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Linha 4-Amarela tem operação especial durante o Réveillon na Paulista

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Após dois anos, a festa de Réveillon volta a acontecer na avenida Paulista, e a ViaQuatro já se preparou para ajudar os passageiros a curtir a virada do ano usando um transporte seguro e eficiente na ida e volta da festa.

As estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie, mais próximas da avenida Paulista, atenderão 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações da Linha 4-Amarela permanecerão abertas para embarque e desembarque até 2h e, após esse horário, apenas para desembarque e transferência. O mesmo ocorrerá com as estações da Linha 5-Lilás.
A estação Consolação da Linha 2-Verde será fechada a partir das 16h do dia 31, mas a transferência entre as estações Consolação e Paulista ocorrerá normalmente.

No dia 31, as estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda ficarão abertas até 2h, após esse horário serão permitidas apenas transferências nas estações Pinheiros, Santo Amaro e Barra Funda e desembarques.

Dicas importantes

Para garantir facilidade na viagem é recomendável conferir as informações e horários de todas as linhas de metrô, que também estarão com esquema especial de operação. Para evitar filas, faça a compra antecipada das passagens.

A ViaQuatro recomenda a compra antecipada do bilhete TOP QR Code pelos meios digitais WhatsApp (11 3888-2200) e aplicativo TOP, além de pontos comerciais parceiros distribuídos pela Região Metropolitana e Capital. O bilhete TOP também pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento (ATM) nas estações.

Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.

No primeiro dia de 2023, a Linha 4-Amarela segue mesma programação do sistema metroviário e volta a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40.

A Central de Atendimento da ViaQuatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Informações: CCR
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Em Curitiba, Urbs prorroga prazo para prova de vida de idosos até fim de junho de 2023


A Urbanização de Curitiba (Urbs) prorrogou até 30 de junho de 2023 a suspensão da necessidade de idosos (pessoas acima de 65 anos) portadores do cartão isento fazerem a chamada "prova de vida". A medida vale também para pessoas com deficiência ou patologias crônicas e aposentados por invalidez que precisam fazer a revalidação do cartão isento. A prorrogação do prazo está prevista no ato 054/2022. O prazo anterior venceria em 31 de dezembro.

O cartão isento tem validade de um ano. Aqueles que venceriam nesse período, portanto, terão a validade estendida até o fim de junho, sem a necessidade de reapresentação de documentos. A prova de vida será retomada em 1 de julho de 2023.

Como fazer o cartão isento
Confira aqui os documentos necessários para a confecção do cartão isento.O atendimento deve ser agendado para comparecimento em uma das unidades da Urbs nas nove Ruas da Cidadania, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Informações: URBS
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No Rio, Consórcios terão que instalar sensores de temperatura nos ônibus para monitorar funcionamento do ar-condicionado

Os consórcios que operam as linhas de ônibus do Rio terão sete meses (até 31 de julho de 2023) para instalar monitores de temperatura nos coletivos. O objetivo é permitir que a Secretaria municipal de Transportes fiscalize em tempo real se os aparelhos estão ou não ligados. Caso uma irregularidade seja constatada, o consórcio será punido com redução do subsídio que a prefeitura paga desde julho deste ano aos consórcios para complementar o valor da tarifa. A medida consta de um decreto do prefeito Eduardo Paes publicado nesta terça-feira no Diário Oficial.

Em 14 de dezembro, reportagem do GLOBO mostrou que, em um mês, a prefeitura recebeu mais de cinco mil reclamações sobre ônibus sem ar-condicionado. De janeiro até então, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) aplicou 715 multas por falta de ar-condicionado nos ônibus. O valor da infração é de R$ 531,98.

Em julho deste ano, em acordo com os consórcios, o município passou a dividir os custos de operação do transporte público com as empresas. A prefeitura arbitrou um valor fixo que os consórcios teriam direito com base no total de quilômetros percorridos pelos ônibus, o IPK. hoje no valor de R$ 7,07 (incluindo as receitas com tarifas e subsídios). Ou seja, independentemente do total de passageiros transportados, a prefeitura passou a garantir com subsídios uma receita mínima para os consórcios. A partir de 2023, o IPK passa para R$ 9,17
No entanto, o acordo previa que os consórcios também teriam que garantir uma frota mínima por linha ou teriam o subsídio reduzido. O que a prefeitura fez agora com o decreto foi instituir uma nova exigência: os ônibus devem ter sensores. Se o sensor indicar que o ar não está ligado ou que o veículo circulou com o sistema de refrigeração defeituoso, cada ônibus com falha receberá menos por quilômetro rodado.

A secretaria municipal de Transportes ainda vai regulamentar como será feita essa fiscalização remota. O Rio Ônibus informou que "está analisando o decreto publicado e segue em negociação permanente com a Prefeitura, como tem feito desde maio de 2022, visando o cumprimento do acordo estabelecido com o Ministério Público".

No decreto, Paes justificou a medida lembrando que, em acordo judicial, os consórcios se comprometeram a climatizar toda a frota até 30 de setembro de 2020. E que é '"poder-dever do Município do Rio de Janeiro de incentivar, promover e assegurar a prestação adequada do serviço público de transporte coletivo de passageiros, mediante constante aperfeiçoamento técnico, tecnológico e operacional dos serviços, com elevados níveis de qualidade, eficiência, cortesia na sua prestação e modicidade tarifária"', acrescentou o prefeito na justificativa. A redução do valor pago será por coletivo que rode com o sistema de refrigeração desligado, em lugar de receber R$ 3,18 por quilômetro rodado, o consórcio receberá R$ 1,08 por coletivo em situação irregular.

Informações: Extra Globo
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Em SP, 26 linhas da EMTU no ABC mudam de horários com chegada de férias

A EMTU SP vai alterar os horários de 26 linhas que ligam cidades do ABC Paulista e Capital com a chegada do período de férias. As alterações ocorreram nos horários de dias úteis. As linhas que já foram alteradas constam na lista abaixo. No entanto, a EMTU informou que houve um problema técnico que fez com que algumas linhas não passassem pela devida atualização. Ela disse ainda que trabalha para resolver o problema até amanhã. Portanto, caso sua linha do ABCDMRR não esteja na lista e você vá voltar a usar ônibus após algum tempo, recomendamos acessar o site da EMTU e conformar os horários amanhã.

Além disso, o site não está mostrando os horários para as linhas 287 e 376, por isso não analisamos eventuais mudanças. Analisamos qual foi o impacto na programação de cada linha e, sendo assim, relacionamos abaixo. Contudo, cabe esclarecer que:
1. Todas as análises têm como base as tabelas oficiais da EMTU, divulgadas aos passageiros;
2. Além disso, os horários relacionados abaixo – bem como as outras da região – estão sujeito a variações e correções sem aviso prévio

Sendo assim, veja como sua linha foi afetada:
004 – SBC (Parque Alvarega) x São Paulo (Sacomã): Menos cinco partidas por sentido.
043 – São Caetano (Rodoviária) x Santo André (Cata Preta): Menos três partidas por sentido.
043BI1 – São Caetano (Rodoviária) x Santo André (Cata Preta): Menos uma partida por sentido.
107 – Santo André (Terminal Leste) x São Paulo (Jd Esther): Menos oito saídas na ida, menos nove na volta.
147 – São Caetano (Rodoviária) x SBC (João de Barro): Menos oito saídas por sentido.
148 – São Caetano (Rodoviária) x SBC (Leblon): Menos seis saídas na ida e menos 14 na volta.
149 – São Caetano (Rodoviária) x SBC (São José): Menos cinco partidas por sentido.
152 – SBC (Área Verde) x São Paulo (Sacomã): Menos seis partidas por sentido.
153 – SBC (Terra Nova II) x São Paulo (Sacomã): Menos três saídas na ida, menos cinco na volta.
173 – Santo André (Santa Cristina) x São Paulo (Jd Planalto): Menos seis partidas por sentido.
182 – Santo André (Acamp. Engenheiros) x Diadema (Terminal Diadema): Menos cinco saídas na ida e menos três na volta.
194 – São Caetano (Rodoviária) x Santo André (Cata Preta): Menos três partidas na ida e menos quatro na volta.
195 – SBC (Terminal Ferrazópolis) x Diadema (Terminal Piraporinha): Menos seis saídas na ida e menos sete na volta.
196 – SBC (Selecta) x Santo André (Terminal Oeste): Menos quatro saídas por sentido.
254 – São Caetano (Rodoviária) x Diadema (Terminal Diadema): Menos quatro saídas na ida e menos três na volta.
284 – São Paulo (Terminal São Mateus) x Santo André (Terminal Oeste): Menos 12 saídas por sentido.
285 – São Paulo (Terminal São Mateus) x SBC (Terminal Ferrazópolis): Menos 16 saídas na ida, menos nove na volta.
286 – Santo André (Terminal Oeste) x SBC (Terminal Ferrazópolis): Menos 12 saídas na ida e menos 14 na volta.
287PIR – Santo André (Terminal Oeste) x Diadema (Terminal Piraporinha): Menos sete saídas por sentido.
289 – Diadema (Terminal Piraporinha) x São Paulo (Terminal Jabaquara);
290 – Diadema (Terminal DIadema) x São Paulo (Terminal Jabaquara): Sem operação.
358 – Diadema (Vila São José) x São Paulo (Saúde): Menos seis saídas por sentido.
366 – SBC (Pq. Selecta) x São Paulo (Jd Cristiane): Menos duas saídas por sentido.
403 – Mauá (Nova Mauá) x São Caetano (Santo Antônio): Menos seis saídas por sentido.
493 – Santo André (Príncipe de Gales) x São Paulo (Terminal Sacomã): Mais três saídas por sentido.
493DV1 – Santo André (Príncipe de Gales) x São Paulo (Terminal Sacomã): Deixou de operar no sentido ida.
494 -São Caetano (Rodoviária) x São Paulo (Sacomã): Menos uma saída na ida.

Informações: Linhas Metropolitanas
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Metrô de Salvador agora terá Wi-Fi em todas as estações

Os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já contam com Wi-Fi gratuito em todas as estações de metrô. O serviço que utiliza a tecnologia de última geração, está disponível nos mezaninos e nas plataformas de embarque e desembarque. A iniciativa é viabilizada dentro da parceria entre a CCR Metrô Bahia e o Governo do Estado da Bahia.

Essa nova geração de rede sem fio permite mais conexões simultâneas e proporciona uma melhor experiência de navegação na rede e no desempenho para vídeos e outros aplicativos. 

“O serviço de Wi-Fi disponível em nossas estações de metrô reforça o compromisso da CCR Metrô Bahia com a Inovação, buscando oferecer ainda mais conforto e acessibilidade aos clientes”, explica Julio Freitas, gerente executivo de Arrecadação e Contratos da concessionária.
O gestor também destaca o investimento contínuo para melhorar cada vez mais a experiência do passageiro. “Já oferecemos hoje, por exemplo, a recarga do Cartão Integração pelo Zap do Metrô e o sistema que informa o tempo do Próximo Trem a chegar”, completa.

Como acessar?
Para ter acesso ao Wi-Fi nas estações de metrô, basta o cliente se conectar à rede “ConectaBahia” e efetuar um cadastro simples com nome, CPF, endereço de e-mail válido e senha de acesso. Depois desse cadastro inicial, o cliente poderá acessar o serviço em qualquer estação sem a necessidade de um novo cadastro. 

O acesso concedido é de 10 minutos por cada conexão, podendo ser renovado. Dois links são dedicados para esse serviço. 

O projeto não contempla cobertura em terminais de ônibus.

Informações: Correio 
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VLT Carioca atinge a marca de 100 milhões de passageiros

domingo, 25 de dezembro de 2022

Aos seis anos de operação, o VLT atingiu nesta segunda-feira (19/12) a marca de 100 milhões de passageiros. Inaugurado em junho de 2016, o Veículo Leve sobre Trilhos facilita o deslocamento na região central do Rio de Janeiro e contribuiu para a revitalização da Zona Portuária.

“Ficamos satisfeitos em atingir essa significativa marca de 100 milhões de passageiros.  O VLT atualmente tem uma média de 80 mil passageiros em dias úteis. Percebemos que esse aumento tem sido gradativo e a expectativa é crescer cada vez mais, já que para 2023 está prevista a extensão da operação até o Terminal Intermodal Gentileza”, comenta o diretor executivo do VLT Carioca, Paulo Ferreira.


Em pesquisa do Instituto Datafolha realizada este ano, 88% dos usuários do VLT Carioca avaliaram o sistema de forma positiva (bom ou muito bom). O deslocamento para o trabalho foi apontado como a principal razão de uso do sistema por 77%. Nos finais de semana até 52% realizam viagens para turismo ou lazer.

Modernidade e Conexão

Um dos símbolos da mudança na dinâmica de mobilidade do Rio de Janeiro, o VLT Carioca faz a conexão com todos os meios de chegada ao Centro do Rio, atendendo aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos com a função de agilizar seu deslocamento na área central da cidade. O sistema se conecta a terminais de ônibus, metrô, trens e barcas, além do Porto do Rio, Aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária do Rio.

O sistema conta com 3 linhas, totalizando 26 paradas e 3 estações em operação. Sem catracas, o VLT estabelece uma relação de confiança com o usuário ao incentivar o pagamento de forma espontânea no interior dos veículos. Sem catenárias, o sistema reafirma o compromisso do Rio com a preservação do cenário urbano e a inovação tecnológica, além de interligar a região portuária ao centro financeiro da cidade de uma forma mais rápida, segura e sustentável.

Informações: Diário Carioca
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Metrô de BH é concedido à iniciativa privada por R$ 25,7 milhões

O metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada na tarde desta quinta-feira (22/12), em leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O consórcio Comporte Participações foi o vencedor da disputa, com uma proposta de R$ 25.755.11,00, o que representa um ágio de 33% frente ao lance mínimo era de R$ 19.324.304,67.

O consórcio vencedor, com lance único, será responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos. O novo sistema deve beneficiar 270 mil passageiros diariamente.

A sessão pública contou com a presença do governador Romeu Zema, que comemorou o resultado do leilão e se mostrou otimista com os benefícios aos usuários que concessão à iniciativa privada do metrô, que era de responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vai trazer.

“Quatro anos atrás, nunca poderia imaginar que viria aqui na B3 tantas vezes para projetos que vão mudar por completo a nossa região metropolitana, como este do metrô e o Rodoanel. Quem frequenta BH sabe das dificuldades em relação ao trânsito e à mobilidade. E isso terá uma melhoria muito grande dentro de alguns anos para a população”, destacou.

Sonho antigo

Já o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, destacou que a modernização do metrô é um sonho antigo dos moradores da capital e de cidades da região metropolitana. Ele lembrou que a partir de 2019 Minas foi o estado que mais estruturou concessões e parcerias, totalizando 14 projetos. “Para o segundo mandato o governador já estabeleceu uma meta de 30 propostas”, disse. Marcato ainda ressaltou o papel de liderança do governador e afirmou que uma das características da atual gestão é poder trabalhar com autonomia.

O secretário citou ainda que o projeto do metrô permitiu engajar o maior número de pessoas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério de Desenvolvimento Social, Ministério da Economia e, sobretudo, a sociedade mineira. “A concessão do metrô de Belo Horizonte é um trabalho meritório, pois contou com o envolvimento de funcionários públicos que trabalharam dia e noite para realizar o sonho dos mineiros”, disse.
Marcato enalteceu também o papel desempenhado por parceiros da sociedade civil neste processo, como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), representada pelo presidente, Marcelo de Souza e Silva.  “Há mais de 20 anos lutamos por isso e vimos agora esse apoio dos governos federal e estadual, uma mobilização com técnica, e unimos força para auxiliar nesse projeto, e vamos acompanhar a empresa que ganhou, trazendo uma melhoria de qualidade para a população, consumidores e trabalhadores que utilizam esse transporte em nossa cidade”, o presidente da CDL-BH.  

A sessão também contou com a presença do ministro da Economia em exercício, Marcelo Pacheco dos Guaranys, do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e do secretário Especial do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI), Bruno Westin, “Esse leilão representa a conclusão de uma fase e início de outra, e tivemos êxito nessa proposta. Essas desestatizações representam para o Estado gastar menos com a viabilidade de oferecer mais para o cidadão”, descreveu Bruno Westin.

Estrutura

O metrô da RMBH possui apenas a Linha 1, que compreende 19 estações, ao longo de 28,1 quilômetros de extensão, situadas entre Belo Horizonte e Contagem. A previsão é de que a Linha 1 seja revitalizada e ganhe mais uma estação, no Novo Eldorado, em Contagem. Já a Linha 2, que teve obras iniciadas em 1998 e paralisadas em 2004, terá sete novas estações ligando Calafate ao Barreiro por 10,5 quilômetros de extensão.

A previsão é a de que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão e que todas estejam em operação no sexto ano.


Ao todo, o investimento projetado é de R$ 3,7 bilhões, ao longo de 30 anos do contrato de concessão. Serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô de Belo Horizonte, dos quais R$ 2,8 bilhões oriundos do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do Governo de Minas, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. O Acordo Judicial visa reparar os danos causados pela tragédia, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

A empresa vencedora do leilão deve iniciar os investimentos no primeiro semestre de 2023. Com as melhorias, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.

A CBTU é uma empresa pública criada em 1984, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, sendo a União Federal proprietária de 100% de suas ações. Entretanto, a Constituição Federal de 1988 atribuiu aos governos estaduais a gestão dessas redes de transporte, e desde então as operações têm sido transferidas para os estados. Nesse cenário, já foram transferidas as operações da CBTU para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia.

Para fazer essa descentralização para as unidades federativas, é necessário separar as operações do restante da empresa, por meio de cisões que criam filiais regionais. No caso de Minas Gerais, foram criadas as subsidiárias CBTU-MG e Veículo de Desestatização MG Investimentos S/A (VDMG), que funcionam como braços regionais da CBTU e que serão transferidas ao futuro concessionário.

Metroviários

Uma das garantias do edital é um ano de estabilidade aos metroviários da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que devem ser absorvidos posteriormente, e os metroviários terão a opção de adquirir até 10% da nova empresa que assumirá o metrô.

Informações: Agência Minas
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No Rio, Estação Maré é a 98ª reformada no sistema BRT


A Mobi-Rio informa que as obras de revitalização da estação Maré, no corredor Transcarioca, terminaram na noite desta sexta-feira (23/12) e ela já foi reaberta aos passageiros. Foi a segunda estação entregue reformada ontem, a primeira foi Rio 2, módulo parador, à tarde. Agora, já são 98 estações remodeladas desde março de 2021, quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão do sistema BRT.

Como nas demais reformadas, a estação Maré teve as portas de vidro substituídas por chapas de aço vazadas. Outras mudanças foram: fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados.

Informações: Prefeitura do Rio
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