Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Grande Vitória: Ônibus emitem apenas 0,8% dos gases de efeito estufa

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Número faz parte da pesquisa “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano”, realizada pela NTU. De olho no desenvolvimento sustentável, empresas operadoras do Transcol investem em tecnologias que auxiliam na redução de gases poluentes

Você sabia que os ônibus são responsáveis por apenas 0,8% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil? É o que aponta a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em um estudo realizado com base em informações do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases (SEEG, 2023), do Observatório do Clima.

Esse índice pode parecer pouco, mas é o suficiente para que o setor de transporte público esteja investindo pesado em tecnologias mais limpas e sustentáveis. E é aqui que entra a revolução verde que está tomando conta da frota de ônibus no Sistema Transcol!

Com os investimentos em renovação da frota, a chegada dos ônibus Euro 6 marca um novo capítulo na história do transporte coletivo. Esses modelos são campeões de eficiência, com a capacidade de reduzir até 80% das emissões de poluentes em comparação aos veículos convencionais.

Ao todo, já são 275 ônibus Euro 6 em operação no Sistema Transcol, a maior parte deles adquiridos em 2024. São ônibus que, além de mais verdes, oferecem um desempenho mais econômico e um conforto extra para os passageiros.

Número faz parte da pesquisa "Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano", realizada pela NTU. De olho no desenvolvimento sustentável, empresas operadoras do Transcol investem em tecnologias que auxiliam na redução de gases poluentes.

Desenvolvimento sustentável
Esse movimento não é só sobre reduzir poluentes. É sobre garantir um futuro mais saudável para todos, com um transporte público mais moderno e eficiente.

No fim das contas, ao investir em tecnologias como o Euro 6, as empresas operadoras do Transcol estão não apenas cuidando do meio ambiente, mas também garantindo que as viagens sejam mais limpas e confortáveis para quem depende do sistema.

Só para se ter uma ideia, desde 2019, os consórcios operadores, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram os investimentos no Sistema Transcol, com a modernização e ampliação da frota. Com isso, já são 900 novos ônibus entregues, ou seja, uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos. E mais: além de motorização sustentável, todos os novos ônibus possuem ar-condicionado, wi-fi, elevador para acessibilidade de cadeirantes e câmeras de videomonitoramento.

Entra nesse pacote, ainda, a entrega de um veículo híbrido, isto é, que utiliza diesel e gás como combustível. O modelo é mais sustentável que os convencionais e está em uso no Transcol para teste de desempenho.

A pesquisa
A pesquisa “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano” aborda o processo de renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano no Brasil e discute os caminhos possíveis para a descarbonização do transporte público.

O estudo detalha uma série de informações sobre transição energética, particularmente em relação à poluição veicular e ao aquecimento global, e o estágio atual de desenvolvimento e utilização de tecnologias que compõem as rotas da descarbonização da frota.

“A atuação do setor na modernização da frota nas últimas décadas já vem rendendo inúmeros avanços, principalmente na adequação ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece restrições crescentes dos limites máximos de emissões estabelecidos para veículos no país”, destaca matéria sobre o estudo publicada no site da NTU.

No Brasil, o Euro 6 também é conhecido como a oitava fase do Proconve, criado em 1986, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Atualmente, a frota de ônibus urbanos dos principais sistemas de transporte do Brasil é composta, na sua maior parte, por veículos que estão na fase 7 do Proconve, sendo que muitas capitais já utilizam veículos da fase 8, restringindo ainda mais a emissão de gases poluentes. Desta forma, o ônibus consolida-se como uma alternativa de transporte não poluente, ficando bem à frente dos carros e motos.

Informações: GV Bus

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960