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Faixa exclusiva para ônibus da Avenida Brasil volta no sábado

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

A Avenida Brasil, uma das mais importantes do Rio de Janeiro, vai voltar a ter uma faixa exclusiva para ônibus nos dois sentidos da via, com multa de quase R$ 300 para quem invadir — nem táxis poderão trafegar nela. O novo esquema passa a valer no próximo sábado (7), já em preparação para o BRT Transbrasil.

A via expressa chegou a ter essa pista seletiva com radares, mas a obra do BRT atrasou, e hoje é comum ver todo tipo de veículo circulando por lá.

A faixa é sempre a mais à esquerda em cada direção. As outras 3 estão liberadas para todos, com limite de 80 km/h.

Como vai funcionar

O corredor só para ônibus terá 21,5 km e funcionará entre o Caju, um dos extremos da Avenida Brasil, e Guadalupe. Parte já está com tachas — o trecho de Guadalupe até o Trevo das Margaridas, no entroncamento com a Via Dutra.

Ao longo dos 21,5 km, 19 radares e 8 lombadas eletrônicas vão multar veículos invasores. A infração é gravíssima e rende R$ 293,47 mais 7 pontos na carteira.

Com o início da operação da faixa, carros de passeio não poderão mais usar o Viaduto da Treliça, no Caju (para acessar o Into e o Túnel Marcello Alencar por baixo) nem o Viaduto da Avenida dos Campeões (para ir a Ramos).

Informações: G1

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Campinas tem ao menos 800 pontos de ônibus sem abrigos

Campinas tem pelo menos 800 pontos de embarque e desembarque de ônibus do transporte coletivo sem abrigos, segundo dados da Empresa Municipal de Desenvolvimento da metrópole (Emdec), que passou a registrar neste anos as reclamações sobre o tema. Entre janeiro e agosto foram 89 reclamações. Até o ano passado esses registros eram feitos pelo 156 da Prefeitura. Em 2022 foram 212 reclamações, 25% a mais que as 169 registradas no ano anterior. As principais reclamações, além da falta de abrigos, são a falta de luz, falta de bancos, toldos e placas de informações e pichações e atos de vandalismo.

A reportagem da EPTV percorreu pontos de Campinas para verificar algumas das reclamações. No Campos Elíseos o principal problema verificado foi a falta de iluminação. No Chácaras Cruzeiro do Sul foi localizado somente um poste de metal demarcando o local de embarque ou desembarque. Kelly Cristina e Jean Euzébio utilizam os pontos no Parque São Bento, e também apontaram problemas por lá. “Na rua da minha casa não tem cobertura, nem nesse ponto e nem no outro, que são dois pontos aqui. 10 anos que eu moro aqui nunca teve, era importante ter, porque se tiver uma chuva forte ou um sol quente, a gente vai ter que ficar assim, à mercê”, relata Kelly. “Falta de um suporte, a cobertura, principalmente no tempo de chuva, que a gente acaba ficando na chuva, como pode ver que a gente tem o ponto que não tem estrutura nenhuma, a falta de assento, então a gente acaba ficando na mão nessa parte”, opina Euzébio.

Na avenida Eng. Francisco Paula Souza, próximo ao cemitério da saudade, foram encontrados pontos com luzes apagadas e sinais de vandalismo. No Novo Planalto de Viracopos somente estacas de madeira indicavam o local de embarque e desembarque.
O Professor de Arquitetura e Urbanismo de PUC-Campinas, Fábio Muzetti, indica quais as principais necessidades em um ponto de ônibus. “Às vezes eu tô aqui, um totem, informativo, alguma iluminação, de preferência, pra marcar esse local, principalmente à noite. Acho que a manutenção dos pontos não é só implantar, você tem que mantê-los em ordem limpa, arrumados, então isso custa, mas pagamos imposto pra isso.”

O presidente da Emdec, Vinícius Riverete, reconhece que há locais que ainda precisam receber os abrigos, e falou sobre o trabalho da Emdec para melhorar a situação em locais que nunca tiveram abrigos. “Nós já instalamos 100 em 2021, e agora, em 2022 e 2023 nós estamos instalando mais 500 abrigos nesses locais. E o critério é onde tem maior número de passageiros e maior número de linhas, para depois acabar com o restante. O orçamento da cidade é dinâmico também, então não dá para a gente fazer tudo de uma vez. Então nós fizemos um planejamento. Ano que vem tem mais uma licitação, que nós pretendemos concluir com mais 500 abrigos. Então vai faltar apenas 300.”

O atual contrato de concessão dos abrigos em Campinas prevê a instalação de 894 unidades, sendo que mais de 500 foram implantadas até o momento, mas grande parte em locais em que já existiam abrigos, e eles foram trocados por unidades mais modernas.

Informações: Portal CBN
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SuperVia terá esquema especial para atender público do The Weeknd

No sábado, dia 07/10, The Weeknd apresenta no Rio a turnê “After Hours Til Dawn Global Stadium Tour”, no estádio Nilton Santos, em frente à estação Olímpica de Engenho de Dentro. A SuperVia preparou um esquema especial para quem for ao evento. 

No dia do show, a concessionária vai operar com a grade horária normal de sábados. Além disso, haverá viagens diretas da estação Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro. Os trens darão partida com intervalos médios de 30 minutos entre as 17h e 20h.

Após o término do show, todas as estações estarão abertas apenas para desembarque, com exceção da estação Olímpica de Engenho de Dentro, que funcionará até 0h30 para embarque dos clientes. As viagens especiais começarão a partir da estação Olímpica de Engenho de após o término do evento.

Haverá trens diretos da estação Olímpica de Engenho de Dentro para a Central do Brasil e viagens com serviço de trens paradores (não parando apenas na estação Praça da Bandeira), com intervalo médio de 10 minutos. Já para Santa Cruz, as viagens serão paradoras, atendendo as estações do ramal Deodoro, com intervalo médio de 30 minutos. As viagens sentido Japeri serão expressas, realizando parada em Deodoro e demais estações do ramal. O intervalo médio será de 30 minutos. 

É possível comprar a passagem antecipadamente e evitar filas. As formas de pagamento podem ser conferidas em www.supervia.com.br/pt-br/estacoes-e-tarifas/formas-de-pagamento. Os passageiros podem, ainda, se planejar consultando no site a aba “Planeje sua Viagem”, ou ainda pelo Twitter, Facebook e pelo telefone 0800-726 9494.

Informações: Supervia

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Linhas do Terminal Campo Limpo terão mudança temporária de plataforma


A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (9), quatro linhas que atendem a Plataforma 2 do Terminal Campo Limpo terão seus pontos alterados para a Plataforma 1, em razão de obras. As mudanças prosseguem até o término dos trabalhos.

Confira as mudanças:

Plataforma 1

7049/10 Pq. do Lago – Term. Campo Limpo
PMV – 01

7051/10 Jd. Rosana – Term. Campo Limpo
PMV – 06

7057/10 Jd. Mitsutani – Term. Campo Limpo
PMV – 02

7063/10 Jd. Macedônia - Term. Campo Limpo
PMV – 07

Informações: SPTrans

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Avenida Brasil terá faixa seletiva para ônibus; entenda as mudanças

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

A Avenida Brasil terá uma faixa seletiva exclusiva para ônibus nos dois sentidos, entre os bairros Guadalupe e Caju, a partir deste sábado (7). Os motoristas de carros de passeio, vans e táxis, que invadirem a via sofrerão infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47. Essa é mais uma etapa de preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil

A faixa exclusiva será a mais à esquerda em cada direção com 22 km de extensão. O limite de velocidade é de 70 km/h e será fiscalizada por radar fixo e oito lombadas eletrônicas.

A circulação, apesar de restrita a ônibus e micro-ônibus, será autorizada para veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública. Já as outras 3 pistas permanecerão liberadas para todos os veículos, com limite de 80 km/h.
"A fiscalização vai ser feita através de 19 radares fixos e oito lombadas eletrônicas, além de equipes da CET-RIO. Vamos fiscalizar não só excesso de velocidade como também invasões da pista seletiva por veículos não autorizados. O nosso objetivo é privilegiar o transporte coletivo", destacou o CET-RIO, Joaquim Dinis.

O retorno da seletiva tem por principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento das pessoas que utilizam transporte público coletivo. Além disso, vai dar início ao processo de adaptação da região ao futuro funcionamento da Transbrasil.
"A volta da seletiva é uma preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil a partir do ano que vem. O trajeto da seletiva é de 22 quilômetros e se dará entre as estações do BRT Guadalupe e Caju. É importante ressaltar que só será permitido trafegar ônibus. Táxis, vans e veículos em geral estão proibidos e se trafegarem serão multados", reforçou a secretária de Transportes Maína Celidonio.

Outra novidade é que no Viaduto da Treliça, na altura do Caju, só será permitido ônibus. Já o Viaduto da Avenida dos Campeões, na altura de Bonsucesso, terá o acesso bloqueado.

Confira mais detalhes:

- A seletiva irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias da semana.
- Aproximadamente 70 linhas de ônibus deverão utilizar a faixa para fazer serviço expresso neste trecho da Avenida Brasil. Linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais.
- A faixa exclusiva sentido Santa Cruz começa na Estação BRT Vasco da Gama, na altura de São Cristóvão, e termina na Estação Guadalupe.
- A faixa exclusiva sentido Caju começa na Estação Guadalupe e seu término ocorre na Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.
- São 7 kms de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e a Estação BRT Guadalupe. Os outros 14,8 km da via são sinalizados com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.
- A seletiva contará com ampla sinalização, com quatro mil segregadores, 218 placas de trânsito e pictogramas no asfalto.


Quando a Transbrasil entrar em operação, a seletiva dará lugar ao corredor do BRT. Os ônibus seguirão podendo utilizar a via, mas agora compartilhando o espaço com os articulados "amarelinhos". Em virtude do aumento do número de ônibus, o corredor será ampliado entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, passando a ocupar duas faixas da pista, em ambos os sentidos. Apenas os articulados poderão fazer parada para embarque e desembarque de passageiros nas estações de BRT.

Sobre o trânsito de veículos não autorizados

De acordo com o Art. 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente, estarão cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

Transporte público carioca

A requalificação do sistema BRT faz parte do processo de reconstrução do transporte público do Rio, com destaque para a compra de 628 novos ônibus, reforma de todas as estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público. Além disso, a prefeitura está implantando gradualmente o Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município.

BRT Transbrasil na reta final

A Prefeitura do Rio inaugurou, no último dia 20 de setembro, o Terminal de Integração de Deodoro, que começou a receber, num primeiro momento, os ônibus articulados do BRT Transolímpica. Com o avanço das obras do BRT Transbrasil, até o final deste ano passará a operar a ligação de ambos os corredores expressos chegando ao Terminal Intermodal Gentileza. No total, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto de 2021 e o investimento total é de R$ 1,9 bilhão.


As obras do Terminal Intermodal Gentileza seguem aceleradas. Ele vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias integrando com o BRT, ônibus convencional e VLT. As obras vão custar R$ 250 milhões e a estrutura metálica será de material reaproveitado do Centro Internacional de Transmissão (IBC), localizado no Parque Olímpico e utilizado durante a Rio 2016.

Informações: O Dia

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Em Porto Alegre, Empresa de Viamão terá que adquirir 60 novos ônibus no primeiro ano de concessão

A empresa Empresa Viamão Ltda foi declarada nesta segunda-feira (02) a vencedora da licitação da Carris (Companhia Carris Porto-Alegrense), durante a sessão de desestatização, no auditório da Smap (Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio), em Porto Alegre.

Ao ganhar a disputa, por conta da proposta de R$ 109.961.560,00, a Empresa Viamão Ltda, que já atua na região metropolitana, garante a concessão por 20 anos e a operação de 20 linhas – que representa 22,4% do sistema de transporte coletivo da Capital.

A disputa foi estabelecida com proposta comercial mínima de R$ 109 milhões e incluiu também a venda de ações e bens, como ônibus e terrenos.

Fundada em 1953, a Empresa de Transporte Coletivo Viamão está sediada no centro do município de Viamão (RS) e atua no segmento de transporte coletivo de passageiros nas cidades de Viamão, Porto Alegre e Alvorada. A frota é composta por aproximadamente de 350 ônibus que atuam em mais de 400 linhas.

Propostas foram apresentadas por duas empresas: Viação Mimo, de Várzea Paulista-SP, e Empresa Viamão. A empresa Viação Mimo, no entanto, foi desclassificada por não ter garantias aprovadas pela Secretaria da Fazenda. Fundada em 1989, ela opera em 25 cidades, no fretamento contínuo, eventual, executivo e estudantes ou no transporte público.

“Num dia marcante, hoje damos um passo consistente no compromisso que assumimos com a cidade ainda na eleição. A venda da Carris faz parte de um projeto maior de qualificação e modernização do transporte coletivo, que viveu uma grande crise e recebe, desde o início da gestão, ações concretas para melhorar o atendimento ao passageiro e não aumentar o custo no bolso do cidadão”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Até o fim do primeiro ano de contrato, cerca de 60 ônibus precisarão ser adquiridos pelo vencedor da disputa. A gestão municipal ressalta que a desestatização não vai acarretar em alterações nas linhas de ônibus da Carris e nem no valor da passagem. O valor da tarifa está garantido pela prefeitura em R$ 4,80 desde 2021, sem reajustes em 2022 e 2023.

“A sessão transcorreu tranquila e com transparência, sem contestações. A Carris foi vendida por um preço justo e o que se espera é que o serviço para o cidadão melhore”, disse a secretária de Parcerias, Ana Pellini.

A sessão pública ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, na rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar, Centro Histórico, e foi transmitida ao vivo pelo YouTube da prefeitura. Além dos interessados na concorrência, imprensa, autoridades e público em geral puderam acompanhar o evento.

Debate

A concorrência pública é resultado de um longo processo, que começou em 2021 e incluiu, entre outras etapas legais necessárias, consultas e audiência públicas, além da aprovação de lei na Câmara de Vereadores, que deu aval para a desestatização. O edital também passou pela análise do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que chancelou o texto.

Entre as razões apresentadas para a desestatização estão o alto custo de operação da companhia, cerca de 20% maior do que o de outras operadoras de transporte coletivo na Capital, e a necessidade frequente de alto volume de investimentos para qualificar o serviço oferecido ao passageiro, como a aquisição de novos ônibus com ar-condicionado, por exemplo.

Histórico

A Carris é uma operadora de serviço de transporte público responsável por rotas de ônibus de Porto Alegre desde 1872. A empresa tem 20 linhas em operação, representando 22% do sistema. Caracteriza-se por ser uma sociedade de economia mista, com o controle acionário da prefeitura de Porto Alegre (que detém 99,9% das ações). A sede da Carris está localizada na rua Albion, 385, bairro Partenon.

Informações: O Sul

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No DF, Veja quais linhas circulam pelas novas pistas exclusivas de ônibus em Taguatinga

O boulevard sobre o túnel Rei Pelé foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (4), em Taguatinga, no Distrito Federal. No entanto, a liberação das novas pistas exclusivas para ônibus tem causado confusão entre os passageiros.

Até a última atualização desta reportagem, não havia placas indicando quais ônibus circulavam pela boulevard, o que confundia os usuários que aguardavam o transporte público. O GDF divulgou apenas nas redes sociais quais linhas passam pela pista exclusiva.

Veja quais são as linhas que circulam pela boulevard sobre o Túnel Rei Pelé:

380.2 - Samambaia Norte / Rodoviária
380.3 - Samambaia Norte / W3 Sul - terminal Asa Sul
0.380 - Samambaia Norte / Rodoviária
0.300 - P Sul (Ceilândia) / Rodoviária
0.301 - P Sul (Ceilândia) / W3 Sul (via SIG)
0.336 - P Sul (Ceilândia) / Rodoviária (via Eixo)
0.378 - P Sul (Ceilândia) / W3 Norte - term. Asa Norte
337.1 - P Sul (Ceilândia) / W3 Sul (via SIG) / Rodoviária
0.305 - Taguatinga Sul / W3 Sul
0.306 - Taguatinga Sul / Rodoviária
0.310 - Setor O / Rodoviária
0.311 - Setor O / W3 Sul
0.322 - M Norte / Rodoviária
0.323 - M Norte / W3 Sul
0.330 - QNR (Ceilândia) / W3 Norte
0.334 - Setor O / Rodoviária
0.335 - Setor O / W3 Sul
0.374 - Setor O / W3 Norte - Terminal Asa Norte
0.375 - Setor O / W3 Norte - Terminal Asa Norte
0.377 - M Norte / W3 Norte - Terminal Asa Norte
0.920 - Setor O / Rodoviária
0.921 - QNR (Ceilândia) / W3 Sul
0.930 - QNR (Ceilândia) + Sol Nascente / Rodoviária
323.1 - M Norte / W3 Sul
330.1 - QNR (Ceilândia) / W3 Norte

Veja quais linhas circulam pelas marginais, pistas de Taguatinga Centro que já existiam:

Linhas de Ligação

841 - Samambaia Sul / Saan
844 - Samambaia Norte / Saan
845 - Samambaia Sul / Saan
314 - QNR / Rodoviária
346 - QNR / Bandeirante
346.1 - QNR / Candangolândia
205 - Gama Oeste / M Norte
205.1 - Gama Sul / M Norte
260.3 - Santa Maria / QNR
300.1 - P Sul / Rodoviária
932.1 - P Sul / Rodoviária
932.2 - P Sul / Rodoviária
942.1 - P Sul / W3 Norte
338 - Setor O / Term. Asa Norte
348 - Setor O / Term. Asa Norte
385 - QNR / Rodoviária
551 - Setor O / SIG
552 - Setor O / Rodoviária
553 - Setor O / W3 Sul
556 - QNR / Rodoviária
558 - Setor O / Rodoviária
918 - Setor O / Sudoeste
310.1 - Setor O / Rodoviária
322.2 - M Norte+QNJ/QNL / Rodoviária
323.2 - Setor O / W3 Sul
334.4 - QNR / Rodoviária
335.1 - Setor O / W3 Sul
348.1 - Setor O / Term. Asa Norte
374.1 - Setor O / Term. Asa Norte
379.1 - Setor O / Term. Asa Norte
383.1 - P Sul / Rodoviária
385.1 - QNR / Rodoviária
557 - QNR / W3 Sul
557.1 - QNR / W3 Sul
920.4 - Setor O / Rodoviária
347 - P Sul / Bandeirante
554 - P Sul / Rodoviária
555 - P Sul / W3 Norte
910 - P Sul / Sudoeste
932 - Taguatinga Norte / Rodoviária
932.3 - Por do Sol / Rodoviária
932.4 - P Sul / W3 Sul e Norte
317 - M Norte / Bandeirante
336.1 - P Sul / Rodoviária
336.2 - P Sul / Esplanada
349 - Taguatinga Sul / Term. Asa Norte
376.2 - Taguatinga Sul / W3 Norte

Linhas Circulares

367.8 - Samambaia Norte / Águas Claras
99.1 - Cruzeiro / Águas Claras
959 - Taguatinga Sul / Colônia Agrícola Samambaia
355.2 - Taguatinga Sul / Areal
355.3 - Taguatinga Sul / Vicente Pires
951 - Católica / Taguatinga Centro
89 - P Sul / Samdu Norte
092 - Guará / Taguatinga
159 - Estrutural / Sol Nascente
351 - Taguatinga Sul / Norte
353 - QNR / Setor O
357 - Taguatinga Sul / Católica
363 - P Sul / Taguatinga Centro
898 - Riacho 2 / P Sul
332.1 - QNR / Águas Claras
333.1 - Setor O / Taguatinga Centro
333.7 - Setor O / Águas Claras
357.1 - Circular Taguatinga Sul
361.2 - P Sul / Taguatinga Centro
363.1 - P Sul / Taguatinga Shopping
363.2 - P Sul / Samdu Norte
368.1 - M Norte / Riacho Fundo
926.1 - Setor O / Taguatinga Shopping
933.5 - Sol Nascente / Taguatinga Sul
959.1 - Católica / QNL

Informações: G1 DF

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Em SP, Passageiros devem antecipar a recarga do Bilhete Único neste mês de outubro

Os passageiros de transporte público que irão realizar suas viagens nos próximos fins de semana devem antecipar a recarga de seus cartões do Bilhete Único. Os sistemas de atendimento, recarga, compra e venda de créditos ficarão indisponíveis a partir das 23h de sexta-feira (6) até a manhã do dia seguinte e na véspera de feriado quarta-feira (11) até a manhã de quinta-feira (12), em virtude de manutenção programada dos sistemas realizada pela SPTrans.

Neste período, nenhuma venda e recarga de crédito de Bilhete Único será realizada, em qualquer dos canais existentes, incluindo apps e pontos físicos. Por isso é importante que o passageiro faça sua recarga antecipadamente.

Quem possui cartão do tipo Estudante, idoso 60 a 64 anos, ou utiliza créditos de Vale-Transporte também deve realizar a recarga do seu cartão de forma antecipada para conseguir viajar normalmente no fim de semana.

A SPTrans orienta aos passageiros que não deixem sua recarga para a última hora, comprem os créditos e façam a carga em seus cartões de forma antecipada para que não sejam prejudicados ao tentar utilizar o transporte público por ônibus e outros modais, inclusive fazendo uso da integração.

As opções para recarga antecipada disponíveis estão listadas em http://www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/, em máquinas de autoatendimento ou nos postos da SPTrans nos terminais. Ao fazer a compra, os passageiros devem encostar seus cartões em uma máquina de recarga para carregar seus créditos antes dos dias mencionados para manutenção.

Informações: SPTrans

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