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Governo de SP inicia estudos para VLT em Sorocaba

domingo, 26 de maio de 2024

O Governo de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (23), projetos que preveem investimentos de R$ 36,4 bilhões por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Dentre os quais, será desenvolvido um estudo de viabilidade técnica para a implantação do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Sorocaba, em atendimento à indicação do deputado Carlos Cezar (PL) ao governador Tarcísio de Freitas, que seria interligado ao Trem Intercidades (TIC) até São Paulo.

O VLT é uma composição ferroviária com trilhos de superfície movida à energia elétrica, sendo mais leve em comparação ao trem de passageiros e ao metrô, além da capacidade de transportar menos passageiros do que ambos. Por exigir menos custos de implantação e manutenção, o sistema vem se popularizando nos municípios e servindo de alternativa para quem faz pequenos trajetos e deseja chegar rápido ao destino.

Carlos Cezar destaca a transformação no perfil de Sorocaba nos últimos anos, em especial, a população superior a 723 mil habitantes, conforme o Censo 2022 (um crescimento de 23,3% em comparação aos dados de 2010), como fator que demanda o estudo de viabilidade do VLT. "Vivemos um momento de franca expansão, como o centro de uma Região Metropolitana com cerca de 2,5 milhões de pessoas: o poder público precisa acompanhar esse desenvolvimento e projetar o futuro. Caso o implantado, o VLT não só melhoria a mobilidade dentro de Sorocaba, mas, se integraria ao Trem Intercidades, oferecendo um transporte com mais tecnologia, segurança e sustentabilidade à população", ressalta o deputado.

Estudos de viabilidade

A autorização do estudo para a implantação do VLT em Sorocaba se deu durante a reunião conjunta do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED, que contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas.
Os colegiados aprovaram a qualificação de outros três projetos de mobilidade urbana sobre trilhos: os TICs de Santos e São José dos Campos e o VLT de Campinas. Com a qualificação no PPI-SP, o Governo de São Paulo dará início ao processo de contratação e elaboração dos estudos para avaliar a viabilidade do projeto, além de serem levantados modelos de negócio para a estruturação da iniciativa.
O futuro VLT de Sorocaba deverá ter 25 quilômetros de extensão. Além da melhoria na mobilidade dentro do município, haverá integração com a futura estação do TIC Eixo Oeste, que ligará a cidade a São Paulo. O aporte previsto para o empreendimento é de R$ 1,5 bilhão.

Informações: ALSP

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Florianópolis atualiza aplicativo de mobilidade urbana

A Empresa 1 apresenta a nova versão do SI.GO, sua plataforma digital de experiência do passageiro, que passa a contar com a funcionalidade sistema de informação ao usuário, feito em parceria com a plataforma de integração Bus2. Agora, os usuários têm acesso a informações em tempo real sobre a lotação dos veículos, previsão de chegada no ponto e no destino, rotas alternativas. O aplicativo foi desenvolvido pensando na acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs) e está disponível para Android e iOS. 

Marcionilio Sobrinho, CGO da Empresa 1, enfatiza que “o sistema de informação ao usuário do SI.GO é uma forma de estabelecer um sistema de transporte coletivo mais atrativo e sustentável. A diminuição do uso do transporte coletivo no Brasil é preocupante. Apenas na capital paulista houve uma queda de pelo menos 30% na última década, enquanto a população cresceu pelo menos 3,2% no mesmo período, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo. Essa redução de passageiros no transporte coletivo tem impactos negativos no ecossistema urbano, aumentando o fluxo de veículos e afetando a saúde e o bem-estar da população”, alerta.

A Empresa 1 informa que o SI.GO mantém sua essência, mas agora apresenta uma interface muito mais amigável e funcionalidades inovadoras que proporcionam aos usuários uma experiência completa e satisfatória no transporte público. “Esta versão do aplicativo representa uma evolução cuidadosamente planejada, fruto do diálogo contínuo com operadores e usuários do transporte coletivo”, destaca Sobrinho.

O novo SI.GO também oferece uma interface customizável (white label), permitindo aos operadores de transporte o uso do da identidade do sistema de transporte da operação e aumentar a conexão do transporte com os passageiros. A primeira cidade a receber a atualização do SI.GO é Florianópolis (SC), onde a integração com o app Floripa no Ponto, da operadora da cidade, Consórcio Fênix.

“O acesso às informações do sistema e a praticidade na compra de passagens são pontos importantes para uma boa experiência de uso do transporte coletivo. Ao fornecer informações precisas em tempo real e a facilidade de compra de recarga e ticket unitário no mesmo aplicativo, o Floripa no Ponto se tornou uma ferramenta essencial para facilitar o uso do transporte coletivo em Florianópolis e contribuir para ser uma escolha mais atrativa para moradores e turistas”, comenta Juliana Arantes, do Grupo Gestor do Consórcio Fênix. A integração entre o aplicativo Floripa no Ponto e o SI.GO veio para trazer ao passageiro do transporte coletivo mais comodidade, disponibilizando horário, rota do ônibus e suas alternativas, acompanhamento do veículo em tempo real, avisos online de alterações e desvios de rota, entre outros benefícios.

O SI.GO continua oferecendo todos os serviços anteriores: cadastro e recadastro de usuários com benefício, pagamento da tarifa diretamente pelo celular (ticket eletrônico) e recarga de crédito online, com pagamento via PIX e cartão de crédito, tudo com o robusto sistema de segurança SAM.

“Essa atualização foi pensada e discutida com o apoio dos clientes da Empresa 1, construída coletivamente para levar aos usuários do transporte público tecnologias integradas que contribuam com o avanço da mobilidade urbana e permitam a melhoria da experiência do passageiro, atraindo de volta ao transporte quem não o utilizava mais, fidelizando usuários frequentes e facilitando o uso por passageiros eventuais, fornecendo ao usuário a experiência completa para utilizar o sistema de transporte público com uma interface amigável e mais praticidade. Com esse lançamento, estamos mais próximos de alcançar nossa visão de um sistema de transporte coletivo mais eficiente, acessível e sustentável para todos”, celebra o CGO.

Informações: Technibus

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Veja os novos horários do 'Corujão' em Teresópolis

O "Corujão", serviço de transporte coletivo durante a madrugada em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, conta agora com novos horários de ônibus noturnos. O serviço já operava com horários entre 3h45 e 5h40, dependendo do dia da semana, e ganhou mais sete novas viagens entre 23h e 1h10, ampliando o atendimento aos passageiros.

A expansão do serviço, em fase experimental, começou a operar na última quinta-feira (23) para que os trabalhadores dos estabelecimentos comerciais e da rede gastronômica da cidade, que funcionam até mais tarde, possam ter opções de ônibus ao sair do trabalho. A decisão foi tomada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto (Sincomércio).

No aplicativo Mobiterê, as novas viagens já estão disponíveis para consulta.

“Com a ampliação do quadro de horários, o 'Corujão' irá atender as demandas de deslocamento de quem mais precisa durante a madrugada. Agradeço ao Sincomércio e Viação Dedo de Deus por entenderem essa necessidade, dando um reforço no transporte público do horário noturno, atendendo de forma mais abrangente e confortável aqueles que trabalham até mais tarde”, disse o prefeito Vinicius Claussen.

Confira abaixo os horários
Quintas, sextas e sábados

23h30 – Várzea x Meudon (via Tenente Luiz Meirelles)

0h - Várzea x Alto (via Praça dos Operários)
0h - Meudon x Várzea (via Tenente Luiz Meirelles)
0h30 - Alto x Várzea (via Reta)
0h30 - Várzea x Alto (via Casa e Vídeo e Rosário)
1h - Várzea x Beira Linha (via Praça dos Operários)
1h10 - Alto x Caleme (via Reta)

Domingos e feriados

23h - Albuquerque x Meudon (via Vale do Paraíso)
23h50 - Fonte Santa x Alto (via Praça dos Operários)
0h - Meudon x Várzea (via Tenente Luiz Meirelles)
0h30 - Alto x Várzea (via Reta)
0h30 - Várzea x Alto (via Casa e Vídeo e Rosário)
1h - Várzea x Beira Linha (via Praça dos Operários)
1h10 - Alto x Caleme (via Reta)

Informações: g1 — Teresópolis

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Em busca da mobilidade verde, cidades investem em ônibus elétricos

sexta-feira, 24 de maio de 2024

O cumprimento das metas de descarbonização dos países passa também pelo esforço das cidades, algumas delas com metas próprias de redução de emissões. Faz parte desses esforços a busca de uma mobilidade urbana mais verde, o que inclui iniciativas de eletrificação da frota. Em algumas capitais do Brasil, a ambição inclui uma frota 100% sustentável já em 2050, embora ainda sejam poucos os municípios com planos concretos de descarbonização. Agora, o segmento se prepara para uma nova fase de estímulo com o programa Mover, que, embora ainda dependa do aval do Congresso, pretende estimular a produção de veículos movidos à eletricidade com a criação de diversos incentivos financeiros e de linhas de financiamento.

O primeiro passo ocorreu recentemente com o anúncio do BNDES de que financiará, com recursos do Fundo Clima e do FAT, a renovação da frota de ônibus em municípios brasileiros. Ao todo, serão investidos R$ 4,5 bilhões para aquisição de 1.034 ônibus elétricos e 1.149 ônibus Euro 6, tecnologia que permite menor volume de emissão. Até agora, já foram selecionados projetos em oito municípios de 5 estados. Por se tratar de projetos novos que ainda serão analisados pelo banco, e por conta das eleições municipais, os desembolsos devem começar no fim deste ano e serão concentrados em 2025. A transição energética e a busca por recursos para reduzir o aquecimento global são algumas das prioridades do Brasil durante sua presidência do G20.

Segundo Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, as cidades têm se esforçado para adotar ônibus elétricos em sua matriz, mas lembra que há uma série de desafios para o crescimento de uma matriz de transporte mais limpa nos próximos anos. Ela cita aspectos relacionados ao dimensionamento da infraestrutura de recarga para baterias, rede elétrica e limitações de autonomia em itinerários longos. Cita ainda as questões financeiras:

— Os ônibus elétricos são 3,5 vezes mais caros que os movidos a diesel. Há ausência do valor de revenda, além de requisitos envolvendo a governança e saúde financeira para operadores e municípios. Assim, as cidades têm um grande desafio, mas, além do impacto climático, investir em transporte coletivo gera benefícios adicionais relacionados a aspectos sociais, econômicos e ambientais — diz Luciana.

No Rio, VLT já é 100% elétrico

Entre as cidades, começam a emergir projetos em diferentes frentes. No Rio de Janeiro, onde o VLT (sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos) já é 100% elétrico, mais da metade dos novos ônibus adquiridos recentemente para o BRT contam baixa redução de emissão de gases poluentes. Em abril, a prefeitura lançou um edital para transporte aquaviário 100% elétrico entre os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, em um projeto que vai consumir R$ 106 milhões. Em paralelo, a Prefeitura do Rio é a primeira cidade da América Latina a utilizar fontes limpas e renováveis no mercado livre de energia, para abastecer os prédios da administração municipal. Em nota, a prefeitura disse que as ações fazem parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Cidade do Rio para se adequar as metas do Acordo de Paris.

Outras cidades também vem acelerando seus projetos com o apoio de financiamento no BNDES. Para José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, a eletrificação das frotas de ônibus elétricos é um dos temas prioritários do banco:

— Em 2023, foi aprovada operação de R$ 2,5 bilhões para o município de São Paulo viabilizando que os novos ônibus comprados pelos operadores da concessão sejam veículos elétricos. Há outras ações em andamento, como o financiamento ao primeiro BRT elétrico do Brasil, na região do ABC paulista, além de estudos para inserção de ônibus elétricos nas cidades de Curitiba e Salvador, realizados em parceria com o banco alemão de desenvolvimento KfW, e a estruturação da nova concessão de ônibus da Rede Integrada de Transporte de Curitiba com vistas à eletromobilidade — exemplifica Gordon.

Assim, a cidade de São Paulo já obteve um total de R$ 6 bilhões para viabilizar a aquisição de ônibus elétricos para a modernização da frota em operações de crédito com o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco do Brasil, Caixa, além do BNDES. Segundo a prefeitura, a meta de substituição da frota de ônibus da cidade por modelos movidos a energia limpa é de 20% até o fim de 2024. Hoje, dos 12.019 veículos em operação na maior capital do país, 380 veículos são elétricos, dos quais 179 são movidos à bateria e 201 são bondinhos, que contam com dois cabos na parte superior que fornecem energia elétrica. “Os ônibus estão sendo entregues de acordo com a capacidade produtiva dos fabricantes envolvidos na construção de um ônibus elétrico, que envolve chassis, carroceria, baterias e outros elementos”, disse a prefeitura em nota.

Curitiba: 54 ônibus elétricos nas ruas até agosto

Já em Curitiba os primeiros ônibus elétricos começam a circular até agosto deste ano. Nessa primeira aquisição serão 54 veículos, que fazem parte do projeto de eletromobilidade do transporte público da cidade e contam com R$ 380 milhões em investimentos. Segundo Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia do transporte coletivo na capital, o novo modelo de concessão vai contemplar, já na sua origem, a prioridade de redução de emissão de gases do efeito estufa com mudança na matriz energética, o que traz também segurança jurídica. Destaca ainda que os primeiros ônibus elétricos serão carregados nas garagens das empresas de ônibus, mas em uma segunda etapa será criada uma rede de recarga tanto nas garagens como o desenvolvimento de estruturas em pontos estratégicos da cidade.

— A compra dos primeiros ônibus elétricos está alinhada ao compromisso de Curitiba em se tornar neutra em emissões e resiliente aos riscos climáticos até 2050. A meta é que até 2030, 33% da frota de ônibus da capital seja zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050. A eletrificação da frota das cidades é um passo importante para tornar as cidades mais sustentáveis. Em 2023, iniciamos os primeiros testes com a tecnologia. Até agora, já foram testados sete veículos elétricos da Eletra, Volvo, Marcopolo e BYD. Até o fim do semestre, devem entrar em teste Volkswagen e Ankai e, no segundo semestre, Mercedes Benz e Higer. O edital de chamamento para testes de ônibus elétricos foi prorrogado até março de 2026 — afirma Neto. 

Informações: O Globo
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População de Curitiba aprova o conforto da nova Estação Prisma Solar Agrárias

quinta-feira, 23 de maio de 2024

A recém inaugurada Estação Prima Solar Agrárias, novo equipamento do transporte público de Curitiba, recebeu elogios. A estação fica na Rua dos Funcionários e atende a linha direta Inter 2, em ambos os sentidos (horário e anti-horário).

A nova estação tem capacidade para 280 usuários e está operando com cobrador na rampa de entrada. Algumas novidades ainda estão sendo implantadas, como a bilhetagem por reconhecimento facial e o painel de mensagem variável conectado a duas câmeras de vigilância que integra os usuários com a Central de Operações da Urbs.
 
Preparada para todos os climas
Para a cozinheira Helena Nogueira, a Estação Prisma Solar representa uma nova fase de conforto enquanto espera o ônibus. "Em horário de pico o tubo enchia, mas agora tem muito mais espaço, é confortável”, comentou.

A terça-feira chuvosa fez a cozinheira se lembrar de um dos principais problemas da antiga estação-tubo do local. “Chovia dentro do tubo, era frio no inverno e muito quente no verão, agora com tudo bem fechado e ar-condicionado não será mais assim”, disse Helena.

Com as ondas de calor cada vez mais frequentes e o frio do inverno se aproximando, a Estação Prisma Solar está preparada para reduzir o impacto das temperaturas extremas, com dois ares-condicionados de ciclo reverso, ou seja, quente e frio. A energia utilizada pelos equipamentos é toda produzida por painéis fotovoltaicos, tornando-a autossustentável.

Outro utilizador diário da estação, o auxiliar-administrativo Jonas Miguel Belan aprovou as mudanças. “É espaçosa e agora também tem lugar pra sentar, gostei muito”, comentou.

Aconchegante foi a palavra escolhida pelo palestrante motivacional Ronnald Pinheiro para descrever a nova estação. “Muito aconchegante! Fiz questão de descer aqui para conhecer. É uma iniciativa muito boa que vai beneficiar muita gente, principalmente os cobradores. Achei maravilhoso”, elogiou Ronnald.

Conforto para o cobrador
A nova estação também é motivo de satisfação para os cobradores das tarifas de embarque, que passam boa parte do dia trabalhando no local.

A cobradora que atendeu o primeiro dia de funcionamento da nova estação, Elialda Tortato, trabalha há seis anos como plantonista em estações-tubo e aprovou o novo formato com expectativas para a expansão do projeto. “Como plantonista eu já trabalhei em vários tubos por toda a cidade e posso dizer que esse é 'outra vida'”, afirmou.

O equipamento é a primeira entrega do projeto Novo Inter 2, que conta com U$ 106 milhões do contrato de financiamento do BID. Depois de aprovada a operação do equipamento, serão licitadas outras 11 prismas solares para o itinerário do Inter 2, conforme os estudos do Ippuc.

Novo Inter 2
As novas estações do Inter 2 fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiamento do BID para requalificação de quase 40 quilômetros de itinerário do Inter 2 e do Interbairros II, incluindo viadutos e pontes, com impacto em 28 bairros da cidade.

A primeira Estação Prisma também conta com ponto de locação de bicicletas compartilhadas, vagas para carros de aplicativos, além de calçamento com atenção à acessibilidade. 

Informações: URBS

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Trensurb prevê retorno na segunda-feira, mas apenas de Canoas até Novo Hamburgo

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) prevê a retomada das atividades a partir da próxima segunda-feira (26), porém, só com as operações entre a estação Mathias Velho, em Canoas, até Novo Hamburgo, trecho da linha que foi pouco danificado pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A Trensurb está desde o dia 5 de maio com todas as operações suspensas.

De acordo com o diretor-presidente da empresa, Fernando Marroni, está sendo feito um trabalho grande para criar uma espécie de “corredor ferroviário humanitário” com o objetivo de favorecer a população. “Nós ainda temos algumas variáveis para assegurar o retorno, mas a nossa expectativa é que possamos até segunda-feira para esse trecho”, salienta.

Ele também informa que o trajeto será operado por trens antigos, ou seja, por serem menos tecnológicos e que não demandam de muitos equipamentos eletrônicos, como no caso dos novos e que estão inoperantes no momento.

O diretor-presidente informa que, emergencialmente, o “caminho ferroviário humanitário” deve operar com o terminal de ônibus junto a estação Mathias Velho. “Vamos transportar 1 mil passageiros, de meia em meia hora, isso já na segunda-feira.”

Para fazer essa retomada, serão necessários R$ 168 milhões. Marroni explica que a volta das operações normais deverá levar meses. As demais subestações estão alagadas e há algumas ainda quase submersas. “Nessas subestações, a energia é muito difícil de ser recuperada em um curto espaço de tempo. Elas também requerem do retorno da energização”, explica.

Marroni também detalha que para voltar ao funcionamento total, a Trensurb necessita de empresas fornecedoras e grande parte delas foram impactadas pelas enchentes.

Informações: Jornal do Comercio

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Vila Velha será conectada por mais de 22 quilômetros de ciclovias

Vila Velha será completamente conectada por mais de 22 quilômetros de ciclovias, em um projeto conjunto dos Corredores Verde e Amarelo, que estão recebendo investimentos de mais de R$ 90 milhões para melhorar a mobilidade urbana da cidade.

O Corredor Amarelo abrange 13 quilômetros de ruas em diversos bairros da cidade, com trabalhos de recapeamento, implantação de calçadas padronizadas e ciclovias. O prazo de entrega está previsto até 2026. Já o Corredor Verde contempla ainda os bairros Santa Mônica, Cocal, Glória, Divino Espírito Santo e Praia das Gaivotas com a construção de 11 quilômetros de ciclovias.

O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou a importância dessas obras para o desenvolvimento econômico, social e logístico da cidade. “Estamos interligando a cidade, e isso faz parte do nosso plano de mobilidade. Todas as intervenções foram planejadas e debatidas com a sociedade e os segmentos empresariais”, disse em março deste ano.

Desde junho do ano passado, as obras de interligação do Corredor Amarelo com o Corredor Verde estão em execução. O projeto inclui calçamento, recapeamento, sinalização e ciclovias nas avenidas Salgado Filho e João Mendes, bem como nas vias auxiliares, em um percurso de aproximadamente 11 quilômetros, com previsão de entrega até o final de 2024 ou início de 2025.

Ciclovias
As obras que serão conectadas totalizará mais de 20 quilômetros de ciclovias. Atualmente, Vila Velha já conta com cerca de 50 quilômetros de faixas exclusivas, e essa expansão representa um avanço significativo para uma rede ciclável mais integrada.

Arnaldinho enfatizou que essas melhorias não só irão aprimorar a mobilidade dos cidadãos, mas também promoverão um ambiente urbano mais sustentável e saudável para pedestres e ciclistas.

Com a interligação dos Corredores Amarelo e Verde, espera-se não só facilitar o deslocamento dos moradores, mas também reduzir o congestionamento nas vias principais, oferecendo uma alternativa viável e ecologicamente correta para o transporte urbano.

Saiba mais…
Corredor Amarelo de Mobilidade Urbana

Vias: Serão 13 quilômetros de obras de requalificação de vias, contemplando diversas ruas e avenidas.
Bairros: Abrange vários bairros da cidade.
Investimento: R$ 48.626.863,75.
Corredor Verde de Mobilidade Urbana

Vias: O Corredor Verde inclui as avenidas Salgado Filho e João Mendes, entre outras.
Bairros: Santa Mônica, Soteco, Cocal, Glória, Divino Espírito Santo e Praia das Gaivotas.
Investimento: R$ 41 milhões.

Informações: ESBrasil

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Cartão BHBUS para idosos: Saiba os critérios para solicitar reserva de vaga

Os crimes contra o sistema ferroviário continuam prejudicando a plena operação dos trens da SuperVia, além de causar prejuízo milionário. Nos quatro primeiros meses deste ano, a concessionária registrou 1.241 casos de vandalismo nas composições - um aumento de 650%, quando comparado com o mesmo período do ano passado (de janeiro a abril de 2023 foram 187). As ocorrências de vandalismo envolvem, principalmente, episódios como janela quebrada, pichações, furto de assentos, danos aos difusores do ar-condicionado, entre outros.

Todas essas ações podem criar atrasos nas viagens, causar acidentes sérios e chegam a refletir até na manutenção e limpeza. Por exemplo, uma composição pode permanecer na oficina por dois dias para a troca de um para-brisa vandalizado, ou até três meses, se o dano envolver cabos de alta tensão.

“Somente com a reposição dos assentos furtados, nós já gastamos mais de R$ 300 mil nos quatro primeiros meses do ano. Para evitar novos ataques, os bancos estão sendo substituídos por outros confeccionados em material de menor valor comercial. De uma forma geral, foram gastos mais de R$ 4 milhões para substituir equipamentos roubados e depredação de patrimônio. Não há negócio em nenhum lugar do mundo que se sustente desse jeito. Mesmo assim, mantemos a operação diariamente. Temos um compromisso com o transporte de passageiros”, afirma o Gerente Executivo de Segurança da SuperVia, Marcus Almeida.

O ramal mais afetado por vandalismo é o de Deodoro, com mais de 30% do total das ocorrências. As estações que mais contribuem para esse número são: Maracanã, Madureira, São Cristóvão e Engenho de Dentro – todas com um alto índice de circulação de passageiros. Ao longo do ramal Japeri também é alto o índice de casos, principalmente nas estações Nova Iguaçu, Ricardo de Albuquerque e Nilópolis.

Em relação aos equipamentos/instalações mais vandalizados, foram 62 ocorrências em banheiros de estações, 38 em fios de energia e 29 em cadeados. Portas, portões, placas, grades, lixeiras e câmeras também são alvo frequente de depredação. Já nas trens, a SuperVia registrou 1.162 ocorrências de destruição de visores (em janelas e portas), entre outras.

Furto de cabos

Mesmo com queda nos casos, os furtos de cabos continuam atrasando a vida dos 320 mil passageiros que dependem diariamente do transporte ferroviário. De janeiro a abril deste ano, foram 226 ocorrências do tipo com 12.121 metros de cabos retirados. No mesmo período de 2023, foram 292 ocorrências com 24.275 metros de cabos retirados.

Para tentar diminuir ainda mais os índices, a SuperVia está fazendo uma campanha nas suas redes sociais. Qualquer passageiro que presenciar qualquer ato criminoso, pode fazer uma denúncia, de forma anônima, acessando o QR Code estampado em cartazes espalhados nos vagões e nas plataformas.  Em três meses de funcionamento, o QR Code já A gratuidade no transporte coletivo e a reserva de vagas às pessoas idosas nos estacionamentos públicos e privados estão amparadas pela Lei Federal 10.741/03, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Porém, há uma diferença: a idade mínima para cada benefício.

A credencial de estacionamento reservado para idoso é destinada a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Já o cartão BHBUS master, para gratuidade no transporte público, pode ser adquirido por pessoas com 65 anos ou mais. É importante conhecer as diferenças na hora de solicitar cada um dos benefícios.

Credencial de estacionamento para idosos

Desde março deste ano, a referida credencial pode ser solicitada diretamente pelo celular, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou por meio do Portal de Serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), podendo ser impressa pelo próprio solicitante e utilizada conforme regras informadas no ato da solicitação.

Para a supervisora de Benefícios da BHTrans, Juliana Vidigal Erichsen Contin, a possibilidade de solicitação da credencial também pelo celular trouxe mais facilidade e comodidade às pessoas idosas. "Ao baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e seguir as instruções, basta imprimir o documento para começar a utilizá-lo conforme as regras estabelecidas na página do serviço", explica.

Ao baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e efetuar o login, o usuário deve acessar a seção "Condutor", clicar na opção "Credencial de Estacionamento". Assim que o documento for liberado para download, basta imprimir e colocar sobre o painel do veículo.

O documento também pode ser solicitado pelo portal de serviços da PBH. Caso a solicitação seja feita à BHTrans, são exigidos o documento de identidade, CPF e comprovante de endereço que comprove residência em Belo Horizonte.

A credencial de estacionamento reservado para idoso é um documento obrigatório que possibilita o uso das vagas destinadas ao estacionamento de veículos que transportem ou sejam conduzidos por pessoas idosas, com idade igual ou acima de 60 anos. As referidas vagas, localizadas ou não em áreas de estacionamento rotativo, se destinam ao estacionamento de veículos que transportem ou sejam conduzidos por pessoa idosa que resida em Belo Horizonte. A credencial de estacionamento deve ser posicionada no painel do veículo, em local visível, possibilitando a fiscalização.

Atualmente existem 877 vagas de estacionamento reservado para pessoas idosas nas ruas da capital. A localização de todas as vagas podem ser acessadas no portal da Prefeitura.

Cartão de gratuidade BHBUS Master

O cartão para gratuidade no transporte coletivo deve ser solicitado pessoalmente no posto do Transfácil, no BH Resolve. Para obter o cartão não é necessário morar em Belo Horizonte, mas a utilização é válida somente na capital.

O cartão BHBUS Master possibilita ao usuário com 65 anos ou mais transpor, de forma gratuita, a roleta do transporte coletivo gerenciado pela BHTrans. Também é possível ter acesso à gratuidade apresentando a qualquer documento pessoal que comprove a idade, porém sem transporte a roleta.

O cartão BHBUS Master deve ser solicitado presencialmente no Posto do Transfácil situado no BH Resolve (Av. Santos Dumont, 363), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendar e o atendimento será feito por ordem de chegada. No ato da solicitação é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de endereço atualizado (máximo 6 meses). O cartão é emitido na hora. Até o momento, foram emitidos 208 mil cartões BHBUS Master.

Informações: BHTrans

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