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BYD fornecerá mais de mil ônibus elétricos para capital da Colômbia

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

A BYD recebeu pedidos cumulativos para fornecer 1.002 ônibus elétricos para a capital da Colômbia, Bogotá. De acordo com a companhia, a Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá (TRANSMILENIO S.A.) lançou uma licitação pública para 1.295 ônibus à diesel, GNV e tecnologias elétricas em agosto de 2020. Três dos parceiros estratégicos globais da BYD venceram a licitação, totalizando 1.002 veículos elétricos. A BYD fará parceria com os fabricantes locais de ônibus Superpolo e BUSSCAR, para as peças da carroceria.

“A licitação foi aberta a todas as tecnologias de ônibus, mas a BYD conquistou a confiança e a cooperação de seus parceiros no competitivo processo de licitação, graças à sua tecnologia de ponta, produtos e serviços. Este é o maior pedido de ônibus 100% elétricos fora da China até hoje, o que estabelece um novo recorde em volume de vendas para a indústria de ônibus 100% elétricos no exterior”, destacou a fabricante.

O lote de ônibus está programado para ser entregue durante o ano de 2021 e no primeiro semestre de 2022, e será colocado em operação em 34 rotas de ônibus em cinco regiões de Bogotá. Além da capital da Colômbia, os ônibus da BYD já operam em Medellín, Cali e em outras cidades. Atualmente, a BYD acumula 1.550 pedidos de ônibus elétricos no país.

“Este pedido de mais de 1.000 ônibus marca um novo começo, o que promoverá efetivamente o rápido desenvolvimento do transporte verde na América Latina e a próxima era da eletrificação global de ônibus”, disse a presidente da BYD Motors, Stella Li.

“A montagem das carrocerias dos ônibus na Colômbia não só ajudará a impulsionar a economia nacional, criando empregos qualificados para a comunidade local, mas também melhorará a qualidade dos serviços de transporte, reduzirá as emissões de carbono e melhorará o meio ambiente”, disse a diretora da TRANSMILENIO SA, Maria Fernanda Ortiz.

Informações: Portsolar
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Espera média por transporte público em BH foi de 24 minutos em 2022

O Relatório Global sobre Transporte Público produzido pelo Moovit, popular aplicativo de mobilidade urbana, divulgado na última terça-feira (24/1), revelou que em 2022 o belo-horizontino esperou em média 24 minutos em pontos e paradas durante uma viagem em dias úteis. Só ficou atrás apenas de Recife onde o usuário esperou 27 minutos. Também foram  levantados dados sobre o Tempo de Viagem, Distância Percorrida, Incentivos ao Uso de Transporte Público e etc.

Comparando com outras cidades brasileiras, o usuário de transporte público em BH ainda precisou esperar mais do que o Paulista, que aguarda em média 18 minutos, e o Carioca - 21 minutos. Na capital mineira, 47,5% das pessoas ficam em esperas longas de 20 minutos ou mais durante uma viagem, o que é considerado uma experiência ruim, e apenas 9,2% esperam menos do que cinco minutos.
No quesito, BH ainda ocupa a oitava posição em um ranking internacional, “ganhando” de cidades como Aguascalientes (37 minutos), no México, Palermo e Trapani (29min cada), na Itália. O levantamento inclui dados sobre o uso de ônibus, metrô, trem e outros modais de transporte.

A pesquisa da Moovit foi feita utilizando os dados dos usuários, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo complementada por um questionário respondido por 33 mil usuários de dez cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

No Brasil o aplicativo já foi baixado mais de 100 milhões de vezes na PlayStore (Android) e ocupa a 3ª colocação na categoria “navegação” na Apple Store (iOS).

Tempo de Viagem

Para Marcelo Amaral, especialista em mobilidade urbana e coordenador de projetos do movimento NossaBH - grupo que faz pesquisas em políticas públicas da capital -, esse tipo de levantamento do Moovit é fundamental para pensar e refletir sobre o transporte. “Não necessariamente a gente precisa deles para dizer se o transporte está ruim ou bom, mas são importantes para o planejamento da Gestão Pública”, comentou.

Fundamental para a integração da cidade, o transporte público de Belo Horizonte tem sido alvo de constantes debates que, nos últimos meses, levaram a greves no metrô e greves nos ônibus.

O usuário que precisa enfrentar os problemas dos modais, no entanto, tem gastado em média 1 hora em deslocamento, tempo que inclui o tempo de caminhada, espera e no transporte.

A Capital Mineira é a quarta cidade no quesito, atrás de Rio de Janeiro (67 min), Recife (64 min) e São Paulo (62 min). Em BH 30,27% dos usuários fazem trajetos de 1 a 2 horas em viagens consideradas de média duração e quase 7% fazem viagens de 2 horas ou mais

Marcelo destaca toda a infraestrutura como fator determinante para reduzir os tempos de espera e viagem, comparando com outras cidades, principalmente aquelas que possuem mais de um milhão de habitantes. 

“A gente fala muito de metrô que é nosso sonho de consumo a décadas e que é uma solução rica, mas não dá para esperar só ele como solução. Os corredores de ônibus BRT (Move) é uma solução que BH começou a implantar, mas parou. Os corredores são um grande ganho para quem faz longas distâncias para reduzir, tanto o tempo de espera, quanto o tempo de viagem. É uma infraestrutura que tende a melhorar muitos fatores”, explicou Marcelo Amaral.

O especialista ainda destaca o BRT da Avenida Amazonas, como algo que a gestão pública deveria se ater em implantar. Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) firmou um acordo com o Banco Mundial para melhorias na Avenida, onde serão investidos mais de US$ 100 milhões. A expectativa é que a fase de elaboração dos projetos seja concluída em dois anos, após esse prazo as obras devem ser iniciadas.

Distância Percorrida

O levantamento do Moovit também demonstra que o belo-horizontino percorreu uma distância média de 7,82 Km por viagem. A cidade ocupa a sétima colocação entre as participantes brasileiras da pesquisa. Brasília aparece como a primeira colocada com a distância média sendo 12,41 Km, seguida por Rio de Janeiro com 11,42 Km, e Recife com 8,22 Km.

O Moovit ainda considera trajetos que percorrem mais de 12 Km como viagens longas. Nesse sentido, em BH apenas 17,8% dos usuários percorrem essa distância em uma viagem. No Distrito Federal, 39,4% das pessoas fazem viagens de percurso longo, e no Rio de Janeiro 33,5%.

“A cidade vai se alastrando e as oportunidades não se alastram na mesma velocidade das pessoas que vão morar muito longe. O primeiro passo da cidade é o planejamento urbano, o Plano Diretor. Sendo um plano bem feito, que adensa ao longo dos corredores, tende a diminuir o tempo de viagem e as distâncias percorridas”, disse Marcelo, que destacou a política urbana como um primeiro fator a ser melhorado.
“O segundo fator é o transporte de qualidade. A velocidade depende da prioridade ao longo do corredor. Por que as faixas exclusivas são tão importantes nas grandes avenidas? pois assim os ônibus andam mais rápido do que os carros”, ressaltou Marcelo Amaral.

Incentivo ao uso do Transporte Público

Outro destaque da pesquisa promovida pelo aplicativo é a pergunta feita aos usuários: "O que faria você usar transporte público com mais frequência?". Em BH 29% dos usuários responderam que mais veículos e um tempo menor de espera seria um bom incentivo, 19,5% reivindicam passagens mais baratas e outros 15,3% horários confiáveis.

Para Marcelo, a pergunta ajuda a entender o porquê as pessoas deixam de usar o transporte público e usam outros modos. O especialista destaca a ascensão social como um dos fatores que possibilita a compra de motos e carros, no entanto, não existe solução para as cidades que seja baseado em automóveis individuais.

“A ideia de que o transporte público precisa ser atraente é fundamental. O que faria você usar? O ideal é sempre a pessoa esperar um pouco, ser barato e rápido até o destino dela. Não necessariamente dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Não dá para tornar a passagem mais barata, por exemplo, se você não tiver outra fonte de financiamento, que é o que BH faz com subsídio”, completou Marcelo Amaral.

Em nota a Prefeitura de Belo Horizonte informou que tem trabalhado para aprimorar o acesso da população ao transporte coletivo, e ainda reforça que são realizadas ações de fiscalização para melhorar o tempo de espera e garantir o cumprimento do quadro de horários.

Informações: Estado de Minas
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Em SP, Linha 8548/10 terá mudança do ponto inicial a partir de sábado, 4

A SPTrans informa que a partir de sábado, 4 de fevereiro, a linha 8548/10 Parada de Taipas – Term. Lapa terá seu ponto inicial remanejado da Rua Nova Guataporanga para a Rua Lucinda Simões e voltará a operar aos sábados, domingos e feriados,  em substituição ao atendimento 8548/21 Parada de Taipas - Term. Lapa.

Para os passageiros que utilizam a linha 8548/10 no trecho entre a Rua Nova Guataporanga e Av. Elísio Teixeira Leite, a opção será utilizar as linhas 9023/10 Pq. Taipas - Term. Pirituba e 938C/10 COHAB Taipas - Term. Princesa Isabel e realizar transferência para a linha 8548/10 na Rua João Amado Coutinho, números 121 e 158, como realizado atualmente nos fins de semana.

O novo local oferece uma melhor infraestrutura para a acomodação dos coletivos.

Confira as alterações:

8548/10 Parada de Taipas – Term. Lapa
Ponto inicial: Rua Lucinda Simões
Ponto final: Terminal Lapa - Plataforma 4
Funcionamento: dias úteis, sábados, domingos e feriados.
Horário:
Dias úteis: das 4h20 às 23h25 (ponto inicial) e das 5h05 à 1h (ponto final)
Sábados:  das 4h30 às 23h30 (ponto inicial) e das 5h15 à 1h (ponto final)
Domingos e feriados: das 4h30 às 23h15 (ponto inicial) e das 5h20 à 0h20h (ponto final)

Itinerário

Ida: Rua Lucinda Simões, Rua Egídio Feline, Rua João Amado Coutinho, Av. Elísio Teixeira Leite, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Elísio Teixeira Leite, Rua Egídio Feline e Rua Lucinda Simões.

Informações: SPTrans
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Moovit apresenta relatório sobre transporte público em 2022

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Moovit, uma empresa da Mobileye e o aplicativo de mobilidade urbana mais utilizado no mundo, lança a versão atualizada do seu Relatório Global sobre Transporte Público. O levantamento foi feito com a análise de milhões de viagens por transporte público planejadas com o Moovit ao longo de 2022 em cem grandes metrópoles – dez delas no Brasil. Além da avaliação dos dados, o relatório traz também uma pesquisa de opinião com os usuários do app. 

A pesquisa quis saber o que incentivaria passageiros a usarem mais o transporte público. Para 24%, a maior demanda é o aumento na frota para reduzir o tempo de espera. Em seguida aparecem passagens mais baratas com 21%, e cronogramas mais confiáveis com 16%.

Esta edição do relatório também mostra como os passageiros passaram a usar transporte público após a fase mais aguda da pandemia de COVID 19. A pesquisa mostra que 17% dos passageiros diminuíram o uso de usar ônibus, trens e metrôs nos últimos dois anos. E 9% passaram a se locomover de outra forma, sem usar transporte público.  

Dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa foi respondida por 33 mil usuários dessas cidades em novembro de 2022. Todos os dados são anônimos.

Confira algumas das conclusões do relatório, que pode ser visualizado na íntegra aqui:

Três cidades brasileiras ficam entre as dez com o maior tempo médio de viagem: Rio de Janeiro (67 min); Recife (64 min) e São Paulo (62 min);
Recife tem o maior tempo médio de espera no país

Recife tem o maior tempo médio de espera no país, com 27 min, seguido por Belo Horizonte, com 24 min, e Brasília e Salvador empatadas, com 23 min;

39% das viagens em Brasília percorrem mais de 12 km, o que é considerado uma longa distância;

Porto Alegre é a única cidade brasileira em que mais da metade das viagens (53%) são diretas;

O uso combinado de bicicletas compartilhadas com transporte público cresceu 7% em relação ao último relatório. 

“Há 3 anos, a COVID impactou fortemente o uso de transporte público. Nosso relatório mostra que as pessoas voltaram a se locomover em 2022, trazendo novos desafios para quem opera e administra os sistemas de transporte. Esperamos que o Relatório Global sobre Transporte Público seja uma ferramenta que ajude operadores e governos na tomada de decisões para ter uma operação eficiente que atenda às necessidades dos passageiros”, afirma Yovav Meydad, vice-presidente de marketing e expansão do Moovit.

O Relatório Global sobre Transporte Público está disponível para qualquer pessoa que deseje utilizar assim como comparar dados das cidades analisadas. As informações são distribuídas sob licença Creative Commons e podem ser utilizadas em artigos, reportagens, estudos bem como trabalhos acadêmicos, com crédito para o Moovit e link para www.moovit.com. 

Dados do Relatório Global sobre Transporte Público

Tempo de Viagem
– O Rio de Janeiro é a quarta cidade no mundo em tempo médio de viagem, com 67 minutos;

– Três cidades brasileiras ficam entre as dez com o maior tempo médio de viagem: Rio de Janeiro (67 min); Recife (64 min) e São Paulo (62 min);

– 12% das viagens no Rio têm pelo menos 2h de duração;

– As viagens curtas, com menos de 30 min, cresceram em todo o país em relação a 2020.

Distância Percorrida

– Brasília tem a maior distância média no Brasil, com 12,41km. É também a sexta maior em todo o relatório;

– 39% das viagens em Brasília percorrem pelo menos 12 km;

– Rio de Janeiro tem a segunda maior distância média no país, com 11,42km; 33% das viagens passam por pelo menos 12km.

Tempo de Espera

– Recife tem o maior tempo médio de espera no país, com 27 min, seguido por Belo Horizonte, com 24 min, e Brasília e Salvador empatadas, com 23 min;

– 55% dos passageiros em Recife esperam mais de 20 min pelo transporte; 

– Curitiba é a cidade com a maior porcentagem de esperas curtas (menos de 30 min): 17%;

– Tempo médio de espera diminuiu em seis cidades das dez cidades do levantamento.

Baldeações

– 27% das viagens em Curitiba têm três baldeações ou mais. É terceira cidade no mundo, atrás da Cidade do México (29%) e Paris (28%); 

– Porto Alegre é a única cidade em que mais da metade das viagens são diretas (53%);

– Recife tem o maior tempo média de espera de todas as cidades – 27 min.

Informações: Portal do Transito
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Mobi-Rio vai contratar 80 motoristas de articulados no sistema BRT


A Mobi-Rio vai contratar 80 motoristas de articulados. O edital 003/2023 foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (27/1) e está disponível no site da Mobi-Rio. As inscrições começam nesta sexta-feira e vão até a próxima quarta-feira (1/2). Elas  devem ser feitas online neste site.

No edital, encontram-se as informações para participar do processo seletivo. Um dos requisitos é ter experiência como condutor de veículos de grande porte e no transporte coletivo de passageiros. O salário é de R$ 3.382,14, além de vale-alimentação no valor de R$ 500,00. As vagas são para preenchimento imediato.
A necessidade de aumentar o quadro de motoristas decorre das melhorias realizadas pela Prefeitura do Rio no sistema BRT, entre elas a compra de novos ônibus que estão chegando gradativamente ao sistema.

Informações: Prefeitura do Rio
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Bogotá lançará licitação de corredor verde de US$ 540 mi em março

Bogotá lançará em março a licitação para construir um corredor verde na avenida Carrera Séptima, um projeto avaliado em 2,5 trilhões de pesos (US$ 540 milhões).

A terceira rodada de consulta cidadã começará no final de fevereiro e se estenderá até março, quando será convocado um leilão para a realização das obras e modificações necessárias na via, disse a prefeita da capital colombiana, Claudia López, em um discurso transmitido ao vivo pela conta da Prefeitura no Twitter.

“É o corredor com o maior investimento ambiental da história de Bogotá”, destacou López.

A avenida, que atravessa a zona leste da cidade de norte a sul, contará com uma via exclusiva para o sistema de ônibus Transmilenio e se conectará com o metrô, o VLT de Bogotá e a ciclovia Alameda del Medio Milenio, entre outras obras de infraestrutura.

Os trabalhos consistem na construção de infraestrutura para ônibus elétricos, incluindo estações, vias para veículos, áreas para pedestres, ciclovias e bicicletários, bem como zonas verdes e conexões com duas linhas de teleférico. O transporte público ao longo dos 22 km do corredor será 100% elétrico.

Ainda não foram divulgados os prazos definitivos para o início da licitação, a concessão do contrato e as datas estimadas de início e conclusão das obras. O cronograma será publicado junto com a lista de documentos.

Informações: Bamericas
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Prefeitura autoriza mais 42 linhas de ônibus a circular sem cobrador

A prefeitura publicou nesta terça-feira, 31, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), a resolução que autoriza a operação de mais 42 linhas de ônibus sem cobrador a partir de sexta-feira, 3. Em relação ao percentual de profissionais, a retirada totaliza 34% do quadro. A previsão é chegar a 50% até o fim deste ano. A prefeitura começou a retirada gradual dos cobradores do sistema em fevereiro de 2022.


A medida segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Os usuários do transporte público podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque.

Linhas que estão autorizadas: 

436 – Jardim Ipê
497 –  Mario Quintana
4971 – Mario Quintana/ Safira
671 – Carlos Gomes/Salso
346 – São José
3462 – São José/ Santa Catarina
375 – Agronomia
394 – Mapa
3942 – Mapa/ Quinta do Portal/ Terminal Azenha
3943 – Mapa via Ipiranga
3944 – Mapa via Parada 4
3945 – Mapa/ Quinta do Portal via Ipiranga
3946 – Quinta do Portal/Mapa até Salgado Filho
3947 – Quinta do Portal/Mapa/PDA 6
395 – Quinta do Portal
3951 – Quinta do Portal/ Salg. Filho/ Parada 6
3953 – Quinta do Portal via Ipiranga
1716 – Ponta Grossa/ Serraria
2601 – Belém Velho/ Cascatinha
2602 – Belém Velho/ J. Pessoa
262 – Jardim V. Nova

R1 – Rápida/ Jardim Vila Nova
266 – Vila Nova
272 – Moradas da Hípica
1112 – Hípica/ Tristeza
R9 – Rápida Hípica

280 – Otto/ HPS
2801 – Otto/ HPS/ Sábados/ Domingos e Feriados
2802 – Otto/ HPS/ 3ª Perimetral

A1 – Alimentadora Escolar A1

A28 – Escolar
A67 – Escolar Lami
A671 Escolar Lami 2
A70 – Alimentadora Extrema
A81 – Alimentadora Campo Novo/ Cavalhada
A876 – Escolar/ Gedeon Leite
2632 – Orfanotrófio/ Azenha
6135 - Elizabeth
659 - Ingá
861 – Leopoldina/ Cairu
703 – Vila Farrapos
6102 – Minuano/ Lindoia/ Sarandi

Informações: EPTC
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Novo terminal de ônibus em Blumenau será inaugurado em março

As obras de construção do novo terminal de ônibus de Blumenau, localizado no bairro Água Verde estão quase concluídas. O objetivo da prefeitura é entregar o empreendimento ainda no primeiro trimestre do ano, em março.

Além disso, a praça anexa ao terminal, que contemplará playground, pet place, pista de skate  e duas quadras esportivas também está na fase de acabamentos. A expectativa é que o espaço também seja inaugurado em março.

“Desde a concepção o local foi projetado para ser um novo modelo de equipamento público, atendendo a mobilidade, o transporte público, o convívio social e de lazer, para que a população usufrua integralmente da estrutura que está sendo instalada”, apontou o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.
De acordo com a secretaria de Obras, os trabalhos nesta semana estavam focados na concretagem do pavimento rígido, nas instalações de vidros, alambrado, também na parte elétrica, além da aplicação de revestimentos.

O investimento da Prefeitura de Blumenau na construção do Terminal Oeste e na praça é de R$ 13 milhões, com recurso viabilizado por meio de operação de crédito junto ao Banco do Brasil.

“Uma grande parcela da nossa população depende do transporte coletivo e quanto maior for o nosso investimento na área, mais atrativo será o serviço. Igualmente a praça que está em implantação, que também se tornará mais uma opção para lazer e entretenimento de nossas famílias”, concluiu a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar.

Informações: O Municipio Blumenau
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