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SOL é a nova marca do transporte coletivo de Itajaí

domingo, 22 de outubro de 2023

O transporte coletivo de Itajaí agora é SOL - Sistema de Ônibus Local. A nova marca foi lançada nesta quinta-feira (19) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Consórcio Atalaia, empresa concessionária do serviço, no Centreventos. O novo sistema, que começará a ser implantado neste sábado (21), promete maior frequência de horários, viagens mais rápidas e frota moderna e acessível.

O nome escolhido para o novo sistema, SOL, faz alusão à vitalidade que há na cidade de Itajaí. Com a chamada “Vai de SOL”, o objetivo é incentivar a população a utilizar mais o transporte coletivo. Ao todo, serão 44 ônibus circulando pela cidade em 29 linhas. De maneira integrada e dinâmica, o novo transporte coletivo terá ônibus entre os principais pontos da cidade de 15 a 30 minutos.

"Hoje é um dia histórico para o nosso Município. Desde 2017 entramos em um sistema emergencial, o que não era o ideal, mas ainda assim atendeu minimamente a nossa população. E, hoje, temos a alegria de anunciar o início da implementação de um sistema moderno, com novas linhas integradas, ônibus novos e uma operação completa. São inovações, aplicativo, tudo a favor da população para um sistema mais efetivo", pontuou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim, destaca que este é o início de uma nova realidade para Itajaí. "Começamos a construir esse sistema em 2018 para criar uma alternativa confortável, inovadora e tecnológica de transporte para os itajaienses. Na época, o sistema de transporte em todo Brasil entrou em colapso. O direito de transporte público é um direito social. Junto com o laboratório de trânsito da Universidade Federal de Santa Catarina começamos a rever o sistema, para entregar uma proposta com inovação e tecnologia. Estamos iniciando um processo que será aprimorado diariamente", ressalta Lamim.

Mudanças iniciam sábado

A partir deste sábado (21), o novo sistema começa a operar na cidade com abrangência de 95% da área urbana e linhas com novas nomenclaturas: Troncais, Alimentadoras, Perimetrais, Lazer e Turismo, Circulares e Rurais. Diferente do sistema antigo, em que a população localizava os ônibus por sequências numéricas, no novo sistema cada linha será identificada pela letra inicial, que indicará o tipo, seguida por um número, rua ou bairro.

Por exemplo, A1 - Indaial ida representa uma linha Alimentadora com o seguinte itinerário: Terminal Ressacada, Av. Ver. Abrahão João Francisco, Estação Contorno Sul, R. José Siqueira, R. Indaial, Estação Asilo Dom Bosco, Estação Indaial, R. Pedro Rangel, R. José Pereira Liberato, Trav. Marcos Castellain, R. David Adão Schmidt, R. Exp. Aleixo Maba, Estação Barra do Rio.

As linhas e horários já estão disponíveis para consulta no site novotransporte.itajai.sc.gov.br. Nesta página, também é possível conferir a rota de cada linha e o mapa do novo sistema de transporte.

A população também deve ficar atenta às mudanças em alguns pontos de ônibus, que serão desativados a partir de sábado. Novas estações já estão sendo demarcadas pela cidade. Para facilitar o acesso a essas informações, o aplicativo Clive Bus foi atualizado e está disponível para download nos sistemas Android e iOS. Com ele, o usuário pode traçar as rotas de deslocamento pela cidade, conferir horários e o ponto de embarque mais próximo de sua localização.

Faixa exclusiva para ônibus

Para que o trânsito tenha mais fluidez no centro da cidade e os deslocamentos dos ônibus sejam mais ágeis, o Município vai ampliar a faixa exclusiva para ônibus na avenida Sete de Setembro. A partir de sábado, o lado direito da via, no trecho entre as ruas Lages e Gil Stein Ferreira, terá a passagem exclusiva para estes veículos.

Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas em relação à nova dinâmica do trânsito no local.

Tarifas acessíveis e pacotes com desconto

O novo sistema de transporte coletivo traz novidades nas tarifas e opções que facilitarão o dia a dia da população. A passagem antecipada terá o custo de R$ 4,30, enquanto a embarcada (direto do veículo) custará R$ 4,50. Haverá ainda a opção da tarifa diária de R$ 6,00 para utilizar o transporte coletivo durante todo dia, com direito a trocas ilimitadas de ônibus em qualquer ponto, estação ou terminal.

Estudantes pagarão R$ 2,15 na tarifa unitária. O Município também ofertará outras opções de descontos em pacotes semanais e mensais, com integrações ilimitadas, por R$ 36,00 e R$ 156,00, respectivamente. Há ainda gratuidade da tarifa para idosos, crianças até 5 anos e pessoas com deficiência.

Haverá um período de transição de 10 dias para que a população possa se adaptar ao novo sistema. Nesses dias, estão mantidas as tarifas atuais. A partir do dia 01 de novembro, os novos tarifários começam a ser aplicados e estarão disponíveis para aquisição nos três terminais da cidade: Fazenda, Cordeiros e Ressacada.

Os usuários que ainda possuem saldo no cartão após os 10 dias de transição ainda poderão utilizar os seus créditos pelo período de 90 dias pelo valor atual da passagem, que é R$ 3,63. Depois desse período, as novas tarifas serão aplicadas.

Tabela de preços das tarifas de ônibus do novo sistema:

Antecipada: R$ 4,30 (uma integração)
Embarcada: R$ 4,50 (sem integração)
Diária: R$ 6,00 (integrações ilimitadas)
Semanal: R$ 36,00 (integrações ilimitadas)
Mensal: R$ 156,00 (integrações ilimitadas)
Estudante: R$ 2,15
Gratuidade: crianças até 5 anos, idosos 60+ e pessoas com deficiência 

Informações: Prefeitura de Itajaí

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Emdec adota mais medidas para nova operação do BRT

Após monitorar o primeiro dia de circulação de três novas linhas no Corredor BRT Campo Grande, no pico da manhã, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adotou medidas adicionais para otimizar a operação. Para a operação do pico da tarde, a linha BRT20 ganhou um veículo adicional na frota, totalizando 11 em operação, número que se mantém para as próximas operações.  

Por conta da adesão dos usuários do transporte público coletivo ao BRT Campo Grande, a Emdec criou mais três linhas alimentadoras – 232 (Satélite Íris IV), 233 (Florence I) e 234 (Satélite Íris III). Elas começam a operar nesta segunda, 23 de outubro, ligando os bairros ao Terminal Satélite Íris, viabilizando a integração com as quatro linhas do BRT Campo Grande – BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 para um deslocamento mais ágil no corredor exclusivo.  

Além disso, excepcionalmente, a primeira partida da linha paradora BRT25, do Terminal Satélite Íris, foi antecipada para às 4h30, neste sábado e domingo, 21 e 22 de outubro. A medida foi adotada após monitoramento realizado pelas equipes de fiscalização da Emdec, para atender demanda de usuários que acessam ao campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no sentido Campo Grande, a partir do Corredor Perimetral. A partir de segunda (23/10), estes usuários serão atendidos com a antecipação fixa da primeira partida da BRT20, que será realizada às 4h25, do Terminal Campo Grande.  

A partir da observação visual, a Emdec estima que cerca de 15% dos usuários das linhas convencionais migraram para as linhas BRT, a partir do Terminal Campo Grande, neste primeiro dia de operação. No Terminal Satélite Íris, a migração foi estimada em 8%. Isso porque os usuários já estavam ambientados a utilizar a linha BRT20 a partir do Terminal Campo Grande.  

A nova operação do BRT Campo Grande foi acompanhada in loco por gestores e equipes de fiscalização da Emdec, inclusive com profissionais dentro dos ônibus. Educadores e agentes da mobilidade urbana orientavam a população nos terminais. Ao longo desta semana, os profissionais também estiveram posicionados nas principais estações e terminais, distribuindo folhetos informativos e esclarecendo detalhes sobre a nova operação. 

Importante reforçar que se trata da primeira operação mais complexa do sistema BRT, que envolve a programação de três novas linhas. O monitoramento prossegue ao longo dos próximos dias de operação e outros ajustes serão realizados, conforme a necessidade. 

Nova operação  

Com estações e terminais mais modernos, confortáveis e acessíveis, o sistema BRT oferece deslocamento ágil pelo corredor exclusivo, mais segurança no embarque e desembarque, veículos com piso na mesma altura das estações e pagamento da tarifa nas catracas eletrônicas. São quatro linhas BRT circulando e um ônibus a cada cinco minutos entre o Terminal Satélite Íris e o Centro. A Emdec estima que o tempo de viagem foi reduzido, em média, em cerca de 10 minutos. 

A linha paradora BRT20 atende todas as 13 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. A frota da BRT20 passa para 11 veículos, com intervalos de nove minutos, nos horários de pico, em dias úteis.   

Também paradora, a BRT25 parte do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Tem frota de oito veículos e intervalos de 10 minutos, em dias úteis, nos horários de pico. 

As duas linhas paradoras atendem também ao Terminal Central e os pontos de parada do Corredor Central / Rótula (Irmã Serafina, Anchieta e Orosimbo Maia), viabilizando a integração com outras linhas que circulam na região. Ambas operam em dias úteis, sábados, domingos e feriados, até às 0h.  
Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro podem optar pelas linhas semiexpressas, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Tem cinco ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.  

A BRT26, também semiexpressa, parte do Satélite Íris e atende às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária, chegando até o Terminal BRT Mercado. Tem quatro ônibus na frota e intervalos de 15 minutos. 

As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (entre 4h45 e 8h15; e entre 16h15 e 19h30). Ambas operam com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Informações: EMDEC
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Campo Grande terá gratuidade no transporte público para estudantes em dias de provas do Enem e vestibular

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do decreto nº 15.718, garante a gratuidade subvencionada do transporte público coletivo municipal nos dias de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares de universidades públicas com provas realizadas no município. O decreto foi assinado pela prefeita Adriane Lopes e publicado no Diário Oficial (Diogrande) desta sexta-feira (20).

Conforme a publicação, fica assegurada aos estudantes da Capital inscritos no Enem e nos demais vestibulares de Universidades Públicas com provas realizadas no município de Campo Grande, a gratuidade da tarifa do serviço de transporte público coletivo. A isenção da tarifa aos candidatos se dará exclusivamente nos dias de realização das provas e conforme o calendário oficial divulgado pelos respectivos órgãos aplicadores.

O benefício é exclusivo para os estudantes residentes no município de Campo Grande. A utilização do benefício concedido terá caráter pessoal e intransferível. A gratuidade fica entendida como, para cada dia de exame, um passe gratuito de ida e outro de volta (duas viagens diárias) para o trajeto residência/exame/residência.

Cadastro

Para obter a isenção da tarifa de transporte público coletivo nos dias dos exames mencionados, o estudante deverá realizar um cadastro prévio de forma digital, por meio de plataforma on-line disponibilizada pela concessionária de serviço do transporte público coletivo, com no mínimo cinco dias úteis de antecedência em relação à data da realização das provas.

Para o cadastro, o candidato deverá preencher o formulário com os dados exigidos e enviar de forma digital as cópias dos seguintes documentos: comprovante de inscrição no exame; cópia frente e verso do cartão de transporte (cartão estudante vigente no ano de inscrição no exame ou cartão cidadão) vinculado ao CPF do candidato; cópia frente e verso do documento de identidade; número de telefone que aceite comunicação via WhatsApp ou e-mail para deferimento da concessão ou indeferimento do benefício, após análise do processo.
O passe gratuito para o transporte público coletivo, nos dias das provas supramencionadas, estará disponível de maneira automática para aqueles devidamente cadastrados e deferidos, conforme regulamentação prescrita neste decreto. Para utilização do benefício, o estudante deverá utilizar seu cartão estudante ou cidadão no validador dos ônibus, terminais e/ou estações de pré-embarque (Peg Fácil).

Para a operacionalização deste decreto a primeira via do cartão estudante e do cartão cidadão é gratuita; já a segunda via dos referidos cartões deverá ser requerida na Central de Atendimento ao Cliente (CAC) da Concessionária, localizada na Rua 25 de Dezembro, n. 924, Shopping Marrakech – de segunda a sexta – no horário comercial. Para a emissão da segunda via é necessário que o interessado esteja munido de toda a documentação inicial. O decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Informações: Prefeitura de Campo Grande
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BNDES deve financiar 1.600 novos ônibus elétricos para SP

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Em reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (18), o prefeito Ricardo Nunes recebeu a sinalização do presidente da entidade, Aloisio Mercadante, da aprovação do financiamento de R$ 2,5 bilhões para viabilizar a aquisição de 1.600 veículos elétricos. 

As tratativas com o BNDES para a liberação do empréstimo ocorrem desde o início deste ano e a aprovação deverá ser oficializada nesta quinta (19). “Estamos no Rio de Janeiro, no BNDES, para dar continuidade ao nosso processo de troca dos nossos ônibus a diesel por ônibus elétricos. A cada um real que usaremos para trocar o diesel pelo elétrico, ganharemos dois [reais] nos próximos 15 anos, ou seja, teremos um ganho financeiro e um ganho ambiental de saúde e sustentabilidade muito importante”, destacou o prefeito. 

Na próxima etapa, segue para a Secretaria do Tesouro Nacional e o contrato deve ser assinado dentro de um mês. “Amanhã estamos aprovando R$ 2,5 bilhões para o município de São Paulo, que vai pagar a diferença das operadoras entre a compra de ônibus a diesel e ônibus elétricos, nós vamos acompanhar, verificar os custos, fazer com todo o cuidado, para que esse recurso chegue na ponta e beneficie sobretudo os passageiros”, disse Mercadante. 

A meta do município é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024. Serão 2.400 veículos e os números da cidade de São Paulo também levarão o Brasil aos primeiros postos do ranking mundial da eletrificação de sua frota de ônibus, atrás apenas da China, e a maior frota de ônibus movidos a energia limpa da América Latina. 

O projeto de eletrificação da Prefeitura de São Paulo foi elogiado por Mercadante, que ressaltou a importância da substituição da frota por veículos a bateria, pois eles não emitem gás carbônico, não produzem ruídos e terão tecnologias que aumentam o conforto, como wi-fi e refrigeração.  

“É a maior operação do Brasil e seguramente estamos fazendo história hoje, inaugurando esse novo capítulo do transporte público - elétrico, ecológico, sustentável e que vai dar um ganho financeiro muito grande para o município a longo prazo, porque o custo de operação é de 25 mil reais para a Prefeitura e com o elétrico a manutenção do ônibus e vai cair para 5 mil reais, então são 20 mil reais de economia por mês de cada ônibus”, disse. 

Para viabilizar o plano municipal de substituição gradual da frota de ônibus movidos a diesel para veículos elétricos, além do empréstimo com o BNDES, a Prefeitura obteve a confirmação de crédito externo de cerca de US$ 500 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Mundial (BIRD). Além da captação internacional de recursos, a Prefeitura deve assinar em breve operações de crédito com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, totalizando um valor de R$ 3,25 bilhões. 

Informações: Prefeitura de SP

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Em Curitiba, Recarga do cartão-transporte agora pode ser paga por crédito e débito em 13 terminais

Treze terminais passam a aceitar a compra de créditos (passagens) para o cartão-transporte também por cartões de débito e crédito. Até agora estes terminais só aceitavam pagamento em dinheiro.

São eles: Bairro Alto, Barreirinha, Cabral, Capão da Imbuia, Capão Raso, Campo Comprido, Carmo, CIC, Pinheirinho, Santa Cândida, Santa Felicidade, Sítio Cercado e Tatuquara. Nestes espaços é possível comprar passagens para os cartões-transporte usuário, estudante e avulso. A novidade está em vigor desde segunda-feira (16/10).

A compra de créditos para o cartão-transporte com pagamento em dinheiro não tem cobrança de taxa. Já com o pagamento por cartão de débito sai por R$ 6,08 (taxa de 1,26%) e R$ 6,12 por cartão de crédito (taxa de 1,99%). As taxas são cobradas pelas operadoras de cartão. Os créditos são carregados imediatamente no cartão-transporte após a compra.

Todos os terminais
A meta da Urbanização de Curitiba (Urbs) é ampliar a funcionalidade tanto para pagamento em dinheiro quanto em cartões de crédito e débito para todos os 22 terminais da cidade até o fim do ano. 

A Urbs prevê a compra de 35 máquinas para ampliar o serviço de recarga de créditos do cartão-transporte nos terminais. Com a aquisição, todas as bilheterias dos terminais da cidade terão máquinas para recarga e com possibilidade de pagamento em dinheiro e cartões de débito e crédito.  

Dependendo do porte, fluxo de pessoas e quantidade de entradas, os terminais terão dois ou mais equipamentos, segundo Vilson Kimmel, gestor da área de Tecnologia da Informação da Urbs.

Além da recarga em terminais, o usuário possui várias formas de aquisição de créditos do cartão-transporte, via whatsapp, aplicativos, lojas físicas e também pela internet. Confira aqui onde carregar o cartão-transporte.

Informações: URBS

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Rio define este ano empresa que vai elaborar ampliação do metrô

A definição da empresa encarregada de elaborar estudos sobre a ampliação do metrô do Rio de Janeiro será feita ainda este ano. O governo fluminense marcou a licitação para 19 de dezembro. Conforme o chamamento público, a escolhida ficará responsável pela análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação de dois novos trechos.

O primeiro deles, Praça XV x Araribóia x Alcântara, consiste em uma ligação entre os municípios Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Trata-se de uma obra que envolve grande desafio técnico, tendo em vista que a Baía de Guanabara se coloca entre a capital e as duas cidades. Já o segundo trecho, Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, amplia o modal na zona oeste. O governo afirma que as projeções indicam que o número de moradores no Recreio dos Bandeirantes deve crescer nos próximos anos.

A expansão do metrô nesses dois sentidos são indicações do Plano Diretor Metroviário (PDM), que é fruto de um estudo de planejamento contratado e acompanhado por técnicos da Riotrilhos, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). A licitação para escolha da empresa que realizará os estudos conta com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

A escolhida deverá cumprir um cronograma que inclui projetos conceituais de engenharia, avaliação de impactos ambientais e estudos de demanda. Entre outras tarefas, caberá a ela avaliar benefícios sociais e econômicos, estimar previsão das obras, mapear alternativas observando vantagens e riscos e apontar o melhor modelo de concessão. O prazo de execução dos serviços será de 12 meses.

Edição: Aline Leal

Informações: Agencia Brasil EBC

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Em Fortaleza, Bilhetinho comemora dez anos de acesso gratuito no transporte coletivo para crianças

A Prefeitura Municipal de Fortaleza facilita o acesso gratuito no transporte coletivo para crianças de 2 a 7 anos incompletos ou com altura até 1,10m por meio do Bilhetinho. O cartão foi criado para permitir que os pequenos utilizem a catraca dos coletivos de Fortaleza sem precisar se arrastar ou pular a mesma, garantindo mais dignidade.

O cartão completa dez anos em 2023 e, nesse período, quase 50 mil crianças já foram beneficiadas. Somente neste ano, foram realizadas 1.902 solicitações. "Estimular o uso do Bilhetinho é importante porque, além de melhorar a experiência das crianças dentro do ônibus, ainda colabora com a criação da cultura de uso do transporte coletivo”, considera Raimundo Rodrigues, presidente interino da Etufor. 

Para solicitar o documento, é necessário agendar o atendimento pelo site da Etufor e comparecer ao local com a documentação necessária. Além dos responsáveis, a criança também deve estar presente para efetuar a biometria facial, que é a foto que será impressa no documento. "O procedimento é simples, pois queremos que cada vez mais Bilhetinhos sejam confeccionados. Temos ainda um público infantil grande que pode ser beneficiado", reforça Raimundo.

A gratuidade das crianças até 1,10m é garantida mesmo sem o cartão, porém com o Bilhetinho evitam-se dúvidas ou questionamentos sobre o direito, pois todo o serviço de checagem de idade e de estatura terá sido realizado no ato do cadastramento.

Documentos e locais de solicitação

O cadastro pode ser feito na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Central de Atendimento do shopping RioMar Kennedy, Câmara Municipal de Fortaleza e Vapt-Vupt Centro, RioMar Fortaleza, Antônio Bezerra e Messejana e terminal Washington Soares.

Documentação

Cópia e original dos seguintes documento: RG e CPF da criança e/ou responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para fazer a biometria facial (foto).

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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Belo Horizonte está entre as capitais precursoras em gratuidades

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

A Câmara Municipal de Belo Horizonte foi pioneira e exigiu, como contrapartida para aprovar o subsídio de R$ 512 milhões, a gratuidade integral no transporte público para diversos públicos: estudantes, moradores de vilas e favelas, mulheres vítimas de violência doméstica, doentes em tratamento na rede SUS e famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica. 

Passados cem dias da sanção da Lei 11.538/2023, apenas o último grupo não teve acesso à gratuidade, por falta de regulamentação por parte da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Entre 23 capitais brasileiras*, BH é a única que instituiu a gratuidade à mulher vítima de violência doméstica. Aqui o passe livre garante deslocamentos até a rede de serviços de atendimento. O benefício é ofertado durante o período de acompanhamento da mulher e deve ser renovado, pelo menos, a cada seis meses.

Belo Horizonte também está à frente quando o assunto é a oferta gratuita de transporte em linhas de vilas e favelas. Pelo levantamento realizado entre as capitais, somente Porto Alegre tem algo semelhante – mas a gratuidade é voltada para menores em situação de vulnerabilidade social. 

Já os estudantes residentes em BH, que antes tinham desconto de 50% na passagem no percurso escola-residência, agora não precisam pagar nada. O benefício vale para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que moram a, no mínimo, um quilômetro da instituição de ensino que frequentam. Nem metade das capitais brasileiras - 11, incluindo BH - tem algum tipo de passe livre estudantil. 

A gratuidade para pessoas em tratamento de doenças crônicas em BH - que é realidade em apenas outras seis capitais - prioriza pacientes oncológicos em tratamento na rede SUS. 

O acesso às gratuidades deve ser feito através deste link

* Levantamento foi feito com as prefeituras das capitais. Não responderam ao levantamento: João Pessoa, Macapá, Aracaju, Belém

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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