Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Obras do metrô de Porto Alegre devem começar entre julho e setembro de 2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O ano é de preparação para a Copa do Mundo, mas a obra que promete marcar 2013 é a construção do metrô de Porto Alegre, um dos três projetos eleitos pelos gaúchos como prioritários para o desenvolvimento do Estado. Orçada em R$ 2,4 bilhões, volume de investimento raras vezes visto por aqui, a linha subterrânea entre o Centro e a Zona Norte deve começar a ser escavada entre julho e setembro, se o cronograma for obedecido.

É verdade que o ano do metrô começou com um adiamento: na quinta-feira, a prefeitura transferiu de 10 de janeiro para 7 de fevereiro o prazo concedido para que as empresas interessadas apresentem seus projetos e estudos técnicos. Foi o segundo adiamento. O limite inicial era 12 de novembro.

O cronograma, no entanto, foi mantido. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 2017. Segundo o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o prazo extra dado às 12 empresas no páreo permitirá um maior detalhamento dos projetos, o que representaria economia de tempo na próxima fase do processo.

— Com esses 30 dias a mais, poderemos ter propostas melhor acabadas. Se elas vierem mais completas, o prazo para fechamento do edital vai diminuir. Por isso, não alteramos o cronograma — afirmou.

O adiamento foi concedido a pedido de parte das empresas participantes. Elas estavam com dificuldade para concluir suas propostas. Não se de tarefa fácil. O que está em jogo neste momento é a elaboração de como será o metrô de Porto Alegre nas mais diversas dimensões. 

As empresas precisam apresentar projetos sobre tipo de trem, concepção das estações, forma de escavação dos túneis, esquema de integrações com outros meios de transporte, bilhetagem eletrônica e urbanização da área ao longo do trajeto de 14,88 quilômetros, incluindo paisagismo e ciclovias. Essas definições devem ser apresentadas já com preço, sem extrapolar o orçamento total.

A melhor proposta será selecionado por uma comissão, que poderá solicitar melhoramentos e adições. É essa fase que Schmitt espera tornar mais ágil, ao dar mais tempo para as empresas detalharem os projetos agora. A previsão é de que o edital de licitação para implantar o metrô, baseado na melhor proposta, seja lançado ainda no primeiro trimestre.

O sistema de trens subterrâneos foi eleito um dos três Projetos para o Rio Grande, ao lado da duplicação da BR-386 e da construção de uma ponte entre Brasil e Argentina. Em 2009, Zero Hora convidou a população a votar quais, dentre 15 grandes projetos, eram os mais importantes para o Estado. O jornal se comprometeu a acompanhar todos, até sua conclusão. 

Se não houver imprevisto, 2013 pode ser o ano não apenas do início do metrô, mas também da inauguração da primeira obra eleita: a duplicação da BR-386. Confira nestas páginas o que mudou deste o último acompanhamento feito por ZH, em abril.

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Bilhetagem Eletrônica gera inúmeras vantagens para os usuários de João Pessoa

A cidade de João Pessoa já tem uma das frotas mais novas dentre as capitais brasileiras, um dos maiores volumes per capita de ônibus especiais e, ainda opera com 100% das suas linhas com bilhetagem eletrônica. Para tanto, desde dezembro de 2006, a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) optou pela utilização dos cartões ‘Passe Legal’, vale-transporte e cidadão para o pagamento da tarifa nos ônibus. Com eles, os usuários apenas aproximam o cartão do validador (equipamento embarcado no ônibus) para que seja reconhecido o crédito e a roleta liberada. O uso da tecnologia de ponta proporciona mais segurança e agilidade ao passageiro na hora do embarque porque dispensa o manuseio de dinheiro ou tíquetes nas paradas ou dentro dos veículos, eliminando problemas com o troco e reduzindo, assim, o risco de assaltos.

“Com a utilização do cartão ‘Passe Legal’ foi diminuído significativamente o uso de dinheiro nos ônibus, o que favorece tanto na questão do troco, como principalmente, na segurança dos passageiros e operadores, no caso de assaltos e roubos,” enfatizou o diretor institucional da AETC-JP, Mário Tourinho.

Embora o sistema seja bem moderno e traga uma série de vantagens para o usuário, algumas pessoas ainda preferem utilizar os ônibus pagando as passagens em espécie, e nem se dão conta de que estão perdendo a oportunidade de até economizar em seus deslocamentos. Com o cartão ‘Passe Legal’ o passageiro pode andar em dois ônibus e pagar apenas uma passagem, através da integração temporal, que pode ser feita em qualquer uma das 86 linhas de forma gratuita e dentro do tempo 30 minutos. Há ainda, o benefício da integração temporal das linhas intermunicipais que circulam de forma integrada nas cidades de Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo. “Quem não tem o cartão da bilhetagem, não pode usufruir das vantagens das Integrações que possibilita o passageiro andar em dois ônibus e pagar apenas uma passagem”, destaca Mário.
Ainda de acordo com o diretor, outra vantagem do sistema é que no caso de extravio do bilhete eletrônico, os créditos não são perdidos, já que o usuário cadastrado na AETC-JP pode resgatá-los, comprando uma segunda-via do cartão. “Para resgatar os seus créditos, primeiramente o usuário deverá efetuar o seu registro de perca ou roubo do cartão junto a AETC-JP, para que seja feito automaticamente o bloqueio do mesmo e, posteriormente, no prazo de até 48 horas, o resgate do saldo de créditos”, exemplificou ele.

Mário lembra ainda que para registrar o extravio do cartão “Passe Legal”, no caso do Passe Legal Estudante e Cartão Cidadão pode ser feito diretamente na sede da AETC-JP na Rua 13 de Maio, no Centro da cidade, ou através do telefone 3221-9092, durante o horário de funcionamento que é de 2ª a 6ª, das 8h às 16h30, sem intervalo para almoço. “Já no caso do vale-transporte, as empresas cadastradas contam também com o e-mail: cadastro@passelegal.com.br, através do qual pode ser realizado tanto o registro de extravio do cartão, como ainda, a recarga de novos créditos do mesmo”, complementou. “Para registrar a ocorrência o usuário precisa informar tanto na AETC-JP, quanto por e-mail, o número do cartão ‘Passe Legal’ e o seu nome completo”, finalizou Mário.  

Informações: PB Agora
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SPTrans unifica linhas de ônibus da zona norte de SP

A SPTrans informa que a partir de sábado ( 12/01), as linhas 971M/10 Vila Penteado – Metrô Santana e 971P/10 Vila Penteado - Metrô Santana serão unificadas por ajustes operacionais e passarão a atender em sistema circular com a denominação de 971M/10 Vila Penteado – Metrô Santana – circular ( Via Term. Cachoeirinha).

Os usuários da Vila Penteado com destino a Av. Imirim e Rua Alfredo Pujol deverão realizar integração no Terminal Cachoeirinha com a linha 971X/10 Terminal Cachoeirinha – Metrô Santana, que terá acréscimo de veículos.

Linha: 971M/10 “Vila Penteado – Metrô Santana” – Circular (Via Term.T.V. Nova Cachoeirinha).

Itinerário:

Sentido único: Rua Professor Luis Sanches, Rua Padre Gualberto de Lima, Rua Miguel Helou, Rua Dr. Francisco Laraya, Av. João Paulo I, Rua Dr. Marcio Munhoz, Sem Denominação, Av. João Paulo I, Av. Pe. Orlando Garcia da Silveira, Av. Dep. Cantídio Sampaio, Av. Itaberaba, Terminal T. Vila Nova Cachoeirinha, Av. Itaberaba, Lgo. do Japonês, Av. Imirim, Av. Direitos Humanos, Av. Ultramarino, Rua Iris Leonor, Av. do Guacá, Av.  Zunkeller, Rua Voluntários da Pátria, Rua Francisca Julia, Praça Miguel Delgado, Rua Paulo Gonçalves, Av. Conselheiro Moreira de Barros, Rua Amaral Gama, Rua Conselheiro Saraiva, Rua Voluntários da Pátria, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Conselheiro Saraiva, Rua Amaral Gama, Av. Conselheiro Moreira de Barros, Rua Paulo Gonçalves, Praça Miguel Delgado, Rua Francisca Julia, Rua Voluntários da Pátria, Av. Zunkeller, Av. do Guacá, Rua Iris Leonor, Avenida Ultramarino, Av. Direitos Humanos, Rua São Norberto, Av. Imirim, Lgo. do Japonês, Av. Dep. Emilio Carlos, Rua Edson de Andrade, Av. Inajar de Souza, Terminal T. Vila Nova Cachoeirinha, Av. Itaberaba, Rua Francisco Calado, Rua Marina Lemos de Abreu, Av. Deputado Cantídio Sampaio, Av. Pe. Orlando Garcia da Silveira, Av. João Paulo I, Sem Denominação, Rua Dr. Marcio Munhoz, Av. João Paulo I, Rua Professor Luis Sanches.

Informações: SPTrans

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No Rio, Metrô terá bilhete especial para os quatro dias de carnaval

O embarque dos foliões cariocas nos trens do metrô promete ser mais rápido em 2013. A fim de desafogar o fluxo de passageiros durante os quatro dias de festa nas ruas, o Metrô Rio lançará o Cartão Especial de Carnaval, conforme adiantou a coluna do Ancelmo. Os bilhetes vão começar a ser vendidos no início de fevereiro em todas as 35 estações. O funcionamento do cartão, se será recarregável e quantas passagens terá, ainda será definido.

O Cartão Especial terá validade para os quatro dias de folia. Segundo a assessoria do Metrô, não haverá faixa de horário fixa para embarque, tal como ocorre nas operações de réveillon. Durante o período, os cartões Pré-Pago, Vale Transporte e Bilhete Único também serão aceitos normalmente.

Informações: O Globo

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Curitiba: Funcionários de empresa do transporte coletivo aprovam indicativo de greve

Funcionários da empresa CCD Transporte Coletivo S/A, responsável por cerca de 10% do sistema de transporte coletivo de Curitiba, decidiram, em assembleia realizada na noite desta terça-feira (8), pelo indicativo de greve em 72 horas. A empresa, a Prefeitura de Curitiba e a URBS devem ser notificadas do indicativo de greve na manhã desta quarta-feira (9).

Conforme a assessoria do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), que representa a categoria, a paralisação é uma resposta ao atraso no pagamento dos salários do mês de dezembro, do residual do 13º salário e do vale-alimentação. Ainda segundo o Sindimoc, se o pagamento não for efetivado até a próxima sexta-feira (11), os cerca de 1,1 mil funcionários entrarão em greve.

De acordo com o representante legal da CCD, Carlos Alberto Farracha de Castro, a empresa pagou 40% do salário do mês de dezembro, no último dia 20, mas, os 60% restantes, com vencimento na última segunda-feira (7), não foram quitados. A CCD propôs, então, o pagamento do restante em parcelas em até, no máximo, dez dias, mas os empregados rejeitaram a proposta.

“Nunca atrasamos os salários dos funcionários até o ano passado. O problema é que esse novo modelo do transporte coletivo é deficitário. Para entrarmos na licitação foi preciso pagar outorga elevada e o governo exigiu investimentos na compra de frota e em outros aspectos. Alertamos que haveria esse problema. O fato é que o sistema entrou em colapso”, alega Castro.

Segundo o Sindimoc, a empresa atende principalmente as linhas da região Leste de Curitiba, nos bairros Cajuru, Capão da Imbuia e na Vila Oficinas, e também algumas linhas do Interbairros II, do ligeirinho Inter 2, e do biarticulado Centenário-Campo Comprido.

A reportagem tentou entrar em contato com representantes da CCD e com a URBS depois da decisão da assembleia, por volta das 21h, mas ninguém atendeu às ligações devido ao horário. No último contato com a entidade que representa as empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), a associação alegou que desconhece da negociação entre a CCD e o Sindicato.

Informações: Gazeta do Povo

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Passagem do Sistema Transcol, no ES, aumenta para R$ 2,55

A passagem do Sistema Transcol sofrerá reajuste a partir deste domingo (13), segundo Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. A tarifa foi firmada em R$ 2,55, de segunda a sábado, e R$ 2,25 aos domingos. O novo valor foi decidido em reunião do Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTran/GV), na tarde desta sexta-feira (11). A Setop informou que o aumento ficou abaixo da inflação.

Segundo o secretário de estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, melhorias na frota estão contempladas com o aumento. "Um conjunto de fatores implicou nesse aumento, incluindo todas as melhorias do sistema, como aumento de frota, de linhas e de quilometragem. O combustível subiu quase 6% em 2012 e também teve o dissídio da categoria, que recebeu um aumento de 10%. Temos cerca de 1,3 mil colaboradores no sistema, entre motoristas e cobradores. Nesse ano, ainda conseguimos firmar um aumento de 4%, porcentagem abaixo da inflação", disse Damasceno.

A passagem dos ônibus seletivos também aumenta, segundo o órgão. Os valores variam de acordo com as distâncias percorridas: a tarifa das linhas de Vila Velha, Cariacica e Viana passará de R$ 3,70 para R$ 3,95; as linhas da Serra passarão de R$ 4,00 para R$ 4,35; e as linhas de Jacaraípe e Praia Grande, passarão de R$ 4,25 para R$ 4,60.

De acordo com o diretor-executivo do GVBus, Elias Baltazar, a tarifa foi calculada de acordo com os aumentos dos custos do Sistema Transcol. "A tarifa foi calculada pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, que comanda as planilhas de custo do sistema. O principal aumento que impactou no reajuste foi na mão-de-obra", ressaltou Baltazar.

O Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTran/GV) por representantes de centrais sindicais, movimento estudantil, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviarios (Sindirodoviários), Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit).

Informações: G1 ES

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No Recife, Estações de bicicletas são inauguradas com grande procura, saiba como se cadastrar:

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dez estações de bicicletas do Recife foram inauguradas nesta terça-feira (8) em solenidade na Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife, área central da cidade. Os responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do projeto se surpreenderam com o grande número de pessoas inscritas no primeiro dia. Eram esperados 100 cadastros, mas 700 usuários se inscreveram para usar o sistema.
Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
São 100 bicicletas disponíveis nas dez estações espalhadas pelos bairros de Santo Antônio, São José, Santo Amaro e Bairro do Recife. "O projeto PortoLeve já começou com grande procura e tem tudo para ser um sucesso", afirmou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. A inscrição que pode ser feita no site do projeto e custa R$ 10 por mês.

Clique aqui e se cadastre:

As bicicletas podem ser utilizada por até 30 minutos. Após esse tempo, o usuário deve devolvê-la na estação mais próxima. Depois de 15 minutos, ele pode destravar outra bike e realizar um novo deslocamento nos próximos 30 minutos. Se estrapolar o horário de devolução, o usuário terá que pagar uma multa de R$5. As bicicletas ficarão disponíveis das 6h às 22h.

Onde estatão localizadas as estações:

1. Av. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife);

2. Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R);

3. Praça do Arsenal da Marinha (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico); 

4. Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo); 

5. Cais do Porto (antigo Bandepe);

6. Livraria Cultura;

7. Terminal de Passageiros de Santa Rita;

8. Rua da Aurora (na frente da Contax);

9. Rua Capitão Lima;

10. Rua Bione.

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Sem investimento no metrô, Belo Horizonte aposta em ônibus e táxi

Belo Horizonte – O relógio na tradicional praça da Liberdade, em Belo Horizonte, marca 520 dias para a Copa do Mundo e a capital mineira corre contra o tempo para não fazer feio no maior evento do futebol mundial. Apesar de o Mineirão, arena que hospedará os jogos da Fifa, já estar pronto – com a reinauguração marcada para o próximo dia 21 –, a cidade ainda encontra desafios na mobilidade urbana e na estrutura para atender os milhares de torcedores esperados para o evento. 

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), somente na capital estão previstos investimentos que superam R$ 2,6 bilhões. Até agora, foram gastos pouco mais de R$ 700 milhões em obras de infraestrutura, mobilidade urbana e melhoria na prestação de serviços básicos para o turista, como ampliação da rede hoteleira e capacitação de funcionários. O planejamento pensa desde a chegada do turista até sua ida ao estádio.

No quesito hospedagem, segundo o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb), a cidade possui, hoje, 185 hotéis classificados e não classificados, com oferta de cerca de 18 mil leitos. Até 2014, este número deve passar de 25 mil, com a execução de 30 projetos de hospedagem. 

O atendimento a estes hóspedes, muitos vindos de fora do país, é mais uma preocupação. De acordo com pesquisa da EF English Proficiency Index, divulgada no ano passado, o Brasil está em 46º lugar no ranking de 54 países sobre a qualidade do nível de inglês de sua população, o que indicaria o grau “proficiência muito baixa” dos brasileiros. Apesar de Belo Horizonte se sair um pouco melhor e ser qualificada com “proficiência baixa”, no levantamento entre as cinco principais capitais do país, a cidade só ganha de Salvador na habilidade de seus habitantes em falar a língua inglesa.

Para o secretário Extraordinário para a Copa do Mundo de Minas Gerais (Secopa-MG), Tiago Lacerda, este não será um problema. “20 mil pessoas estão em processo de capacitação, aprendendo línguas e também treinando para trabalhar nos novos hotéis. Há cursos de camareira, cozinheira, recepcionista, entre outros, em andamento”, explica. As inscrições para as aulas começaram em 2012. 

A preparação no setor de serviços também inclui tradução de cardápios e de placas de sinalização, mas basta uma volta pela cidade para ver que ainda há muito a se fazer, principalmente quando se pensa que faltam cerca de seis meses para a Copa das Confederações.

O evento que antecede 2014 será um teste para os belo-horizontinos. Tiago Lacerda o vê como uma chance para se repensar as estratégias tomadas até aqui. “Será a oportunidade de aprimoramento. Não só para a cidade, mas para o comitê organizador local e para a Fifa, que também vai aprender a organizar uma Copa no Brasil”, afirma. Pelo cronograma dos organizadores, alguns pontos-chave dos preparativos não estarão prontos até junho.

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Quem não tem metrô vai de BRT
Se Belo Horizonte vai poder aprimorar suas estratégias para a Copa do Mundo um destes testes vai ser na área da mobilidade urbana. A ampliação do metrô – promessa da década de 1970 para a cidade – mais uma vez saiu de campo e a aposta da prefeitura é a construção de linhas de BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit) para a locomoção rápida de pessoas. O projeto já é reconhecido em outros países, como Alemanha e Colômbia e, também, em cidades brasileiras como Curitiba e Uberlândia, no interior do estado. Trata-se de um sistema de transporte público baseado em corredores exclusivos para ônibus com maior capacidade de passageiros.

Segundo a BHTrans, empresa de economia mista que organiza o trânsito da capital e é uma das responsáveis pela implementação do BRT, são previstas três linhas: uma ligando as avenidas Antônio Carlos e Pedro I – principais vias de acesso ao Mineirão; outra na avenida Cristiano Machado, que liga o Centro à Linha Verde – de onde é possível chegar à Cidade Administrativa (sede do Governo) e ao aeroporto de Confins; e, por fim, uma integrando ruas da área central. Com outras obras de intervenção viária na capital, como a ampliação do Boulevard Arrudas e a criação dos corredores de trânsito 210 e 710, são previstos investimentos que superam R$ 1,7 bilhão. Somente com o BRT, a prefeitura deve gastar por volta de R$ 600 milhões. 

O cronograma de obras sofreu uma série de atrasos e a BHTrans informou que o BRT só deve ser concluído no segundo semestre de 2013, após a Copa das Confederações. Procurada pela RBA, a empresa informou que vem planejando operações especiais para o evento. Uma delas será a criação de linhas complementares de ônibus para acesso exclusivo ao Mineirão. O órgão também deve impor restrições de tráfego nas vias que ligam ao estádio e em seu entorno, além da conclusão de uma licitação pública que concederá 605 novas permissões de táxis na cidade.

Mesmo com a finalização do BRT em 2013, alguns especialistas não o veem como a melhor solução para os problemas do trânsito na capital. É o caso do engenheiro Ronaldo Guimarães Gouvêa, coordenador do Núcleo de Transportes (Nucletrans), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Para ele, a prefeitura não está se preparando corretamente para a Copa. “As obras que estão sendo feitas são insuficientes. Não investimos no metrô ou em obras fundamentais, como o Rodoanel”, argumenta. Ronaldo explica que os corredores de ônibus não atendem às demandas da população de Belo Horizonte. “Infelizmente, estamos enfrentando problemas estratégicos com obras limitadas. O BRT é um sistema eficiente, mas não para BH. Nossa demanda é por um metrô de qualidade, pois o nosso já nasceu obsoleto”, lamenta o engenheiro.

O advogado Joviano Meyer, membro do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa de Belo Horizonte, movimento que acompanha e fiscaliza os preparativos para o evento da Fifa, é ,da mesma opinião. Para ele, o projeto não atende a real necessidade de investimentos em transporte público. “As obras reproduzem um modelo rodoviário de mobilidade que privilegia os carros em detrimento das pessoas. O metrô, que era uma promessa de anos, da década de 70, ainda não foi concluído. O que estamos vendo é uma dilapidação dos recursos públicos”, acusa. 

Assim como Joviano Meyer, o professor Ronaldo Guimarães Gouvêa acredita que os belo-horizontinos perderam a oportunidade de deixar um legado maior com a Copa do Mundo. Para ele, o BRT será uma herança positiva, mas a cidade desperdiçou a chance de conquistar melhorias significativas na área da mobilidade urbana. “Nossa estrutura de transporte público é muito deficiente. Eu prefiro não estar em BH na Copa. Vai ser constrangedor”, enfatiza. 

Atrasos no aeroporto
Entre os empecilhos para o sucesso da Copa em BH, o aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, é uma das principais preocupações da organização. Seu projeto de ampliação tem enfrentado atrasos e paralisações desde 2010, colocando em xeque os planos para 2014. Com previsão inicial de entrega da obra para dezembro de 2013, a Infraero informou que, atualmente, apenas 15% do cronograma foi concluído.

Em dezembro, o governo federal anunciou que Confins e o aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, serão concedidos à iniciativa privada. A estimativa de investimentos nos dois terminais é de R$ 11,4 bilhões, sendo R$ 4,8 bilhões no aeroporto mineiro. O edital de licitação deve ser publicado até agosto, e a expectativa é de que o leilão seja realizado no mês seguinte. 

O projeto inicial para Confins previa a reforma dos terminais existentes e a ampliação da pista de pousos e decolagens e do sistema de pátio, além da construção do Terminal 3. A expectativa é que a capacidade de passageiros suba de 10,3 milhões para 17,5 milhões de pessoas por ano.

Procurada pela RBA, a Infraero informou que o prazo de entrega das obras continua sendo dezembro de 2013 e que a cidade não corre riscos de não conseguir atender os turistas durante os jogos de 2014 e nem na Copa das Confederações. Em nota, a empresa explica que parte do que foi planejado para o aeroporto já estará concluído no evento deste ano e não haverá necessidade de operações especiais nem a utilização do aeroporto da Pampulha como alternativa para atender o fluxo de passageiros.

Informações: Rede Brasil Atual

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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