Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

EMTU/SP inicia segunda fase da reorganização do transporte intermunicipal na Região Metropolitana de Campinas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Governo do Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP, inicia no dia 26 de Novembro a segunda fase do Plano de Reorganização do Transporte Intermunicipal na Região Metropolitana de Campinas.

Desta vez, as ações abrangerão os municípios de Hortolândia, Sumaré, Monte Mor e Campinas. Três linhas serão criadas com integração física e tarifária no Terminal Metropolitano de Hortolândia. As linhas envolvidas nas mudanças transportam diariamente 7.500 mil usuários.

Na primeira fase, concretizada em outubro, foram transferidas da Radial Penido Burnier (Campinas) para o Terminal Metropolitano de Prefeito Magalhães Teixeira nove linhas que têm origem no município de Sumaré e que atendem a cerca de 20 mil usuários / dia.

Na segunda fase, os usuários dos quatro municípios poderão contar com maior mobilidade e regularidade das linhas, além de utilização da infraestrutura do Terminal Metropolitano de Hortolândia, que oferece conforto, acessibilidade e segurança.
  
Novas linhas
Três novas linhas serão criadas para ampliar as opções de deslocamento na RMC, além de proporcionar economia de tempo ao usuário. São elas:

  • 742 Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Terminal Campo Grande), propiciando ligação direta para Campo Grande, em Campinas.

  • 745 Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Monte Mor (Jd. Capuavinha), via Terminal Rodoviário de Monte-Mor, proporcionando mais uma opção de transporte à população de Monte Mor.

  • 746 Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Unicamp) via Parque Dom Pedro Shopping, uma ligação direta para a Universidade de Campinas, importante pólo de atração de demanda.
As três novas linhas serão incluídas no sistema de integração física e tarifária, ou seja, os usuários não terão acréscimo de tarifa ao efetuar transferência no Terminal Metropolitano.

Ligação Sumaré - Hortolândia
Atualmente nove linhas metropolitanas realizam a ligação entre os municípios de Sumaré e Hortolândia:

  • 650 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Campinas (Nova Aparecida), via Hortolândia;
  • 656 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Hortolândia (Jardim São Bento), via Hortolândia (Jardim Amanda);
  • 665 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Hortolândia (Santa Esmeralda);
  • 668 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Hortolândia (Rosolém);
  • 668DV1 Sumaré (Nova Veneza) / Hortolândia (Rosolém);
  • 669 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Hortolândia (Jardim Adelaide);
  • 670 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Hortolândia (Jardim São Bento), via Hortolândia (Jardim Amanda e Jardim São Sebastião);
  • 671 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Hortolândia (Jardim Nova Boa Vista);
  • 672 Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) - Hortolândia (Taquara Branca).

As linhas 656, 670 e 672 já atendem ao Terminal Metropolitano de Hortolândia e serão inseridas no sistema de integração física e tarifária.

Ligação Hortolândia - Campinas 
No Terminal Metropolitano de Hortolândia, o funcionamento das linhas com destino ao Terminal Metropolitano de Campinas será reformulado para aperfeiçoar a operação, com viagens mais rápidas e racionais.

A linha 741 Hortolândia (Terminal Metropolitano de Hortolândia) - Campinas (T.M. Magalhães Teixeira) contará com viagens semi-expressas que permitirão uma redução no atual tempo de viagem. Assim, sem a realização de paradas na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença - SP 101, a linha em questão executará a ligação entre os dois Terminais Metropolitanos em aproximadamente 25 minutos, economizando 10 minutos no atual tempo gasto.

Atualmente a linha 741, nos dias úteis, possui uma oferta de 72 viagens, com intervalos médios, nos períodos de pico, de 25 minutos. Com a adoção do novo sistema operacional serão ofertadas, nos dias úteis, 112 viagens, com intervalo entre as viagens, nos períodos de pico, de 15 minutos - considerando a operação com paradas e o serviço com viagens semi-expressas.

A partir do Terminal Metropolitano de Hortolândia contamos também com as seguintes linhas:

  • 697 Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira), via Hortolândia (Jardim Interlagos);
  • 698 Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira), via Hortolândia (Jardim Campos Verdes);
  • 739 Hortolândia (Jardim Amanda) - Campinas (Campinas Shopping Center), que atende de passagem ao Terminal Metropolitano de Hortolândia.
Estas linhas também estarão inseridas no sistema de integração física e tarifária.

Nova rede integrada no Terminal Metropolitano de Hortolândia
Assim, o Terminal Metropolitano de Hortolândia passa a contar com uma nova rede integrada:
LinhaDenominação
656Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Hortolândia (Jardim São Bento), via Hortolândia (Jardim Amanda)
670Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) / Hortolândia (Jardim São Bento), via Hortolândia (Jardim Amanda)
672Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré) - Hortolândia (Taquara Branca)
697Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira), via Hortolândia (Jardim Interlagos)
698Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira), via Hortolândia (Jardim Campos Verdes)
739Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Campinas Shopping Center)
741Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira), via Hortolândia (Avenida Olívio Franceschinni)
742Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Terminal Campo Grande)
745Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Monte Mor (Jardim Capuavinha)
746Hortolândia (Terminal Metropolitano) - Campinas (Unicamp) via Parque Dom Pedro Shopping


No Terminal Metropolitano Hortolândia, haverá o sistema de livre transferência entre as linhas metropolitanas, ou seja, o usuário paga a tarifa na linha de origem e não paga outra tarifa nas linhas do Terminal.

Os passageiros de Sumaré, Hortolândia e Monte Mor terão muito mais mobilidade com acesso a diversos pólos de interesse em Campinas, como Campinas Shopping Center, UNICAMP, Shopping Dom Pedro, Terminal Campo Grande, Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira e Terminal Multimodal Ramos de Azevedo.
A tarifa para o acesso ao Terminal Metropolitano de Hortolândia será fixada em R$ 2,90.


Informações da EMTU-SP





0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960