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Blumenau registra mais de 1,8 milhão de passageiros no transporte coletivo em outubro

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

No mês de outubro, mais de 1,8 milhão de pessoas utilizaram o transporte coletivo em Blumenau, um marco que não era alcançado desde a pandemia de COVID-19, em 2020. Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o aumento no número de passageiros pode ser atribuído à Oktoberfest e aos investimentos em novos veículos e à inclusão e ajustes dos horários.

Desde o início do ano até outubro, foram transportados 16,1 milhões de passageiros, e os números continuam a crescer. “Estamos otimistas, mas ainda não é o ideal. Há dez anos, transportávamos em média mais de 33 milhões de pessoas por ano, e os números caíram muito, prejudicando o sistema de transporte coletivo na nossa cidade,” comentou Lairto Leite, diretor de Transportes.

Para Fábio Campos, secretário da SMTT, os investimentos em novos ônibus com ar condicionado, câmeras de segurança nos ônibus e terminais, além da ampliação e inclusão de novos horários, foram fundamentais para este crescimento. “A Prefeitura está sempre investindo na mobilidade urbana da nossa cidade, e o transporte coletivo é uma das prioridades do governo municipal. Essas melhorias têm o objetivo de atender cada vez melhor a nossa população e promover qualidade de vida e agilidade na mobilidade urbana,” afirmou Campos.

O prefeito Mário Hildebrandt relembra os esforços realizados para manter a compromisso de um transporte coletivo de qualidade para as famílias de Blumenau. “A pandemia diminuiu consideravelmente o número de passageiros e tivemos que atuar, enquanto poder público municipal, para manter o serviço para a comunidade. Foi um grande desafio que enfrentamos com coragem e os resultados começam a aparecer agora. Temos certeza que, cada vez mais, o transporte coletivo seguirá evoluindo graças aos desafios que enfrentamos com coragem e aos investimentos que a prefeitura e a empresa responsável vêm fazendo”. 

Confira os números do transporte coletivo de Blumenau:

- Quantidade de inclusões e ajustes (Janeiro a Outubro): 622
- Quantidade de passageiros transportados (Janeiro a Outubro): 16.177.774
- Quantidade de passageiros pagantes (Janeiro a Outubro): 13.620.298
- Quantidade de câmeras instaladas (nos terminais e nos ônibus): 800 câmeras
- Quantidade de novos ônibus em circulação: 30 novos ônibus até o final de outubro (serão substituídos mais 67 veículos a partir de julho de 2025)

Informações: Prefeitura de Blumenau

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Prefeitura de Bauru estuda transformar linha ferroviária em VLT

A proposta envolve a revitalização de 28 quilômetros de linha ferroviária para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um sistema de transporte já popular na Europa e que vem ganhando espaço em cidades brasileiras.

A ideia é que o VLT, além de oferecer uma nova opção de deslocamento para a população, ajude a desafogar o trânsito e promova a integração com outros modais, como os ônibus.

Segundo a administração municipal, o projeto prevê que o VLT percorra uma rota que liga a Vila Dutra, na zona oeste de Bauru, ao Conjunto Habitacional Octávio Rasi, localizado na zona leste da cidade.

Além das estações de ponta, haverá também uma parada central na antiga Estação Ferroviária, atendendo os moradores e trabalhadores do centro da cidade.

Investimento e viabilidade
O pontapé inicial para a realização do projeto foi dado com a aprovação de um estudo de viabilidade.

Para financiar esse levantamento, Bauru garantiu um investimento de R$ 1,5 milhão através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma parceria com o Governo Federal.

Além disso, o município contribuiu com mais de R$ 500 mil para compor a verba inicial.

A prefeita Suéllen Rosim, em entrevista à TV TEM, explicou que o estudo será fundamental para avaliar a viabilidade técnica e financeira do VLT.

“A ideia do estudo é justamente trazer essa viabilidade. Conseguiremos recuperar todas essas linhas já existentes? Vai precisar substituir todas elas? Qual seria o custo pra isso?”, comentou.

Segundo a prefeita, as respostas obtidas ajudarão a Prefeitura a buscar mais recursos, seja por meio de fundos federais, estaduais, ou de uma eventual concessão.

Desafios e prazos para o VLT
A primeira fase do projeto envolve a criação de um grupo de estudo, oficializada no Diário Oficial em 31 de outubro.

A equipe é composta por servidoras de quatro secretarias municipais – Secretaria de Planejamento, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Obras e Gabinete da Prefeitura.

Este grupo terá a tarefa de realizar os estudos de viabilidade, gerar relatórios fotográficos e fazer estimativas orçamentárias.

Ainda para 2025, está prevista a contratação de uma empresa de engenharia que dará sequência aos trabalhos técnicos.

A estimativa inicial é de que a obra total custe R$ 350 milhões.

Conforme a Prefeitura, o diálogo com o Governo Federal já começou e também foram iniciadas conversas com a Rumo Logística, a concessionária responsável pela operação das duas principais linhas ferroviárias que passam por Bauru.

O Veículo Leve sobre Trilhos, ou VLT, é um sistema de transporte urbano que lembra os bondes antigos, mas com tecnologia moderna e maior eficiência.

Movido a eletricidade, ele não emite gases poluentes e gera menos ruído, características que se alinham às demandas de sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades.


No Brasil, o VLT já opera em cidades como Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), onde se mostrou uma alternativa atrativa e silenciosa para o transporte de passageiros.

Na Europa, o VLT é amplamente utilizado por sua capacidade de integração com outros meios de transporte e por contribuir para a redução do trânsito.

Além disso, sua velocidade média, que fica entre 20 km/h e 40 km/h, permite que ele transite com segurança e eficiência dentro das cidades.

Autorização e posicionamento da Rumo Logística
Apesar do entusiasmo com o projeto, a Rumo Logística, que detém a concessão das linhas ferroviárias em questão, deixou claro que ainda não foi oficialmente consultada.

Em nota, a empresa afirmou que qualquer plano de uso da linha férrea deve ser submetido à sua análise e aprovação prévia, conforme o contrato de concessão vigente.

A Rumo é responsável pelas linhas Malha Oeste e Malha Paulista, que atravessam a cidade de Bauru e seriam potencialmente afetadas pelo novo projeto de mobilidade.

Portanto, o andamento do VLT dependerá também da articulação entre a Prefeitura e a empresa, uma etapa crucial para viabilizar a utilização das vias ferroviárias já existentes.

Bauru e o futuro da mobilidade urbana sustentável

Com o VLT, Bauru vislumbra um futuro onde o trânsito seja mais organizado e onde a população tenha novas opções de deslocamento.

A prefeita Suéllen Rosim acredita que, caso o projeto avance, ele trará benefícios em vários aspectos, desde a mobilidade até o desenvolvimento econômico, uma vez que o transporte eficiente pode atrair mais investimentos para a região.

A criação do VLT é um passo ambicioso, mas necessário para tornar a cidade mais acessível e alinhada às demandas ambientais contemporâneas.

Informações: clickpetroleoegas

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Aprovado Projeto que libera subsídio às empresas de transporte público de Aracaju

Câmara aprova, por unanimidade, projeto que cria condições para a liberação de subsídio público às empresas de transporte público  


O Projeto de Lei nº 142/2024, votado em regime de urgência e de autoria do vereador Camilo Daniel (PT), institui condições para a liberação de verbas do subsídio público às empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo. O PL foi aprovado por unanimidade em primeira votação e ainda passará pela segunda votação e redação final. 

O projeto condiciona a liberação de verbas públicas ao cumprimento de obrigações trabalhistas e à garantia de condições mínimas de segurança na frota. Vale ressaltar que o subsídio ao transporte coletivo é o aporte financeiro do Município de Aracaju destinado a manter o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. 

Com a aprovação do projeto, empresas de ônibus que estiverem em atraso com os salários dos trabalhadores do setor rodoviário ou em débito com obrigações previdenciárias referentes a essa categoria profissional não poderão receber o subsídio. 

O vereador Camilo Daniel (PT) destacou que "hoje, a CMA dá uma resposta à altura a todas as questões relacionadas ao setor de transporte em nossa região. É inadmissível que qualquer empresa que recebe dinheiro público não cumpra suas obrigações trabalhistas". 

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) ressaltou que "os rodoviários lembram da luta dos últimos quatro anos, e procuramos colocar emendas e projetos nesse sentido. Infelizmente, na época, parte desta Câmara não quis votar a favor. No PL nº 415, do Poder Executivo, sugerimos emendas sobre isso e, infelizmente, não foi aprovado. Agora, seu projeto é importante, e espero que ele seja aprovado". 

O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD), disse que "desconheço órgão público que destina dinheiro para empresas sem certidão. O maior problema está na empresa Progresso, e não podemos mais dar o voto de confiança para essas empresas que não pagam os trabalhadores". A vereadora Professora Sônia Meire (PSOL) também ressaltou a importância do projeto: "Apresentamos 23 recomendações na licitação do transporte público e, infelizmente, nenhuma foi incorporada. Como confiar em empresas que nunca garantiram um serviço de qualidade? Por isso, esse projeto é um passo importante". 

Informações: Câmara Municipal de Aracaju

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SPTrans muda itinerário da linha 8075/10 na região do Butantã no sábado, 9


A SPTrans informa que, a partir de sábado (9), a linha 8075/10 Term. Campo Limpo - Metrô Butantã terá mudança em seu itinerário, deixando de circular pelos cruzamentos da R. Camargo com a Av. Dr. Vital Brasil, no sentido Metrô Butantã, e da R. Camargo com avenidas Dr. Vital Brasil e Prof. Francisco Morato, no sentido Terminal Campo Limpo, com o objetivo de tornar as viagens mais rápidas. 

Confira a alteração: 

8075/10 Term. Campo Limpo - Metrô Butantã

Ida: normal até a R. Camargo, Term. Butantã e R. MMDC.
Volta: R. MMCD, R. Alvarenga, R. Sapetuba, Av. Prof. Francisco Morato, prosseguindo normal.

Atenção: 

Os passageiros que utilizam o ponto localizado na Av. Prof. Francisco Morato continuarão com a mesma ligação ao Term. Campo Limpo por meio das linhas: 809P/10 Term. Campo Limpo - Term. Pinheiros, 857A/10 Term. Campo Limpo - Metrô Sta. Cruz, 857P/10 Term. Campo Limpo - Paraíso, 857R/10 Term. Campo Limpo - Aclimação e 8700/10 Term. Campo Limpo - Pça. Ramos de Azevedo.

Os passageiros que utilizam o ponto de parada na Av. Dr. Vital Brasil, 139 poderão se dirigir até o ponto inicial da linha, situado na R. MMDC, ou seguir até o ponto da Av. Prof. Francisco Morato nº 100, onde circulam as linhas acima citadas.

Os passageiros que utilizam o ponto localizado na Av. Dr. Vital Brasil nº 139 terão como opção a parada da Av. Prof. Francisco Morato, 100, no sentido bairro, para embarque nas linhas 809P/10, 857A/10, 857P/10, 857R/10 ou 8700/10. 

Informações: SPTrans

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BRT Metropolitano de Belém assina contrato para compra de 265 ônibus

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Na edição desta segunda-feira (4) do Diário Oficial da União, foram divulgados os contratos para aquisição de 265 novos ônibus que irão compor a frota do sistema integrado de transporte público da região metropolitana de Belém/PA (SIT/RMB). Todos os veículos terão ar-condicionado, wi-fi, tomada de energia e ferramentas de acessibilidade. Ao todo, o financiamento celebrado entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará será de R$ 366.858.232 reais. 

Os contratos de financiamento 585/2024/PFN e 584/2024/PFN, firmados com a Caixa Econômica Federal, foram assinados na última sexta-feira (1), entre o governador Helder Barbalho e o ministro das Cidades, Jader Filho, tendo como contragarantia a Caixa, e como intervenientes o banco Banco do Estado do Pará (Banpará) e o Banco do Brasil S.A.
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Ao todo, são 40 unidades elétricas que serão empregadas nas Linhas Troncais do BRT Metropolitano, com capacidade para transportar 75 passageiros. Os 225 outros veículos restante das unidades são ônibus Euro 6, equipados com motores a combustão, turbodiesel, com tecnologias avançadas para diminuir as emissões de poluentes no ar.

BRT MetropolitanoO sistema de transporte BRT Metropolitano visa resolver um problema histórico de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém. Além dos Terminais de Integração nos municípios de Ananindeua e Marituba, serão instaladas 13 estações de passageiros; 13 novas passarelas; quatro túneis de acesso do BRT Metropolitano e o Centro de Controle Operacional (CCO) na Avenida Augusto Montenegro.O projeto também inclui, em mais de 10 km da BR-316, nova rede de drenagem, pavimentação, ciclovias, calçadas arborizadas, passarelas, paisagismo e nova rede de iluminação.

Informações: O Liberal

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Em Curitiba, Estação-tubo na Nestor de Castro volta a funcionar, com término de obras em prédio


A Urbanização de Curitiba (Urbs) reativou, nesta terça-feira (5/11), a estação-tubo Praça Tiradentes/Nestor de Castro (sentido Terminal Santa Felicidade), na Travessa Nestor de Castro, no Centro. Com isso, as linhas 307 - B. Alto/Sta. Felicidade e 902 - Sta. Felicidade/Pça. Tiradentes voltam a ter embarque/desembarque na estação.

A Urbs desativou o equipamento em 5 de janeiro para garantir a segurança dos passageiros, porque um prédio antigo em frente à estação sentido Santa Felicidade estava com rachaduras na parede e corria o risco de desabar. A Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) isolou e sinalizou o local até que houvesse segurança para a população que transita na região. 

Informações: URBS

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Linha Diesel do Metrô do Recife volta a operar nesta quarta (6)

Após seis meses em reforma, a Linha Diesel do Metrô do Recife voltará a operar em sua totalidade, a partir desta quarta-feira (6). É que o trecho que faltava, entre as estações Jorge Lins e Curado, foi finalizado, informa a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

Desde maio, parte do trecho foi interditado para obras de reparo por conta das chuvas intensas do início do ano, começando pela Estação Marcos Freire, depois Jorge Lins, até sua conclusão.

A Linha Diesel é uma das três linhas do metrô do Recife. Ela é a única que funciona com motor a diesel e liga Camaragibe ao Cabo de Santo Agostinho. Em todo o trecho, segundo a CBTU, passam em torno de 2 mil passageiros todos os dias. Nos ramais reabertos nesta quarta, a média é de 1200. 

Segundo a Companhia, a via do Ramal Curado recebeu obras de manutenção com recuperação que envolveu a infraestrutura da via férrea. Sendo realizadas a substituição de lastro, recomposição de solo, limpeza da faixa de domínio, infraestrutura de drenagem de águas pluviais.

Informações: Diário de Pernambuco

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Em Porto Alegre, Isenção no transporte público será pelo CadÚnico para a partir de 2025

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, a partir do início de 2025, os beneficiários da isenção na tarifa do transporte público em Porto Alegre e seus eventuais acompanhantes só poderão usufruir do benefício se inscritos no CadÚnico. A determinação segue o que está previsto na resolução 13/2023. 

“Orientamos que aqueles que não têm cadastro busquem um dos pontos indicados nos meses de novembro e dezembro. É fundamental que realizem a inscrição para que não tenham problemas no próximo ano com a continuidade do benefício", afirma o diretor-presidente substituto da EPTC, Flávio Caldasso.

Devem realizar o cadastramento ou a atualização de dados pessoas com deficiência, portadores de HIV/AIDS, crianças e adolescentes que participam de projetos governamentais e estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante, graduação e preparatório. O registro deve ser solicitado nos postos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Acesse aqui os locais. O pedido pode ser feito também pelo 156 Web.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) reforça a importância do desenvolvimento de estratégias conjuntas para garantir o melhor atendimento ao público que precisa da isenção. Para o presidente da Fasc, Cristiano Roratto, a isenção é garantia de inclusão na escola e segurança na mobilidade. “Com a presença de postos em todas as regiões da cidade, as famílias podem buscar o acesso ao serviço mais próximo”.

Documentos - Para fazer o cadastro é necessário comparecer a um dos pontos com CPF ou Título de Eleitor do responsável familiar, documento de identificação de todos os componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento), comprovante de residência (preferencialmente) e se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente).

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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