturas cicloviárias. 

A nova estrutura cicloviária do Butantã se conecta à ciclofaixa da rua Eugênio de Medeiros, seguindo pela rua Butantã e Teodoro Sampaio, com 860 metros, até a estação Faria Lima do Metrô. 

A partir da rua Eugênio de Medeiros a ciclofaixa é mono direcional, no sentido oposto ao fluxo da via, e segue como ciclorrota, no mesmo sentido do fluxo, totalizando um trecho de 85 metros de extensão. A medida foi necessária em razão da largura da via. Depois desse trecho a ciclofaixa passa a ser bidirecional até o Largo da Batata. 

Também há um trecho de ciclovia compartilhada até o acesso ao Metrô. Do lado do Butantã, foi implantada uma estrutura de 115 metros na rua Lemos Monteiro, conectando a ciclofaixa Valdemar Ferreira, e com acesso à ciclopassarela. 

A ampliação da malha cicloviária faz parte de um esforço, por parte da Prefeitura de São Paulo, seguindo as diretrizes do Plano de Ação Climática, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que dá ferramentas de enfrentamento às mudanças climáticas. 

Um dos objetivos do Plano é minimizar as emissões de gases do efeito estufa e aumentar a capacidade de enfrentar as adversidades e os impactos das mudanças climáticas. Entre suas diversas metas está a ampliação da malha cicloviária, incentivando o uso de bicicletas como alternativa ao transporte motorizado. 

A cidade tem a maior malha cicloviária do país, com 755 quilômetros de extensão. A gestão está investindo no programa de manutenção permanente da malha cicloviária e na construção de novas estruturas com foco na segurança dos ciclistas, para preservar vidas e reduzir acidentes.

Operação Urbana Consorciada Faria Lima

A Operação Urbana Consorciada Faria Lima (Lei 13.769/04), revisada em 2004, abrange avenidas como Faria Lima, Pedroso de Moraes e Juscelino Kubitschek, com foco na mobilidade, priorizando o transporte coletivo, a qualificação de espaços públicos e a habitação no seu perímetro. Em julho de 2024, a Prefeitura ampliou a área de atuação da operação urbana por meio da Lei 18.175/24, permitindo investimentos na reurbanização e construção de moradias em Paraisópolis, a fim de beneficiar seus mais de 100 mil habitantes. A São Paulo Urbanismo gerencia essa e outras operações urbanas da cidade.

Com os recursos captados através de leilões de títulos mobiliários (CEPACs), a Prefeitura executou obras nos túneis Max Feffer e Jornalista Fernando Vieira de Mello, reconverteu e revitalizou o Largo da Batata (Fases 1 e 2, incluindo o Terminal da Rua Capri), implantou ciclovias na Faria Lima, prolongou a Avenida Faria Lima até a Avenida Hélio Pelegrino, Rua Olimpíadas e Rua Elvira Ferraz e desenvolveu ações em transporte coletivo. O Município também implantou o Conjunto Habitacional Real Parque (Etapas 1 e 2).  

“Nós, da SMUL, estamos trabalhando em vários projetos da Operação Urbana Faria Lima e já anuncio para os amantes da bicicleta que estamos licitando a ciclopassarela da Panorama”, garantiu a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Bete França. O empreendimento dará apoio aos conjuntos habitacionais Panorama e Real Parque para travessia de ciclistas e pedestres sobre o Rio Pinheiros até as vias marginais e Linha 9 – Esmeralda da CPTM, junto à estação Berrini.

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Expresso Turístico da CPTM será concedido com a Linha 10

O Governo de São Paulo também vai conceder para a iniciativa privada o serviço de Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).Coisas para fazer perto de São Paulo

A informação está presente no documento de plano operacional que a futura concessionária da Linha 10-Turquesa deverá seguir quando este trecho  for passado para a administração particular.

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) tornou público as informações do projeto de concessão da linha que atende o ABC, junto com a futura Linha 14-Ônix.

A vencedora do leilão previsto para o ano de 2026, deverá manter três serviços expressos ativos ao passageiro, sendo um deles o Expresso ABC, que são os trens em horários específicos entre Tamanduateí e Santo André.

Já os outros dois, são do Expresso Turístico com os destinos de Mogi das Cruzes, realizado em pequenas quantidades ao longo do ano, e o roteiro de Paranapiacaba, o mais procurado e concorrido que sempre parte com assentos lotados.

O Expresso Turístico
Em funcionamento há 15 anos, o Expresso Turístico foi criado pela CPTM como um novo modo de utilizar trem, trazendo cultura e informação aos passageiros, que em seu passeio, aprendem mais da história das regiões por onde passa.

Mais de 200 mil pessoas viajaram ao longo destes anos em um dos tres roteiros, realizados em um trem com locomotiva a diesel, modelo ALCO RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela BUDD – MAFERSA nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Informações: Diário nos Trilhos

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