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BRT de São José dos Campos deve melhorar o transporte público

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O prefeito de São José dos Campos anunciou nesta segunda-feira (25) que os recursos de R$ 800 milhões previstos inicialmente para o sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) serão aplicados em um modelo de ônibus de trânsito rápido, o chamado BRT.

A alteração para outro modal de transporte rápido de massa, discutida em conjunto com o Ministério das Cidades, visa ampliar a capacidade de atendimento aos usuários do transporte coletivo por meio de um sistema mais ágil nos deslocamentos, sem perder as vantagens do modelo anterior.

Pelo VLT, os recursos disponibilizados pelo governo federal seriam suficientes para a implantação em um trecho de 15 quilômetros de vias entre o centro e o início do Jardim Satélite, na zona sul. A expansão para outras regiões dependeria de mais recursos.

Com a troca para o BRT, será possível o o atendimento a uma área maior do município, com abrangência na região central e nas zonas sul, leste e norte, a um custo menor e em menos tempo.

Outra vantagem da implantação do BRT é que as tarifas do transporte coletivo não sofrem alteração na integração com outros modais. Pelo VLT seriam necessários subsídios por parte da Prefeitura da ordem de R$ 30 milhões por ano para equacionar a diferença de tarifa de R$4,50 a R$ 5 do veículo leve, em relação a que é praticada hoje.
“Chegamos à conclusão que é melhor aplicar esse recurso, que não é pouco, para dar uma solução para a cidade toda. Com o VLT, demoraríamos muito a chegar a outras regiões, além de um comprometimento de 30 anos de financiamento para um pequeno trecho. Isso não pareceria responsável com o futuro da cidade”, afirmou o prefeito.

O prefeito acrescentou ainda que, pela demanda atual da cidade, o BRT está terá capacidade para atender para o crescimento da cidade. Para ele, o VLT deve ser avaliado como alternativa no futuro.

Projeto
Os estudos realizados até o momento para o VLT serão utilizados também para o BRT, uma vez que as análises consideraram cálculo de demanda e traçados para vias segregadas, com corredor exclusivo, para proporcionar maior velocidade ao transporte público.

A mudança do modelo não deve interferir no cronograma previsto. Após a análise do Tesouro Nacional, será elaborado o projeto funcional de todas as regiões da cidade e os procedimentos para a abertura de licitação para o projeto executivo. A intenção é iniciar as obras em 2015.

O sistema de BRT já é adotado hoje em Curitiba (PR) e em Bogotá, na Colômbia, onde é referência para outros municípios.

Informações: Portal R3



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Minas fará nova licitação para 342 linhas intermunicipais

Está previsto para o primeiro semestre de 2014, a licitação de 342 linhas intermunicipais no estado de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Nesta terça-feira (26), uma audiência pública referente a licitação de 67 linhas foi realizada na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG). O objetivo é regularizar os contratos das linhas de ônibus do Transporte Coletivo Intermunicipal de Minas Gerais, e promover a melhoria do sistema por meio da otimização e adequação da frota operante.

A sessão atende as determinações da legislação de concessões de serviços públicos, sendo necessária para esclarecer e tornar público o processo licitatório. No dia 17 de outubro, foi realizada outra audiência referente a 275 linhas intermunicipais, das quais 23 serão novas. A previsão é de que no início do segundo semestre do próximo as empresas das 342 linhas já estejam operando com os novos contratos assinados.

Segundo o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas da Setop, Fabrício Sampaio, como as linhas metropolitanas já foram licitadas, com estas licitações intermunicipais todo o Sistema de Transporte Coletivo de Minas Gerais terá seus contratos regularizados, de acordo com a Lei 8.987/95.

Para o diretor de Fiscalização do DER/MG, João Afonso Baeta, este é um passo importante do sistema de transporte coletivo, que vai refletir não só na melhoria do serviço que é prestado, como na oportunidade de novas delegatárias atuarem no sistema, gerando benefícios aos usuários.

O tempo de concessão será de 28 anos, de acordo com estudos de viabilidade técnica e financeira. A licitação terá dois tipos de editais, um modelo será pelo maior valor de outorga para exploração do serviço e no outro haverá a análise de técnica e preço. As empresas deverão ofertar serviços de melhor qualidade, com a adequação da frota para veículos com especificações próprias para o transporte, em condições de segurança, conforto e níveis mínimos de poluição ambiental.

Regiões

As 342 linhas vão atender a pelo menos 460 localidades, abrangendo todas as regiões do Estado. As linhas de maior percurso como, por exemplo, Uberlândia - Juiz de Fora (831,5 Km), Uberlândia - Montes Claros (630,6 Km), Ipatinga - Juiz de Fora (432,7 Km) e Montes Claros - Governador Valadares (543,3 Km), vão interligar as regiões do Triângulo, Zona da Mata, Norte e Rio Doce.  Partindo de Belo Horizonte serão 15 linhas, com destinos como Arcos (Centro-oeste), Coronel Murta (Jequitinhonha/Mucuri), Cruzília (Sul de Minas) e Tiros (Alto do Paranaíba).

Dados do Sistema

Nos últimos 12 meses cerca de 76,5 milhões de passageiros foram transportados no Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal em aproximadamente 3,3 milhões de viagens realizadas. Mais de 235 milhões de quilômetros foram percorridos por 4.733 veículos. Duzentas e quatorze empresas são responsáveis pelos 1.745 serviços existentes.

Informações: Hoje em Dia
(*) Com Agência Minas

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SMTU entrega 27 novos ônibus para população de Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou 27 novos ônibus, na manhã desta terça-feira, 26, na Avenida das Torres, zona Norte. Os ônibus fazem parte das concessionárias Via Verde e Expresso Coroado e a frota vai substituir ônibus de 2007, que operam nas zonas Oeste, Centro-Oeste, Centro-Sul e parte da zona Leste.

Todos os veículos já vêm adaptados para pessoas com deficiência e poltronas com cores diferenciadas para passageiros idosos, gestantes ou com crianças de colo, além de câmeras de segurança que serão interligadas ao Centro de Segurança.
“Nós vamos priorizar o transporte coletivo porque é por aí que vamos dar uma resposta à demanda da população que espera menos fila, mais conforto, comodidade, menos tempo de viagem. Se temos um problema claro, temos que trabalhar pra trazer ônibus novos, recuperar estradas, abrir novas, ou seja, recuperar o sistema viário”, afirmou Arthur Neto.

Para o superintendente da SMTU, além dos novos ônibus, o poder público tem trabalhado para dotar o sistema com a infraestrutura necessária para reduzir o tempo de espera nas paradas e aumentar a velocidade média dos veículos.

“Hoje nós temos uma frota nova, mas ainda temos problemas de infraestrutura no transporte público. A recuperação das vias, criação de corredores exclusivos, implantação do BRS (Bus Rapid Service), reforma dor terminais, tudo isso faz parte da solução para esse problema. E nós estamos trabalhando para que tudo seja resolvido o mais rápido possível”, declarou Pedro Carvalho, superintendente da SMTU.

Somente este ano, já foram entregues 122 ônibus para atender todas as zonas cidade. Cada veículo custou em torno de duzentos e cinquenta mil reais.

Outros trinta ônibus deverão ser entregues na próxima semana. Os veículos já estão na cidade, em fase de emplacamento junto ao Departamento de Trânsito.

Reportagem: Leonardo Fierro | Fotos: Altemar Alcântara
Informações: Prefeitura de Manaus
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No DF, Rodoviários decidem encerrar paralisação nesta quarta-feira

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Após reunião com o Governo do Distrito Federal na tarde desta terça-feira (26/11), o Sindicato dos Rodoviários resolveu encerrar a paralisação dos ônibus à meia-noite de quarta-feira (27/11).

De acordo com o presidente do Sindicato, José Osório, o GDF se comprometeu a acelerar o processo de renegociação da data-base salarial, um dos principais motivos da greve . "O que foi tratado com o governo, foi o que ele poderia fazer", disse Osório. No entanto, eles não tiveram uma resposta ao principal ponto da negociação, o recebimento dos direitos trabalhistas e a garantia de que terão seus empregos nas novas companhias contratadas. 

Os rodoviários cruzaram os braços durante toda esta terça-feira (26/11). A paralisação é um apelo à decisão do GDF em manter contrato com apenas duas das atuais 13 empresas de transporte do DF.

No total, nove empresas - Pioneira, Planeta, Cidade Brasília, Satélite, Piracicabana, São José, Riacho Grande, Viplan e Condor - não rodaram pelas vias do DF.

Além da renegociação da data-base salarial, os rodoviários exigiam que a transição das novas empresas que vão operar no sistema público de transporte seja feita com cautela. Isso porque as companhias perdedoras das licitações alegaram que não dispõem de recursos para acertar os pagamentos referentes aos direitos trabalhistas com todos os empregados. Além disso, segundo o sindicato as empresas vencedoras disseram não aceitar contratar os trabalhadores enquanto não estiverem com a situação regularizada com a empresa anterior.

Desde o início da manhã, os usuários do transporte público encontraram bastante dificuldade para chegar ao trabalho. Muitas paradas de ônibus ficaram lotadas. Já quem se arriscou no transporte pirata teve que pagar até R$ 10 pela corrida.  

Para reduzir os impactos no trânsito, que tiveram mais carros que o habitual,  todas as faixas exclusivas do Distrito Federal estão liberadas também para o tráfego de veículos comuns. De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a decisão foi tomada junto com o Departamento de Trânsito (Detran) e o Departamento de Estrada e Rodagem (DER).

Informações: Correio Braziliense


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Corredores exclusivos para ônibus em Natal serão efetivados pela Semob

Após passar por um período de experiência, os corredores exclusivos para ônibus serão efetivados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). As faixas exclusivas foram utilizadas no bairro do Alecrim, praias urbanas e nos desvios das obras de acessibilidade da Copa de 2014.

Segundo o chefe de fiscalização de trânsito da Semob, Carlos Eugênio Barbosa, as medidas foram aprovadas e devem se implantadas em definitivo em dezembro nas avenidas Senador Salgado Filho, Prudente de Morais, Bernardo Vieira, Coronel Estevam e Roberto Freire.

“O período de experiência deu certo e agora vamos nos preparar para efetivar as faixas. Assim possibilitamos um melhor fluxo de trânsito, mais organizado. Vamos nos reunir nesta terça com o secretário adjunto da Semob para acertar os últimos detalhes”, informou Carlos Eugênio.


A reunião com o secretário adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro foi agendada para às 9h onde serão estudados valores e aquisição dos divisores para os corredores, conhecidos como tachões.

O sistema de transporte coletivo de Natal conta com 750 ônibus distribuídos em seis empresas e com cerca de 4.000 trabalhadores no segmento. A média de horário trabalhado é de 7h por dia, mas com os recentes desvios de trânsito um percurso de duas horas agora é feito com atraso de mais duas.

Por Geraldo Miranda
Informações: maisfmnoticias
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Em Porto Alegre, Funcionários pararam os serviços durante seis horas

Somente às 10h30min desta terça-feira o serviço de coletivos da Carris foi normalizado. A paralisação de funcionários da companhia, que entre as 4h40min e as 8h impediram a saída dos ônibus da garagem da empresa, na zona leste de Porto Alegre, afetou o transporte coletivo da Capital nesta manhã. 

Entre as 6h40min e as 7h45min, os ônibus foram liberados sob escolta de policiais da Brigada Militar. Depois os responsáveis pelo protesto voltaram a impedir a saída de veículos até as 8h15min, quando ficou decidido que os trabalhadores estavam liberados para retornarem ao trabalho ou, espontaneamente, permanecerem mobilizados.

Segundo o delegado sindical da Carris, Afonso Martins, a empresa não teria cumprido o prometido em uma reunião realizada mais cedo:

— Tentamos acordo com a empresa, que prometeu se reunir no caso da liberação de 30% dos ônibus, mas daí colocaram a Brigada no meio e forçaram a abertura da garagem. Agora vamos fazer uma assembleia para definir os rumos da manifestação.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanhou a retomada dos serviços e, às 10h30min, declarou que o atendimento havia sido normalizado. Estima-se que cerca de 150 mil pessoas foram afetadas pela paralisação somente nesta manhã.

Motivo da paralisação

A mainfestação ocorre em protesto contra as demissões de cobradores suspeitos de participarem de fraude na cobrança de passagens. Um grupo de 26 cobradores foi demitido por justa causa durante a segunda-feira, após a descoberta de uma fraude na bilhetagem eletrônica. 

Conforme a Carris, o esquema envolvia a utilização de cartões TRI de terceiros, com os quais os cobradores se aproveitavam de isenções e da segunda passagem gratuita e embolsavam a quantia paga em dinheiro pelos usuários.

Informações: Zero Hora


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Etufor altera ponto final de linhas do Centro de Fortaleza

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), irá modificar o ponto final de algumas linhas do Centro que circulam pela R. General Sampaio. O objetivo é aliviar o trânsito desta via, tornar o percurso das linhas mais rápido, além de garantir mais comodidade e segurança durante o embarque e desembarque dos passageiros. A mudança acontecerá no próximo sábado, dia 23/11.
Algumas linhas passarão a parar na Av. Tristão Gonçalves, no trecho entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso (Foto: Queiroz Netto)
As linhas afetadas são 310 - Campus Universitários/Pan Americano, 320 - João XXIII/Centro, 371 - Parangaba/José Bastos e 390 - Parangaba/João Pessoa. Todas elas tinham como ponto final a parada localizada na R. 24 de maio, entre as ruas Pedro I e R. Pedro Pereira. A partir da mudança, as linhas passarão a parar na Av. Tristão Gonçalves, no trecho entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Além disso, os itinerários dessas linhas serão ampliados e passarão a seguir pela Av. Tristão Gonçalves até a R. Senador Alencar e retornarão pela Av. Imperador.


Já o ponto final das linhas 303 - Igreja São Raimundo, 305 - Bela Vista/Humberto Monte, 333 - Bom Jardim/Centro, 365 - Bela Vista/Viriato Ribeiro, que antes era na Rua Pedro I, entre a R. 24 de Maio e General Sampaio, passará a ser na Rua 24 de Maio, entre as Ruas Pedro Pereira e Pedro I. Com a alteração, essas linhas passarão a fazer o seguinte itinerário: R. Gen. Sampaio, Av. Duque de Caxias, Av. Tristão Gonçalves, R. Pe. Pereira, R. 24 de maio e retorna ao itinerário original, pela Av. Imperador.

As linhas que passarão por alteração serão supervisionadas pelo sistema de monitoramento via GPS e, em caso de dúvidas, os usuários podem procurar agentes da Etufor nas paradas que foram afetadas.

Clique abaixo para acessar os mapas:

310 – Campus Universitários/Pan Americano, 320 – João XXIII/Centro, 371 – Parangaba/José Bastos e 390 – Parangaba/João Pessoa

303 - Igreja São Raimundo, 305 - Bela Vista/Humberto Monte, 333 - Bom Jardim/Centro, 365 - Bela Vista/Viriato Ribeiro

Informações: Etufor

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Rio: Pesquisa aponta o principal problema de mobilidade em Petrópolis

Mais de 30% dos moradores do Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio, apontaram o congestionamento como principal problema de mobilidade no município. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pela prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) sobre mobilidade urbana, que foi divulgada nesta semana. Foram entrevistadas 387 pessoas, dentre as quais 25,2% indicaram a expansão do transporte coletivo como uma das soluções para o problema.

Com o resultado da pesquisa, foram colhidas informações sobre os hábitos e as soluções esperadas pelos petropolitanos para o trânsito e o transporte. A pesquisa apontou que mais da metade dos entrevistados, 53,2%, utilizam o carro pelo menos uma vez por semana. Entre os outros meios de transporte mais usados, o transporte coletivo foi apontado por 41,1% das pessoas e 38% disseram que se locomovem a pé.
Outro ponto abordado no questionário revelou que 12% dos entrevistados fazem o uso de bicicletas. Esse foi um dos dados considerados importantes para o coordenador da pesquisa, o assessor de planejamento da Secretaria, Rodrigo Xavier.


“É importante pensar que a mobilidade urbana sustentável é focada no deslocamento dos pedestres, e não de automóveis. A pesquisa é uma oportunidade de saber como o cidadão petropolitano, principalmente o do Centro Histórico, vê a mobilidade urbana da sua cidade. Qualificar calçadas é hoje um dos maiores desafios da mobilidade urbana em Petrópolis”, disse Rodrigo, que lembrou que 7% dos entrevistados reclamaram do estado de conservação das calçadas.

Em relação ao tempo de deslocamento entre casa e trabalho, 30,5% afirmaram que levam menos de 15 minutos, 27% disseram que demoram entre 15 e 30 minutos, 23,1% levam de 30 a 45 minutos, e 14,5% responderam que demoram até uma hora. Outros 4,8% não responderam. A prefeitura planeja, ainda, um estudo sobre a mobilidade urbana em todo o município.

Informações: G1 Região Serrana
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