Número faz parte da pesquisa “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano”, realizada pela NTU. De olho no desenvolvimento sustentável, empresas operadoras do Transcol investem em tecnologias que auxiliam na redução de gases poluentes
Você sabia que os ônibus são responsáveis por apenas 0,8% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil? É o que aponta a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em um estudo realizado com base em informações do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases (SEEG, 2023), do Observatório do Clima.
Esse índice pode parecer pouco, mas é o suficiente para que o setor de transporte público esteja investindo pesado em tecnologias mais limpas e sustentáveis. E é aqui que entra a revolução verde que está tomando conta da frota de ônibus no Sistema Transcol!
Com os investimentos em renovação da frota, a chegada dos ônibus Euro 6 marca um novo capítulo na história do transporte coletivo. Esses modelos são campeões de eficiência, com a capacidade de reduzir até 80% das emissões de poluentes em comparação aos veículos convencionais.
Ao todo, já são 275 ônibus Euro 6 em operação no Sistema Transcol, a maior parte deles adquiridos em 2024. São ônibus que, além de mais verdes, oferecem um desempenho mais econômico e um conforto extra para os passageiros.
Número faz parte da pesquisa "Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano", realizada pela NTU. De olho no desenvolvimento sustentável, empresas operadoras do Transcol investem em tecnologias que auxiliam na redução de gases poluentes.
Desenvolvimento sustentável
Esse movimento não é só sobre reduzir poluentes. É sobre garantir um futuro mais saudável para todos, com um transporte público mais moderno e eficiente.
No fim das contas, ao investir em tecnologias como o Euro 6, as empresas operadoras do Transcol estão não apenas cuidando do meio ambiente, mas também garantindo que as viagens sejam mais limpas e confortáveis para quem depende do sistema.
Só para se ter uma ideia, desde 2019, os consórcios operadores, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram os investimentos no Sistema Transcol, com a modernização e ampliação da frota. Com isso, já são 900 novos ônibus entregues, ou seja, uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos. E mais: além de motorização sustentável, todos os novos ônibus possuem ar-condicionado, wi-fi, elevador para acessibilidade de cadeirantes e câmeras de videomonitoramento.
Entra nesse pacote, ainda, a entrega de um veículo híbrido, isto é, que utiliza diesel e gás como combustível. O modelo é mais sustentável que os convencionais e está em uso no Transcol para teste de desempenho.
A pesquisa
A pesquisa “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano” aborda o processo de renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano no Brasil e discute os caminhos possíveis para a descarbonização do transporte público.
O estudo detalha uma série de informações sobre transição energética, particularmente em relação à poluição veicular e ao aquecimento global, e o estágio atual de desenvolvimento e utilização de tecnologias que compõem as rotas da descarbonização da frota.
“A atuação do setor na modernização da frota nas últimas décadas já vem rendendo inúmeros avanços, principalmente na adequação ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece restrições crescentes dos limites máximos de emissões estabelecidos para veículos no país”, destaca matéria sobre o estudo publicada no site da NTU.
No Brasil, o Euro 6 também é conhecido como a oitava fase do Proconve, criado em 1986, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Atualmente, a frota de ônibus urbanos dos principais sistemas de transporte do Brasil é composta, na sua maior parte, por veículos que estão na fase 7 do Proconve, sendo que muitas capitais já utilizam veículos da fase 8, restringindo ainda mais a emissão de gases poluentes. Desta forma, o ônibus consolida-se como uma alternativa de transporte não poluente, ficando bem à frente dos carros e motos.
Informações: GV Bus
0 comentários:
Postar um comentário