Quem mora na Zona Oeste do Recife, como Várzea, Cordeiro, Ilha do Retiro, Madalena, Prado, Engenho do Meio, Torrões e Várzea, além de linhas vindas de Camaragibe, convive com um exemplo raro de transporte coletivo na cidade, pois é, estamos falando do corredor exclusivo de ônibus da av. Caxangá, uma grande exemplo de mobilidade urbana na Região Metropolitana.
A avenida Caxangá é considerada a avenida em linha reta mais longa do Brasil, com seu percurso reto de aproximadamente 6,2 km.
Depois de ter sido criado o corredor exclusivo de ônibus pelo centro da avenida, foi aumentada sua capacidade e hoje faz parte do projeto do Corredor Leste-Oeste do Recife.
Pelo corredor de ônibus hoje, é possível chegar mais rápido num mesmo espaço de tempo do que um automóvel, o corredor além de possuir suas faixas exclusivas, possibilita o ultrapassem entre os ônibus nas estações.
Por isso a avenida Caxangá é considerada como uma das poucas vias da Região Metropolitana que é possível ter as chamadas linhas expressas (linhas com paradas no centro e nos terminais integrados), como é o exemplo da linha Caxangá(conde boa vista).
O Consórcio Grande Recife de Transportes informou que por este corredor, são transportados cerca de 180 mil pessoas todos os dias em 32 linhas de ônibus, da qual o numero de viagens perdidas nos engarrafamentos são mínimas, pois o ônibus circula separado dos carros.
A avenida Caxangá é considerada a avenida em linha reta mais longa do Brasil, com seu percurso reto de aproximadamente 6,2 km.
Depois de ter sido criado o corredor exclusivo de ônibus pelo centro da avenida, foi aumentada sua capacidade e hoje faz parte do projeto do Corredor Leste-Oeste do Recife.
Pelo corredor de ônibus hoje, é possível chegar mais rápido num mesmo espaço de tempo do que um automóvel, o corredor além de possuir suas faixas exclusivas, possibilita o ultrapassem entre os ônibus nas estações.
Por isso a avenida Caxangá é considerada como uma das poucas vias da Região Metropolitana que é possível ter as chamadas linhas expressas (linhas com paradas no centro e nos terminais integrados), como é o exemplo da linha Caxangá(conde boa vista).
O Consórcio Grande Recife de Transportes informou que por este corredor, são transportados cerca de 180 mil pessoas todos os dias em 32 linhas de ônibus, da qual o numero de viagens perdidas nos engarrafamentos são mínimas, pois o ônibus circula separado dos carros.
História
A avenida Caxangá teve sua construção iniciada em 1833, tendo o engenheiro francês Louis Léger Vauthier, em 1843, em um relatório, enumerado as vantagens de estradas no Recife.
Em 1845 foi concluída a construção da Ponte pênsil da Caxangá (a primeira desse tipo no Brasil), que abria caminho para o interior de Pernambuco.
Foi calçada no tempo do Estado Novo, na administração do prefeito Novaes Filho, ampliada durante a administração de Pelópidas da Silveira e alargada em 1966.
A Avenida Caxangá tem início na Praça João Alfredo, onde se encontra o Sobrado da Madalena, do antigo engenho da Madalena, que deu origem e nome ao bairro.
Em seguida, atravessa os bairros do Zumbi, Cordeiro, Iputinga, terminando no bairro do Caxangá, na Ponte da Caxangá (Ponte Marechal Castello Branco), sobre o Rio Capibaribe.
Atualmente, com as edificações e a arborização, além do trânsito intenso ao longo do dia, já não é mais possível visualizar os extremos. Porém, até os anos 1970, estando o observador no centro da ponte da Caxangá, podia ver perfeitamente o Sobrado da Madalena, distante 6 km.
No bairro da Iputinga, atravessa por baixo a BR-101, Viaduto da Caxangá, que corta a cidade no sentido norte-sul.
Linhas que passam pelo corredor da Caxangá:
437
|
Caxangá (Conde da Boa Vista)
|
040
|
CDU / Boa Viagem / Caxangá
|
202
|
Barro / Macaxeira (Várzea)
|
302
|
Curado II / Caxangá
|
303
|
Curado II / Caxangá (BR-232)
|
330
|
Casa Amarela / CDU
|
412
|
San Martin (Largo da Paz)
|
415
|
Sítio dos Pintos
|
416
|
Roda de Fogo
|
421
|
Torrões
|
422
|
Mosenhor Fabrício
|
423
|
Engenho do Meio
|
425
|
Barbalho (Detran)
|
427
|
Mosenhor Fabrício (Bacurau)
|
431
|
Cidade Universitária
|
432
|
CDU (Várzea)
|
433
|
Brasilit
|
435
|
CDU (Várzea) (Bacurau)
|
440
|
CDU / Caxangá / Boa Viagem
|
442
|
Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
|
445
|
Tabatinga
|
446
|
UR-07
|
448
|
Jardim Petrópolis
|
450
|
Camaragibe (Conde da Boa Vista)
|
456
|
Parque Capibaribe
|
457
|
São Lourenço (Bacurau)
|
459
|
Loteamento Santos Cosme e Damião
|
460
|
Camaragibe (Príncipe)
|
462
|
Loteamento Santos Cosme e Damião (Bacurau)
|
469
|
Camaragibe/CDU
|
480
|
Camaragibe / Derby
|
481
|
Timbi / Derby
|
920
|
Rio Doce / CDU
|
Blog Meu Transporte
1 comentários:
É impressionante mesmo.
Trabalho em São Lourenço e às 18h pego a avenida Caxangá. É visível a diferença para os carros particulares, enquanto estam congestionados, os ônibus passam com grande vantagem.
Aproveito para denunciar a falta de fiscalização da CTTU, pois neste trecho e incalculável a quantidade de veículo auto passeio que invade este corredor.
Postar um comentário